O Nordeste é uma das regiões mais bonitas do Brasil, sendo também um dos destinos nacionais mais visitados pelos brasileiros. Graças às suas praias, ilhas, paisagens interioranas, entre outras belezas naturais, ele se tornou um dos principais polos turísticos do país. Além disso, a viagem para o Nordeste é capaz de gerar uma experiência rica e emocionante por causa de sua cultura, culinária e dos habitantes locais.

Tanto aqueles que têm um perfil aventureiro quanto os que viajam com toda a família podem aproveitar os pontos turísticos e as atrações naturais nordestinas. Para isso, basta planejar bem e escolher os locais ideais do Nordeste para o seu passeio.

Aliás, para ajudar você a montar um roteiro com diferentes programas de acordo com as suas preferências, separamos 10 entre as principais cidades nordestinas que são imperdíveis. Não deixe de conferir!

1. Salvador (Bahia)

O ambiente baiano é um dos mais alegres e festivos do país. Por isso, vale a pena reservar um tempo na sua agenda para conhecer Salvador, a primeira capital do Brasil. Nela, você pode caminhar por paisagens arquitetônicas seculares e com profundo significado para a história brasileira. Entre elas, destaca-se o Pelourinho, com construções de estilo colonial, igrejas e a Fundação Jorge Amado.

Após subir a Colina Sagrada, você vai conhecer a Igreja do Bonfim, onde são entregues as famosas fitinhas coloridas para desejos. É uma delícia passear pela Avenida do Contorno enquanto contempla a Baía de Todos os Santos.

Também é possível escolher um dos excelentes restaurantes da Bahia Marina. Para fechar sua estada na cidade com chave de ouro, lembre-se de assistir ao pôr do sol no Farol da Barra.

No carnaval, a cidade se torna ainda mais movimentada e animada. Se você tem um perfil festivo e gosta de celebrações populares, então vai curtir sair junto aos blocos carnavalescos da cidade e aproveitar os shows da época.

2. Recife (Pernambuco)

Recife é uma das capitais mais famosas do Nordeste, sendo considerada um polo gastronômico da região. Aos domingos, o Bairro do Recife vira um grande parque a céu aberto para os habitantes e turistas poderem apreciar.

Quem gosta de praia vai se encantar com a Praia de Boa Viagem, muito conhecida na capital. Ela tem aproximadamente 7km de orla, e seu calçadão é perfeito para caminhadas.

Se você gosta de passear por entre obras de estilo tradicional, precisa visitar o legado deixado pelas ocupações portuguesas e holandesas em forma de construções. Após a ponte Buarque de Macedo, há a Capela Dourada, uma das igrejas mais belas de Recife. É também uma das mais antigas, já que foi erguida entre os séculos XVII e XVIII. Seu interior é todo coberto de ouro.

Vale destacar que a capital pernambucana é conhecida como a Veneza brasileira, graças aos rios que passam pelo seu interior. No Recife Antigo, onde está localizado o Porto do Recife, você encontra o Marco Zero. Nele, são realizadas as maiores atrações artísticas promovidas pela prefeitura. Nessa região ainda há casarões seculares e muitos museus.

3. Fortaleza (Ceará)

As lindas praias de Fortaleza, espalhadas por 34 quilômetros de litoral, atraem turistas de distintos perfis do mundo todo. Dentre elas, a Praia do Futuro é a mais famosa e movimentada, contando ainda com barracas de massagem, playground e salão de beleza.

No bairro de Meireles você encontra uma praia de mesmo nome, além de conhecer a Feirinha Beira-Mar e o Mercado Central. Aliás, passando por esse bairro temos a Avenida Beira-Mar, que também corta outras regiões importantes, como Mucuripe e Iracema.

Ela margeia a orla urbana da cidade, sendo um excelente local para fazer uma caminhada ou praticar esportes, como corrida, patinação ou skate. Há ainda vários hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.

Para quem quer algo mais urbano e cultural, o indicado é explorar o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Ele conta com teatro e salas de cinema, planetário e o Museu de Arte Contemporânea.

Por falar nisso, no centro da cidade você conhece o Museu do Ceará, em que é possível compreender melhor a história desse estado. Como curiosidade, existem informações até sobre Padre Cícero, que é muito querido pelos habitantes locais.

Ainda no centro, há o Theatro José de Alencar e o Passeio Público. No teatro, lembre-se de visitar o seu interior, pois ele se destaca pelos vitrais coloridos, pinturas e estrutura metálica. No final de tarde, para curtir um belo pôr do sol, você precisa ir ao Espigão de Iracema, que está localizado perto do aterro da Praia de Iracema.

4. Olinda (Pernambuco)

Olinda não é capital, mas é uma das cidades mais conhecidas da região. Se for fazer uma viagem para o Nordeste, lembre-se de incluí-la no roteiro, especialmente durante o Carnaval. Isso por causa do frevo, ritmo musical típico da região, e dos seus famosos bonecos que invadem as ladeiras e fazem a alegria da população local e dos turistas.

Se deseja algo calmo e sem tanto barulho, então o melhor é visitá-la em outras épocas. Assim, você encontra uma cidade charmosa, palco de uma rica história — além de estar cercada de natureza. Há casarões coloniais coloridos e ótima culinária para curtir o momento sozinho ou em família.

5. Maragogi (Alagoas)

Maragogi, até o momento, é a menor cidade da lista. Fica no litoral alagoano, sendo considerada o Caribe brasileiro. Ela é excelente para quem gosta de mergulho, pois suas águas são calmas, transparentes e mornas, às vezes levemente esverdeadas.

Lá, você pode vislumbrar um belo ecossistema marinho, repleto de corais, peixes coloridos e até embarcações naufragadas. A cidade conta com 22km de praias, além das Galés de Maragogi, um grupo formado por três piscinas naturais com água cristalinas. Se quiser apreciá-las, lembre-se de evitar períodos de chuvas e vá durante a lua cheia.

As pousadas ao pé da areia, em frente ao mar, possibilitam uma boa hospedagem com experiências relaxantes e cenários exuberantes para os turistas. Se quiser conhecer mais de perto as belezas do litoral norte alagoano, é recomendado optar pelo passeio de buggy. Ele percorre aproximadamente 20km da costa durante duas horas.

No mês de outubro ocorre o Festival da Lagosta, em que é possível aproveitar bastante a culinária local. Na primavera, o clima é ótimo para prática de esportes a vela, o que deixa a paisagem marinha mais bonita. Se você quiser sair um pouco da praia, poder seguir pela Trilha do Visgueiro, onde se encontram cachoeiras, vilas tradicionais (com residências de taipa), além da flora e fauna características da região.

6. Ipojuca (Pernambuco)

É em Ipojuca, litoral de Pernambuco, que fica uma das praias mais famosas do Brasil: Porto de Galinhas. Com mais de 18km de águas mornas, transparentes, cercadas por uma areia branca, ela se destaca como um local paradisíaco de Pernambuco.

Além disso, as piscinas de Porto de Galinhas são ótimas para quem deseja relaxar e aproveitar a fauna regional, em especial os peixes que podem ser observados tranquilamente nas águas.

Se quiser visitar outras atrações, considere o Convento de Santo Antônio, que foi fundado em 1606 e tombado em 1937 pelo patrimônio histórico nacional. Há ainda a chaminé de um extinto vulcão em Camela, distrito de Ipojuca.

7. Jijoca de Jericoacoara (Ceará)

Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, é um município acessado a partir de Fortaleza. Apresenta muitas belezas naturais, com destaque para a Praia de Jericoacoara, cavada entre o mar e as dunas. Além dela, há a Lagoa de Jijoca, com águas límpidas e de tons que variam entre o azul e o verde.

Também tem a Pedra Furada, uma rocha de quase 5m de altura com um buraco esculpido devido à ação da natureza. No meio do ano, em julho, dá para ver o sol se pondo “dentro” dessa cavidade.

Esse município é um local para quem procura tranquilidade e momentos de descanso. Aliás, se você quer fujir da intensidade da cidade grande, Jijoca de Jericoacoara é o ambiente perfeito para isso!

Para começar, o próprio acesso é um pouco complicado, sendo necessário o uso de veículos com tração 4×4, pois é preciso passar por caminhos de areia. Além do mais, não há iluminação elétrica na vila próxima às atrações.

Se por um lado isso pode ser desafiador, por outro as recompensas são ótimas: o céu noturno é muito estrelado! Assim você consegue aproveitar suas noites para relaxar bastante enquanto aprecia a paisagem.

8. João Pessoa (Paraíba)

João Pessoa, a capital paraibana, tem um lindo pôr do sol e praias encantadoras. Uma delas é a Praia do Jacaré, em que é possível encontrar atrações musicais conhecidas na região.

Há ainda as piscinas naturais de Picãozinho e do Seixas, com seus corais e peixes coloridos. São ideais para quem gosta de mergulhar ou praticar snorkeling. Na Praia de Tambaú, por sua vez, dá para achar produtos típicos, especialmente no Mercado de Artesanato da Paraíba.

Você pode visitar o Farol do Cabo Branco, que tem formato triangular. Ele simboliza o ponto mais oriental das Américas, a Ponta do Seixas, também conhecida como “Porta do Sol” pelos habitantes locais.

Na mesma área você encontra a Estação do Cabo Branco, um lugar dedicado à cultura, ciência e arte. Nela, há exposições e experimentos, e é possível observar o céu por meio de telescópios. Vale destacar que essa obra foi projetada por Oscar Niemeyer.

9. Aracati (Ceará)

Aracati tem um rico patrimônio de construções dos séculos XVIII e XIX, além de belezas naturais como falésias multicoloridas, dunas e coqueirais. Há também praias, sendo que a mais famosa é a Praia da Canoa Quebrada, que costuma ser bastante visitada.

Ela conta com grandes barracas para eventos e quiosques, e é possível fazer um passeio de buggy até Ponta Grossa. Aproveite o embalo e vá ao Refúgio Dourado, na região de Majorlândia.

Se quiser uma atividade diferente e mais radical, que tal voar de parapente? Por outro lado, caso prefira algo tranquilo, dá para apreciar o pôr do sol do alto das dunas. A vista costuma ser maravilhosa!

10. Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro (Maranhão)

Nosso último tópico traz não apenas uma, mas três cidades, por um motivo simples: elas dão acesso ao famoso Parque dos Lençóis Maranhenses. Essa região é conhecida mundialmente, sendo cenário de algumas das mais belas imagens da natureza.

Toda ela se tornou uma área de conservação ambiental, sendo integrada por dunas, lagoas de água doce e mangues, entre outras variedades de fauna e flora brasileira. A areia fina, esbranquiçada e leve que compõe as dunas passa por mudanças por causa dos ventos fortes, de modo que a paisagem se altera com frequência.

Para ir até as dunas e demais localidades do parque, você precisa do acompanhamento de um guia. As trilhas de areia e os rios da região só podem ser explorados por meio de automóveis com tração 4×4 ou de barcos.

Como mencionado, o Parque dos Lençóis Maranhenses está localizado entre os municípios de Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz. Santo Amaro conta com uma das atrações mais famosas: a Lagoa da Gaivota.

Já Barreirinhas é o maior município da área. Se for até lá, você vai achar restaurantes, barracas de artesanato, bares, entre outros pontos na Avenida Beira-Rio. Na metade do ano, em julho, há ainda a tradicional Festa da Vaquejada.

Fazer uma viagem para o Nordeste pode se tornar uma experiência muito positiva e marcante, além de gerar lembranças para a vida toda. Lembre-se de realizar um bom planejamento para não ter surpresas quando chegar nessa região. Se for em épocas de alta temporada, fique atento às promoções, pois é possível gastar pouco com passagens e hospedagens mais baratas.

Também não se esqueça de reservar um hotel ou outra acomodação com antecedência, pois algumas cidades se tornam bem concorridas nesses períodos, especialmente as menores. Com essas precauções e uma boa organização, você vai conseguir desfrutar de uma viagem para o Nordeste mais tranquila, proveitosa e incrível.

Quer ficar por dentro de todas as nossas sugestões de destinos nacionais e internacionais? Então siga a Azul nas redes sociais e receba as novidades e posts! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube e Google+.