Quando o verão vem chegando, todos os brasileiros já começam a fazer os seus planos para embarcar rumo às lindas praias do Nordeste. A região tem um litoral espetacular, oferecendo aos viajantes muitos locais que podem ser chamados de paraíso.

Embora a alta estação seja a mais procurada, a posição geográfica de estados como o Ceará, que está próximo à linha do Equador, faz desse destino uma atração para o ano todo. Não existe clima frio, então, os visitantes podem curtir a orla e outras atividades ligadas à natureza sem problema algum.

Fortaleza, a bela capital cearense, oferece aos turistas uma variedade de incrível para relaxar e curtir as suas próximas férias com a família. Com praias e vida natural encantadoras, a cidade ainda assim é uma metrópole vibrante e cheia de opções de entretenimento, além da sua cultural com muitos elementos das raízes nordestinas.

Neste guia, vamos contar mais sobre a história, costumes e os principais pontos turísticos da maior cidade do Ceará. Com essas informações você vai voar para garantir a sua passagem para Fortaleza.

Conheça a capital do Ceará

A história de Fortaleza remonta ao período do descobrimento do Brasil. Como ocorreu em toda a costa do nosso país, o Reino de Portugal travava disputas acirradas com outros países europeus, que também queriam exploram essas terras tão ricas.

Em 1630, os holandeses invadiram a região e firmaram o domínio de boa parte do Nordeste por mais de 20 anos. Apenas em 1699 os portugueses se estabeleceram em definitivo na área, onde ficava a Vila de Fortaleza. Por causa de seu terreno elevado, a ideia era fortalecer as defesas contra invasões estrangeiras.

Fortaleza foi fundada em 13 de abril de 1726, mas a elevação à condição de cidade se deu apenas em 1823. A luta pela autonomia do Ceará, que fazia parte de Pernambuco, começou no final do século XVIII, quando o desenvolvimento das produções de algodão trouxe um crescimento econômico e importância política à região.

Na virada do século XIX para o XX, a cidade já contava com planejamento urbano, com a construção de estradas, casas, prédios públicos e serviços para a população. Hoje, a bela Fortaleza é uma das principais capitais do Nordeste brasileiro, com uma indústria de turismo competente e que oferece altos padrões de excelência na arte de recepcionar pessoas de todo o mundo.

Informações sobre Fortaleza

A cidade tem cerca de 2,5 milhões de habitantes, que têm à disposição 15 praias distribuídas numa orla de 34 quilômetros. A temperatura média em todo o ano é na casa dos 30 graus, com os períodos mais quentes do ano (dezembro a março) podendo superar essa marca com facilidade. A salvação da população e dos turistas é a brisa, que sopra incessantemente do mar.

Entre os meses de janeiro a julho, Fortaleza tem o seu período de chuvas, com maior concentração em março e abril. Ainda que o clima chuvoso interrompa a diversão nas praias por algumas horas, os dias costumam variar de tempo, com possibilidades de aproveitar as brechas. Mesmo fora da temporada de maior visitação é possível curtir dias incríveis em Fortaleza.

O Estado do Ceará fica localizado na parte mais ao norte do Nordeste do Brasil. Faz fronteira com os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Piauí. Um fato curioso, que reforça o antigo interesse dos europeus na região, é que Fortaleza é a capital brasileira mais próxima da Europa: apenas 5.608 quilômetros a separam da cidade de Lisboa, em Portugal.

Essa posição privilegiada faz com que Fortaleza seja o principal ponto de transferência de dados de alto tráfego (internet e telefonia) para o restante do mundo. Inclusive, o aeroporto internacional da cidade é uma ótima rota para viajar para o Velho Continente, já que as jornadas são mais curtas e os valores cobrados mais em conta. Aproveite a parada na cidade cearense antes de seguir para a Europa.

Aproveite os pontos turísticos de Fortaleza

Como uma cidade grande, Fortaleza tem um cardápio completo de atrações, que promove lazer, cultura e muita diversão para visitantes de todas as idades e gostos. Sem contar as maravilhosas praias, das quais vamos falar mais para frente, as atividades ligadas à história, cultura, gastronomia e entretenimento têm uma grande atenção.

Veja agora os principais pontos turísticos de Fortaleza e fique sabendo o que vai encontrar na linda capital do Ceará, a terra do escritor José de Alencar.

Avenida Beira-Mar

Principal via da cidade, a avenida Beira-Mar está localizada no melhor endereço de Fortaleza. Nessa região estão os hotéis mais requisitados, assim como restaurantes, bares e até muitas residências.

A melhor atividade é, sem dúvida, caminhar pelo calçadão da avenida, que como seu nome diz, fica à beira-mar. Nesse espaço bastante arborizado, que fica entre o mar e os edifícios, existem quadras poliesportivas, equipamentos de ginástica, ciclovia e muitas oportunidades de praticar esportes. Contudo, nada impede do visitante de apenas caminhar curtindo a vibração contagiante de Fortaleza.

Nesse badalado ponto turístico da capital do Ceará, é possível também comer as delícias cearenses e apreciar a arte e cultura local. Tudo com uma bela vista para o Oceano Atlântico.

Feirinha Beira Mar

Uma das melhores atrações da avenida Beira-Mar, a Feirinha é o paraíso dos turistas. Lá centenas de barraquinhas vendem artesanato local, acessórios produzidos com produtos naturais (semente, cabaças, palha, couro), roupas para todas as idades, objetos de decoração, alimentos doces e salgados, bebidas, crochê, rendas, bordados, pinturas e o que mais se puder imaginar.

Nesse local são encontrados os melhores preços para esse tipo de lembrancinha, além de ser uma delícia se perder por entre os pequenos pontos de venda. A Feirinha Beira-Mar ocorre todos os dias, a partir das 17 horas na Avenida Beira-Mar — Meireles.

Mercado dos Peixes

Na ponta da avenida Beira-Mar, o Mercado dos Peixes tem tradição desde os anos 1960. Sempre foi de muita importância econômica para Fortaleza devido à atividade das vilas de pescadores, que ficavam na região. Em 2013, uma revitalização tornou o lugar em uma das melhores atrações turísticas da cidade.

No mercado existem boxes que vendem frutos do mar frescos com preços bem em conta, mas que também são preparados e servidos a partir das 17 horas. Quem gosta de saborear a culinária dos locais que visita, não pode deixar de experimentar as delícias da cozinha cearense. Para acompanhar os pratos com peixes, lagostas e camarões, os estabelecimentos promovem apresentações de forró pé de serra, que animam os turistas de toda a parte.

Jardim Japonês

Ainda na área da avenida Beira-Mar, bem perto da Feirinha, existe um Jardim Japonês, que é um espaço construído com as linhas típicas da “Terra do Sol Nascente”. Logo na entrada, o visitante passa por baixo de um enorme tori, um portal japonês que nos templos xintoístas significam a separação dos mundos material e espiritual.

Em um espaço de tranquilidade e harmonia, caminhe por entre os riachos, estátuas, cascatas e vegetação abundante. À noite, o jardim ganha uma iluminação especial, vinda dos postes com lâmpadas tradicionais do Japão.

Beach Park

Esse parque aquático reúne atrações para toda a família, além de dispor de uma confortável rede de hotéis e resorts localizados a poucos metros do Beach Park. Esse famoso ponto turístico do Ceará fica no município de Aquiraz, vizinho de Fortaleza.

São 15 variedades de atividades, que têm diferentes níveis de radicalidade. Brinquedos como “Vaikuntudo”, levam os visitantes a uma altura de 25 metros com uma queda de até 43 km/h a bordo de uma boia para quatro pessoas.

No “Maremoto”, o turista se sente numa praia, já que a atração é uma piscina de ondas que simulam os movimentos do mar. Também existem áreas de praia com coqueiros e espaço para relaxar, com bar e cadeiras. O parque conta com saunas, cabanas com localização estratégica e muitas opções de alimentação.

Catedral Metropolitana de Fortaleza

Construída em estilo gótico, a igreja mais importante de Fortaleza demorou quase 40 anos para ficar pronta, sendo finalmente inaugurada em 1978. Está localizada na praça Dom Pedro II, na região central da cidade.

Seu estilo arquitetônico chama a atenção dos visitantes e rende lindas fotos. Dentro da catedral, que acomoda 5 mil pessoas, os detalhes dos belos vitrais e outros ornamentos chamam a atenção de quem aprecia a arte sacra.

Veja outras sugestões de passeios em Fortaleza

  • Parque Ecológico do Rio Cocó;
  • Mercado Central de Fortaleza;
  • Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura;
  • Praça dos Mártires;
  • Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.

Curta as melhores praias

Uma atração a parte, o litoral de Fortaleza tem praias ótimas para banhos de mar e para passar bons momentos com a família e amigos. A orla tem bons espaços para a prática de esportes, tanto na água quanto nas vias à beira-mar.

Confira aqui algumas das principais praias de Fortaleza e das cidades vizinhas.

Praia do Futuro

A mais conhecida de Fortaleza, a Praia do Futuro atrai família, jovens e praticantes de esportes. Sua faixa de areia tem ótima infraestrutura, com barracas vendendo as delícias da cozinha cearense e bebidas. Sente-se em uma cadeira a beira-mar e aprecie às águas do Atlântico enquanto saboreia uma porção de frutos do mar. Existe vida melhor?

As fortes ondas e o vento da praia atraem os praticantes do surf, windsurf e kitesurf. Quem curte atividades mais tranquilas, o mergulho é uma grande oportunidade de conhecer a vida marinha do local.

Praia de Iracema

O nome dessa praia foi inspirado no livro Iracema, do escritor cearense José de Alencar. Ali existe uma estátua de Iracema, outra homenagem ao autor. A praia tem uma boa faixa de areia para banhos de sol, enquanto o mar é tranquilo, excelente para a criançada se divertir na água.

Uma área da Praia de Iracema foi aterrada e hoje é um dos principais locais de eventos de Fortaleza, como shows e festas. Os moradores locais dizem que em Iracema é possível avistar o pôr do sol mais bonito da capital do Ceará. Nessa região também está a Ponte dos Ingleses, uma estrutura que avança sobre o mar por vários metros.

Praia de Sabiaguaba

Distante cerca de 15 quilômetros do centro de Fortaleza, a Praia de Sabiaguaba é a preferida dos turistas. Por não ser muito badalada, recebe poucos visitantes, o que proporciona um passeio tranquilo e relaxante. O mar é bravo, então, os banhistas devem ter cautela. Porém, dependendo do movimento da maré, o terreno da praia forma piscinas naturais de águas mansas, ideias para brincar com os pequenos.

A praia é um ponto conhecido e muito frequentado por pescadores, que arremessam suas iscas desde a faixa de areia e pedras que cerca o mar. Tem uma infraestrutura reduzida, contudo, é possível provar petiscos e bebidas geladas à beira-mar, além de existirem bangalôs feitos de palha à disposição para os turistas alugarem.

Praia Porto das Dunas

Uma bela praia um pouco mais distante da área central de Fortaleza. Localizada na vizinha Aquiraz, a Praia Porto das Dunas tem uma faixa de areia bem larga, que oferece dias repletos de tranquilidade e lazer.

O mar é agitado, o que atrai os praticantes do surf e também quem gosta de admirar a modalidade. O local também é conhecido por ser um ponto de mergulhos, por isso, vale a pena aliar a visita à praia quando passar o dia no Beach Park, que fica próximo.

Outras praias de Fortaleza e arredores que merecem uma visita

  • Prainha;
  • Praia da Volta da Jurema;
  • Praia de Morro Branco;
  • Praia das Fontes;
  • Praia do Mucuripe;
  • Praia do Meireles;
  • Praia do Farol.

Programe os seus roteiros

Com uma grande quantidade de atrações, para conhecer a capital do Ceará o recomendado é uma viagem por um período de 3 e 7 dias. Além de aproveitar o litoral, não deixe de curtir as atividades culturais de Fortaleza.

Quem tem poucos dias de folga deve compactar os seus planos, variando as horas nas praias com os passeios por outros pontos da cidade. Uma boa sugestão é se jogar no mar durante as manhãs, quando o sol ainda não está no seu auge, deixando as tardes para conhecer os pontos históricos da capital.

Quando o calendário tem uns dias a mais para essa viagem, dá para tirar dias inteiros nas lindas praias locais, bem como se aventurar para outras partes do litoral cearense, como as paradisíacas Canoa Quebrada (a 163 quilômetros ao sul de Fortaleza) e Jericoacoara (a 135 quilômetros da capital no sentido norte).

O passeio ao Beach Park, devido aos custos, só vale a pena quando for aproveitado por todo um dia. Reserve uma data só para conhecer o parque aquático mais radical da América do Sul.

Reserve agora mesmo a sua passagem para Fortaleza

Ficou com vontade de passar as suas próximas férias em família na bela capital cearense? A “Terra do Sol”, como é conhecida a cidade, tem atrativos que vão encantar a todos. Basta escolher o seu roteiro e embarcar nessa aventura.

Não perca tempo! Acesse o nosso site agora mesmo e confira as melhores condições para adquirir uma passagem para Fortaleza.