Todo ano, o Brasil é agraciado com vários feriados prolongados: datas comemorativas às segundas ou sextas-feiras, que permitem estender o final de semana e aproveitar o descanso longe do trabalho ou dos estudos. Afinal, quem não gosta de relaxar e quebrar a rotina ao lado dos amigos e da família?

Mas, sempre que uma dessas datas se aproxima, muitas pessoas se perguntam o que fazer no feriado prolongado.

Nem sempre é possível organizar viagens para lugares distantes, tanto por fatores financeiros quanto por obrigações que não podem ser ignoradas.

Porém, existem opções para todos os gostos e bolsos, e com um pouco de planejamento é possível curtir cada segundo desses dias.

Por isso, preparamos uma lista de destinos incríveis que você pode conhecer em poucos dias (ainda que a viagem sempre termine com um gostinho de “quero mais”).

E, como moramos em um país perfeito para o turismo, nada melhor do que dar preferência a destinos nacionais, não é mesmo?

Confira os lugares que merecem entrar no seu próximo roteiro de viagem:

1. Belo Horizonte

Ao contrário de muitos destinos turísticos, Belo Horizonte é ainda melhor em feriados prolongados: as tarifas dos hotéis são acessíveis, o trânsito fica mais livre e as atrações podem ser vistas em qualquer estação do ano.

Entre os lugares preferidos por turistas, estão o Mercado Central, o Parque das Mangabeiras, a Lagoa da Pampulha, a Praça da Liberdade, o Palácio das Artes, o Estádio Mineirão e os diversos museus — como o Memorial de Minas, o Museu das Minas e do Metal e o CCBB.

Outra atração imperdível é a Igreja de São Francisco de Assis, que faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha e foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

A construção abriga os painéis da Via Crucis pintados por Cândido Portinari, e os jardins são assinados por Burle Marx.

Partindo da cidade também é possível visitar as regiões próximas, como Inhotim (Brumadinho), Mariana, Ouro Preto e Tiradentes.

2. Blumenau

Quem pretende viajar em outubro mas ainda não sabe o que fazer no feriado prolongado pode se interessar por Blumenau, a cidade sede da Oktoberfest.

A festa da cerveja foi organizada pela primeira vez em 1984, para animar a população após uma forte enchente que destruiu boa parte da cidade.

O evento atrai milhares de visitantes todos os anos, e inclui desfiles, apresentações de danças típicas, música e venda de cervejas. Lá também é possível provar pratos tradicionais da culinária alemã, como:

  • joelho de porco;
  • marreco;
  • salsichas e salsichões;
  • chucrute;
  • hambúrguer de pato;
  • massa spatzle;
  • torta de maçã;
  • cuca.

Em Blumenau, também estão localizados o Museu da Cerveja, dedicado à história da bebida, e a Vila Itoupava, uma região que preserva os costumes e a cultura alemã.

3. Caldas Novas

Conhecida por suas piscinas de águas termais, Caldas Novas é um destino que agrada toda a família.

O Parque Estadual Serra de Caldas, por exemplo, tem duas cachoeiras abertas para visitação todos os dias, além de trilhas que permitem aos turistas conhecer a fauna e a flora do cerrado brasileiro.

Porém, as atrações mais procuradas são os parques aquáticos:

  • Di Roma Acqua Park, que tem piscina com ondas, toboáguas e bar flutuante;
  • Hot Park, que fica dentro do Complexo Rio Quente Resorts e oferece grande variedade de esportes aquáticos, mergulho, passeio de caiaque e uma piscina com correnteza;
  • Lagoa Termas Park, que apesar de menor que seus concorrentes, tem boa estrutura e piscinas com águas tão quentes que chegam a borbulhar (uma delas é chamada de Poço Cozinha Ovos);
  • Náutico Praia Clube, que tem hidromassagem e águas em várias temperaturas.

A cidade também conta com um parque de diversões na avenida principal, com os brinquedos mais tradicionais (como roda-gigante e carrossel) e uma feira de roupas e artesanatos, a Feira do Luar, que acontece aos finais de semana.

4. Campos do Jordão

Você não precisa se preocupar com o que fazer no feriado prolongado em Campos do Jordão.

A cidade localizada na Serra da Mantiqueira oferece diversas opções de passeios e programas para os turistas, especialmente durante o inverno, quando as temperaturas mais baixas tornam os lugares ainda mais charmosos.

Algumas atividades que devem entrar no seu itinerário de viagem são:

  • conhecer o Horto Florestal, que conta com trilhas, cachoeiras, tirolesa e espaço para piquenique;
  • subir o Morro do Elefante (a pé ou de teleférico) e apreciar a paisagem;
  • percorrer a avenida principal a bordo do Bondinho;
  • observar as quedas d’água naturais na Ducha de Prata;
  • fazer compras no centro da Vila Capivari;
  • ver de perto as obras de arte expostas no Palácio Boa Vista;
  • participar do tour pela Cervejaria Baden Baden e pela Fábrica de Chocolates Araucária;
  • praticar esportes radicais (de arco e flecha a tirolesa e escalada) no Ecoparque Pesca na Montanha.

Mas a viagem a Campos do Jordão não estará completa sem degustar, em um dos vários restaurantes da região, o famoso fondue (de queijo ou de chocolate) com uma boa garrafa de vinho.

5. Curitiba

Não faltam opções para se divertir em Curitiba, seja viajando com os amigos ou com a família.

O Jardim Botânico e a Ópera de Arame, por exemplo, são bastante visitados o ano inteiro, assim como a Praça Tiradentes, o Parque Tanguá e o Museu Oscar Niemeyer.

A cidade tem um ônibus especial de dois andares que passa por vários pontos turísticos e tem saídas a cada meia hora na alta temporada.

Curitiba impressiona seus visitantes pela beleza e conservação de seus prédios e parques, com forte influência da imigração europeia.

Aos domingos, um programa imperdível é visitar uma das maiores feiras de artesanato e antiguidades do país, no Largo da Ordem.

Se estiver viajando com crianças, não deixe de conhecer o Bosque Alemão: a trilha chamada Caminho dos Contos narra a história de João e Maria, com direito a passar pela Casa da Bruxa — que também funciona como biblioteca.

6. Diamantina

As cidades históricas são sempre uma boa opção na hora de escolher o que fazer no feriado prolongado.

Mesmo quem não se interessa pelo aspecto cultural e histórico pode se encantar pelos atrativos naturais de Diamantina, como a Cachoeira do Sentinela, a Gruta do Salitre e a Trilha Verde da Maria Fumaça, que segue o antigo ramal ferroviário da cidade, desativado em 1973.

Declarado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o município mantém o charme do passado, com construções bem conservadas e programação cultural intensa.

Na Rua da Quitanda, por exemplo, acontece o Concerto da Vesperata: músicos se apresentam nas varandas das casas, trajados em roupas típicas, para o público que assiste nas ruas.

O evento acontece aos sábados entre março e outubro — uma boa época para visitar essa cidade mineira.

7. Florianópolis

Praias, atrações históricas, culinária e passeios culturais: a variedade de opções em Florianópolis justifica a grande quantidade de turistas que escolhem a cidade como destino de férias ou feriados prolongados.

Se você tem flexibilidade para escolher, a melhor época para visitar é entre março e abril, quando os preços estão mais baixos e o clima continua quente.

Para quem gosta de praias com águas claras e areia limpa, são paradas obrigatórias Jurerê, Praia Brava, Campeche e Barra da Lagoa — nessa última, é possível conhecer o Projeto Tamar.

As dunas de Joaquina e o centro histórico da cidade também podem entrar no itinerário, e nenhuma visita está completa sem provar a culinária local, com muito peixe frito e pirão.

Florianópolis também tem uma praia de nudismo opcional (a Praia da Galheta), trilhas (Morro da Coroa e Matadeiros) e programas mais exóticos, como conhecer os centros de criação de ostras em Ribeirão da Ilha ou fazer um passeio temático de escuna, onde a tripulação se veste como piratas e garante a animação do público.

8. Foz do Iguaçu

Um dos destinos brasileiros mais procurados por estrangeiros, Foz do Iguaçu é repleta de belezas naturais, paisagens e fauna privilegiada, além das famosas cataratas.

O ponto turístico mais procurado é o Parque Nacional do Iguaçu, que faz divisa com o território argentino e já foi declarado pela Unesco como Patrimônio Nacional da Humanidade.

O lado brasileiro tem mais de 185 mil hectares de mata, e os visitantes podem fazer trilhas e esportes de aventura, como rapel, rafting e escalada.

As cataratas somam 275 quedas com altura média de 65 metros.

A cidade tem estrutura invejável para receber turistas de todo o mundo e, atualmente, novos hotéis e empreendimentos têm surgido para acomodar os visitantes.

Além disso, Foz do Iguaçu agora conta com diversos museus de entretenimento que agradam todas as idades, como o Museu de Cera, o Vale dos Dinossauros e o Super Carros.

9. Gramado

Com grande potencial turístico, Gramado é uma das melhores opções nacionais para quem busca o que fazer no feriado prolongado. Paisagens naturais, um centro urbano moderno e uma agenda de eventos extensa são alguns dos atrativos dessa cidade gaúcha.

Alguns lugares que merecem destaque em Gramado são:

  • Lago Negro, um lago artificial com pedalinhos e cercado de árvores e flores;
  • Mini Mundo, um parque com réplicas em miniatura de construções famosas do mundo inteiro;
  • Gramado Zoo, que abriga apenas animais da fauna brasileira;
  • Le Jardin, um parque de lavandas com várias espécies diferentes da flor;
  • Snowland, um complexo de diversões dedicado à neve, com pistas de esqui, snowboard e descida de boia;
  • Mundo do Chocolate, um parque de esculturas réplicas de monumentos, como a Torre Eiffel e a Esfinge;
  • Museu de Cera Dreamland, com estátuas de diversas personalidades e artistas famosos.

A melhor época para conhecer Gramado é entre dezembro e janeiro, quando ocorre o Natal Luz, considerado o maior evento natalino do país.

Além das luzes, a cidade recebe apresentações musicais e teatrais em vários espaços públicos.

10. Paraty

A pequena cidade entre o Rio de Janeiro e São Paulo é privilegiada: a mistura de belezas naturais com o centro histórico a torna um destino turístico em qualquer época do ano.

Todos os dias, é possível participar do Free Walking Tour, um passeio guiado pelos arredores e recheado de curiosidades e fatos históricos.

Além disso, quando estiver de passagem por Paraty, não deixe de reservar algum tempo para conhecer:

  • a Praia do Sono, rodeada por vegetação da Mata Atlântica;
  • as cachaças artesanais produzidas na região;
  • as ilhas e praias nas rotas dos passeios de barco e escuna;
  • o Caminho do Ouro, que conta com alambiques, ateliês e cachoeiras.

A cidade oferece boas opções de hospedagem, das mais econômicas (como albergues e hostels) às mais luxuosas.

11. Porto Seguro

Lar de um povo acolhedor e tombada como patrimônio histórico, Porto Seguro tem verões quentes e invernos amenos, que possibilitam uma infinidade de passeios e atividades. Entre os pontos turísticos mais visitados, estão:

  • o Parque Marinho de Recife de Fora, com piscinas naturais de mais de 17 quilômetros de extensão;
  • a Praia do Espelho, cujo nome remete às suas águas que espelham a luz do sol e da lua;
  • o Parque Marinho de Coroa Alta, com passeios de escuna que duram cerca de 5 horas;
  • a Rota do Descobrimento, que conta com uma réplica da Nau que desembarcou no país em 1500;
  • o Eco Parque Aquático, que tem vários toboáguas e atividades radicais, como tirolesa e rapel;
  • a Reserva da Jaqueira, que abriga 32 famílias da Comunidade Pataxó.

Mas o que mais atrai visitantes em Porto Seguro são suas praias: existem opções para todos os gostos, desde lugares tranquilos para quem viaja com crianças até locais de agito para quem quer curtir o axé baiano.

Entre as mais bonitas, estão: Barramares, que organiza luaus no meio da semana; Mutá, perfeita para famílias em busca de sossego e águas calmas;

Tôa Tôa, repleta de restaurantes especializados em frutos do mar; Axé Moi, que recebe apresentações de companhias de dança na alta temporada; e Rio dos Mangues, com quiosques, coqueiros, redes e água quente.

Já escolheu o que fazer no feriado prolongado? Com o destino definido, é hora de providenciar as passagens, organizar as malas e se preparar para os passeios.

Para não estourar o orçamento, descubra como conseguir passagens aéreas promocionais e economize sem abrir mão de qualidade e conforto!