Quando você planeja uma viagem de férias, toda a expectativa gira em torno de muito sossego e relaxamento. Afinal, embarcar em uma nova aventura tem a ver com aquele tempo só seu, sem preocupações ou desgastes com problemas do dia a dia.

Organizar todas as dezenas de detalhes de uma jornada dessa requer muito planejamento, tempo gasto com pesquisas e atenção com documentação, hospedagens e alimentação. Isso sem contar com a escolha dos passeios e quais atrações visitar no destino turístico.

Analisando todos esses fatores, a pergunta que todo viajante se faz na hora de decidir como executar a empreitada é: comprar pacotes de viagem vai facilitar a minha vida? Neste artigo, vamos contar todas as vantagens de comprar um roteiro pré-definido com um operador de turismo.

O que são pacotes de viagem?

No momento de realizar a viagem dos seus sonhos, todo turista deve decidir primeiro como vai planejar o seu embarque. Existem duas opções para viajar, que atendem cada tipo de turismo que se pretende fazer: organizar tudo sozinha(a) ou comprar um pacote de viagem.

Em geral, os pacotes são elaborados para facilitar a vida dos clientes durante as suas férias, já que nesses produtos estão inclusos o transporte aéreo, as estadias, os traslados, os passeios, as atividades de recreação e, dependendo do caso, até a alimentação.

Para realizar essa jornada, o viajante paga por um preço fechado no dia da compra do pacote, que não varia depois. Ou seja, quem adquire um pacote não vai gastar nada a mais para partir nas férias, mesmo que existam aumentos de taxas aeroportuárias ou variação cambial (em viagens internacionais) entre o momento de fechar o negócio e a data do voo.

Os pacotes de viagem são montados pelas agências de turismo, que determinam diferentes roteiros nacionais e internacionais. Existem centenas de opções, pois cada empresa elabora os passeios conforme a demanda de seus clientes. Cabe aos viajantes escolherem as viagens que mais agradam, além das que cabem no bolso de cada um.

Os grandes operadores de turismo fretam aviões e hospedagens para os destinos com os quais trabalham. Isso quer dizer que esses serviços já estão todos reservados para os passageiros que compraram os pacotes. Essa prática costuma reduzir o valor das passagens e hotelaria, o que garante economia no preço final do produto.

Por que comprar pacotes de viagem facilitam a minha vida?

Quando um viajante escolhe comprar pacotes de viagem, sabe que está contratando todas as etapas da jornada. Isso quer dizer que a agência de turismo vai cuidar do passo a passo da organização das férias do cliente, como a busca e marcação de assentos nos aviões, seleção das melhores hospedagens e o roteiro dos passeios.

Passagens aéreas de qualidade

As pessoas que trabalham com turismo sabem de todos os atalhos para conseguir passagens aéreas com preço baixo, com os melhores itinerários, nas datas e horários mais convenientes para o cliente.

O mesmo ocorre na hora de escolher onde ficar durante a sua aventura. Os operadores de turismo muitas vezes mantêm acordos com resort, hotéis e pousadas, garantindo as melhores condições a preços bastante acessíveis.

O cliente e a sua família só precisam se preocupar em embarcar no dia marcado e curtir as suas férias. As empresas também oferecem seus serviços de despachante, que ajuda os integrantes do grupo com a documentação necessária para viajar.

Aproveite o que há de melhor

Viajando com um pacote, o turista sabe que vai conhecer o melhor daquele destino, já que as operadoras têm funcionários especializados nas atrações do lugar. A seleção dos passeios terá todo o apoio de guias, que sabem como ninguém os detalhes de cada ponto visitado. Esse tipo de informação cultural enriquece a sua experiência e traz muitas novas perspectivas sobre mundo onde vivemos.

Caso a viagem seja para o estrangeiro, a barreira com a língua não será um problema, pois sempre haverá um agente de turismo para ajudar na tradução para o português. Confusões por conta da dificuldade de comunicação são responsáveis por alguns dos maiores micos em viagens internacionais.

Transporte sem dores de cabeça

Outra vantagem de comprar os pacotes de viagem é que eles proporcionam a segurança e a facilidade de locomoção. Como os visitantes muitas vezes não conhecem as cidades, pode ser difícil alcançar os pontos turísticos sem a orientação dos moradores locais. Para evitar perda de tempo precioso das férias com deslocamentos desnecessários, os passeios são feitos em ônibus ou vans, que são conduzidos por monitores experientes na recepção de turistas.

O mesmo acontece nos traslados entre os aeroportos e o local da hospedagem. Quando os turistas desembarcam terminal, um veículo já estará à espera. Essa prática garante que o visitante não passe por apuros com taxistas com más intenções, que trazem prejuízos financeiros.

O serviço de shuttle, que está incluso nos pacotes, evita que o passageiro tenha que arrastar as suas bagagens pelo sistema de transporte público, que em algumas cidades são enormes, com centenas de linhas e paradas. A estação de Shinjuku, em Tokyo, por exemplo, tem 200 diferentes saídas.

Ofertas que se ajustam ao seu bolso

O aspecto financeiro também conta muito nos pacotes. Como o cliente paga pelo conjunto de serviços, as empresas de turismo têm condições vantajosas para parcelar os valores dessa empreitada. É possível encontrar no mercado ofertas de destinos com os mais variados custos, então, com certeza, você encontrará um que caiba no seu bolso.

Os pacotes de viagem otimizam a jornada do aventureiro, que pode aproveitar o destino sem se preocupar com detalhes. A segurança que esses produtos trazem motiva mais pessoas a explorar o mundo, que fica ao alcance de qualquer umas graças as facilidades oferecidas pelas agências de turismo.

Quem vende esses produtos de viagem?

Os operadores de turismo são a fonte mais confiável para adquirir pacotes de viagem. Faça uma pesquisa no mercado e selecione as empresas com a melhor reputação. As opiniões de amigos e parentes, além das encontradas na internet são ótimas ferramentas para analisar os serviços prestados, já que os consumidores têm opiniões sinceras baseadas em suas experiências.

Essas informações são muito relevantes na hora de escolher quem vai assessorar a sua viagem, pois o sucesso ou fracasso da jornada dependem da seriedade da empresa contratada.

Além das agências, as companhias aéreas também têm as suas áreas de turismo, que vendem pacotes como qualquer outro operador. Muitas vezes os melhores negócios são encontrados nesses fornecedores, que têm acesso aos bilhetes mais baratos, bem como parcerias com redes de hotéis e atrações turísticas.

A escolha por uma determinada empresa é feita seguindo preferências pessoais e possibilidades financeiras, contudo, busque as melhores condições que agradem sua família e você.

Outra medida importante é o viajante pesquisar se aquele agente está em situação regular no Cadastur, que é uma compilação de prestadores de serviços turísticos elaborada pelo Ministério do Turismo.

Como escolher um roteiro?

Saiba que ao comprar pacotes de viagens, eles são montados pelos operadores de turismo seguindo tendências do mercado. Embora existam os mais diferentes roteiros, alguns destinos ganham maior atenção das empresas, aumentando a oferta para determinadas regiões.

No Brasil, um dos campeões de vendas são as viagens para as praias do Nordeste. Milhões de turistas embarcam todos os anos para conhecer as belezas naturais da região, que também oferece muita cultura e delícias gastronômicas de dar água na boca. Por essa razão, esses destinos são os mais comuns entre as ofertas das agências de turismo.

Já quem procura por viagens internacionais vai notar o grande número de pacotes para a Europa, tanto nos roteiros clássicos por Portugal, Espanha, França e Itália, até as jornadas mais alternativas, como para o leste europeu. No continente americano, os parques temáticos da Flórida e da Califórnia são alguns dos best sellers entre as famílias que viajam com crianças.

Cada passo dos turistas é definido antes do embarque, portanto no ato da compra do pacote, o cliente já fica sabendo tudo o que vai desfrutar naquele passeio:

  • desde os dias e horários dos voos;
  • quais conexões terá que fazer;
  • qual será o tempo de espera nos aeroportos;
  • em qual a classe vai viajar;
  • qual é a categoria do hotel reservado e muitos outros detalhes.

A duração das viagens incluídas nos pacotes, podem começar com 2 ou 3 dias e chegar até mais de um mês de férias. Tudo depende do tipo de destino o grupo vai eleger, quais atividades pretende fazer e quantas cidade quer visitar.

Um exemplo de uma possível compra de pacote de viagem para a Europa, por cerca de R$5 mil, com o valor parcelado em 10 vezes sem juros: duas pessoas passando 7 noites em Paris, hospedados em hotel 3 estrelas no centro da cidade. Incluindo:

  • passagens aéreas;
  • taxas de embarque e de bagagem;
  • traslados;
  • café da manhã;
  • city tour com guias falando em português.

Os roteiros estabelecidos pelos operadores de turismo costumam ser fixos e o cliente deve concordar em seguir aquela programação. Devido aos custos elevados das viagens, qualquer mudança no trajeto definido pela empresa pode aumentar muito os valores cobrados pela aventura.

Caso aquele pacote não se enquadre nas suas expectativas, continue procurando por um roteiro que vai proporcionar ótimas férias. Existem rotas que incluem a passagem por diversas cidades, contemplando visitas os principais pontos de cada uma. Todo o planejamento e trâmites para a viagem do cliente são feitos pela agência contratada, dando total liberdade para o viajante curtir ao máximo.

Hoje em dia é comum as empresas de turismo oferecem roteiros temáticos, que reúnem amantes de um determinado assunto para visitar locais relacionados àquela cultura, como pontos que foram cenários de séries e filmes. Quem gosta de vinhos pode fazer inúmeros passeios pelas vinícolas da Serra Gaúcha, que incluem degustações, visitas às plantações de uva e produção da bebida.

Consulte as empresas especializadas em turismo e embarque na rota que mais agradar. Todos os gostos podem ser atendidos, basta o viajante escolher o prestador de serviços com os pacotes que mais atraentes.

Terei que viajar com um grupo?

Quando um viajante pensa em pacotes de viagem, logo imagina que viajará com um grupo. Contudo, isso não é uma regra, já que existem as mais diversas configurações de roteiros, então, apenas quando o cliente observa os detalhes do plano é que vai saber como será a sua jornada.

Em alguns casos as agências montam grupos para fretar um avião até um determinado destino, além desse pessoal fazer os passeios e outras atividades junto com outros turistas. Também estão disponíveis os planos em que os passageiros embarcam em voos de carreira e ficam livres para visitar os pontos turísticos que bem entender.

Tendo em vista essas informações, cabe aos viajantes escolherem as maneiras que mais agradam. Algumas pessoas preferem andar sempre acompanhada de um grupo, enquanto outros gostam da independência de passear sozinhos pelo destino.

Quando você contrata uma viagem dessas, muitas vezes está concordando com um roteiro preestabelecido. Nada impede os clientes de se negarem a fazer os passeios em grupo, porém, os custos extras com atividades que não estavam no contrato com o operador de viagem serão de responsabilidade do turista.

Fique de olho nas características do seu roteiro e tenha a certeza de que a aventura sairá ao seu gosto. Afinal, as férias são momentos de lazer e relaxamento, que não devem ser perturbadas por inconvenientes causados por falta de atenção na hora de contratar o pacote.

Compensa comprar pacotes de viagem para crianças?

Quem pretende sair de férias com as crianças têm nos pacotes de viagem um grande aliado, pois até os detalhes precisam de toda a atenção possível. Sendo assim, o fato de não precisar se preocupar com detalhes burocráticos da organização de uma jornada dessas ajuda os pais e responsáveis nessa tarefa.

Os operadores de turismo também auxiliam com a documentação obrigatória para a viagem de menores de idade, indicando aos seus clientes como agir em cada caso. A falta de papelada pode impedir o embarque, acabando com as férias da família.

Nos destinos turísticos, os agentes das empresas oferecem serviços pensados nas crianças, como atividades esportivas, apresentações artísticas e muita diversão. Esse tipo de ocupação é deliciosa para a criançada, além de proporcionar segurança aos adultos para curtir outros passeios sozinhos.

Os roteiros para visitação de pontos turísticos também podem ser configurados para atender as crianças, mas sem perder o interesse dos mais velhos. Essas atividades são ótimas para a interação das famílias, o que rendem grandes histórias para o futuro.

Pronto para embarcar nas férias dos seus sonhos?

O seu perfil de viajante se encaixa nos pacotes? Existem milhares de possibilidades muito práticas para quem não tem tempo de organizar uma viagem. Contar com um operador de turismo profissional vai dar praticidade, segurança e economia às suas férias.

Deu vontade de embarcar agora mesmo rumo ao destino dos seus sonhos? Confira no nosso site as melhores oportunidades para comprar pacotes de viagem.