O litoral brasileiro tem 7,4 mil quilômetros de extensão, um verdadeiro paraíso para os amantes do mar.

De norte a sul do país há opções tanto para quem procura o descanso quanto para quem gosta de festas e diversão à beira-mar.

As praias brasileiras atendem a todos os gostos e estilos, com opções variadas: urbana, tranquila, badalada, selvagem, deserta, naturista, de ilha ou cidade. Descubra o que há de melhor no nosso litoral e aproveite!

Norte

Ilha do Algodoal – Pará

Engana-se quem pensa que o norte do país não tem praia bonita. A Ilha de Algodoal impressiona os visitantes com sua rica beleza natural: são 562 quilômetros de área litorânea, onde estão as mais belas praias do estado.

O lugar é o preferido dos paraenses durante o verão e faz a alegria dos visitantes em qualquer época do ano.

Para chegar na ilha, é preciso ir até o município de Maracanã, localizado a 170 quilômetros da capital Belém.

 

De carro, o trajeto pode ser feito pela BR-316 e PA-127, com aproximadamente 3h de duração. Ao chegar na cidade é preciso dirigir-se para o porto, de onde é feita a travessia para Algodoal.

O trajeto dura 30 minutos, dependendo da maré. Cada barco comporta, em média, 40 pessoas, e partem de hora em hora. As passagens podem ser adquiridas no local de embarque.

Praia da Princesa

Com visual exótico e primitivo, a Praia da Princesa é a queridinha dos paraenses. Ela está cercada por uma enseada de dunas e por um cenário bucólico.

Os restaurantes, bares e pousadas rústicas convidam ao descanso. Além disso, os banhistas são presenteados com um pôr do sol cinematográfico. É uma experiência inesquecível!

O período de alta estação acontece de janeiro a julho, com grande movimentação de paraenses e turistas. Portanto, se você gosta de tranquilidade, programe a visita para o segundo semestre do ano. Nessa época, o mar recebe tons mais azulados e você terá a sensação de que é dono da praia!

Nordeste

As praias do Nordeste são as mais procuradas do país. Com sol presente o ano inteiro, praias de beleza exuberante e a agradável temperatura da água do mar, esse é um destino recomendado para qualquer época do ano. São tantas praias incríveis, que fica difícil escolher. Confira as principais:

Canoa Quebrada – Ceará

As praias, dunas, falésias e a vida noturna agitada são as principais características de Canoa Quebrada, uma das praias mais conhecidas do Ceará, localizada no município de Aracati.

O local ainda preserva os encantos da vila de pescadores e apresenta uma respeitável infraestrutura turística. Existem pousadas e hotéis para todos os gostos e bolsos, com vista privilegiada para a praia.

De dia, as atrações são os passeios de buggy e de UTV, com passagem pelas dunas e pelas lagoas formadas com a água das chuvas.

No fim da tarde, você pode apreciar um belíssimo pôr do sol em um passeio de lancha pelo Rio Jaguaribe. A outra margem do rio leva até o município de Fortim — vale a pena conhecer se você tiver tempo livre.

Os amantes de aventura podem aproveitar a tirolesa e o voo de parapente: a vista é espetacular.

À noite, a diversão acontece na Broadway, principal rua do vilarejo, com diversos bares, restaurantes e apresentações culturais. Em feriados e datas comemorativas, Canoa Quebrada recebe shows com bandas e artistas nacionais.

Como chegar

Para chegar até o destino, você pode pegar um voo para Fortaleza e depois fazer o trajeto por via terrestre, são 160 quilômetros de distância. Apesar de ter aeroporto próprio, Aracati ainda não recebe voos comerciais.

O outro aeroporto mais próximo da região, fica em Mossoró, no Rio Grande do Norte. algumas companhias ligam o município de Mossoró a Recife. Essa é uma boa opção para conexões no retorno à sua cidade.

Os passageiros que partem de Mossoró podem chegar a cidades como São Paulo (Viracopos e Guarulhos), Belo Horizonte (Confins), Rio de Janeiro (Galeão), Fortaleza, Juazeiro do Norte, Teresina, São Luís, Belém, Natal, João Pessoa, Petrolina, Maceió, Salvador, Aracajú e ainda dois destinos internacionais nos Estados Unidos: Fort Lauderdale e Orlando.

Maragogi – Alagoas

As belezas naturais de Maragogi renderam ao município o título de Caribe Brasileiro. Isso porque o lugar reúne uma extensa faixa de areias claras, a formação de piscinas naturais, águas mornas e um mar de água cristalina, que oscila entre o azul-turquesa e o verde-esmeralda.

A transparência da água e a rica vida marinha convidam ao mergulho com snorkel. É possível observar e nadar ao lado de vários peixes coloridos, proporcionando lindas fotografias.

E por falar em registro, além da praia, você vai encantar-se com os coqueiros. Alguns são tão famosos que os turistas fazem fila para tirar fotos. Um grande exemplo é o coqueiro da Praia de Antunes, uma verdadeira celebridade.

Para chegar à Maragogi, o visitante pode vir de Recife ou de Maceió. O trajeto terrestre dura aproximadamente 2 horas e 30 minutos. E depois de conhecer as praias dessa cidade, a vontade é de explorar ainda mais o litoral. Confira outros destinos bastante procurados no estado:

  • Praia de Ipioca;
  • Ponta Verde;
  • Praia do Gunga;
  • Praia do Toque (São Miguel dos Milagres);
  • Praia do Patacho.

Baía dos Porcos – Ilha de Fernando de Noronha – Pernambuco

Com apenas 100 metros de extensão, a Baía dos Porcos foi eleita como a praia mais bonita do Brasil.

O cenário é um verdadeiro cartão-postal: água cristalina, piscinas naturais e o exuberante Morro Dois Irmãos. Com máscara e snorkel, a vista fica ainda mais bonita: peixes, ouriços e estrelas-do-mar nadam lado a lado dos banhistas.

Para chegar na Ilha de Fernando de Noronha, é preciso pegar um voo partindo de Recife. E para chegar na Baía dos Porcos, você pode contratar um serviço de buggy, que leva até a Praia Cacimba do Padre. Em seguida, há uma trilha curta, com duração média de 5 minutos. Depois disso é só apreciar a vista e curtir a praia.

Praia do Espelho – Bahia

Se você gosta de sombra e água fresca, o litoral sul da Bahia precisa estar no seu roteiro. Imagine um lugar com gigantes falésias brancas e avermelhadas, coqueirais, piscinas naturais, rio e mar transparente.

Essa é a Praia do Espelho, localizada no município de Porto Seguro. Sua orla é dividida em dois trechos separados por um rio: Espelho e Curuípe.

A praia recebeu esse nome devido à tonalidade do mar, que varia de um verde estonteante até azul-piscina. A água é tão cristalina que durante a maré baixa é possível ver o reflexo do céu e das falésias. É daí que vem o nome “espelho”.

Vale lembrar que a Praia do Espelho está situada entre os povoados de Trancoso e Caraíva, outros paraísos baianos. Vale a pena conhecê-los durante a sua visita, tanto de dia quanto à noite. Além de pousadas charmosas e belos hotéis, existem muitos restaurantes e programações culturais durante a noite.

O Aeroporto Internacional de Porto Seguro recebe voos de cidades como Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Na alta temporada, também há voos vindos da Argentina e da Itália. Já para conhecer os municípios vizinhos e praias da região, opte pelo aluguel de um carro ou por passeios de barco. Será uma experiência inesquecível!

Sudeste

Itacoatiara – Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro tem praias maravilhosas, bastante procuradas no verão e com estilos para todos os gostos. Assim como existem as badaladas Copacabana e Ipanema, há praias mais tranquilas, como a de Itacoatiara, no município de Niterói. Não tem grande volume de pessoas, mas é um destino certo para famílias, surfistas e aventureiros.

Com uma grande faixa de areia e incríveis formações rochosas, o lugar rende boas fotografias e oferece um ambiente ideal para um passeio com amigos.

Lá você vai encontrar morros verdes, costões, areia clara e mar azul. Não chega a ser uma praia deserta, mas é bem mais tranquila do que as famosas praias da cidade maravilhosa.

Itacoatiara está a 35 minutos de distância do centro de Niterói e a 37 quilômetros de distância da capital carioca.

Para chegar ao destino, basta ir até a Praça 15, no Centro Histórico do Rio de Janeiro e esperar a barca que faz o trajeto até a outra extremidade da Baía de Guanabara. É possível ir e voltar no mesmo dia ou ficar mais dias para descansar.

A principal atração do local é o mar agitado, ideal para a prática do surfe. Mas também há lugares mais tranquilos, como a pequena prainha escondida na penísula de pedras, localizada na ponta direita da praia. Famílias preferem esse espaço para passar o dia.

Do outro lado está o Costão, o monólito que tem 220 metros de altura. Apesar de o tamanho impressionar, não é necessário ser um aventureiro experiente para chegar ao topo.

A trilha é leve e sinalizada, com duração média de 30 minutos. No final há uma vista privilegiada que faz valer todo o esforço. O mirante natural é um verdadeiro camarote vip para assistir ao espetáculo do pôr do sol, um dos mais bonitos do estado.

Praia Brava – Rio de Janeiro

A região dos lagos também oferece lindas praias: Arraial do Cabo, Cabo Frio e Araruama são destinos imperdíveis para quem visita o Rio de Janeiro. Como estão próximos, é possível conhecer todos em pouco tempo. Mas alguns lugares são tão especiais que merecem uma visita única, como a Praia Brava, em Arraial do Cabo.

Para chegar em Arraial, você pode comprar uma passagem aérea para Cabo Frio e depois finalizar o trajeto de carro. Ao chegar na cidade, vá até o Pontal do Atalaia. Você vai estacionar o carro na Rua de Castro Neto e seguir por uma pequena trilha. Depois é preciso descer uma escadaria de pedra, com cerca de 300 degraus.

A descida é íngreme e as cores vivas do mar de Arraial podem dar um pouco de vertigem, por isso faça pequenas pausas no caminho e aproveite para descansar.

Após passar pela escadaria, você passará por algumas pedras antes de chegar na praia. Se o visual durante a trilha já é bonito, acredite, a chegada na Praia Brava é de impressionar!

O pequeno paraíso tem 200 metros de areia plana e branquinha e um mar azul-turquesa. Como trata-se de uma região preservada, não há infraestrutura para receber turistas. Portanto, relaxe e aproveite o mar. Verifique a tábua das marés para aproveitar a maré baixa e os bancos de areia. Apesar da água gelada, esse é um passeio imperdível! Só não é recomendado para crianças e idosos devido à dificuldade de acesso.

Ilhabela – São Paulo

O Parque Estadual de Ilhabela reúne 47 praias, um verdadeiro paraíso litorâneo. Da capital paulista até o destino são 210 quilômetros de distância, cerca de 4 horas de estrada. Mas também é possível chegar de avião por meio do Aeroporto de São José dos Campos. Ele recebe voos de cidades como Curitiba, Joinville, Belém, Belo Horizonte, Vitória, Porto Seguro e Recife. Entre as praias mais procuradas estão a do Bonete e a de Castelhanos, que costumam receber várias festas durante o ano.

Praia do Bonete

A Praia do Bonete já foi apontada pelo jornal britânico The Guardian como uma das praias mais bonitas do Brasil. Ela fica na parte sul, em mar aberto e abriga a maior comunidade caiçara do local. Para chegar, é preciso pegar um barco ou percorrer uma trilha de 15 quilômetros, com duração de 3 e 6 horas, que reserva visuais incríveis!

Castelhanos

A Praia de Castelhanos também é conhecida por sua beleza: tem formato de coração e lindas águas azuis.

Além disso, tem quiosques e trilhas próximas. Um pequeno roteiro recomendado inclui a trilha até a Cachoeira do Gato, o Mirante do Pirata, o Quiosque do Alemão e o Mirante do Coração.

Maresias – São Paulo

Essa é uma das praias mais conhecidas do litoral paulista. Está há 25 quilômetros de distância do centro de São Sebastião e a 176 quilômetros de São Paulo. É muito procurada por surfistas, mas também oferece diversão para os turistas. O lugar é repleto de restaurantes, bares, danceterias, pousadas, hotéis e hostels.

Além das praias, o destino também é procurado para a prática de esportes, trilhas, cachoeiras e gastronomia. É uma boa opção para quem quer descansar e apreciar o mar durante a estadia em São Paulo.

Sul

Lagoinha do Leste – Santa Catarina

Localizada em Florianópolis, a praia é formada por uma faixa de areia branca, fofa e rica vegetação. Para ter acesso ao local, o turista precisa pegar uma embarcação ou aventurar-se em trilhas íngremes. Os contornos e contrastes da natureza fazem da praia um lugar especial, que reúne rio, mar, lago e vegetação. Um espetáculo!

As praias brasileiras são impressionantes, quanto mais conhecemos, mais temos vontade de explorar esse litoral tão rico e requisitado! Além da beleza, a visita a esses locais proporciona maior contato com diferentes culturas. E como colecionar destinos nunca é demais, confira a lista que preparamos com 15 praias que vão fazer você se sentir no paraíso!