São José do Rio Preto é assim: uma cidade do interior paulista, com cerca de 380 mil habitantes, situada a 440 quilômetros a noroeste da capital, tranquila e dinâmica ao mesmo tempo, pronta para oferecer uma infinidade de atrações aos visitantes.

Quer paz e descanso? Lá você encontra. Quer vida noturna animada e boa gastronomia? Encontra também. Diversão ao ar livre para a criançada? Chegou ao lugar certo.

Então, nossa sugestão é esta: fuja dos destinos turísticos mais conhecidos de São Paulo, reserve uma passagem para São José do Rio Preto em suas próximas férias e confira pessoalmente os encantos que a cidade reserva.

Quer saber um pouco mais sobre a cidade e o que vai encontrar aqui? Vamos contar neste artigo.

As origens

Foi em 1840 que mineiros se fixaram no local que viria a ser esse movimentado centro urbano do interior paulista.

O lugar começou a se desenvolver graças às atividades agropecuárias, até que, em 1852, Luiz Antônio da Silveira doou terras para São José, seu protetor.

No mesmo ano, sob o comando de João Bernardino de Seixas Ribeiro, um cruzeiro de madeira foi erguido e teve início a construção de uma modesta capela.

Já em 1894, o lugar foi elevado à categoria de município, após se separar de Jaboticabal.

O nome da cidade é a junção do nome do padroeiro com o nome do rio que corta a região.

Os parques

Não faltam belos parques em São José do Rio Preto. Se você está viajando com crianças, elas vão adorar brincar em liberdade ao ar livre. Veja alguns:

Parque da Represa Municipal

Localizado no centro da cidade, como um oásis de paz e tranquilidade, o parque é ideal para andar de bicicleta, correr ou caminhar à beira da bela represa, que é a maior atração do lugar.

As crianças vão adorar ver os patos, gansos e a grande família das capivaras que habitam o local.

A estrutura do parque oferece pistas de caminhada, conjuntos de aparelhos de ginástica e alongamento, sanitários, vários quiosques, fonte luminosa e um posto da Guarda Municipal.

A passarela sobre a represa é um bom lugar para apreciar o pôr do sol e tirar belas fotos.

Parque Ecológico Educativo

Este é o lugar onde as crianças se sentem no paraíso. Muito verde, brinquedos interativos de madeira e diversão garantida ao ar livre. A família toda vai passar horas muito agradáveis no Parque Ecológico,

Para não correr o risco de encontrar a lanchonete fechada, leve um lanche gostoso para fazer piquenique.

Nas férias escolares, o parque organiza uma concorrida colônia de férias. É preciso se inscrever com antecedência.

O endereço é avenida Benedito Rodrigues Lisboa, 1300.

O Bosque Municipal e Zoológico

Esta bela área verde de mata nativa é muito visitada nos fins de semana pelas famílias levando as crianças para ver os animais.

O Zoológico não é muito grande, mas possui cerca de 500 animais da fauna brasileira e mundial, incluindo o leão, o tigre e o lobo-guará.

A trilha de acesso ao espaço onde estão os animais tem trechos de terra. Vá de calçados confortáveis.

Visite também o Museu do Bosque, com espécies de animais empalhados. Abre de terça-feira a domingo, de 9h às l7h.

A viagem de trem caipira

Não é uma sugestão para ir até a estação ferroviária comprar passagem para São José do Rio Preto e ir de trem.

O melhor é ir até lá de avião, e então embarcar no colorido trenzinho para percorrer os dez quilômetros de trilho até o distrito vizinho de Engenheiro Schmitt.

Descendo do trem em Schimitt, os visitantes podem visitar a igreja de Santa Apolônia, as barraquinhas de artesanato e o museu caipira, mas a atração maior são os famosos doces do distrito.

Antes de embarcar nesse trem, é bom saber:

  • a viagem acontece uma vez por mês, no último domingo;
  • o trem tem capacidade para cinquenta passageiros;
  • é preciso reservar com antecedência, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo;
  • para aumentar o número de pessoas atendidas, pode ser que você vá de trem e volte de ônibus, ou vice-versa;
  • as reservas para o ano de 2018 já estão esgotadas.

A gastronomia

Come-se muito bem na cidade. Pode ter certeza de que até um simples cachorro-quente será caprichado e delicioso.

Quem procura bons restaurantes, pode escolher culinária brasileira, mediterrânea, árabe, japonesa, italiana e outras.

Entre as ótimas opções de lugares onde comer, a vedete imperdível é o bistrô Flor de Sal, que figura entre os 50 melhores restaurantes do país, segundo a lista do Guia Quatro Rodas.

Entre outros pratos, você vai saborear os clássicos da culinária francesa, como a sopa de cebola, o ratatouille e o coq au vin, finalizando com deliciosos profiteroles.

As atrações dos arredores

Os atrativos de São José do Rio Preto vão além da área urbana. Nos arredores da cidade, há belos lugares onde você e sua família vão relaxar e aproveitar o contato com a natureza. Confira:

Cachoeira do Miltão

Basta dirigir meia hora e você estará no município de Bálsamo, onde se localiza o complexo turístico chamado Cachoeira do Miltão, que é mesmo um bálsamo para os sentidos.

É um Eco SPA e hotel fazenda que oferece bangalôs em uma extensa área verde, onde os hóspedes desfrutam das delícias do turismo rural, com cavalos, curral, muitos animais e deliciosa comida do interior.

Funciona também no sistema Day Use: por um preço fixo, a família passa o dia, toma banho de cachoeira, faz trilha ecológica, visita os animais da fazendinha e várias outras atrações.

Sítio Santa Rosa e Café da Colônia

Vale a pena passar o domingo em Uchôa, distante 35 quilômetros de São José do Rio Preto, para saborear o delicioso café da roça.

São cerca de 30 itens no cardápio, com produtos do local sempre fresquinhos, incluindo bolos, geleias, biscoitos, queijos e pães variados.

Há uma casa na árvore, um jardim sensorial e um redário, além do espaço gastronômico com fogão de lenha, panelas de barro etc.

A esta altura, você já resolveu incluir São José do Rio Preto em seu roteiro de férias para descobrir seus encantos, não é mesmo? Pois então, saiba que qualquer época do ano é boa para visitar a cidade.

O clima é tropical, com temperaturas médias anuais de 22 graus. Chove mais no verão do que no inverno.

É fácil chegar. A Azul opera voos frequentes para o aeroporto Professor Eribelto Manoel Reino, partindo de vários destinos no Brasil.

Você pode parcelar sua passagem para São José do Rio Preto em até seis vezes sem juros.

Então, não perca mais tempo. Prepare uma bagagem prática, sem esquecer nada, e aproveite as férias. Há um ótimo post no nosso blog ensinando como arrumar a mala. Leia!