São Paulo é um dos maiores estados em extensão territorial do país, chegando a ser maior que o Reino Unido. A capital cosmopolita se destaca não só na economia: sua riqueza étnica, cultural e gastronômica atraem muitos visitantes.

Dentro do estado há várias cidades com características bem peculiares. Então, se você deseja fugir da correria das grandes metrópoles para conhecer um lugar acolhedor, precisa reservar sua passagem para Presidente Prudente.

Características da cidade

Presidente Prudente é conhecida como a Capital do Oeste Paulista, com mais de 225 mil habitantes e distante 558 quilômetros da capital. Seu nome é uma homenagem ao ex-presidente e primeiro governador paulista Prudente de Morais e foi emancipada do município de Conceição de Monte Alegre — hoje Paraguaçu Paulista — em 1910.

O município é o berço do gado da raça nelore mocho e do cavalo quarto de milha. Sua principal atração são os eventos country que movimentam a região e atraem cada vez mais visitantes a cada ano. O clima agradável (média de 21º), as pessoas acolhedoras e os parques são algumas das razões para você conhecer essa cidade encantadora.

História

Presidente Prudente tem grande valor histórico. A região já foi habitada pelos índios caiuás, caingangues, guaranis e xavantes. Surgiram conflitos de terras devido aos movimentos migratórios partindo, principalmente, de Minas Gerais — muitos mineiros se refugiavam da convocação para a Guerra do Paraguai.

Caminhos foram abertos entre o Rio Paraná e Paranapanema, expandindo as lavouras de café e estabelecendo o latifúndio cafeeiro, com atividades de agricultura de subsistência.

A passagem de uma ferrovia na Presidente Prudente foi de grande ajuda no desenvolvimento da cidade, sendo o principal meio de transporte de mercadorias e pessoas, o que explica o surgimento da cidade ao traçado da Estrada de Ferro Sorocabana.

Economia

A década de 1920 foi o auge da produção cafeeira local. Com a crise de 29, o algodão se tornou a principal fonte de renda e logo atraiu empresas estrangeiras que se estabeleceram na região, motivados pelo aumento do consumo da fibra no Brasil.

A base da economia do pequeno agricultor continuava a ser arroz, milho, feijão e batata. Em seguida, a pecuária foi ganhando espaço e o surgimento da indústria complementou a economia agrícola.

A Presidente Prudente ocupa a 27ª posição no ranking de cidades promissoras para se desenvolver uma carreira profissional. O setor terciário é a maior fonte de renda da cidade, em 2008 eram quase 9 mil empresas e estabelecimentos comerciais.

Vantagens de visitar o destino

O acesso ao município é facilitado pelo Aeroporto Presidente Prudente (PPB), inaugurado em 1939 e hoje é o terceiro mais movimentado do interior do estado, com tráfego de cerca de 200 mil pessoas por ano. A empresa Ônibus Urbano faz o trajeto do aeroporto a diversos pontos da cidade, como a Rodoviária de Presidente Prudente e a Avenida Brasil.

Serviços de táxi credenciados também estão à disposição dos passageiros. Você encontra serviços de aluguel de carros com atendimento no aeroporto e oferecem diversas condições para a clientela.

Os eventos anuais movimentam a cidade, com festivais de teatro, feiras e exposições. Confira os mais procurados.

  • Expo Prudente — acontece nos meses de setembro e faz parte do calendário de agronegócio brasileiro;
  • Festa das Nações — evento gastronômico que acontece no mês de julho, apresentando a culinária de diversos países, atraindo mais de 30 mil pessoas;
  • Sushi Fest — realizado nos meses de junho, é a maior festa temática japonesa do interior paulista;
  • Festival Nacional de Teatro (FENTEPP) — acontece nos meses de agosto e já conta com sua 24ª edição.

Atrativos Turísticos

Parques, bosques, resorts, além de museus e espaços culturais estão entre os passeios mais procurados. A maior parte deles tem entrada gratuita e podem ser aproveitados durante o ano todo. Veja os principais atrativos para incluir no seu roteiro.

Parque do Povo

Localizado em uma região central que dá acesso a várias partes da cidade, constitui uma das maiores áreas verdes. No seu entorno você pode encontrar repartições públicas, consultórios médicos, restaurantes e academias. Nos fins de tarde, há várias pessoas fazendo caminhadas e em rodas de conversa.

Parque Ecológico São Matheus

O governo local investiu bastante na reurbanização dos 163 m² do parque, que conta com ciclovias, pistas de caminhada, academias para idosos, quadras esportivas, trilhas, pistas de skate, além de serviços gratuitos de internet.

Cidade da Criança

Um agradável espaço onde você encontra lagos e bosques, crianças passeando no trenzinho; o local conta ainda com kartódromo, teleférico, planetário, zoológico e aviário. Uma ótima estrutura para receber famílias.

Parque Aquático

Localizado dentro da Cidade das Crianças, foi inaugurado em 2011 e garante a diversão de públicos de várias idades. Além dos brinquedos aquáticos, a estrutura conta com piscina bar, praça de alimentação, farol e playground. Confira o horário de funcionamento.

Centro Cultural Matarazzo

Os antigos galpões das empresas Matarazzo (1920) transformaram-se numa “fábrica de sonhos”, abrigando hoje:

  • a Secretaria de Cultura;
  • a Secretaria de Turismo;
  • uma escola municipal;
  • uma biblioteca;
  • algumas galerias de arte;
  • um cinema;
  • algumas salas de ensaio;
  • o maior teatro da região: o Teatro Paulo Roberto Lisboa;
  • vários cursos para a população com uma programação de fácil acesso.

Hospedagem e Restaurantes

Um dos principais lugares para relaxar durante o fim de semana é o Campo Belo Resort. É tranquilo, aconchegante, ótimo para ir com a família, em casal ou com amigos. Há outras opções que garantem ótimas acomodações, como:

  • O Muchiutt Park Hotel;
  • O Godoy Palace Hotel;
  • O Hotel Gralha Azul.

Conheça sabores diversos no Mercado Municipal, visite o Prudenshopping, a cafeteria Grão Seleto, o rodízio de comida de boteco do Sr. Gourmet e, se gostar de comida mineira, aproveite para se deliciar com o melhor torresmo da região no Bar do João Porquinho, que também garante a cerveja gelada. A noite fica por conta do New York Lounge, um bar cheio de diversidade e superdivertido.

Quem visita a cidade desfruta da excelente gastronomia, amplas áreas verdes, história do município, arquitetura e cultura local. A visita pode ser feita em qualquer época do ano. Portanto, reserve já sua passagem para Presidente Prudente e aproveite a tranquilidade da capital do oeste paulista.