Reservar uma passagem para São João Del Rei para descobrir e desfrutar de seus inúmeros atrativos é uma ótima sugestão para as próximas férias. Essa charmosa cidade histórica mineira está no roteiro Estrada Real e situa-se a 185 quilômetros da capital Belo Horizonte.

Em 2018, a população estimada da cidade é de cerca de 90 mil habitantes, segundo o IBGE. Ou seja, São João Del Rei é de porte médio, mas que preserva a aconchegante atmosfera do interior mineiro. Não foi por acaso que o site de hospedagem Airbnb a colocou em primeiro lugar na lista de cidades mais hospitaleiras do Brasil, em 2017.

Quer mais informações antes de reservar sua passagem para São João Del Rei? Continue a ler nosso artigo e depois vá correndo fazer as malas!

A história da cidade

Inicialmente conhecida como Arraial Novo do Rio das Mortes, as origens da cidade remontam ao final do século XVIII, quando era meta de garimpeiros durante o Ciclo do Ouro. A região foi palco de sangrentos conflitos pelo direito de exploração das minas, como a Guerra dos Emboabas, entre 1708 e 1710.

A importância histórica da cidade ainda se liga a dois brasileiros famosos: Tiradentes, o herói da Inconfidência Mineira que nasceu nas redondezas, e Tancredo Neves, que teria sido o primeiro presidente civil do país, após o período de ditadura militar. Espere encontrar muitas referências à família Neves em sua visita à cidade.

As principais atrações

História, cultura, religiosidade, belas paisagens, compras e a gostosa culinária mineira são alguns exemplos dos atrativos que a cidade oferece.

A arquitetura colonial

O centro histórico de São João Del Rei exibe um belo casario da época colonial. Entre os casarões antigos, destaca-se o preservado sobrado Solar dos Neves, antiga residência do finado presidente Tancredo Neves, que até hoje pertence à família.

As igrejas barrocas são uma atração imperdível. Entre elas, destacam-se a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a de Nossa Senhora do Rosário. A principal atração, porém, costuma ser a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, muito bonita por dentro e por fora, com fachada do escultor Aleijadinho. No pequeno cemitério nos fundos da igreja, é possível visitar o túmulo de Tancredo Neves.

O Memorial Tancredo Neves

Já que estamos falando em um dos moradores mais ilustres da cidade, vale a pena visitar o memorial em homenagem ao falecido presidente e conhecer sua trajetória política e suas memórias. Aproveite para tirar fotos ao lado da estátua de bronze em tamanho natural que representa Tancredo Neves sentado em um banco no exterior do edifício.

Localizado na Rua Padre José Maria Xavier, o lugar abre das 9h às 17h, de sexta-feira a domingo, e também nos feriados.

Passeio de Maria-fumaça

Quem visitar São João Del Rei ganha de brinde outra charmosa cidade histórica mineira: Tiradentes. O percurso de 12 quilômetros entre as duas pode ser feito na locomotiva a vapor sobre os trilhos de bitola estreita que faz a alegria de crianças e adultos.

O Museu Ferroviário, dentro do complexo de onde parte a Maria-fumaça, também merece sua visita.

Já em Tiradentes, caminhe sem pressa pelas ruas antigas de paralelepípedos para apreciar a arquitetura colonial que faz da cidade um cenário a céu aberto para novelas e filmes históricos.

Na despedida, experimente um gostoso café com pão de queijo, antes de pegar o trem de volta para São João Del Rei.

As paisagens naturais

Os arredores da cidade são uma atração para quem aprecia belezas naturais e caminhadas ao ar livre. Os visitantes em boa forma física podem programar um passeio até a Serra do Lenheiro, destino para quem gosta de escaladas, de observar pássaros, de explorar grutas e de banhos de cachoeira.

Há, também, curiosas pinturas rupestres no sítio arqueológico dentro do parque. Quem não está preparado para caminhar muito pode contratar o passeio com as agências de turismo e ir de van até bem próximo dos desenhos pintados há cerca de seis mil anos.

A Serra do Lenheiro é a continuação da Serra de São José, que emoldura a paisagem entre São João Del Rei e Tiradentes.

As compras

Em sua visita à cidade será difícil resistir às belíssimas peças decorativas em estanho, matéria-prima abundante na região. São castiçais, jogos de chá e de café e uma grande variedade de objetos decorativos para enfeitar sua casa ou oferecer de presente aos amigos.

O artesanato em madeira, como os móveis e as reproduções de peças sacras e as esculturas em ferro também encantam os visitantes. E ainda tem mais: colchas, mantas, tapetes coloridos, tudo confeccionado nos teares da região.

Na cidade vizinha de Coronel Xavier Chaves, a atração são as peças de renda. Aproveite tudo!

A gastronomia mineira

Ainda faltam argumentos para convencer você a comprar sua passagem para São João Del Rei? Então, prepare-se: a culinária mineira é incomparável.

Saborear a comidinha mineira é como saborear a história. Quer saber?

  • comendo feijão-tropeiro, você viaja nas trilhas dos tropeiros que levavam produtos em lombo de burro pelas estradas mineiras ou atravessavam o sertão conduzindo o gado;
  • a feijoada tem origem na época dos escravos, que aproveitavam as partes menos nobres do porco para cozinhar com o feijão preto, resultando em um prato saboroso e forte;
  • o angu que você degusta com o famoso frango com quiabo teve origem na papa que alimentava os escravos, mas recebeu toques mais sofisticados dos imigrantes italianos e portugueses;
  • o frango ao molho pardo mineiro é inspirado na galinha de cabidela de origem portuguesa, mas também apreciada em Cabo Verde, Angola e Macau;
  • o ora-pro-nóbis, planta muito rica em proteínas, cálcio e magnésio, chamada a “carne dos pobres”, junta-se ao frango em uma combinação perfeita.

Já ficou com água na boca só de ler? Pois ainda nem falamos no torresmo com mandioca, no pão de queijo e nos doces irresistíveis, como o famoso rocambole produzido na cidade vizinha de Lagoa Dourada. Experimente de tudo e deixe para começar a dieta quando voltar para casa.

A melhor época para visitar

O clima da cidade é bastante agradável. As temperaturas quase nunca chegam a menos de 8ºC ou a mais de 32ºC. De abril a setembro, chove pouco e os dias são de sol e céu muito azul.

Uma ótima pedida é ir na Semana Santa para ver as celebrações religiosas ou no final de julho, quando acontece o Festival de Inverno promovido pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

Quem preferir comprar a passagem para São João Del Rei no final de agosto ou início de setembro poderá se deliciar com o famoso Festival de Cultura e Gastronomia da vizinha Tiradentes.

Gostou de saber mais sobre uma das charmosas cidades históricas de Minas? Quer acrescentar informações ou comentários ao nosso artigo? Esteja à vontade, este espaço é seu!