Viajar é uma ótima maneira de descansar, recarregar as energias e ainda passar um tempo com aqueles que amamos, não é mesmo? E, para fazer uma viagem tranquila sem ir muito longe, não há nada melhor do que conhecer um pouco mais do nosso belo país, visitando algumas das melhores cidades do sul do Brasil.

Essa região é rica em história e cultura, e conta com lugares que atraem turistas de diversas partes do mundo por suas belezas naturais, ruínas históricas, arquitetura única e centros urbanos movimentados. De acordo com o seu gosto, você pode escolher um local incrível para tirar férias prolongadas e tranquilas em família.

Outra opção de viagem, dessa vez para os aventureiros, é montar o roteiro de um mochilão e aproveitar o período de recesso do trabalho para ir a vários municípios em sequência.

Para ajudar você a encontrar o destino ideal e planejar seu passeio, nós listamos 7 cidades que merecem uma visita e suas principais características e atrações turísticas. Confira!

Porto Alegre – RS

A capital do Rio Grande do Sul certamente une, em um só espaço, uma bela arquitetura antiga e moderna, todas as vantagens da urbanização, delícias gastronômicas e áreas arborizadas e preservadas.

Para os que se interessam por história e arqueologia, vale a pena reservar um dia para ir ao Museu Joaquim José Felizardo, que conta um pouco do passado dessa cidade e contém diversas fotografias e objetos arqueológicos.

Outro destino imperdível é a Catedral Metropolitana, que começou a ser construída ainda no século XVIII, inspirada no estilo clássico da Renascença Italiana. A cúpula dessa Igreja é uma das maiores do mundo e seus painéis de mosaico vieram diretamente do Vaticano.

O Theatro São Pedro, fundado em 1858, também é um ponto histórico do município. Seu prédio construído no estilo barroco abriga peças de teatro até hoje, e é considerado um Patrimônio Histórico Estadual.

Se você gosta de entrar em contato com as pessoas e o clima local, é preciso conhecer o tradicional Brique da Redenção, uma feira cultural que acontece desde 1978 e que abre todos os domingos, atraindo muitas famílias com crianças, casais e outros moradores dos arredores. Nela, os turistas podem desfrutar pratos típicos de diversas partes do mundo, adquirir peças de artesanato, experimentar o famoso chimarrão e assistir a apresentações de dança e teatro.

Para passar momentos de relaxamento em locais verdes, uma sugestão é fazer um passeio de barco pela Orla do Guaíba, que tem 72 quilômetros e faz parte de um conjunto hidrográfico que une mais de 15 ilhas e canais. Outros pontos que fazem a viagem valer a pena são a praia de Ipanema, o Parque Farroupilha e o Parque Moinhos de Vento.

Foz do Iguaçu – PR

A região em que se localiza Foz do Iguaçu é conhecida pela beleza exuberante do Parque Nacional do Iguaçu, considerado uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza. Essa reserva une mais de 300 cachoeiras espalhadas por áreas de penhasco e pela floresta subtropical que une várias espécies da fauna e da flora.

O contato com a natureza possibilitado por esse parque atrai turistas que gostam de passar momentos tranquilos, e permite contemplar de perto um ecossistema único. Para os que pretendem viver um pouco de emoção, é possível fazer um passeio de barco perto das quedas d’água e observar esse espetáculo natural com detalhes.

Nessa região está presente também o Parque das Aves. Esse local, que diverte tanto os adultos quanto as crianças, abriga mais de 200 espécies de aves silvestres, além de jacarés, cobras e borboletas.

Outro belo lugar da cidade é a Hidrelétrica de Itaipu, que oferece passeios de barco ao pôr do sol, visitas pelas instalações e observação do céu no período da noite. Além disso, a usina conta com atrações como o Refúgio Biológico, o Ecomuseu e o Canal do Piracema.

Uma característica interessante de Foz do Iguaçu é a sua diversidade religiosa. Por isso, os que se interessam por religiões e culturas precisam reservar um tempo para entrar na mesquita da comunidade muçulmana, no templo budista e na catedral Nossa Senhora de Guadalupe.

Para completar o passeio, os turistas gostam de conhecer o Marco das Três Fronteiras, onde se juntam os limites entre Brasil, Paraguai e Argentina e se dá o encontro dos rios Iguaçu e Paraná. Lá, é possível subir em novos mirantes e desfrutar da bela vista.

Curitiba – PR

A capital do estado do Paraná é uma cidade grande, com muitas áreas verdes, exemplos de arquitetura histórica, parques, museus, teatros e centros de compras.

A facilidade de locomoção é uma de suas vantagens. Seu transporte público é eficiente, o que permite visitar diversos pontos turísticos de maneira fácil, prática e com poucos gastos. Além disso, para os que gostam de caminhadas e passeios a pé, é possível utilizar as faixas de pedestre que se espalham por todo o município para andar pelos arredores com calma.

Quanto às suas atrações arquitetônicas, podemos destacar os prédios da Prefeitura Municipal e do Largo da Ordem. Outras paradas obrigatórias são o Jardim Botânico, que é um de seus cartões-postais mais famosos, e o Museu Botânico, cheio de jardins onde os visitantes podem caminhar com calma e passar uma manhã ou uma tarde agradável em família.

Os interessados em arte com certeza vão gostar do Museu Oscar Niemeyer — chamado de “Museu do Olho” devido ao seu formato único —, que possui um acervo enorme de obras contemporâneas nacionais e estrangeiras. Outros museus interessantes são o Museu do Holocausto e o Museu do Telefone, localizado em uma Torre Panorâmica com mais de 100 metros de altura.

Entre os locais que apresentam uma arquitetura bela e diferente, há também o Memorial da Imigração Ucraniana, que faz parte do Parque Tingui e é uma homenagem aos imigrantes ucranianos que foram para Curitiba. Todas as construções do local, que incluem uma igreja, um portal e uma casa típica, são feitas de madeira, segundo o estilo da Ucrânia.

Se você prefere os passeios ao ar livre, vale a pena ir até o Parque Tanguá, que tem mais de 230m² e fica próximo ao Rio Barigui. Lá, você encontrará uma cascata, lagos, mirantes e uma ciclovia.

Florianópolis – SC

Essa cidade de Santa Catarina é conhecida devido às suas mais de 100 praias maravilhosas e recheadas de belezas naturais, excelentes para descansar e viver momentos de calma e relaxamento.

Além de permitir o contato com a fauna e a flora típicas do sul do país, as praias de Florianópolis também contam com muitas atividades que são a garantia de diversão e aventura durante o período de férias, e que atraem principalmente os adolescentes e crianças.

Algumas das atividades disponíveis nesses locais são o surfe, o sandboard, windsurf, vela, mergulho, canoagem, trekking, rapel, tirolesa, entre outros. Basta escolher um esporte e se divertir!

Outro ponto turístico que merece destaque é a Lagoa da Conceição, que representa uma ótima oportunidade para entrar em contato com a natureza e se apaixonar pela vista estonteante.

Para quem deseja passar um tempo no centro, também é possível visitar os restaurantes e lojas espalhados por toda a região. No Centro Histórico, você pode encontrar prédios que datam dos séculos XVIII e XIX, como a Catedral Metropolitana, o Palácio Cruz e Souza e o Teatro Álvaro de Carvalho.

Entre os museus famosos e que atraem os interessados em artes visuais, arqueologia e história, está o Museu Histórico de Santa Catarina, o Museu de Arte, o Museu de Imagem e Som e o Museu Arqueológico ao Ar Livre.

Balneário Camboriú – SC

Se você e sua família gostam de lugares animados, centros urbanos e praias, o Balneário Camboriú certamente é uma ótima escolha para passar as férias.

Essa cidade tem uma bela região litorânea em forma de arco, que é cercada por arranha-céus, bares, restaurantes e hotéis. Sua estrutura única faz com que o município seja capaz de unir as vantagens e comodidades dos grandes centros urbanos às belezas do litoral, agradando aos gostos de diversos tipos de turistas.

Entre suas praias mais interessantes está a Praia das Laranjeiras, afastada do grande centro e com um mar calmo que é ótimo para quem tem crianças pequenas. Outros locais que devem ser incluídos no passeio são as praias de Estaleirinho, Taquaras, Taquarinhas, Pinho, Estaleiro e a praia dos Amores.

Perto da orla, encontra-se o Parque Unipraias, um complexo voltado para o entretenimento que diverte pessoas de todas as idades com seus brinquedos, como tirolesa e o trenó de montanha. Além disso, é possível ir de um lado ao outro do parque por um teleférico que passa no meio das montanhas.

As vistas propiciadas por essa cidade estão certamente entre os seus maiores atrativos. Para ver de forma panorâmica o município, não deixe de ir ao Complexo Cristo Luz, que tem mais de 33 metros de altura e conta com mirantes, restaurante e atrações culturais.

Outra vantagem do Balneário é conter inúmeros lugares para distrair e divertir crianças pequenas e jovens, como o Parque Beto Carrero World, o Jardim Botânico, o Aquário e o Zoológico.

São Miguel das Missões – RS

Na época da colonização do Brasil, o Sul era amplamente habitado pelos índios guarani e pelos colonos portugueses. A cidade de São Miguel das Missões, que foi considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, é uma lembrança viva desse período.

A região contém ruínas que datam do século XVII, quando os jesuítas realizaram missões para catequizar as tribos que viviam no local. Hoje em dia, essas ruínas se tornaram um parque histórico que atrai a todos que gostam de história e de municípios pequenos e aconchegantes do interior, e que querem entender mais sobre esse momento de constituição do país.

Lá, é possível observar as fundações das casas dos índios, da igreja, do colégio e da oficina, além da praça e da horta. Além disso, nesse sítio histórico acontece todas as noites o Espetáculo de Som e Luz, que explica um pouco melhor a história dos jesuítas, e é uma bela atração para aproveitar com toda a família.

Outros locais que valem uma visita são o Museu das Missões, que contém imagens esculpidas na época da colonização, o Pórtico de São Miguel das Missões, e a Fonte Missioneira, uma obra arquitetônica com mais de 300 anos.

Blumenau – SC

Esse município, colonizado pelos alemães no século XIX, é famoso por seus prédios construídos segundo a arquitetura germânica da época, e que ajudam a compreender um pouco do que foi essa cidade no período da sua formação.

Por isso, ele é um destino certo para quem quer saber mais sobre essa cultura europeia e ver de perto a herança alemã da cidade, que vai além das construções históricas e também está presente em muitas características das tradições locais.

Uma das festas mais conhecidas da região é a Oktoberfest, que acontece todos os anos no mês de outubro e que une foliões que se vestem com roupas alemãs do século XIX e festejam no meio das ruas. O local que recebe esse evento se chama Vila Germânica e fica aberto durante todo o ano, permitindo que os turistas conheçam os restaurantes e cervejarias e adquiram peças de artesanato e as vestimentas típicas alemãs.

Outras atrações de Blumenau são o Museu da Cerveja, que conta a história da bebida e seu processo de fabricação, e o Parque Aquático Portal do Sol, que é um ótimo destino para se divertir com a família nas férias de verão. O local tem uma infraestrutura com piscinas para adultos e crianças, restaurantes e até churrasqueiras.

Outra tradição deixada pelos alemães em Blumenau é a sua culinária típica, que inclui o marreco recheado com purê de maçã, a costeleta e o joelho de porco, o chucrute e os diferentes tipos de salsicha.

Essa região do país é rica em locais que unem belezas naturais, cultura, tradição e culinárias diversas. Com uma boa pesquisa e planejamento, é possível escolher um dos melhores destinos do Sul do Brasil para conhecer e passar férias agradáveis e felizes em família, compartilhando momentos que certamente se tornarão lembranças inesquecíveis!

Você gostou de conhecer algumas das melhores cidades do Sul do Brasil? Então, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais para ajudar seus amigos na escolha da próxima viagem!