Devido à epidemia de COVID-19, muitas pessoas se viram obrigadas a cancelar as suas viagens e aguardar o fim da quarentena dentro de casa. Porém, o que você ainda não sabe é que é possível conhecer o mundo utilizando a internet, o que, além de proporcionar momentos de lazer e aprendizado, ainda permite que você se distraia um pouco dos problemas ao redor.

Um dos museus que pode ser visitado online é o Vaticano. Essa visita vai além das tradições relacionadas à religião católica, despertando o interesse de quem gosta de arte e estuda o assunto. Afinal, é no Vaticano que está localizada uma das igrejas mais famosas do mundo por sua arte: a Capela Sistina.

Quer saber como funciona o tour no Vaticano online para conhecer essas belezas sem sair de casa? Então continue a leitura e descubra!

A história do Vaticano

A história do Vaticano começa muito antes da criação desse país, considerado como o menor do mundo. Ela vem desde a antiguidade, quando Roma foi construída, antes mesmo do nascimento de Cristo. É nessa região que se acredita que estão enterrados os restos de São Pedro, os criados da Igreja Católica, e onde foi construída a Basílica de Constantino, sobre o túmulo de São Pedro.

Porém, por muitos anos ela foi uma região da Europa de disputa entre o poder do Estado e da Igreja. Isso porque Roma era um território doado ao Papa, enquanto todas as outras cidades ao redor pertenciam ao governo Italiano. Foi em 1929 que o Tratado de Latrão foi assinado, criando a cidade-estado do Vaticano. Nesse mesmo momento, o Papa reconheceu que o resto do território seria Roma, capital da Itália, e pertenceria ao Estado.

As obras do Vaticano

Além da Basílica de Constantino, o Vaticano ainda possui uma série de outros museus e obras de arte que são visitadas por muitos turistas ao longo do ano. Entre eles, está a Basílica de São Pedro, que recebeu contribuição de grandes artistas da humanidade, como Bramante, Michelangelo, Rafael e Bernini. Vale ressaltar que uma das capelas que compõem essa Basílica é a Capela Sistina, onde está a famosa obra de Michelangelo.

Mas não é apenas a Basílica de São Pedro que chama a atenção no Vaticano. Também há a famosa Basílica de Latrão, a mais antiga igreja do ocidente. Ela é uma das cinco basílicas papais no mundo e a mais importante delas. Ela é decorada com afrescos e mosaicos e dentro dela ainda estão enterrados 6 Papas.

Por fim, vale ressaltar o conjunto de museus que abrigam grandes obras de arte da humanidade: os museus do Vaticano. São coleções de artes dos Papas que estão localizadas em diversos museus, a maioria no Palácio do Museu do Vaticano. Além disso, ainda há a Pinacoteca do Vaticano. A primeira obra, Apolo Belvedere, foi incorporada em 1503.

Saiba como visitar o Vaticano sem sair de casa

Diante de tantas belezas, obra de arte e a rica cultura que o Vaticano oferece, deu vontade de pegar um avião agora para ir conhecer o local, não é mesmo? Pois saiba que você pode fazer isso dentro da sua própria casa, aproveitando o tempo livre para ter uma prévia e se preparar para quando puder ir até a Itália.

Isso porque o complexo do Vaticano é um dos locais que abriu as portas para as visitas online de turistas. Essas visitas são oferecidas diretamente pelo portal do Vaticano e permitem que você observe o local em 360º, observando todos os detalhes que os belíssimos edifícios e as obras de arte têm para oferecer.

Estão disponíveis para a visita online:

  • Capela Sistina;
  • Museu Pio Clementino;
  • Museu Chiaramonti;
  • Braço Novo;
  • Estâncias de Rafael;
  • Capela Nicolina;
  • Sala dos Chiaroscuri;
  • Museu Profano.

É importante lembrar que, além de permitirem a visita em 360º, todas as imagens estão em alta resolução. Dessa forma, você é capaz de observar cada detalhe de cada um dos ambientes sem perder a qualidade da imagem.

Benefícios da visita online ao Vaticano

Existem diversos benefícios em investir o seu tempo na visita online ao Vaticano. Descubra, nos tópicos a seguir, quais são os principais deles.

Ausência de turistas e filas

O Vaticano, por ser um destino cultural, é um local que atrai muitos turistas durante todo o ano. Dessa forma, quando você visita os museus, precisa ter tempo e disposição para enfrentar as longas filas para entrar em cada um dos locais e ainda é necessário ganhar espaço entre os turistas que também querem apreciar as grandes obras.

Isso não tira, de forma alguma, a beleza dessa experiência. Porém, pode ser que você não tenha tempo o suficiente para explorar tudo que gostaria e o cansaço pode ser um problema.

Na visita online, você tem uma sala vazia e o tempo que desejar para explorar todas as riquezas do local. Dessa forma, você é capaz de observar cada detalhe sem se cansar, utilizando o tempo que desejar para apreciar a beleza do Vaticano.

Traz cultura para a quarentena

Devido à pandemia de COVID-19, muitas pessoas se veem obrigadas a ficar em casa por muitos dias. Isso pode gerar uma sensação de tédio e falta do que fazer nos períodos que antes eram dedicados a passeios ou outras atividades em locais públicos.

Com o Vaticano online você pode reverter essa situação e transformar esse tempo livre em cultura. Além de ajudar você a lidar com as horas livres, ainda serve como um momento de aprendizado e cultura para sair da quarentena com mais conhecimentos sobre o mundo.

Prepara você para uma visita presencial

A visita online ao Vaticano é incrível e cheia de detalhes. Porém, não substitui uma visita presencial ao local, correndo o risco, inclusive, de despertar ainda mais a sua vontade de viajar para a Itália e ver todas as essas belezas de perto.

Porém, fazer a visita online pode ser importante como uma preparação para a ida a Itália, auxiliando no seu planejamento. Você pode aproveitar para identificar as obras e museus que mais gostou, onde gostaria de passar mais tempo e, com isso, chegar mais preparado ao Vaticano, sem deixar passar nenhum detalhe.

Como você descobriu neste artigo, é possível conhecer o Vaticano e apreciar as obras desse país sem sair de casa! O Vaticano online pode ser uma ótima forma de conhecer outros lugares durante a quarentena e, inclusive, uma inspiração para que você comece, agora mesmo, a planejar a sua viagem pelo país!

Gostou do artigo? Quer mais dicas de destino impressionantes para viajar? Então, aproveite para descubrir dicas incríveis de viagens ligadas à espiritualidade!

Qual a viagem ideal para sua famíliaPowered by Rock Convert