Curtir os momentos de folga nas praias brasileiras é o sonho de muita gente. Passar os seus dias a contemplar cenários paradisíacos e mergulhar nas águas mornas e de cores impressionantes do Oceano Atlântico.

Com mais de 7 mil quilômetros de extensão, o litoral do Brasil guarda praias perfeitas para aproveitar dias incríveis.

Como cantou com maestria Tim Maia na música “Descobridor dos Sete Mares”, a nossa costa está de “braços abertos sempre a esperar”.

Um lugar que retrata a beleza das nossas praias é a cidade de Cabo Frio, no Estado do Rio de Janeiro.

Os visitantes apreciam os delicados toques que só a natureza pode proporcionar, como as dunas com areia branquinha, sua linda orla com opções de lazer para todos os gostos e a vida natural intensa.

Está procurando o destino ideal para as suas próximas férias? Neste guia vamos contar tudo o que você precisa saber para conhecer esse paraíso e marcar hoje mesmo a sua passagem para Cabo Frio.

A história de Cabo Frio

O litoral de Cabo Frio tem história que remonta ao período do descobrimento do Brasil, no início do século XVI.

O primeiro navegador a chegar a essa região foi o desbravador português Américo Vespúcio, em 1503.

Essa área era rica em pau-brasil, o que atraiu a atenção também de franceses, ingleses e holandeses, que disputaram o território e suas riquezas com os nossos colonizadores.

Apenas em 13 de novembro de 1615 é que os invasores foram expulsos e foi possível estabelecer uma povoação. Batizada de Santa Helena do Cabo Frio, é a sétima cidade mais antiga do Brasil.

O local desenvolveu-se baseado na agricultura e a extração de recursos naturais, como a madeira e o sal.

Com a expansão econômica de Cabo Frio, começaram a ser erguidas construções que podem ser apreciadas até hoje, como o Forte São Mateus, cujas obras tiveram início em 1616 e que ainda hoje é possível visitá-lo de graça.

A partir de 1650 teve início a exploração de sal na Lagoa de Araruama, aumentando a população da região e a urbanização da cidade.

Uma das construções marcantes dessa época é o Convento Nossa Senhora dos Anjos. Na virada do século XVIII, o Forte de São Mateus foi reformado e reequipado, garantindo a posição portuguesa na costa do Brasil.

Ali estava alocado um batalhão para defender a cidade, que já passava dos 1500 habitantes.

Em 1847, Cabo Frio recebeu a visita de Dom Pedro II, mostrando a importância estratégica do litoral do Rio de Janeiro.

A cobertura da Fonte do Itajurú, que garantia o abastecimento de água para os moradores da cidade, foi feita com uma doação do imperador do Brasil.

A Casa de Cultura Charitas, que está conservada até hoje, foi erguida nesse período.

Com esse legado de mais de 500 anos de história aliado às suas belezas naturais, a região de Cabo Frio acabou se tornando um importante polo de turismo.

Todos os anos milhares de visitantes desembarcam na cidade, atividade que sustenta grande parte da economia local.

Como chegar a Cabo Frio

A cidade de Cabo Frio fica na Região dos Lagos, que compreende o litoral norte do Estado do Rio de Janeiro.

Partindo do Rio de Janeiro, via terrestre, são cerca de 3 horas de viagem, que podem ser percorridas de carro ou pelas linhas de ônibus de turismo.

Devido ao interesse turístico do local, existem voos que ligam os principais aeroportos do país a esse paraíso da natureza.

A frequência dos voos aumenta durante os períodos de verão, férias, finais de semana e feriados, então, é preciso ficar ligado para conseguir os melhores preços em uma passagem para Cabo Frio.

Clima durante o ano

Como a maioria das cidades costeiras do Brasil, o clima em Cabo Frio costuma ser quente em boa parte do ano, com temperaturas médias de 28 graus.

No verão (de dezembro a março), os termômetros passam dos 32 graus com frequência.

Na estação mais quente do ano também estão concentrados os dias mais chuvosos, que são intercalados com o calor e o tempo firme.

Mesmo no inverno é possível curtir a cidade, já que as temperaturas mínimas ficam na casa dos 20 graus, nada que vá estragar o passeio.

A cultura local

Com toda a história que Cabo Frio tem, a cultura da cidade está enraizada no seu passado. Existem diversos pontos que lembram a sua trajetória, representados pela evolução arquitetônica e urbanística.

Um bom exemplo dessa ligação da vida cotidiana à cultura da região é o Bairro da Passagem, que é o mais antigo da cidade.

Com ruas estreitas e pavimentadas com pedras portuguesas, essa área guarda casarões coloniais que contam muito da história local. Lá está localizada a Igreja de São Benedito, cuja construção teve início em 1761.

Cabo Frio conta com uma ampla rede de espaços culturais, que são dedicados à literatura, ao teatro, à música, às esculturas, às pinturas e a outras muitas expressões artísticas.

Alguns dos destaques são a Casa Ateliê Carlos Scliar, a Casa de Cultura Charitas e o Centro de Artes visuais.

Como estamos falando de uma cidade litorânea que atrai muitos praticantes do surf, Cabo Frio tem um Museu do Surf, que apresenta a história do esporte na região com mais de 160 pranchas e equipamentos ligados a essa cultura.

Principais atrações turísticas

O grande atrativo de Cabo Frio são as suas belas praias, mas a vida cultural e histórica da cidade também oferecem ótimos momentos de lazer, com muitos museus, casas de cultura, restaurantes, bares e baladas à disposição.

Conheça algumas das principais atrações turísticas de Cabo Frio e o que existe para fazer em cada uma delas.

Praia do Forte

A principal praia da cidade é também a que recebe mais visitantes todos os dias. Tem mais de 7 quilômetros de extensão e, por ser bastante procurada e ficar na área central de Cabo Frio, muitos serviços de turismo estão localizados nessas áreas, como restaurantes, barracas de lanches e bebidas, lojas e sorveterias.

A contratação de passeios e o aluguel de equipamentos de lazer (mergulho, stand-up paddle, kitesurf, bicicletas) podem ser feitos com facilidade na Praia do Forte, que tem esse nome devido ao Forte de São Mateus, que fica no local.

A orla tem areia branquinha e o mar de águas de coloração azulada. O mar é calmo e cristalino, ideal para a brincadeira da criançada.

Praia Brava

Quem gosta de surf e bodyboard encontra na Praia Brava ondas perfeitas para a prática do esporte.

Para chegar a esse pico, os aventureiros devem passar por trilhas em meio à natureza e desbravar as escarpas de mais de 20 metros de altura que cercam a praia.

Na Ilha dos Papagaios, que fica em frente à praia Brava, existe uma área exclusiva para os praticantes do nudismo.

Praia das Conchas

Uma das praias preferidas das famílias, já que tem águas tranquilas e uma faixa de areia de 600 metros de extensão.

Seu nome vem do curioso formato de concha da orla, que está bem servida de quiosques e atividades para os turistas.

Praia das Dunas

Cercada de dunas com areia branca e fina, essa praia é muito procurada pelos amantes dos esportes radicais.

Devido às correntes marítimas, as ondas são mais fortes e os ventos apropriados para as práticas de windsurf, kitesurf e vela.

O acesso à praia das Dunas pode ser feito tanto pela praia do Forte como pelo bairro Braga, ao sul da cidade.

Praia do Foguete

O mar na praia do Foguete tem como característica a água fria e profunda, com correnteza forte.

Considerada perigosa para banhistas, é também um local excelente para a prática de esportes de aventura, como o windsurf e kitesurf.

A praia do Foguete tem esse nome por causa de uma caixa-d’água que fica na entrada do local, que lembra um foguete.

A praia fica na estrada que liga Cabo Frio a Arraial do Cabo e é menos frequentada do que pontos badalados como a praia do Forte, garantindo o sossego de quem quer relaxar.

Praia do Peró

Um pouco mais distante do centro de Cabo Frio, a praia do Peró tem 7 quilômetros de extensão, numa faixa litorânea de areia branca, dunas e mar cristalino. As ondas são constantes e bastantes apreciadas pelos surfistas.

Os quiosques à beira-mar servem deliciosos pratos à base de frutos do mar, além de bebidas e outras comidas típicas.

Quem gosta de pescar pode tentar alguns arremessos desde a praia, onde é possível pegar peixes, como anchovas, badejos e tainhas.

Forte de São Mateus

Localizado no extremo da praia do Forte, essa construção do século XVII serviu para combater e expulsar invasores franceses, holandeses e ingleses, ainda no início do período colonial do Brasil.

Hoje, a fortificação, que já passou por diversas revitalizações, é um museu aberto ao público e sua visitação é gratuita.

Lá os turistas podem conhecer a história do lugar, apreciar os canhões de aço e artefatos de época, além de fazer ótimas fotos da vista de Cabo Frio.

Cidades vizinhas

A localização de Cabo Frio permite ao turista fazer passeios de um dia nas cidades de Arraial do Cabo e a paradisíaca Armação de Búzios, que ficam a poucos quilômetros de distância.

Procure pelas agências de turismo que fazem esses trajetos todos os dias, com opções de paradas em belas praias, lagoas e ilhas.

Em Búzios o destaque fica para a praia de Geribá, que costuma receber muitos visitantes interessados nas belezas daquela região, que é recebeu o apelido de “Caribe brasileiro” por causa das cores espetaculares do mar.

Viajando com conforto e segurança

Quando um viajante escolhe um destino concorrido, como é o caso de Cabo Frio, deve seguir alguns passos para garantir as melhores condições para as suas férias.

A primeira tarefa deve ser pesquisar por voos disponíveis para a data escolhida.

O recomendado é que esse planejamento seja iniciado com pelo menos 3 meses de antecedência.

Esse tempo é necessário para turista conhecer todas as possibilidades de rotas, tarifas e tempo de viagem antes de fazer a sua escolha.

Quanto mais cedo você efetua a compra das passagens e reservas de hospedagem, melhores serão os resultados.

Quem deixa para a última hora o planejamento de uma jornada acaba pagando caro por isso.

Os voos comprados apenas alguns dias antes do embarque podem ter valores astronômicos, que vão encarecer muito a aventuram.

Quando a busca é feita bem antes da viagem, o passageiro encontra descontos que chegam a 50% do valor normal.

Essa regra vale também para as reservas em hotel, pousada, apartamento e hostel. Escolher em cima da hora vai custar caro, além de que as melhores acomodações já estarão indisponíveis.

A falta de organização vai forçar o viajante escolher por serviços de pior qualidade, mas cujos custos serão bem elevados.

Fique sempre atento às redes sociais das empresas aéreas, pois é por esse canal de comunicação que são anunciadas as promoções de passagens.

Também vale a pena assinar a newsletter da companhia para receber antes de todos as oportunidades para economizar na sua próxima viagem.

Cuidado com a bagagem

Uma mala de viagem para Cabo Frio deve considerar o clima e a época do ano em que a jornada será feita.

Durante o verão as temperaturas na Região dos Lagos são bastantes altas, sendo recomendado o uso de roupas leves e calçados confortáveis.

Quando a aventura ocorre no período do inverno, o viajante ainda vai encontrar dias de calor e céu aberto, contudo, existe sempre a possibilidade de uma frente fria chegar ao litoral fluminense, então, levar uma blusa e um par de calças não é uma ideia ruim.

Um cuidado que serve para os turistas de todas as idades é o uso do protetor solar. Para as crianças, o produto recomendado deve ter fator de proteção maior que 50.

Não esqueça de reaplicar a loção depois de sair da água.

Uma mala bem montada para uma viagem a Cabo Frio tem que conter os seguintes itens:

  • bermuda;
  • camiseta;
  • roupas íntimas;
  • chinelo e sandália;
  • chapéu e boné;
  • biquíni, maiô e sunga;
  • boias, bracinhos e outras proteções para crianças;
  • kit de primeiros socorros (gaze, antisséptico e curativos)
  • calça e blusa leve (inverno);
  • itens de higiene pessoal;
  • óculos escuros;
  • cangas ou toalhas de praia;
  • protetor solar;
  • bolsa de praia (que seja impermeável, de preferência).

Hora de reservar a passagem para Cabo Frio

Ficou com vontade de embarcar agora mesmo para o litoral do Rio de Janeiro? Suas férias na paradisíaca Região dos Lagos vão ficar para sempre na memória da sua família.

Encontre agora mesmo a sua passagem para Cabo Frio no nosso site e garanta a melhor experiência para a sua aventura.

Qual a viagem ideal para sua famíliaPowered by Rock Convert