Tem gente que passa o ano inteiro esperando pelo mês que vai deixar de lado os livros escolares e arrumar as malas. Soa familiar para você? Viajar, por si só, já é divertido, mas as crianças dão um toque especial a essa aventura. Por este motivo, apesar de mais cansativo, é mais gostoso planejar um roteiro especial com elas, pensando em cada parque, restaurante ou ponto turístico que vai ser visitado.

Engana-se quem acha que os destinos para crianças se resumem a Disney e parques temáticos. O Brasil é repleto de opções para todos os gostos e bolsos, o que garante um passeio mais que especial para toda a família. Mas, antes de começar a checklist e preparar as malas, é bom lembrar que viajar com crianças no Brasil também exige alguns cuidados a mais. Fique de olho!

Viagem com crianças: quais cuidados são indispensáveis?

Antes de decolar rumo à próxima aventura em família, os pais ou responsáveis precisam tomar algumas precauções básicas. Veja a seguir.

Leve os pequenos ao pediatra

Esse cuidado vale para os pais e os filhos. Manter a saúde e os exames em dia vai favorecer férias mais tranquilas. Em outro lugar, com hábitos atípicos e provando de diferentes culinárias, é possível que o organismo demore um pouco a se acostumar. Por isso, antes de ir, é importante fazer uma visita ao médico e levar as crianças ao pediatra, para garantir que está tudo bem.

Arrume a mala

Uma checklist de viagem é muito bem-vinda nessa hora, pois a mente pode pregar peças e lhe fazer esquecer de um ou outro objeto necessário. 

Essa parte é diretamente influenciada pelo destino, porque, se for um lugar frio, por exemplo, as roupas de inverno terão prioridade. Já se for uma praia, os biquínis e vestimentas leves vão entrar na lista.

Ele também altera os produtos de higiene e cuidados com a pele. O frio a deixa mais seca; então, não dá para dispensar o hidratante. O calor pede outro tipo de cuidado; por isso, o protetor solar é obrigatório. Dependendo da idade das crianças, a mala também deve incluir fraldas e brinquedos.

Por precaução, lembre-se de levar alguns remédios, como analgésicos e antissépticos, bem como band-aids e termômetro. Assim, caso seja necessário, não será preciso gastar em uma farmácia local. Por último, os responsáveis devem atentar para a documentação solicitada para transporte de crianças. Leve a certidão de nascimento e a carteira de identidade (pode ser a versão original ou uma cópia autenticada).

Verifique as regras da companhia aérea

Algumas companhias aéreas oferecem tarifas diferenciadas para crianças. Inclusive, aquelas cuja idade for inferior a dois anos viajam gratuitamente pela Azul. Nesse caso, elas devem ir no colo do responsável durante a viagem. Geralmente, na página das empresas (ou na de compra), há opções que explicam sobre como isso funciona e os custos. Não se esqueça de verificar tudo direitinho, para não ter surpresas na hora do check-in.

Por que levar as crianças na próxima viagem?

Os pais podem se sentir nervosos ao considerar incluir os pequenos na próxima aventura, mas essas ocasiões são muito importantes não apenas para a relação familiar, como para o desenvolvimento infantil. Destacamos alguns motivos para não deixá-los de fora.

Eles são uma companhia divertida

Viajar com crianças pequenas faz você olhar para cada destino e atração de maneira diferente. Se for a primeira vez na praia, por exemplo, conhecer o mar pode se revelar uma experiência inesquecível. Para os pais, é emocionante presenciar as descobertas; para os filhos, é memorável.

Fortalece os laços familiares

No dia a dia, nem sempre é possível passar tanto tempo ao lado dos filhos. O trabalho e a própria rotina das crianças inviabilizam o contato mais próximo. Uma viagem de férias é uma ótima oportunidade para estreitar o relacionamento, conhecê-los melhor, aprender sobre seus gostos (eles devem participar da decisão de escolher o destino) e curtir sua companhia.

Estimula novos valores

Ao conhecer diferentes lugares, as crianças se dão conta de como o mundo é vasto e diversificado e que cada cultura merece ser respeitada. Cabe aos pais reforçar essa premissa, destacando a importância da particularidade das pessoas e do meio ambiente.

Quais são os melhores destinos para viajar com crianças no Brasil?

Agora que você já está ciente dos principais cuidados e benefícios de viajar junto aos seus, vamos apresentar os melhores destinos Brasil afora, para você se apaixonar. Todos têm atrações infantis específicas, bem como atividades para toda a família. Conheça a seguir.

Beto Carrero World (SC)

A criança que não sonha em visitar Beto Carrero World não ouviu falar dele. Erguido há quase 30 anos no município de Penha, em Santa Catarina, para chegar lá, pode-se ir de avião para o Aeroporto de Navegantes, que fica na cidade homônima e a apenas 10km de distância. Há opções de hospedagem no entorno do próprio parque. Inclusive, na recepção de alguns, são oferecidos combos de ingresso + traslado.

Como qualquer atração, na alta temporada, os bilhetes de acesso são mais caros — e o local é mais lotado. Portanto, se for possível, visite-o nos meses mais tranquilos, como maio e agosto. 

Falando de sua programação, o Beto Carrero World tem opções para todas as idades. Preferencialmente, reserve dois dias, para aproveitar tudo com calma.

Para aventuras radicais, há montanhas-russas e o elevador de 100m, Big Tower, ideais para quem não tem medo de altura. Não tem problema em se molhar? Passe no Tchibum, um brinquedo de carrinhos que desce a 80km/h em um tanque de água. 

Assemelhando-se à Disney, no parque, existe um espaço que foi criado em parceria com a DreamWorks, com os personagens do filme infantil Madagascar. Eles também servem como personagens de um dos shows temáticos, que, aliás, são muito variados. 

Outras boas opções são o Extreme Show, baseado na franquia Velozes e Furiosos, e o Sonho de Cowboy, um musical cujo protagonista é inspirado em Beto Carrero.

Rio Quente (GO)

Vizinha de Caldas Novas, conhecida como o maior sítio hidrotermal do mundo, a cidade de Rio Quente também se destaca pelas suas águas quentes, excelentes para mergulhar e relaxar. Para chegar lá, deve-se ir para o Aeroporto de Caldas Novas, que fica a menos de 30km. Alguns hotéis oferecem o serviço de transfer.

É em Rio Quente que fica o resort de mesmo nome, uma opção a se considerar para o passeio em família, pela variedade de atividades disponíveis para entreter todas as faixas etárias, assim como dar um descanso aos pais. O lugar é autossuficiente, tem parques temáticos e, claro, diversas piscinas naturais para banho.

Mesmo sem se hospedar no resort, algumas atrações que ficam em seu interior são de acesso ao público geral, como o Hot Park. Quem gosta de andar de caiaque ou tirolesa e adora curtir o dia numa piscina não deve deixar de visitar. 

Próximo a ele, fica o Parque das Fontes, aberto 24h, cuja principal atração são as próprias piscinas quentes. Lá, também há bares, que oferecem bebidas e petiscos para aqueles que desejam passar o dia no local.

Gramado e Canela (RS)

A Serra Gaúcha é um destino válido para qualquer idade. Gramado e Canela são imperdíveis e ficam a menos de 10km de distância um do outro. Para chegar lá, o aeroporto de Caxias do Sul é o mais próximo, porém, o da capital, Porto Alegre, é o que oferece maior variedade de voos, desde as mais diversas partes do país. De lá, é possível fazer o trajeto de carro, táxi ou ônibus.

Começando a viagem por Gramado, um lugar que vale a visita ao lado dos pequenos é Snowland, um parque temático de neve onde é possível patinar e praticar snowboard e esqui. Outra opção é o Mundo de Chocolate, o primeiro parque de chocolate da América Latina. Seu acervo conta com mais de 200 peças doces e inclui uma degustação gratuita. As crianças vão adorar!

Já em Canela, tem o Vale dos Dinossauros, um parque dedicado aos répteis mais famosos do mundo. As réplicas até se movimentam e emitem sons, para tornar a experiência o mais realista possível. Com a mesma pegada, existe o Parque Terra Mágica Florybal, cheio de bonecos gigantes e esculturas de índios, sereias, duendes etc., com uma floresta para se aventurar, uma minifazenda de cacau e muito mais.

Maragogi (AL)

O Nordeste brasileiro é repleto de paisagens e praias encantadoras, e uma das mais memoráveis fica em Maragogi. Se os pequenos querem curtir as férias em uma praia, esse destino é uma ótima opção! Para chegar a ele, pode-se ir para o Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió, ou para o Guararapes, em Recife (PE). Este último oferece maior diversidade de voos e, geralmente, apresenta melhor custo-benefício. Do aeroporto, o ideal é fazer o resto do trajeto de carro, pois, de ônibus, as opções são escassas.

Maragogi é conhecida por suas praias de águas cristalinas e quentes. Em algumas delas, na maré baixa, formam-se bancos de areia, ideais para brincar com as crianças. Um passeio para toda a família pode ser feito no catamarã ou jangada, pausando para mergulhar e ver os peixinhos coloridos ou observar os arrecifes de corais.

Beach Park (CE)

O Nordeste — mais especificamente, o Ceará — abriga o maior parque aquático da América Latina, uma visita imperdível para crianças: o Beach Park. Para chegar a Aquiraz, na região metropolitana de Fortaleza, pode-se viajar para o Aeroporto Pinto Martins e hospedar-se na capital ou no próprio parque, que oferece diversas opções também.

Com novas atrações inauguradas a cada ano, o Beach Park reúne brinquedos para todas as idades. Desde os mais radicais, como o famoso Insano, um tobogã de 41m de altura — o equivalente a um prédio de 14 andares –, até a Correnteza Encantada, ideal para relaxar após o almoço ou após enfrentar as longas filas.

Bonito (MS)

Destinos de ecoturismo tendem a pedir mais atenção por parte dos pais com as crianças. Isso se deve ao fato de que, por vezes, a programação inclui trilhas e/ou atividades realizadas na natureza, o que pode representar um desafio para ir com os pequenos. Em contrapartida, permitir desde cedo esse contato com a flora e a fauna dessas regiões incríveis ajuda a fortalecer esse relacionamento e ensinar a importância da preservação.

Bonito é um dos lugares mais visitados da região Centro-oeste do Brasil e um dos principais de ecoturismo. Para chegar lá, recomenda-se ir para o aeroporto de Campo Grande, de onde saem vans rumo à cidade. Também é possível alugar um carro ou fazer o trajeto de ônibus.

Na programação da viagem, vale a pena incluir um dia só para flutuação, que é um dos grandes chamativos da cidade. O passeio é feito de roupa de neoprene e snorkel pelos rios da região e na companhia de um guia. As vagas são limitadas por horário e, na alta temporada, esgotam-se rapidamente. Para as crianças, é recomendável a flutuação no Aquário Natural, onde praticamente não há correnteza.

Quem não abre mão de um banho de cachoeira vai se perder no meio das várias que Bonito oferece. Boca da Onça, Buraco do Macaco e as cachoeiras do Rio do Peixe são algumas delas. A Gruta do Lago Azul também é um ponto imperdível e concorrido o ano inteiro. Trata-se de uma grande caverna com um lago, que, graças à incidência da luz, a torna toda azul.

Por último, não deixe de levar os pequenos ao Buraco das Araras, um pequeno vale de 100m de profundidade, casa de diversas famílias de araras-vermelhas. É um ótimo passeio para se fazer em família e aproveitar o melhor que a natureza tem a oferecer. A vista do lugar é incrível.

Para se divertir e colecionar boas memórias ao viajar com crianças, não é preciso sair do Brasil. O país reserva lugares impressionantes e memoráveis para visitar e se deslumbrar. Nas próximas férias, compartilhe essa lista com seus filhos e combine com eles o melhor destino!

A Azul oferece preços acessíveis para viajar com crianças no Brasil e no mundo. Acesse o site e fique de olho nas promoções!

Qual a viagem ideal para sua famíliaPowered by Rock Convert