O Brasil é um país repleto de destinos paradisíacos, contudo, é o Nordeste quem cativa a maior parte dos turistas.

A região é cheia de praias incríveis, como Porto de Galinhas por exemplo, que formam lindas paisagens e deixam os visitantes boquiabertos em meio a tantos encantos.

Com litorais extensos, de areia clara e águas cristalinas, os destinos do Nordeste são os mais procurados tanto por pessoas de outros estados, quanto por estrangeiros que decidem explorar o nosso território.

Além da beleza, os pacotes de viagens para as praias do nordeste possuem um custo menor em comparação aos pacotes para as praias do sudeste. Isso contribui ainda mais para a região ser a preferida.

Por isso, logo surge a questão: mas afinal, quais são os melhores lugares para conhecer no Nordeste?

Separamos algumas opções para você escolher por onde começar.

Está preparado?

Então venha descobrir 5 lugares para conhecer na região Nordeste do Brasil.

Lençóis Maranhenses, MA

Lençóis Maranhenses
Lugares para conhecer na nordeste: Lençóis Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses estão localizados ao noroeste do estado do Maranhão – a cerca de 250 km da capital, São Luís.

O local atrai visitantes do mundo todo graças à sua areia branca e macia, e as lagoas de água doces, cercadas por dunas que se estendem por quilômetros a fio.

O ponto turístico é rico em belezas naturais e se destaca por abrigar o fenômeno natural das lagoas interdunares à beira-mar, compondo um espetáculo único.

Contudo, só é possível ver as lagoas interdunares durantes meses específicos do ano, quando a região vive seu período de chuvas, entre abril e agosto.

Por isso, na hora de planejar a sua viagem, é preciso ficar atento ao calendário.

Além disso, os Lençóis Maranhenses estão situados em um espaço de transição entre a Caatinga, os Cerrados e Amazônia.

Para visitar a região, você pode se hospedar nas cidades de Barreirinhas, Santo Amaro e Atins.

E quem deseja ir mais a fundo na experiência, pode apostar na travessia do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que permite aos turistas ficarem hospedados na casa de nativos, em meio às dunas.

Porto Seguro, BA

Porto Seguro

Para aqueles que estão em busca de férias agitadas, cheias de festas e muita curtição, Porto Seguro, na Bahia, é uma das melhores opções!

As praias da região são belíssimas e lá é possível encontrar atividades para toda a família, com alternativas mais tranquilas, para aqueles que desejam relaxar até festas badaladas, embaladas por muita música e atrações.

A região é dividida em distritos – Arraial D’Ajuda, Caraíva e Trancoso.

Cada um deles possui um charme especial e conta com atividades variadas, tanto para a noite quanto para o dia.

Porto Seguro é um dos lugares mais procurados no Nordeste, segundo os principais guias de viagem, afinal, são encontros de encantos naturais, praias de clima agradável, uma cultura forte e, é claro, muitas festas.

É no verão, contudo, que a região fica lotada e passa a ser disputada por pessoas de todo o Brasil – e do mundo.

No Carnaval, por exemplo, Porto Seguro é o destino mais procurado para quem deseja curtir muita agitação e eventos incríveis.

Logo, se você está em busca de um lugar onde é possível curtir a tranquilidade durante o dia e festas animadas a noite, este é o lugar certo!

Fernando de Noronha, PE

Fernando de Noronha

Todo brasileiro já ouviu falar, ao menos uma vez, em Fernando de Noronha. Localizado no estado de Pernambuco, o arquipélago (aglomerado de ilhas) é um dos cenários mais paradisíacos do país.

Com mais de 700 km de praias, a região possui belezas naturais belíssimas, como diferentes praias, rochedos, recifes de corais e pujante vida marinha.

A ilha oferece experiências muito legais para os turistas, como o mergulho com tartarugas e os golfinhos, trilhas por paisagens incríveis e ondas perfeitas para o surf, por exemplo.

Isso sem contar os quilômetros de extensão de praia e os restaurantes charmosos, com comida típica e uma grande quantidade de frutos do mar.

O local, no entanto, cobra uma taxa ambiental de acesso, que varia de acordo com a sua estadia.

Natal, RN

lugares para conhecer na nordeste: Natal RN
Natal

Um dos lugares para conhecer no Nordeste é Natal, no Rio Grande do Norte.

A capital do estado é rica em cultura e muitas belezas naturais, como praias, dunas e piscinas.

A cidade é o ponto de partida para quem deseja explorar o litoral do estado e se aventurar em experiências incríveis, com opções para todos os tipos de pessoas – crianças ou adultos, grupos de amigos, família ou casais.

Ao escolher Natal como um dos lugares para conhecer no Nordeste, você pode se aventurar na Praia de Pipa, que abriga falésias belíssimas ou, então, nas dunas de Pitangui e Genipabu – fora as piscinas naturais que ficam em Maracajaú, onde é possível ver a vida marinha de perto.

Além disso, Natal se destaca pelos ótimos passeios de buggy em dunas paradisíacas. Logo, o destino é um dos queridinhos dos turistas!

Maceió, AL

lugares para conhecer na nordeste

A capital do estado de Alagoas, Maceió, conta com opções incríveis para quem deseja curtir uma viagem tropical.

Com piscinas naturais, um vasto litoral e áreas que dividem seu espaço entre a cidade e a natureza, a capital é o ponto de partida para explorar a costa da região alagoana.

As praias de Pajuçara, Jatiúca e Ponto Verde, por exemplo, são destinos indispensáveis.

Os espaços são arborizados e ainda oferecem um pouco de agitação ao cair da noite, com restaurantes e bares no calçadão.

Mas não se prenda ao centro da capital.

Da praia do Francês à Paripueira, existem vários  passeios dinâmicos e com opções para todas as idades.

Com um quê de cidade do interior, Maceió conquista qualquer um!

Há uma infinidade de lugares para conhecer no Nordeste, afinal, a região é cheia de belezas naturais e uma cultura muito forte – que remete às raízes do Brasil.

Então, não pense duas vezes e adicione o Nordeste como destino para a viagem dos seus sonhos!