Dubai é sinônimo de luxo e modernidade: as ruas, os hotéis e as atrações da maior cidade dos Emirados Árabes Unidos impressionam qualquer turista. Ao pousar no aeroporto, já é possível notar a grandiosidade e beleza de Dubai. A infraestrutura, as tecnologias utilizadas e o imenso Duty Free formam um verdadeiro paraíso para os visitantes.

Além disso, o Aeroporto de Dubai (DXB) oferece mais rapidez e comodidade aos seus usuários. Conheça os detalhes desse luxuoso empreendimento!

Localização

O Aeroporto Internacional de Dubai (DXB) está localizado no distrito de Al Garhoud, com 2,9 mil hectares de extensão. De lá até Dubai, são 4,6 quilômetros de distância. O trajeto até as principais regiões hoteleiras é de fácil acesso. Confira os principais deslocamentos:

  • Centro histórico: 8 quilômetros;
  • Downtown (onde estão o Dubai Mall e o Burj Khalifa): 13 quilômetros;
  • Dubai Marina: 35 quilômetros.

Dubai faz parte dos 7 Emirados Árabes Unidos e é considerado o maior deles, devido ao tamanho e o luxo distribuído por toda a cidade. É um verdadeiro oásis em meio ao deserto, Suas principais atividades são a exploração do petróleo, o turismo, as atividades portuárias, indústria, construção civil e o comércio.

Características

É o aeroporto mais importante do Oriente Médio, com operação de voos nacionais e internacionais para destinos de todo o mundo, com capacidade para receber 90 milhões de passageiros anualmente. O fato é comprovado, pois somente de janeiro a maio de 2018, o aeroporto já recebeu 36,9 milhões de passageiros.

O fluxo intenso conta com mais de 6 mil voos por semana, operados por 130 companhias aéreas, ligando Dubai a 220 destinos pelo mundo, incluindo o Brasil. Há voos para todos os continentes, exceto a Antártida.

Outra característica do aeroporto é que ele funciona como hub da companhia Emirates Airlines e Emirates SkyCargo, a maior companhia aérea do Oriente Médio. Ela ocupa 60% de todo o tráfego aéreo, o que representa 38% de todos os movimentos de aeronaves no aeroporto. O local também é base para a Flydubai, companhia aérea de baixo custo.

Estacionamento

O estacionamento funciona de duas formas: short-term, para períodos de até 5 horas, bem próximo das entradas dos terminais, e long-term, com áreas reservadas para estadias longas, com linha regular de ônibus. As tarifas são diferenciadas de acordo com o serviço escolhido.

Terminais

Ao todo, são 3 terminais com funcionamento 24 horas. Os dois principais são os terminais 1 e 3, que recebem a maior parte dos voos, todos internacionais. Eles são interligados, ou seja, os passageiros podem transitar livremente entre eles. Para isso, é possível utilizar uma linha gratuita de ônibus ou o metrô.

Terminal 1

Recebe voos internacionais de mais de 100 companhias aéreas, principalmente da Europa, Ásia e Estados Unidos.

Terminal 2

Recebe voos regionais operados por companhias de baixo custo. As empresas ligam o aeroporto a cidades do Oriente Médio e do Golfo Pérsico. Esse terminal fica separado dos outros dois, do lado da pista do aeroporto.

Terminal 3

Se você viajar partindo de São Paulo ou do Rio de Janeiro com destino a Dubai, este será o terminal que você vai utilizar. Trata-se de um dos terminais mais modernos do mundo, com a maior parte subterrânea, incluindo check-in e retirada de bagagens.

Ele recebe voos internacionais e é exclusivo da Emirates Airlines — principal companhia aérea dos Emirados Árabes e uma das maiores do mundo. Apesar da exclusividade, a empresa Qantas também utiliza o espaço devido a um acordo de compartilhamento de voos com a Emirates.

O terminal 3 também conta com uma extensão exclusiva para receber o Airbus A380, o maior avião comercial do mundo. A Emirates possui 31 aeronaves desse modelo.

Transporte

Ao sair do aeroporto, você pode utilizar o transporte público ou solicitar um serviço privado para chegar até a cidade. Uma das opções é a linha vermelha do metrô, que tem estações nos terminais 1 e 3. O trajeto dura de 10 a 20 minutos. Também existem linhas de ônibus com destino a várias partes da cidade.

Mas se você prefere um transporte reservado, pode optar entre os serviços de táxi que operam 24 horas e o trajeto dura entre 10 e 15 minutos. Também é possível solicitar um transfer privado ou alugar um carro na saída do desembarque.

Hospedagem

O setor de hospedagem é bastante moderno e tem opções para todos os gostos. E não é preciso ir muito longe para encontrar um lugar para descansar. Perto do aeroporto há várias opções. Confira algumas:

  • Dubai International Hotel;
  • Snooze Cube;
  • Holiday Inn Express Dubai Airport;
  • Premier Inn Dubai International Airport;
  • TIME Grand Plaza Hotel;
  • Le Méridien Dubai Hotel & Conference Centre;
  • Roda Al Bustan Hotel;
  • Copthorne Hotel Dubai;
  • Millennium Airport Hotel Dubai ;
  • Jumeirah Creekside Hotel.

Descanso breve

Poltronas

Mas além desses hotéis, existem áreas específicas para descansar entre uma conexão e outra ou enquanto aguarda a partida de um voo. A mais comum são as próprias poltronas do aeroporto. Os assentos têm apoio para os braços, portanto são pouco confortáveis para quem deseja deitar-se. Porém, existem alguns assentos reclináveis no terminal 3, nas áreas A e B.

Mas lembre-se de que o aeroporto funciona 24 horas, ou seja, o ambiente costuma estar bem climatizado, iluminado e com movimentação. Acessórios como tapa-olhos, protetores auditivos e manta ajudam a descansar de forma mais confortável.

Cabines privativas

Já quem prefere privacidade e tranquilidade, deve procurar as áreas específicas para o descanso: cabines privativas. Elas têm várias comodidades: cama, TV, guarda-volumes e conexão Wi-Fi. O serviço é pago e está sujeito à disponibilidade.

Salas VIP’s

Os passageiros que têm direito às salas VIP’s — isto é, usuários de cartões de crédito que oferecem o serviço — recebem um atendimento personalizado, com direito a buffet, entretenimento (TV, jornais e revistas), banheiros com duchas e muito mais. Confira as principais salas VIP do aeroporto de Dubai e os serviços oferecidos:

  • Ahlan Lounge — 24 horas.
  • British Airways Lounge — 24 horas, área para negócios, Wi-Fi, entretenimento e telefones.
  • Dubai International Business Class Lounge — disponível 24 horas, com estadia máxima de 5 horas, chuveiros, área infantil, sala de oração, sala para fumantes, spa, entretenimento com computadores, jornais, revistas, TV e acesso Wi-Fi, bebidas, telefones e fax.
  • Emirates Lounge — funciona das 5h às 10h e oferece cozinha gourmet, bar, centro de negócios, área infantil, boutique Duty-Free, spa, estações de recarga, jornais e acesso Wi-Fi.
  • Gulf Air Lounge — área de negócios, buffet e chuveiros.
  • Lounge at B — 24 horas de funcionamento, com estadia máxima de 5 horas, acesso Wi-Fi, entretenimento de jornais, revistas e TV, lanches e bebidas. O serviço é exclusivo de passageiros da Emirates.
  • Lufthansa Lounge — funciona das 13h30 às 2h e disponibiliza chuveiros, Wi-Fi, jornais e revistas.
  • Marhaba Lounge — funcionamento 24 horas, com estadia máxima de 4 horas, área infantil, cinema, chuveiros, lanches e bebidas, sala para fumantes e entretenimento via Wi-Fi, TV, computadores, jornais e revistas,
  • Qatar Airways Lounge — chuveiros, Wi-Fi, restaurante, áreas familiares, jornais e revistas.
  • Sky Team Lounge — funciona das 2h às 20h e tem estadia máxima de 4 horas, computadores, Wi-Fi, área infantil, chuveiros, lanches, jornais e revistas.

Serviços

No aeroporto de Dubai você encontra praticamente de tudo, desde o acesso Wi-Fi gratuito até bancos, casas de câmbio, caixas eletrônicos de autoatendimento, centro de negócios correios, salas vip, telefones públicos e salas de reuniões, disponíveis no Dubai International Hotel (entre os terminais 1 e 3). Veja outras comodidades abaixo!

Bagagens

Trouxe muitas malas e não quer carregá-las enquanto caminha no aeroporto? Use os carrinhos disponíveis na entrada dos terminais e na área de coleta de malas. Se preferir, use o serviço de guarda-volumes, ele fica disponível 24 horas na área de desembarque dos terminais 1 e 3. Dessa forma, você pode descansar e ficar despreocupado com a bagagem. E se por algum motivo precisar do serviço de achados e perdidos, vá até o saguão de desembarque.

Banheiros

Há vários banheiros espalhados pelo aeroporto. Eles também contam com duchas (terminais 1 e 3).

Gastronomia

A praça de alimentação fica aberta 24 horas e conta com diversas opções nos 3 terminais: restaurantes regionais e internacionais, pizzarias, cafeterias, bares, padarias, confeitarias, sorveterias e fast foods.

Conexão Wi-Fi gratuita

O aeroporto de Dubai disponibiliza internet Wi-Fi gratuita durante os primeiros 60 minutos. Também há tomadas e portas USB para carregar notebooks e dispositivos móveis. Se preferir uma internet mais durável e com velocidade maior, procure os quiosques de internet espalhados pelo shopping e adquira um serviço de acordo com a sua necessidade. Neles também é possível comprar um chip internacional.

Serviços médicos

Caso necessite de atendimento médico e primeiros socorros, peça a ajuda a um funcionário do aeroporto, ele vai direcioná-lo até o local onde você será atendido. O serviço está disponível 24 horas por dia.

Os passageiros que precisam de atenção especial ou têm mobilidade reduzida precisam entrar em contato com a companhia aérea antes de viajar para informar e descrever quais são as suas necessidades específicas. O aeroporto disponibiliza carros elétricos especiais para o transporte, além de oferecer salas de espera, balcões de apoio e vagas reservadas nos estacionamentos.

Compras

As áreas de lojas e duty free localizadas nos saguões de embarque são tão grandes quanto centros comerciais. São diversas marcas e a maioria dos estabelecimentos funciona 24 horas por dia. Lá é possível comprar produtos eletrônicos, cosméticos, perfumes, roupas, livros, jornais e revistas, cigarros, bebidas, joias, acessórios e lembranças.

Extras

O aeroporto também tem outros serviços, como fraldários e área de entretenimento infantil, para pessoas que viajam com crianças; salas de oração para religiosos; salas para fumantes; spa, academia e piscina; chuveiros; farmácia e jardim.

Duty Free

Se você gosta de fazer boas compras, chegue cedo ao Aeroporto de Dubai no seu retorno ao Brasil. Isso porque a Duty Free tem tantas opções, que vai ser difícil sair sem sacolas. Com 5,4 mil metros quadrados, você precisará de tempo livre para aproveitar as ofertas.

Além dos tradicionais produtos comercializados em Duty Free, como joias, relógios, perfumaria, cosméticas, eletrônicos e roupas, em Dubai você também poderá adquirir tapetes e produtos típicos. Na parte de alimentação a oferta é ainda maior: chocolates, amêndoas, castanhas e tâmaras.

Maquiagem, roupa de cama, toalhas e até produtos químicos domésticos são fáceis de serem encontrados. E os presentes para a família? Roupas de grife, brinquedos, produtos tecnológicos, bebidas e cigarros, objetos de decoração e souvenirs são algumas opções.

Portanto, reserve espaço na mala e use uma parte do orçamento da viagem para fazer compras na volta. Assim você não excede a quantia reservada para esse fim e faz compras de produtos com qualidade e tarifas mais atrativas. Confira algumas das marcas presentes no aeroporto:

  • Gucci;
  • Giorgio Armani;
  • Apple;
  • Johnnie Walker;
  • Chivas Regal;
  • Givenchy;
  • Absolut;
  • Lancôme Paris;
  • Yves Saint Laurent;
  • Bvlgari.

Saindo do Brasil

Os brasileiros que desejam conhecer Dubai, devem pegar voos da Emirates Airlines. A companhia opera com voos direto partindo de São Paulo e do Rio de Janeiro. A duração é de aproximadamente 14 horas. Nesses casos, viajar de primeira classe é a melhor opção para não cansar durante o voo.

Outra forma de chegar em Dubai é com uma conexão em alguma cidade da Europa. As companhias que fazem o percurso são: Air France, British Airways, Lufthansa e Turkish Airlines. Caso a conexão seja na África do Sul, a empresa que leva até Dubai é a South African Airways.

Visto

Desde junho de 2018 não é necessário visto para visitar os Emirados Árabes Unidos. É possível entrar, sair e circular pelo país durante 90 dias a cada ano. Para isso, é necessário apresentar o passaporte com pelo menos 6 meses de validade pela frente e receber a autorização, emitida gratuitamente e sem burocracia na chegada ao destino.

Experiência

Nos últimos 50 anos, Dubai deixou de ser uma pequena vila e tornou-se uma grandiosa metrópole, um dos destinos mais desejados da classe internacional. O Aeroporto de Dubai é um exemplo disso, pois está entre os aeroportos internacionais mais movimentados do mundo!

Viajar para esse destino é viver uma experiência inesquecível. E além da recepção especial no aeroporto, você pode conhecer alguns dos hotéis mais luxuosos do mundo! Então, continue com a gente e leia mais sobre os 7 hotéis mais luxuosos do mundo.