Uma das grandes dúvidas sobre o planejamento de viagens: vale a pena comprar passagem com uma agência de viagens online? Ou é melhor fazer isso por conta própria? Se você já se fez essa pergunta ou quer conhecer as vantagens e desvantagens de fazer turismo com a assessoria de uma agência, esse texto é para você.

Veja como uma agência pode ajudar na parte burocrática e aproveite melhor o tempo curtindo as experiências no destino. Vamos lá!

Importância de um bom planejamento

Seja para uma viagem longa ou para uma visita em poucos dias, o viajante precisa de um bom planejamento para garantir segurança, qualidade e conforto. Mas também não é tão fácil cumprir todas as etapas de um planejamento: criar um orçamento, avaliar as opções, montar um roteiro e realizar as reservas dos serviços.

Isso pode levar tempo e nem sempre temos disponibilidade para participar de todo esse processo. Quando se trata de uma viagem com muitos detalhes, como as internacionais, as exigências e responsabilidades aumentam. Então, o que fazer nesse momento? Será que ter o apoio de uma agência de viagens online ajuda a conduzir melhor o planejamento?

Muitas vezes vemos ofertas na internet tão atrativas que é até difícil de acreditar. Como avaliar se a empresa é confiável e se o pacote realmente é seguro e eficaz? Com tantas facilidades na tecnologia, é possível programar tudo pelo site ou aplicativo? Consigo personalizar a viagem ou tenho que aceitar o pacote tal qual a agência ofereceu? Bem, é o que vamos descobrir a seguir.

Tudo o que você precisa saber sobre uma agência de viagens online

Viajar com uma agência de viagens online garante mais comodidade e facilita o processo de compra. Para quem não está acostumado a viajar é uma ótima escolha, pois a principal vantagem do serviço é o suporte ao viajante. Além disso, você pode escolher entre comprar apenas a passagem aérea ou unir vários itens da viagem em um único pacote, como a hospedagem, o traslado e os passeios.

Tudo isso com muita rapidez e com atrativas opções de parcelamentos. Você pode definir um período e as condições de viagem de sua preferência, como voo direto e tipo de assento e a empresa fica responsável por buscar opções dentro das suas expectativas. Dessa forma, quando surgir uma boa oportunidade, a agência entra em contato e você pode fechar o negócio.

Ou seja, a empresa faz todo o trabalho e você só aproveita. E, além disso, o cliente pode escolher como quer ser atendido: com pacotes prontos, para apenas escolher um e embarcar, ou com pacotes personalizados, para selecionar detalhes da viagem e deixá-la com a sua cara. Portanto, independentemente do seu perfil de viajante, a agência vai apresentar diferentes opções de pacotes.

Quando o serviço da agência é recomendado

A agência pode ajudar o viajante em diferentes situações, especialmente em viagens internacionais, mas ela também é muito útil em viagens domésticas. Veja as diferenças entre esses dois tipos de viagens.

Viagens Internacionais

Quem nunca viajou para o exterior ou não domina o idioma do país pode enfrentar dificuldades ao planejar a viagem. São tantos assuntos para resolver que, muitas vezes, o viajante até desanima de conhecer o país. Para resolver isso, a agência tem um setor próprio disponível para atender esses clientes.

O agente faz o contato inicial com o viajante para conhecer quais são as suas necessidades, depois, apresenta quais são os pacotes disponíveis e, por fim, o agente e viajante chegam a uma conclusão sobre o melhor tipo de viagem: programada ou personalizada.

A assistência envolve diversos serviços: passagem aérea, transporte entre aeroporto e local de hospedagem e vice-versa, a própria hospedagem, aluguel de carro, passeios e demais necessidades do turista. Além disso, a agência também colabora com a orientação de outros serviços que não são de sua responsabilidade, como os vistos e o passaporte.

Na própria agência, você tem acesso ao formulário que deve ser preenchido e entregue à Polícia Federal, bem como as instruções para as demais etapas do processo até receber o documento em mãos. Isso também vale para o visto, seja ele de turista ou de trabalho. Outra ajuda muito positiva é o intermédio com a casa de câmbio, para que o cliente tenha mais segurança e comodidade para realizar suas compras, conversões, saques e transferências.

Para quem não se sente seguro com o planejamento de roteiros, também é possível contar com o agente de viagem para auxiliar nesse processo. Dessa forma, você evita hospedar-se em lugares distantes do centro e dos atrativos turísticos, acomodações ruins e trajetos que podem ser perigosos no destino.

Viagens nacionais

Se o seu destino fica no Brasil, a agência pode fazer as suas reservas com rapidez e praticidade, além de apresentar serviços especializados e de confiança. Durante a viagem, casa ocorra alguma dificuldade ou imprevisto, basta entrar em contato com a empresa e solicitar a ajuda que logo tudo fica resolvido.

Aliás, tanto em viagens nacionais quanto internacionais, você conta com uma consultoria exclusiva durante a viagem. Em caso de perda de documentos, problemas em voos, como remarcação, cancelamento e overbooking, ou algum problema de saúde, a agência estará disponível para dar toda a assistência necessária, bem como a responsabilidade de acionar a seguradora inclusa no pacote.

Quando o serviço da agência é o mais indicado

É claro que a escolha pela agência ou não fica a critério do viajante. No entanto, existem algumas circunstâncias em que esse serviço pode fazer toda a diferença no planejamento e outras em que o intermédio de uma agência é indispensável.

Veja algumas situações em que você vai economizar tempo e garantir a sua viagem com mais conforto e comodidade contratando uma agência de viagens online.

Feriados e datas comemorativas

Viagem é a matéria-prima de uma agência de viagens, então as empresas do ramo conhecem todos os períodos de alta e baixa estação e se preparam para atender os clientes da melhor forma. As épocas de mais fluxo de passageiros são os feriados e datas comemorativas, por isso, as agências fretam voos e assentos exclusivos.

Portanto, ao contratar o serviço, você não vai precisar fazer inúmeras pesquisas até achar uma opção que lhe agrade e nem correr o risco de ficar sem a sua passagem para um evento, compromisso ou viagem importante.

Pacotes de ecoturismo

Quem gosta de aventura sabe da importância de ser acompanhado por um guia local, que conheça bem a região e ofereça um trajeto que não ofereça perigo ou que não tenha infraestrutura necessária para o deslocamento e passeio. Não é seguro ir para um destino desconhecido e buscar conhecer tudo por conta própria, pois o risco de perder-se ou enfrentar algum problema é muito maior.

Por isso, contratar uma agência de viagens é fundamental para a sua segurança. E o melhor é que você pode unir diferentes serviços em um mesmo pacote: passagens aéreas, transfer local, passeios em áreas remotas e orientação para os percursos mais difíceis.

Por exemplo, quem pretende viajar para a Chapada Diamantina, sabe que apesar de haver um aeroporto próprio, a região é muito extensa e necessita de deslocamentos — há atrações com quase 300 quilômetros de distância da cidade sede, Lençóis. Além disso, as trilhas têm variados graus de dificuldade e somente um guia local é capaz de conduzir os visitantes com segurança. Além disso, a simpatia do povo baiano é um diferencial.

Quando o serviço da agência é indispensável

Existem alguns destinos que são tão restritivos e de difícil acesso, que ter o intermédio de uma agência é a única forma de chegar. É o caso da Coréia do Norte, sem dúvidas, um dos países mais fechados do mundo. Para ter uma noção, o turista sequer pode circular sozinho no país e tem todos os seus aparelhos eletrônicos revistados antes da autorização de entrada.

Essa autorização só é possível mediante o cumprimento de todas as leis e regras locais e o intermédio de uma agência de viagens internacional autorizada pelo governo norte-coreano. Ou seja, sem isso, você sequer poderá entrar no país. Portanto, viajar por conta própria não funciona para esse destino.

Mesmo com todo esse processo rígido e burocrático, a curiosidade atrai muitas pessoas que buscam conhecer o país. Mas para isso, é necessário conhecer um pouco sobre a cultura local e providenciar a viagem com a ajuda de uma empresa norte-americana, europeia ou chinesa — até hoje, não há nenhuma agência brasileira que oferece esse serviço.

Com base nessas informações, se você também quer descobrir o que existe de tão diferente nesse país e acompanhar de perto a cultura local, tenha em mente que você vai precisar comprar as passagens e programar os passeios por meio de uma agência autorizada e também deve se comprometer a cumprir todas as leis e regras locais, pois o desrespeito pode levar à detenção dos estrangeiros.

Vantagens de contratar uma agência de viagens online

Confira outros benefícios de ter o suporte de uma agência:

  • assessoria durante toda a viagem;
  • pacotes predefinidos ou roteiros personalizado de acordo com os interesses do turista;
  • dicas sobre o destino e de locais para visitar que talvez você ainda não saiba;
  • apoio de profissionais experientes e capacitados para lidar com quaisquer imprevisto ou dificuldades que possam surgir durante a viagem;
  • contratar todos os serviços da sua viagem em um único local;
  • possibilidade de parcelar o pacote de viagem;
  • assistência com a documentação exigida e com o idioma.

Além disso, a agência é responsável por checar todos os itens mais de uma vez e corrigir qualquer erro ou informação errada. A parte burocrática de remarcações e cancelamentos de reservas também é facilitada. E o melhor: a agência vai indicar todos os serviços de acordo com o seu desejo pessoal.

Ou seja, há opções para viagens econômicas, moderadas e de luxo. E lembre-se, como se trata de uma agência online, você terá acesso a tudo isso com toda praticidade e velocidade que o mundo digital proporciona.

Como garantir uma boa escolha

A melhor escolha é aquela que atende às suas necessidades, além de garantir segurança e conforto. Portanto, faça uma boa pesquisa de agências e peça recomendações. Analise e pondere todas as opções para que a sua viagem saia conforme às suas expectativas. Se estiver em dúvida, faça cotações em empresas diferentes, até encontrar uma que melhor se encaixe nas suas necessidades.

Busque por empresas que oferecem uma fácil comunicação e são respeitadas no mercado. Tire todas as suas dúvidas antes de fechar um contrato e leia atentamente todas as regras, condições, direitos e deveres. Dessa forma, além de ficar bem informado, você evita dor de cabeça durante o seu passeio.

Azul viagens

Você sabia que a Azul Linhas Aéreas Brasileiras tem a sua própria agência de viagens? Ou seja, você pode contar com todo o profissionalismo e respeito que você já conhece no meio aéreo e programar os demais itens da sua viagem em um único lugar. Lá você vai encontrar diversas opções de pacotes, mais de 140 mil hotéis em todo o mundo, opções de cruzeiros marítimos e circuitos pelo continente europeu.

A Azul mantém uma parceria com a Disney, Universal e Seaworld, além de outros parques da Flórida. Ou seja, você terá acesso a pacotes completos de hospedagem, ingressos e alimentação nestes destinos. A empresa também oferece pacotes especiais para outros destinos no exterior:

  • Fort Lauderdale/Miami e Orlando, nos Estados Unidos;
  • Montevidéu e Punta del Este, no Uruguai;
  • Lisboa, em Portugal.

Atualmente, a Azul Viagens possui mais de 34 lojas no Brasil e no exterior, mas também pode ser consultada de forma online, por meio do seu site.

Viu como uma agência de viagens online para trazer muito mais praticidade e conveniência? Mas antes de contratar o serviço, verifique a credibilidade da empresa, veja se ela está devidamente inscrita nos órgão responsável, o Ministério do Turismo, busque referências em sites como o Reclame Aqui e o TripAdvisor, além de pedir indicações de amigos e familiares que já tenham utilizado o serviço.

Gostou do conteúdo e quer obter mais informações sobre o tema? Então conheça a Azul Viagens e tire todas as suas dúvidas.