Companhias aéreas – Viajar é uma atividade que enriquece o ser humano: conecta com o passado e com o futuro, aproxima de culturas distantes, proporciona novos aprendizados e promove o autoconhecimento. Mas para alcançar esses resultados é preciso começar pelo planejamento.

Essa é uma das etapas mais importantes da viagem e envolve desde as pesquisas iniciais até o roteiro do destino escolhido.

Um dos primeiros passos é definir qual a companhia aérea ideal para a sua viagem. Quer saber como? Acompanhe este texto e descubra!

Por que devo pensar nisso?

O caminho até o destino precisa ser agradável e confortável para que a viagem seja proveitosa. Do contrário, as primeiras horas serão tomadas por chateação e por aborrecimento. E ninguém deseja passar por isso, não é verdade?

O retorno para a sua cidade também deve ser tranquilo e prazeroso. Por isso, ao escolher a companhia aérea da sua viagem, leve em consideração alguns critérios para garantir a sua satisfação.

A empresa, o tipo de voo (direto ou em escalas e conexões) e até a sua acomodação fazem diferença na experiência. Portanto, consulte as informações e analise todas as possibilidades para definir qual empresa que melhor se encaixa no seu perfil e objetivo de viagem. Depois disso, basta criar o planejamento normalmente e colocá-lo em prática para garantir uma boa viagem. Mas como realizar essa escolha? Veja a seguir.

Que critérios devem ser avaliados?

Os critérios mais comuns são o preço e a comodidade. Mas a rota, as características do voo daquela empresa (direto ou com conexão ou escala) e as facilidades apresentadas também têm peso relevante. Selecionamos uma lista para que você possa guiar-se:

Pesquisa

Informar-se sobre a reputação da empresa que deseja contratar é essencial. Além das informações contidas no site da companhia, em pesquisas e em indicativos, é importante acompanhar o feedback de pessoas que já viajaram por ela.

Dessa forma, você terá relatos reais de quem, de fato, utilizou o serviço. E a partir da avaliação dessas pessoas, é possível saber se elas aprovam ou desaprovam a experiência.

Para realizar essa pesquisa você deve fazer um check-list:

  • acesse o site da companhia aérea;
  • veja o índice de atrasos;
  • pesquise a satisfação dos clientes nas redes sociais;
  • acompanhe sites especializados e indicativos de qualidade;
  • procure opiniões em fóruns de turistas e redes sociais;
  • se tiver alguma dúvida, entre em contato e pergunte;
  • pergunte a amigos como foram as experiências deles com a empresa;
  • use as suas próprias experiências como base para a escolha.

Esse retorno é ainda mais eficaz quando vem de pessoas com as quais você convive: amigos, colegas de trabalho ou família.

Como são pessoas que você tem mais proximidade, a opinião delas passa a ter mais autoridade e credibilidade. Mas lembre-se de que opiniões são pessoais e você não deve tomá-las como verdade absoluta. O ideal é criar um panorama a partir de todas as informações coletadas.

Avaliando avaliações

Tenha em mente que as pessoas costumam reclamar mais do que elogiar. Por exemplo, se um passageiro viaja há 10 anos pela mesma companhia aérea e gosta do serviço prestado, dificilmente ele vai fazer elogios a cada vez que voar.

Mas caso aconteça algum problema, a sua insatisfação será maior, pois ele já está acostumado com o padrão, e devido a sua decepção, consequentemente as reclamações serão mais evidentes.

Da mesma forma, pessoas que viajam esporadicamente têm suas expectativas e motivações pessoais, normalmente ligadas a um planejamento específico: lazer, passeio, trabalho ou para cumprir alguma obrigação.

Nesses casos, caso aconteça algo fora do planejado, o viajante costuma apresentar um grau de insatisfação maior ainda, então ele vai expressar veemente esse descontentamento.

Ou seja, as avaliações servem como base, mas é preciso avaliar o contexto para formar uma opinião. Portanto, colha o máximo de informações possíveis, some as suas experiências e, a partir desse panorama, veja qual empresa é mais adequada para a sua necessidade.

Pontualidade

Atrasos em viagens podem acontecer, mas isso não significa que eles sejam desejados. Pelo contrário, costumam trazer irritação, pois atrasam a programação. Para evitar que isso aconteça, escolha uma empresa que não costuma apresentar atrasos.

Assim, você não perde nenhum compromisso e mantém a tranquilidade durante a sua viagem. E como saber se existe essa possibilidade de atraso? Algumas empresas são responsáveis para fazer esse levantamento.

A empresa internacional especializada em monitoramento de pontualidade de companhias aéreas e aeroportos é a Official Airline Guide (OAG). Ela analisa anualmente mais de 54 milhões de voos em todo o mundo para apresentar um ranking de pontualidade. Para considerar um voo como pontual, ele precisa decolar e/ou aterrissar em até 14 minutos e 59 segundos após o horário previsto.

Mas há também a FlightStats, considerada a maior instituição independente para monitoramento de pontualidade das empresas aéreas de todo o mundo. Ela dá informações do voo em tempo real e também ajuda no rastreio da viagem e conferência do status do voo.

Compra de passagem

O preço é um dos fatores mais importantes para a compra da passagem, mas existem outros que também precisam ser avaliados, como a jornada de compra.

Os métodos de pagamento e o processo até a finalização da compra precisam ser eficazes para o usuário. Ou seja, nem sempre o menor preço é a melhor opção, é preciso avaliar o custo-benefício.

Preço

Os voos domésticos costumam ter preços menores do que os voos internacionais, mas em alguns casos pode acontecer o contrário. Comparado aos outros países, o Brasil está entre os que apresentam tarifas mais atrativas. Normalmente, é cobrado 4 dólares para cada 100 quilômetros percorridos.

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É comum encontrar passagens mais econômicas em voos com escalas, durante a semana e no período noturno.

Se você não tem pressa de chegar ao destino, gosta de viajar à noite e tem disponibilidade para viajar durante a semana essa é uma opção. Já os voos diretos que acontecem no fim de semana apresentam tarifas mais elevadas.

Consulte as opções disponíveis na companhia aérea e verifique se elas se encaixam nas suas necessidades. Se sim, ponto positivo para ela!

Facilidade na compra – Companhias aéreas

A compra de passagem costuma ocupar bastante tempo, pois são várias etapas: pesquisa, simulação de preço, horário do embarque, tipo de voo (direto ou com escala), preenchimento de dados, confirmação das informações, escolha da poltrona, forma de pagamento, aquisição de seguro e aluguel de veículos, além de hospedagem e outros serviços extras que, geralmente, são incluídos no momento da compra da passagem aérea.

Para economizar esse tempo, verifique como funciona a jornada de compra da empresa. É rápida? Quais as formas de aquisição? E os meios de pagamento? O sistema de aquisição de bilhetes é eficaz? Tudo isso diz respeito à experiência do usuário e deve ser funcionar da melhor forma possível.

Uma boa empresa oferece várias formas de atendimento, como site, aplicativo, telefone e até no próprio balcão. Entre as formas de pagamento, deve aceitar diferentes bandeiras de cartão, incluindo as opções crédito e débito, transferência bancária e pagamento via boleto bancário.

Além disso, os pontos do programa de fidelidade podem ser utilizados como forma de pagamento, tanto a quantidade de pontos integral quanto a compra utilizando pontos e dinheiro.

Atendimento

O atendimento é o primeiro contato do cliente com a empresa, carregando o poder de conquistá-lo e fidelizá-lo. Com diz o ditado popular, a primeira impressão marca.

No caso de uma companhia aérea, você pode avaliar o tratamento recebido desde os atendentes diretos, que ficam do balcão, telefone, portões de embarque e comissários de voo, até os atendentes indiretos, como tecnologias de totem, aplicativos, sites, mensagens de texto e via web (SAC e redes sociais).

Frota aérea

A qualidade dos aviões faz toda a diferença durante um voo. A frota aérea deve apresentar conforto e segurança para os seus passageiros.

Além da vistoria externa para saber se as aeronaves são novas e têm boa estrutura, faça uma análise do interior do avião: veja se as poltronas são confortáveis e se a distância entre as fileiras são adequadas para você.

Espaço do avião

Outra informação importante é a classificação da aeronave, ela vai de A a E e é informada no momento da compra da passagem.

Atente-se para esse detalhe! Se tiver dúvidas, consulte o Programa de Avaliação Dimensional da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Um dos itens avaliados é o espaço entre os assentos e a largura do corredor.

Entre os modelos preferidos dos usuários estão: Embraer 190/195 e turboélice ATR e Airbus A330. Já o espaço entre as poltronas com distância maior do que 85 centímetros proporcionam mais conforto.

Programa de fidelidade

Os programas de fidelidade consistem no acúmulo de pontos (milhas) a cada aquisição de produtos: passagem aérea, check-in, pacote de viagem e até em serviços de empresas parceiras. O objetivo é que o usuário acumule pontos e futuramente possa trocá-los por passagens ou serviços.

E a lista de serviços só aumenta: smartphones, itens de beleza, roupas, acessórios, descontos em restaurantes, estacionamentos, academias e até em viagens com motoristas que operam por aplicativo.

Portanto, se você for fiel a uma empresa, poderá somar pontos e resgatá-los como preferir. Verifique as regras da empresa e depois eleja uma companhia para utilizar seus serviços. É uma relação de via dupla: com a fidelidade, as duas partes saem ganhando.

Serviço de bordo e entretenimento

O atendimento é o cartão de visitas de uma empresa, e ele vale tanto em terra quanto no ar. Verifique o que é oferecido durante o voo, tanto em relação à alimentação quanto em opções de entretenimento.

Algumas empresas oferecem lanches, refeições e bebidas gratuitas, mas elas também podem ser pagas. Para evitar surpresas, consulte o cardápio e pergunte sobre as formas de pagamento.

Em relação ao entretenimento, a empresa pode oferecer diversos serviços: TV ao vivo para você não perder a sua programação favorita, filmes, jogos e revistas. Os serviços extras e a gratuidade deles elevam a satisfação dos clientes e proporcionam uma viagem mais prazerosa.

Classes de voos

Quem preza por qualidade e atendimento exclusivo, deve observar se a companhia disponibiliza diferentes classes de voos.

Pessoas que realizam viagens a negócios com frequência sabem como voar em classe executiva aumenta a disposição para o trabalho e quem faz voos internacionais, de longa duração, prefere viajar de primeira classe.

Mas além de saber quais as classes de voos disponíveis é preciso avaliar quais são os serviços oferecidos. Se possível, veja reviews em sites especializados e peça indicações de amigos que já tiveram essa experiência com a empresa que você deseja contratar.

Serviços associados

Além da passagem, outros serviços são necessários para realizar uma viagem tranquila e com segurança. Existem companhias que já agrupam diversos serviços em uma única compra.

Dessa forma, você economiza tempo e reúne tudo o que precisa em um só lugar. Até as formas de pagamento são mais vantajosas nesse tipo de compra. Veja quais serviços você pode adquirir junto à passagem:

  • hospedagem;
  • aluguel de veículos;
  • seguro de viagem;
  • translado hotel-aeroporto-hotel;
  • pacotes de viagem.

Com a união de serviços associados, você evita de fazer várias reservas, de entrar em contato com empresas diferentes e de fazer orçamentos individuais com pagamentos separados. Como são itens de uma mesma viagem, por que não agrupá-los e facilitar a sua organização, roteiro e investimento financeiro?

Como definir minha escolha (Companhias aéreas)?

Além de verificar o check-list dos itens mencionados neste texto, é importante levar em consideração as próprias experiências com a empresa. Lembre-se de que a compra de uma passagem aérea é um contrato de prestação de serviços onde as duas partes têm suas obrigações.

Portanto, antes de finalizar a compra leia todas as informações e veja se concorda com tudo o que foi proposto. Os serviços precisam ser satisfatórios não apenas em relação ao valor cobrado, mas em relação as suas expectativas e necessidades.

Se essas informações foram válidas para você definir a sua escolha, não perca tempo e adquira a sua passagem online. Tire todas as suas dúvidas sobre esse tema e garanta já bilhete para o seu próximo destino! Boa viagem.