A compra das passagens aéreas é o primeiro passo para dar vida ao planejamento de uma viagem. É como se o bilhete fosse o passaporte da felicidade, e é por isso que esse momento é tão esperado — e até comemorado, quando se encontra uma boa opção de voo. Mas, antes de realizar a compra, existe uma etapa fundamental: a pesquisa.

Você sabe como comparar passagens aéreas e encontrar um bom voo? Acompanhe este texto e descubra boas práticas para tornar a sua compra mais simples e segura.

Por que a escolha da passagem é tão importante?

A compra de uma passagem é motivada por inúmeros fatores. Na maioria dos casos, o viajante tem um destino específico em mente e busca opções de voos para chegar lá, mas também há quem tenha uma ideia mais abrangente da viagem — litoral, montanha, floresta, um tour pela Europa — e decida o destino segundo as opções de passagens disponíveis. E também existem aquelas oportunidades imperdíveis para destinos que o viajante nunca pensou em conhecer, então ele decide embarcar na aventura.

Outro motivo para se ficar atento é porque a escolha da passagem interfere em outros itens da viagem. Por exemplo, normalmente, é depois de garantir o voo que o passageiro busca um meio de hospedagem. E, dependendo do aeroporto de desembarque, a localização e o orçamento podem ser influenciados.

Por exemplo, se o trajeto entre o aeroporto e o hotel for longo, será preciso investir em algum transporte mais específico, como traslado, aluguel de carro ou ônibus, tanto na para a ida quanto para a volta, se os voos forem chegar e sair do mesmo aeroporto. Além disso, há mais opções de hospedagem do que de voos, então, o ideal é escolher um que atenda às suas necessidades e decidir o hotel depois.

E por falar em aeroporto, essa escolha também deve ser feita com cuidado, para facilitar os deslocamentos e até conseguir uma melhor opção de voo, com o horário que você deseja, mais ou menos conexões e percurso mais favorável aos seus compromissos.

E agora que você já sabe de tudo isso, chegou a vez de aprender a comparar passagens aéreas para realizar boas escolhas para as suas próximas viagens. Confira o próximo tópico!

O que devo considerar na hora de comparar passagens aéreas?

Já que escolher bem a passagem é tão importante assim, o que o viajante precisa considerar na hora da compra? Existem algumas informações que vale a pena conferir.

Voo direto ou com escala ou conexão

Como está a sua disponibilidade de tempo? Há incômodo em realizar escalas ou conexões? Se sim, dê preferência aos voos diretos, para tornar a sua viagem mais cômoda e otimizar o seu tempo no destino.

Se não, saiba que esses voos trazem algumas vantagens. Uma delas é o acúmulo de milhas por distância percorrida; outra é a possibilidade de escolher um voo com paradas longas para incluir um ou mais destinos na sua viagem, o que chamamos de stopover.

Agora, se isso é indiferente, compare as duas opções e escolha aquela que melhor se encaixe nas suas condições e preferências. Lembre-se de que a viagem deve ser o mais agradável possível.

Horário do voo

Outra informação a que, muitas vezes, não damos importância, mas que faz toda a diferença na viagem é o horário da viagem. Seja a turismo ou a negócios, o voo deve ser tranquilo e o mais cômodo possível. E entenda “horário de voo” como período de trânsito até o embarque, e não a hora da decolagem.

Afinal, você leva um tempo até chegar ao aeroporto, realizar o check-in pessoalmente — caso não tenha feito o check-in online —, despachar as bagagens, se deslocar até o terminal, passar pelo raio-x ou pela imigração, chegar à sala de embarque e, finalmente, entrar no avião. Além disso, podem ocorrer imprevistos, como os atrasos.

Acúmulo de milhas aéreas

Essa é uma das informações preferidas, pois as milhas são uma espécie de moeda de recompensa das companhias pela fidelidade dos passageiros. E para quem ama viajar, quanto mais, melhor. Portanto, mesmo que você use buscadores de viagens, quando acessar o site da companhia aérea para realizar a compra da passagem, veja a quantidade de milhas disponibilizada para o seu voo.

De repente, escolher uma tarifa com mais comodidades vai aumentar seu acúmulo de pontos. Esse pode ser um critério utilizado quando se está em dúvida sobre qual voo escolher.

Tipo de bilhete

Você sabia que existem diferentes tipos de bilhete de avião? As viagens domésticas não têm muitas opções, mas os voos internacionais oferecem uma diversidade de passagens para os mais variados objetivos. Tem bilhete com desconto para estudantes, com stopover, para dar a volta ao mundo, multidestinos e muito mais.

Considere essas possibilidades e compare as opções para explorar o seu bilhete aéreo da melhor forma.

Data da viagem

Essa é uma das informações mais importantes na busca por passagens. Há dias com muitas ofertas e voos, e outros com poucas; por isso, sempre que possível, crie uma margem para as datas de chegada e partida.

Deixe o intervalo de, pelo menos, três dias entre a data em que deseja embarcar ou desembarcar e compare os voos disponíveis. Pode ser que, um dia antes ou dois dias depois do previsto, você encontre opções mais favoráveis.

Aeroporto do destino

Não adianta apenas chegar ao destino, é preciso chegar e estar bem localizado para as demais atividades da viagem. Portanto, ao pesquisar e comparar passagens aéreas, verifique essa informação e veja se o local do desembarque vale a pena.

Outro cuidado que se deve ter é com as conexões que contam com troca de aeroporto. Se esse for o seu caso, veja se o intervalo é suficiente para realizar esse deslocamento e busque um tipo de transporte que garanta a sua chegada a tempo.

Quais as ferramentas disponíveis para a comparação de passagens?

Há várias plataformas de busca de passagens aéreas, sites de viagens com plug-ins para as empresas aéreas, além dos sites oficiais das companhias. Porém, antes de decidir comprar uma passagem, o viajante costuma pesquisar, ver as condições de cada voo e comparar as opções até decidir qual adquirir.

Se você tem dificuldades para realizar essas pesquisas ou quer conhecer melhor como funcionam os principais buscadores, acompanhe os próximos tópicos.

Google Flights

O maior buscador de conteúdo na internet tem uma ferramenta exclusiva para viagens: o Google Flights. Trata-se de uma plataforma online em que é possível realizar pesquisas de diferentes formas. A interface é simples e conta com as principais informações, o que diminui o tempo de busca e torna a pesquisa mais rápida e prática.

Ainda não existe um aplicativo para otimizar o uso, mas vale a pena usar o navegador do computador ou celular para testar as possibilidades que o site oferece. Ele é válido tanto para quem já decidiu os detalhes (data, horário, partida e destino) quanto para quem ainda está planejando e escolhendo o tipo de viagem.

As principais funções são a pesquisa de voos, a exploração por mapa e os alertas. Todas estão disponíveis no menu principal, localizado no canto superior esquerdo. Se desejar, o passageiro também pode alterar a forma como as informações são apresentadas: é possível alterar o país, o idioma e a moeda para ver os preços.

Uma das grandes vantagens do buscador é que ele mostra o valor final da passagem, com todas as taxas incluídas. Dessa forma, o passageiro não tem nenhuma surpresa na hora de finalizar a compra.

Há vários filtros disponíveis para tornar a busca ainda mais eficiente. Os principais são:

  • companhias aéreas;
  • conexões e escalas / voo direto;
  • aeroportos de conexão;
  • passagens separadas;
  • ida e volta ou só ida;
  • duração do voo;
  • bagagem;
  • horários;
  • preço.

O uso é muito simples, basta inserir a cidade de origem e a de chegada, junto dos filtros de sua preferência. Também é possível escolher o voo de ida e volta ou só ida, a quantidade de passageiros e a classe econômica. Depois, é só clicar no calendário ao lado e escolher a data da viagem. Ao abrir o calendário, a plataforma já informa a cotação dos voos, sinalizando os mais econômicos com a cor verde.

Depois de preencher todos esses campos e clicar em “pesquisa”, o site mostra todos os voos disponíveis, sinalizando o tempo de duração, a quantidade e o tempo das escalas (se houver) e os aeroportos conectados. Além disso, há uma seta que indica mais detalhes sobre o voo, como:

  • distância entre as poltronas;
  • tomada e saída USB no assento, quando disponível;
  • internet Wi-Fi ou streaming de mídia oferecido pela companhia;
  • troca de aeroporto ou aeronave quando necessário.

Ou seja, com poucos cliques, você tem acesso a tudo isso. E lembra-se do que falamos sobre praticidade? Ao encontrar a opção ideal, basta clicar em “reservar com a companhia aérea”, que o navegador abre uma aba diretamente na página da empresa para você realizar a compra.

O bom é que esse redirecionamento não leva para a página inicial da companhia, e sim para a página daquele voo específico. Ou seja, basta conferir as informações, ler as condições da passagem, concordar e finalizar a compra.

Skyscanner

O Skyscanner tem uma interface com mais informações e inclui as companhias aéreas low-cost — baixo custo. E assim como o Google Flights, ele oferece vários filtros para deixar a sua busca mais específica e, ao final, direciona para o site da companhia aérea responsável, para você concluir a reserva.

O principal diferencial da ferramenta é a escolha do destino pela data: você seleciona a época em que pretende viajar — por exemplo, seu mês de férias — e o destino. O período pode ser um mês inteiro, uma data específica ou o mês mais vantajoso economicamente. Em seguida, a plataforma informa a estimativa de voos para o país e para as cidades próximas.

Outro recurso válido, que também está disponível no Google Flights, é o alerta de voos. O usuário realiza a busca com todas as suas necessidades e seleciona os voos que mais lhe agradam. Depois, é só esperar os e-mails indicando os melhores períodos para as condições em que o passageiro pretende viajar.

Qual o melhor lugar para comprar passagens aéreas?

Essa é uma pergunta que só quem pode responder é o próprio viajante; afinal de contas, é uma escolha dele. No entanto, é mais seguro realizar a compra no próprio site ou aplicativo da companhia aérea ou com um agente de viagens. Quem gosta da rapidez e praticidade da internet deve sempre buscar sites confiáveis. Veja os diferenciais de cada plataforma.

Site ou aplicativo da companhia aérea

Essa sempre será a opção mais recomendada, pois o consumidor estará tratando o serviço com o próprio fornecedor. Em casos de remarcação, ajustes ou cancelamentos, o diálogo e atendimento será mais rápido. Além disso, as companhias aéreas oferecem mais segurança para compras na internet.

Em casos de erros ou imprevistos, você não vai precisar do intermédio de outra empresa. Basta contactar a companhia e informar a situação. Portanto, mesmo que você realize as suas pesquisas em outros buscadores, procure finalizar a compra nos sites e aplicativos oficiais da companhia aérea.

Agências de viagens

As agências de viagens são recomendadas para pessoas que nunca viajaram de avião ou não se sentem seguras para embarcar sozinhas. Também há a possibilidade de programar toda a viagem contratando um pacote turístico com a empresa: passagens aéreas, hospedagem, transporte, passeios e muito mais. Tudo isso em um único produto, com possibilidade de personalização e parcelamento.

Algumas situações são mais favoráveis ao serviço de uma agência, veja:

  • viagens internacionais quando não há fluência no idioma do destino;
  • em feriados e datas comemorativas, devido aos voos fretados e assentos exclusivos;
  • destinos de ecoturismo, com dificuldade de acesso, devido aos pacotes com inclusão de guia;
  • destinos restritivos que exigem o intermédio de uma agência autorizada, como a Coreia do Norte.

Agora que você já aprendeu a comparar passagens aéreas, suas viagens serão mais proveitosas. Unir a facilidade dos buscadores com a segurança e praticidade da companhia aérea é o segredo para avaliar a melhor opção para a sua viagem. Quem gosta de planejar cada detalhe e optar por seguir essas sugestões, vai sentir-se como o próprio agente de viagens e desbravar o mundo!

Está pronto para comprar passagens de forma mais acertada? Então, confira as nossas opções de voos!