As viagens corporativas requerem muita atenção, pois são muitos detalhes para administrar: passaporte, roaming de dados, vistos, moeda local, transporte, idioma e muito mais.

Normalmente, o colaborador recebe todas as orientações e segue a política de viagens da empresa, sem preocupar-se com os detalhes administrativos.

Porém, é importante conhecer as etapas e auxiliar quando necessário, até porque, ao retornar, ele precisará entregar um relatório das atividades executadas no destino.

Que tal começar entendendo como funciona a compra coletiva de passagens aéreas?

Se você ainda conhece o termo “compra coletiva de passagens aéreas” deve estar sem entender o que ele significa e como funciona.

Mas fique tranquilo que vamos explicar e trazer mais detalhes sobre esse tema neste texto. Acompanhe!

Como funciona a compra de passagem coletiva

Atualmente, existem sites que englobam várias companhias aéreas em um único endereço e oferece uma ferramenta de pesquisa onde o usuário pode verificar qual a melhor tarifa para a viagem que planeja.

Além da busca, esses sites também informam sobre promoções e criam alertas para que o viajante receba um e-mail com opções de preços mais atrativos para a sua viagem.

Mas não pense que esses sites trabalham unicamente em prol do usuário, afinal, eles também precisam lucrar para continuar funcionando.

Portanto, o usuário que optar por esse serviço deve estar ciente de que o site cobra uma taxa pelo serviço.

Muitas vezes, a oferta é tão econômica que o valor do serviço não é significativo e o usuário consegue realizar a compra com economia, mas também existe a possibilidade de o preço final estar maior do que o valor cobrado na empresa oficial do serviço.

No caso das companhias aéreas, além da tarifa da passagem, o viajante deve arcar com as taxas aeroportuárias, que variam de acordo com cada aeroporto e tipo de embarque — nacional e internacional.

Se esse preço não estiver incluso na oferta da compra coletiva, você deve colocar no papel para verificar se no final vai pagar mais ou menos pela passagem.

Outra informação importante é sobre o período da viagem. Como os sites oferecem valores menores, a temporada da viagem também pode sofrer alterações.

Normalmente, as promoções surgem para períodos de baixa temporada ou voos durante a semana.

Em todos os casos, você deve comparar o preço final do site de compra coletiva (incluindo taxas e serviços extras) e o preço final da empresa que oferece o serviço.

Veja os prós e contras e defina se a oferta realmente é vantajosa para a sua necessidade.

Desconto para a compra coletiva de passagens aéreas

No comércio, ao adquirir mais de um produto da mesma espécie, é normal receber um desconto no final da compra.

Essa tendência mostrou a sua força no início de 2010, com a chegada dos sites de compras coletivas no Brasil.

O modelo de compra online em que um grupo de consumidores se reúne para adquirir uma oferta com o menor preço possível, conquistou de vez os brasileiros.

A proposta é parecida com o efeito black friday, estratégia de venda de produtos com preços mais atrativos próximos do período natalino.

Com muitos clientes interessados, as empresas lançam descontos imperdíveis e recebem compradores de diferentes lugares do mundo, pois a maioria das vendas é online.

Dessa forma, tanto a empresa lucra quanto o consumidor consegue adquirir produtos e experiências garantindo uma boa economia. Ambas as partes saem ganhando!

E quando se fala em compra coletiva, pode-se imaginar todos os segmentos possíveis, até o de viagens.

Apesar de não ser tão divulgada, a compra coletiva de passagens aéreas existe e é capaz de trazer uma economia significativa para o comprador, seja ele empresa de turismo ou corporativa.

Esse tipo de compra consegue unificar o preço das passagens, com um bom desconto e com um valor final mais atrativo.

Critérios para a segurança da compra

O conceito da compra coletiva é muito interessante, afinal, quem não quer 40, 50 e até 60% de desconto nas suas compras?

Não é à toa que as agências de viagens são tão procuradas para a compra de passagem aérea, hospedagem, passeios e pacotes personalizados.

Mas será que é tão fácil assim, basta ver uma oferta que o agrade, realizar o pagamento e desfrutar do benefício?

Não, é preciso atentar-se para algumas informações antes de decidir pela compra. Veja algumas orientações abaixo:

Verifique se a oferta é vantajosa demais

Se a empresa oferece ofertas muito vantajosas ou muito abaixo do preço de mercado, desconfie.

Existem mais de 2 mil sites de compras coletivas e é preciso ter muito cuidado ao realizar compras pela internet, pois alguns sites não são confiáveis.

Se ficar na dúvida, leve em consideração o nome da empresa, há quanto tempo ela atua no mercado, se o foco é viagem e qual a sua reputação com os clientes.

Cheque as datas disponíveis

Para aumentar a ocupação, empresas que trabalham com turismo costumam criar promoções e ofertas mais atrativas nos períodos de baixa estação ou quando o movimento é menor, como os dias entre segunda e quinta-feira.

Portanto, se você deseja muito aproveitar um feriado, final de semana, natal, ano novo e férias escolares (julho e dezembro), provavelmente você não vai encontrar uma oferta de compra coletiva.

Isso não quer dizer que é impossível, mas é menos provável. Informe-se, pesquise bem e tire todas as suas dúvidas antes de fechar um pacote.

Pois imagina você contar com uma viagem de férias em família e depois decepcionar-se com o período vigente da oferta. Cheque as datas disponíveis com cautela!

Pesquise sobre a empresa responsável

Toda compra realizada via internet deve receber uma atenção maior. Consulte o nome da empresa, área de atuação, histórico de vendas, reputação dos clientes e dados físicos e online.

Isso diminuirá consideravelmente a chance de decepcionar-se com a falha do serviço.

Dê prioridade a empresas confiáveis, bem avaliadas em sites de consumo, como o Reclame Aqui, e que prestem um bom atendimento ao cliente. Isso vai possibilitar a satisfação de uma compra segura.

Analise todos os detalhes da compra

Assim como a compra de um pacote de turismo em uma loja física requer atenção, leitura de contrato e conversa com o vendedor para tirar todas as dúvidas, a compra online também necessita de cuidados.

O contrato e os termos de uso do site também deve ser lidos, principalmente as letras menores.

Veja se os dados da compra correspondem aos que foram anunciados na oferta, se existem alguma taxa a ser paga diretamente no hotel ou companhia aérea, se há alguma restrição de horário e as informações adicionais.

Saiba exatamente quem é o responsável pela venda

Existem muitas empresas de turismo que trabalham com compra coletiva, mas também existem pessoas mal intencionadas que podem usar nomes de empresas famosas para criar golpes.

Portanto, antes de fechar um contrato, cheque as informações e entre em contato direto com a empresa para certificar-se de que ela realmente é a responsável pela venda.

Use todos os canais de comunicação possíveis, como site, e-mail, telefone e redes sociais.

Adquira um seguro para resguardar-se de imprevistos

A maioria dos pacotes de compra coletiva não tem seguro viagem incluso. Seja para viagens nacionais ou internacionais, adquirir um seguro é fundamental para ter uma assistência na sua viagem quando necessário. Aqui vale a máxima “é melhor prevenir do que remediar”.

Se por um lado você vai economizar com a compra coletiva de passagens aéreas, por outro, você vai investir na sua segurança com a contratação de um seguro viagem.

Faça uma cotação e opte por aquele que melhor adequar-se as suas necessidades. Assim, você vai aproveitar o destino com muito mais tranquilidade.

Confira os prazos

Para que as ofertas funcionem como o esperado, elas têm prazos de utilização. Muitas vezes, o valor é tão atrativo que o consumidor adquire sem atentar-se para esse detalhe e pode até perder a oportunidade de utilizar o serviço pelo término do prazo.

Portanto, confira se você tem disponibilidade para usufruir da viagem no prazo indicado e evite chateações.

Vantagens da compra coletiva de passagens aéreas para as empresas

Para pessoas físicas, a grande vantagem é realizar viagens curtas em períodos de baixa temporada.

Outro benefício é somar diversos serviços na compra de um pacote. É possível unir a aquisição das passagens aéreas, o aluguel do carro, tíquetes e vouchers de serviços e até seguro viagem.

Basta pesquisar e selecionar os itens que melhor se encaixam com o seu perfil de viajante.

Essa é uma boa oportunidade para conhecer um novo destino sozinho, realizar uma viagem romântica a dois, divertir-se com amigos ou buscar um lazer em família no período que for conveniente para todos.

Conhecendo os gostos e rotinas dos participantes, você pode até personalizar a experiência com brindes físicos e serviços complementares, como SPAs e restaurantes.

Mas as empresas também têm benefícios com a aquisição da compra coletiva de passagens aéreas.

Além das viagens corporativas, o benefício pode ser utilizado para a comemoração de uma meta coletiva, confraternizações internas e até em prêmios e eventos de crescimento profissional.

Em todos esses casos, a empresa que pretende oferecer esse benefício pode contar com a assessoria e logística da empresa de turismo que está ofertando a viagem. Veja as vantagens:

Receba uma consultoria de viagem com o tempo de antecedência que desejar

Busque elencar quais as suas necessidades, dúvidas e exigências para a viagem e marque uma consulta com a empresa de turismo.

O representante da empresa vai indicar quais as melhores opções de voos, opções de escalas, alimentação durante a viagem, transfer e demais serviços para a viagem dos seus colaboradores.

Ele também vai tirar todas as dúvidas e esclarecer o que fazer em casos de emergência.

Tudo isso possibilitará uma viagem personalizada, seguindo os padrões da empresa e com detalhes para proporcionar uma experiência de conforto e segurança para os seus funcionários.

Essa é uma forma de marcar o seu time e motivá-los para o melhor desempenho de suas funções, seja em uma viagem de negócios ou em uma viagem premiada.

Economize tempo e dinheiro

Todo o tempo que você gastaria buscando essas informações será reduzido com o serviço do agente de turismo.

Também leve em consideração possíveis eventualidades, como atrasos, falta de transfer, extravio de bagagem, seguro que não cobre as principais necessidades e passagem com muitas escalas ou conexões.

Se necessário, estabeleça cláusulas para resguardar-se desses imprevistos e exija ressarcimento caso sinta-se lesado. O setor jurídico pode auxiliar nessa etapa.

Personalize a viagem

Quer oferecer uma experiência inesquecível para os seus funcionários? Então crie um plano de comunicação e entretenimento para todo o processo, do embarque ao desembarque.

A empresa de turismo vai se responsabilizar por todos os detalhes, seja a entrega de camisas ou brindes personalizadas, a recepção no destino e demais mimos que queira proporcionar.

Preze pela qualidade e o diferencial

Organizar todos os detalhes de uma viagem pode dar trabalho, mas garante a satisfação final.

Porém, ter a assessoria de uma empresa especializada no assunto evita que você perca a produtividade do dia a dia em prol da organização da viagem.

Além disso, a empresa é capaz de cumprir o briefing da viagem de acordo com a sua experiência e inovação, criando um diferencial nas viagens de trabalho da corporação. Deixe o serviço nas mãos de quem entende e colha os resultados posteriormente.

Empresas que ofertam o serviço com exclusividade

Se você gostou das vantagens da compra coletiva de passagens aéreas, precisa conhecer de perto como funciona esse serviço.

Realize um contato inicial e agende uma consultoria para informar-se de tudo o que uma empresa aérea pode oferecer na compra de passagens para um grupo.

Pode parecer algo muito distante, mas a verdade é que facilmente você consegue contato com o setor de vendas e a partir daí iniciar o planejamento da viagem, personalizando-o de acordo com as suas preferências e tirando todas as dúvidas necessárias durante o processo.

Quer conhecer de perto como funciona esse serviço? Então, entre em contato com a Azul Linhas Aéreas, nosso time vai proporcionar uma experiência incrível e inesquecível para a sua viagem coletiva!