Se você gosta de viajar, provavelmente já passou algum tempo pesquisando sobre quais são os melhores destinos, como comprar passagem aérea e que opções de hospedagem oferecem mais conforto e segurança. Esses são alguns dos principais itens para o planejamento do passeio e da montagem do roteiro. E por mais que pareça burocrático, pensar em cada detalhe já é o início da aventura.

Um dos momentos mais aguardados é a hora de reservar os bilhetes de voo, pois significa que o sonho de conhecer aquele destino está se tornando realidade. Você tem dificuldade em encontrar passagens aéreas? Ou gostaria de aprender a se organizar melhor para viajar mais?

Então, confira este artigo: separamos várias informações sobre o tema para você entender mais sobre o assunto. É um verdadeiro manual para viajantes!

Como encontrar uma boa oferta de passagem aérea

A chave para essa resposta está em duas palavras: organização e planejamento. Com o uso de ferramentas e algumas informações extras, você verá que comprar passagem aérea é mais fácil do que imagina.

Seguindo na leitura deste conteúdo especial, você vai entender como fazer um bom negócio e garantir muitas viagens ao longo do ano.

8 dicas para viajar mais em 2019

Se você gosta de colecionar destinos, milhas e bilhetes aéreos, provavelmente tem uma lista de viagens ou uma galeria de fotos que registram as suas aventuras. E como um bom colecionador, você há de concordar que aumentar essa bagagem é sempre uma boa ideia.

Por isso, reunimos 8 dicas para você viajar ainda mais. Confira!

1. Acompanhe os canais de passagens aéreas

Não existe nada melhor do que ser notificado quando surge uma opção de voo que se encaixa no seu planejamento. Afinal, não é todo mundo que tem tempo disponível para fazer simulações diariamente.

Por isso, algumas empresas acompanham as novidades do mundo aéreo e sinalizam quando há boas opções de voos. São ótimos canais de comunicação para quem ama viajar. Você pode ver essas publicações nos próprios sites e aplicativos, bem como nas redes sociais.

Entre os mais conhecidos, estão o Passagens Imperdíveis e o Skyscanner. Eles divulgam opções de voos nacionais e internacionais. Sabe aquele tour pela Europa que você está programando? De repente, você encontrará não só a passagem de ida e volta, como uma oferta de voo com stopover para conhecer mais destinos.

Além dos sites e buscadores especializados, também vale a pena se inscrever na newsletter da sua companhia aérea favorita. Imagine se a passagem que tanto procura estiver esperando por você justamente na sua caixa de e-mail?

Ao se cadastrar na newsletter e seguir os perfis da empresa nas redes sociais, você acompanha as novidades, os recursos do programa de milhas aéreas e muito mais. Tudo isso no seu smartphone, na palma da sua mão.

Com essas informações, é só escolher a companhia aérea, selecionar o assento de janela ou corredor e esperar a data de embarque. Aproveite essas oportunidades para realizar a sua primeira viagem de avião, viajar na alta ou baixa temporada ou fazer a sua viagem de férias.

2. Crie alertas de passagens

Outra forma de garantir seus bilhetes é por meio dos alertas de passagens. Esse recurso é mais válido para pessoas que já sabem o destino e a data da viagem — ou um período estimado. Funciona assim: você seleciona a cidade ou aeroporto do destino e inclui as datas de ida e volta ou o mês da viagem.

Em seguida, o sistema vai apresentar os voos disponíveis, e você poderá selecionar a opção que for mais viável para receber alertas no seu e-mail sempre que houver alterações. Dessa forma, você não precisa fazer várias simulações diárias: o próprio sistema executará essa ação.

Por exemplo, imagine que você pretende ir à Tailândia no final do ano, para passar o réveillon nesse destino paradisíaco e depois ficar por mais 15 dias aproveitando os atrativos da região. Você pode criar vários alertas dentro desse período para as cidades que pretende conhecer e, assim, ser notificado quando surgir alguma opção adequada.

Ou seja, antes mesmo de embarcar, é possível garantir as passagens aéreas para os deslocamentos dentro da Tailândia. Por isso, esse é um recurso muito útil quando a busca é feita com antecedência. E o melhor: é gratuito, e você pode criar quantos alertas quiser.

Portanto, se puder escolher o seu mês de férias ou estiver programando uma viagem a lazer, faça uma busca para o destino nas datas de sua preferência e avalie as opções. Salve aquelas que melhor se encaixam no seu planejamento e, assim que receber um alerta favorável, realize a compra. Dessa forma, você não perde tempo com várias pesquisas e aproveita melhor o seu período de descanso.

3. Compre passagens aéreas com antecedência

Essa é uma das melhores dicas para quem gosta de viajar. Ter um bom planejamento é fundamental para encontrar bons horários de voos, hospedagem adequadas às suas necessidades e serviços interessantes. Fazendo as reservas com tempo, você terá acesso a uma variedade maior de ofertas e, consequentemente, poderá fazer negócio melhor.

4. Participe de um programa de milhas aéreas

As milhas aéreas são moedas de viagem utilizadas pelas companhias para fidelizar os clientes. A ideia é recompensar o usuário por ter investido na empresa. Dessa forma, cada vez que você utilizar os serviços ou os recursos extras oferecidos, são somados pontos na sua conta.

Fazendo uso deles, você pode realizar viagens aéreas com descontos ou totalmente gratuitas, receber upgrades de categoria, ter mais comodidade nos voos e ganhar brindes exclusivos. Ou seja, são vantagens que podem ser usufruídas em diferentes momentos apenas por você ter escolhido uma companhia aérea como favorita.

Cada empresa tem as próprias regras e benefícios, por isso, vale a pena ler todas as informações antes de se fidelizar a uma operadora. Depois de se cadastrar, basta utilizar o seu número de registro, quando for efetuar a compra de passagens aéreas, para acumular as milhas.

Além de voar, existem outras formas de favorecer a sua pontuação, como cadastrar um cartão de crédito, participar de um programa de pontos e adquirir mercadorias em lojas parceiras. Você também pode garantir uma renda extra nas plataformas de compra e venda de milhas.

5. Cheque as pendências e a validade de seus documentos

Itens indispensáveis em viagens aéreas são os documentos pessoais. Sem eles, o passageiro não consegue embarcar. Por isso, mantenha o hábito de verificar a validade de itens como o passaporte e os vistos. Adotando esse cuidado na sua rotina, caso necessite de resolver alguma pendência, você terá tempo suficiente para resolvê-la.

Viagens internacionais, por exemplo, podem exigir a contratação de um seguro saúde ou uma vacina específica. Para não se esquecer desses itens, que tal criar uma check-list e estabelecer prazos para vistoriar as documentações? Você pode criar alertas no celular para melhorar a sua organização.

6. Conheça os diferentes tipos de bilhetes de avião

Você sabia que existem bilhetes aéreos específicos para diferentes modalidades de viagem? Isso mesmo: existem passagens aéreas para inúmeras finalidades, cada uma com um nome diverso. Em geral, os termos são em inglês, e muita gente desconhece o que eles significam.

Por exemplo, o bilhete pode conter: nome da classe do voo — econômica, executiva e primeira classe —, vários destinos na mesma passagem, viagens com paradas de longa distância, passagens com trechos completamente diferentes na ida e na volta, desconto para estudantes e muito mais.

Se você não conhece os principais tipos de bilhete de avião, pesquise sobre eles e conheça as suas vantagens, para usá-los em suas próximas viagens. Veja os mais conhecidos:

  • stopover;
  • classe de voo;
  • one way (único trecho);
  • road trip (ida e volta);
  • passagem multidestinos;
  • passagem de volta ao mundo;
  • open jaw (simples, duplo e intermediário);
  • passagem aérea internacional para estudante com desconto.

Depois de conhecer os detalhes desses bilhetes aéreos específicos, suas escolhas serão muito mais seguras na hora de comprar uma passagem aérea.

7. Leia todos os termos e normas antes de finalizar a reserva

A passagem aérea é um documento oficial que funciona como contrato entre a companhia e o passageiro. Esse é um dos motivos pelos quais não é possível adquirir uma passagem e depois colocá-la no nome de outra pessoa, pois o acordo já foi feito com a pessoa que realizou a negociação. Portanto, assim como a empresa tem direitos e deveres, o passageiro também deve conhecer e concordar com essas condições.

Sabe aquele regulamento que informa tudo sobre a viagem e aparece durante o processo de compra? Você só consegue passar para a próxima etapa depois de realizar a leitura e marcar o item que atesta as informações. Muitas vezes, as pessoas ignoram essa questão e fazem a marcação mesmo sem terem lido o texto, o que é um grande erro.

Imagine comprar uma casa sem saber como ela é por dentro. Quase impossível, não é mesmo? Portanto, você não deve finalizar a compra antes de ler e concordar com todos os termos e normas descritos no contrato.

Em casos de imprevistos, cancelamentos ou remarcações, você vai precisar da orientações dos termos. Então, se não conhecê-las antes da compra, mas confirmar que as leu, isso significa que você concorda com todas as condições estabelecidas pela empresa e provavelmente terá muita dificuldade para contestá-las.

Quais são as principais informações que devo consultar nesse documento?

Lembre-se de que toda viagem está sujeita a imprevistos e você pode precisar mudar algum item da sua passagem ou até mesmo cancelar a reserva. Todas essas condições são regidas pelas regras da tarifa. Portanto, logo que abrir esse documento, fique atento às informações antes de prosseguir com a compra.

Primeiro, você precisa saber se passagem é reembolsável. Dependendo da tarifa escolhida, as passagens não dão direito à devolução do dinheiro e apenas permitem a remarcação. Para isso, pode ser cobrada uma taxa e também há um prazo de validade para uso da reserva — geralmente dura 1 ano.

Depois, veja quais são as regras para remarcação e cancelamento da passagem. Os bilhetes com maior flexibilidade para esses procedimentos garantem comodidade quando ocorre um imprevisto. Se comparar as condições informadas no momento da compra e após o imprevisto, é mais interessante optar por uma tarifa mais personalizada do que tentar resolver a situação posteriormente.

Pode parecer burocrático, mas, na verdade, trata-se de um documento que você está “assinando”. Logo, vale a pena dedicar um tempo para conferir as informações. Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a companhia aérea, consultar o Manual do Direito do Consumidor ou consultar um advogado.

8. Confira as vantagens de pegar um voo com conexões

Algumas pessoas enxergam as conexões aéreas como verdadeiros incômodos, mas o que poucos sabem é que esse tipo de voo pode trazer algumas vantagens. Claro que essa opção é mais indicada para quem tem disponibilidade de tempo e interesse em algum dos benefícios desse tipo de viagem.

Um deles é a oportunidade de dar uma pausa antes de chegar ao destino. Em vez de selecionar voos longos, há quem prefira descansar, esticar as pernas, conectar-se à internet ou realizar alguma refeição no aeroporto.

Outra forma de aproveitar sua viagem de férias com as conexões é quando o trajeto tem uma longa parada e permite que você faça um passeio no destino — só fique atento para não perder o horário. E para fechar com chave de ouro, eis um dos benefícios mais esperados pelos viajantes: acumular milhas. A maioria dos programas de pontos dá uma recompensa melhor para voos com maior distância percorrida.

9. Fique atento ao adquirir passagem de ida e volta

Uma das formas mais comuns de viajar é comprando as passagens de ida e de volta de uma única vez. No entanto, alguns viajantes esquecem que essa modalidade de viagem requer alguns cuidados. O passageiro deve honrar os compromissos firmados durante a compra dos bilhetes.

Por exemplo, o abandono de voo, em quaisquer dos trajetos, pode cancelar toda a sua reserva. Por isso, caso precise ficar em alguma conexão ou não necessite de algum dos trechos, entre em contato com a companhia aérea para resolver o problema.

Da mesma forma, perder o voo também traz prejuízos para os passageiros, principalmente se for o voo de ida, pois a volta é automaticamente cancelada. Apesar de se tratar de uma situação incômoda, ela pode acontecer com qualquer pessoa e existem algumas formas de resolvê-la. Para se prevenir, crie uma check-list de procedimentos, como:

  • chegar com antecedência ao aeroporto e respeitar os intervalos das conexões;
  • ter os documentos necessários para o embarque em sua bagagem de mão;
  • checar o portão de embarque e ficar atento à possíveis modificações;
  • fazer o check-in online com antecedência.

Cuidados com os planos aéreo + hotel

Um dos recursos mais conhecidos sobre viagens são os pacotes turísticos. Quais são as vantagens e desvantagens deles? Vale mais a pena adquirir um programa com vários itens inclusos ou pesquisar e comprar tudo por conta própria?

Os pacotes de aéreo com hotel podem ser oferecidos pela própria companhia aérea ou por empresas parceiras. O diferencial é a comodidade e a rapidez do serviço. As agências que vendem aéreo e hotel combinados têm um grande poder de negociação e podem ser ótimas opções para os viajantes.

No entanto, vale a pena comparar as facilidades que a agência ou empresa aérea oferecem com a aquisição do serviço de maneira independente. Muitas vezes, as agências não disponibilizam flexibilidade de dias e horários, e isso pode interferir no seu planejamento. Portanto, fique atento aos detalhes e tire todas as suas dúvidas antes de fechar negócio.

Como não cair em armadilhas

Se optar por esse serviço, pesquise sobre a reputação da empresa e leia atentamente as regras no contrato. Evite pacotes que limitam muito a sua viagem e dê preferência àqueles que são mais personalizáveis, com opções que atendam às suas expectativas. Afinal, viagem é para relaxar!

Como comprar passagem aérea de última hora

Em algum momento da vida, você pode precisar adquirir suas passagens de voo na última hora. O que fazer nesses casos? Primeiramente, abra um buscador de passagens ou vá direto no site da companhia aérea de sua preferência.

Veja os voos disponíveis para o seu destino e horário de preferência e faça simulações até encontrar uma opção que lhe agrade. Você pode finalizar a compra de duas formas: utilizando dinheiro ou milhas. Em alguns casos, dá até para mesclar essas duas modalidades de pagamento.

Caso a sua pontuação seja insuficiente para a compra da passagem, você pode comprar milhas extras tanto através da própria companhia aérea quanto por meio das plataformas de compra e venda de milhas aéreas.

Veja outras dicas que podem ajudar nesse momento:

  • se possível, seja flexível com datas e horários;
  • considere voos com escalas e conexões;
  • veja as opções disponíveis em aeroportos alternativos;
  • opte por pelos menos dois dias de estadia.

Orientações sobre passagem de agência de viagem online

Assim como você mesmo pode planejar cada detalhe da sua viagem, existem empresas especializadas nesse serviço. São as agências de viagem, que podem ser físicas ou online. Apesar de parecer mais cômodo, muitas pessoas têm dúvidas sobre esse serviço. Ele é mais útil? Quais os reais benefícios?

Antes de tudo, deve-se considerar duas coisas: o perfil do viajante e o tipo de viagem. Esses critérios são fundamentais para saber se a compra de passagem agência de viagem é útil e proveitosa. Portanto, avalie essas questões antes de tomar uma decisão.

Você gosta de comodidade e não quer perder tempo com pesquisas de passagens? Não gosta de realizar serviços burocráticos, como cancelar e alterar reservas? Então, o seu perfil de viagem está próximo do da agência. Vai ser mais prático ter uma consultoria do que pesquisar os detalhes por conta própria.

Só tenha o cuidado de conferir a credibilidade da empresa e se ela está devidamente cadastrada no Ministério do Turismo. Acesse o Cadastur e busque o nome da agência. Outra checagem importante é sobre a qualidade do serviço. Confira as avaliações da companhia em sites como o Reclame Aqui e o TripAdvisor, bem como nas redes sociais, para ter uma ideia sobre a reputação da agência.

Agora, vamos imaginar outra situação. Se você gosta de personalizar todos os itens da viagem e sentir-se participante do planejamento, o ideal é realizar a compra de passagem aérea de maneira independente, acessando diretamente o site da companhia.

Quando o serviço da agência é indispensável

O tipo de viagem também pode interferir na escolha. Por exemplo, existem destinos que você só pode chegar por meio de uma agência de viagens. É o caso da Coréia do Norte, um dos países mais fechados do mundo — os turistas não podem circular sozinhos e têm seus aparelhos eletrônicos revistados.

A entrada de turistas só é permitida com o intermédio de uma agência de viagens internacional autorizada pelo governo norte-coreano. Atualmente, não há nenhuma empresa brasileira que oferece esse serviço, portanto, o turista precisa contratar uma empresa norte-americana, europeia ou chinesa.

Apesar de o processo ser burocrático e rígido, a curiosidade é um dos maiores motivos da visita ao país. No entanto, é preciso seguir as regras, como a obrigatoriedade da contratação de uma agência de viagens internacional autorizada. O descumprimento das leis e regras locais pode levar à detenção dos estrangeiros.

Importância do planejamento de viagem

Como você percebeu, o planejamento é o começo de tudo e o melhor amigo de um bom viajante. Use o recurso da antecedência a seu favor e coloque no papel os seus desejos e necessidades. Trace um orçamento para que tudo ocorra de acordo com as suas expectativas e sempre inclua uma reserva financeira para eventualidades e imprevistos — nesse ponto, é melhor sobrar do que faltar.

Há vários sites e aplicativos disponíveis para melhorar o seu planejamento de viagem. Faça uso deles, cadastre-se em programas de milhas e acompanhe as novidades do mundo aéreo por meio de redes sociais e newsletter. Com a prática, você verá que a tecnologia tem muito a contribuir com as suas viagens.

Otimize suas expectativas planejando o passo a passo do passeio, crie um check-list e monte um roteiro com seus lugares favoritos. Consulte esse planejamento durante a viagem e faça ela render mais!

Se você chegou até aqui, pode se considerar um expert em comprar passagem aérea. Com as informações deste guia, você vai viajar mais nos próximos anos. Fique à vontade para reler este conteúdo, consultá-lo quando for preciso e compartilhá-lo com os seus amigos. Coloque as orientações em prática e conheça novos destinos!

Gostou das sugestões? Então, não perca tempo e simule a compra de passagens aéreas para o seu próximo destino!