Fazer uma viagem sempre exige um bom planejamento. Afinal, para realizar um passeio tranquilo e sem imprevistos, é preciso escolher bem o destino, o roteiro, o local da estadia, e ainda dedicar um tempo para a organização de tudo o que é preciso levar. E, nos casos em que o meio de transporte utilizado será o avião, é comum ter algumas dúvidas no momento de definir qual é a melhor companhia aérea.

Na hora de comprar as passagens, decidir por uma empresa apenas porque ela tem o menor preço nem sempre é uma boa opção.

Afinal, também é preciso verificar quais serviços estão sendo adquiridos e se eles apresentam um bom custo-benefício — ou seja, se são satisfatórios não só com relação ao valor cobrado, mas também ao conforto, programas e atendimento oferecidos.

Para ajudá-lo a encontrar a companhia aérea certa para você e sua família, nós preparamos este post com alguns pontos que precisam ser observados ao realizar a compra das passagens. Confira!

Pontualidade

A pontualidade é um fator essencial, que deve ser levado em conta ao escolher a melhor companhia aérea. Afinal, o horário em que você chegará ao seu destino fará toda a diferença na hora de pegar uma conexão, agendar o transporte para o hotel, cumprir os compromissos ou fazer os passeios planejados para o dia da sua chegada.

Por isso, é importante verificar se a empresa costuma ser pontual nos seus voos ou se é comum que ela cometa atrasos ou cancelamentos. Essas informações podem ser facilmente obtidas no site da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que fornece um histórico de atrasos e cancelamentos de voos que saíram do território nacional.

Qualidade do serviço de bordo

O serviço de bordo é o que vai garantir o conforto da sua viagem. Por isso, antes de adquirir as passagens, é importante fazer uma pesquisa nos sites das companhias aéreas e verificar o que é oferecido durante o voo.

Veja se há meios de entretenimento disponíveis, como TV ao vivo, música, revistas ou filmes, que tornam o voo um momento mais prazeroso e divertido para você e sua família. Além disso, é essencial levar em consideração o atendimento a bordo e a oferta de lanchinhos e bebidas de forma gratuita, que melhoram muito a qualidade da viagem e a satisfação dos clientes.

Facilidade na compra das passagens

A compra das passagens é um momento que costuma ocupar muito do nosso tempo, pois sempre inclui o preenchimento de documentos, a confirmação do horário, a escolha das poltronas e da forma de pagamento etc.

Por isso, se você quiser economizar esse tempo, é importante dar preferência a empresas que tenham um bom sistema de aquisição de bilhetes e que ofereçam esse serviço de diferentes maneiras (por ligação telefônica, aplicativo, site etc.).

Outra indicação importante é checar quais companhias apresentam alternativas diferentes para o pagamento. Afinal, é muito ruim chegar na etapa final da compra e verificar que a bandeira do seu cartão não é aceita, ou que a opção de comprar por boletos não está disponível.

Para evitar esse tipo de problema, escolha adquirir os serviços de quem oferece várias formas de pagamento, como boleto bancário, débito, crédito ou ainda por meio de cartões específicos ou programas de fidelidade.

Rapidez na realização do check-in

Com a proximidade da viagem, é comum ficar atarefado com os últimos detalhes — como preparar as malas, planejar o roteiro, adiar compromissos que já estavam agendados etc. Isso tudo toma bastante tempo, e ainda precisamos chegar cedo no aeroporto para realizar o check-in.

Por isso, uma ótima opção que algumas companhias aéreas têm oferecido é a de fazer o check-in de maneira mais prática, rápida e fácil, por meio de aplicativos, SMS ou pelo próprio site da empresa.

Para isso, basta entrar nesses locais e preencher algumas informações sobre você (como nome e o número do documento) ou sobre o seu voo (número da passagem, horário ou destino) e o seu check-in será realizado.

Com esse processo já terminado, você terá mais tempo antes do embarque para se preparar com calma para o passeio, sem estresses desnecessários.

Oferecimento de pacotes de viagem

Investir em pacotes de viagem é uma excelente maneira de adquirir as passagens aéreas, diárias do hotel, aluguel de carros, passeios e outros serviços de uma só vez e com um preço muito mais acessível. Por isso, veja se a companhia que você quer escolher oferece pacotes e promoções para quem desejar fazer várias reservas de uma só vez.

Dessa forma, você pode adquirir um pacote completo e optar por aquilo que atende às suas necessidades e que está dentro do orçamento previsto.

Além disso, essa contratação é muito mais rápida do que a compra dos itens separadamente, o que deixa mais tempo live para o planejamento dos passeios e dos dias que você vai passar com a sua família.

Disponibilização de tarifas promocionais

Uma das vantagens de planejar uma viagem com antecedência é poder contar com as passagens promocionais oferecidas por algumas empresas. Por isso, após decidir o seu destino e a data aproximada do voo, não se esqueça de checar se há tarifas em promoção para esse período.

Em algumas companhias aéreas, as chances de economizar na compra dos bilhetes ou pacotes de viagem aumentam de acordo com a flexibilidade de horários e com a data escolhida.

Os preços costumam ser menores aproximadamente 21 dias antes da data do passeio. Então, tente acompanhar as variações nas tarifas por algum tempo e use as promoções a seu favor.

Qualidade dos aviões

Um dos pontos que não costumam ser analisados na hora da compra das passagens, mas que faz toda a diferença no momento da viagem, é a qualidade dos aviões utilizados pela companhia aérea. Esse é um quesito importante porque, quanto melhor for a aeronave, maiores são a segurança e o conforto dos clientes.

Por isso, antes de escolher uma empresa, verifique quais são os aviões utilizados e se ela costuma investir em aeronaves novas e com uma boa estrutura. Pesquise também sobre o interior do avião, veja se os assentos são confortáveis e se há um bom espaço entre as fileiras.

Você pode fazer esse tipo de pesquisa no site da ANAC, que conta com um Programa de Avaliação Dimensional.

O objetivo é informar sobre as características dos assentos disponíveis nas aeronaves, oferecendo uma classificação que vai de A a E e que varia de acordo com a distância entre as poltronas.

A classificação da ANAC sobre cada aeronave é informada aos clientes no momento da compra das passagens, por isso é importante sempre ficar atento a esse detalhe.

Oferecimento de programas de fidelização

Os programas de fidelização consistem em maneiras de acumular pontos a cada vez que você faz um voo, realiza um check-in, adquire um pacote de viagem etc. Com o tempo, é possível trocar determinada quantidade de pontos por passagens ou serviços da empresa.

Além disso, dependendo da companhia, os programas de fidelização apresentam outros benefícios, como ofertas exclusivas e a possibilidade de trocar seus pontos pelos mais diversos tipos de produtos (como bolsas, itens de beleza, bicicletas, conjuntos de utensílios de cozinha, celulares, entre outros). Eles também podem dar descontos em restaurantes e estacionamentos.

Por isso, investir em um bom programa de fidelização é uma ótima maneira de aproveitar as diversas vantagens que as empresas têm para oferecer, economizar na hora das compras para a viagem e tornar seu passeio ainda mais tranquilo e especial.

Transporte gratuito até o aeroporto

Quando vamos viajar com muitas pessoas ou com uma grande quantidade de malas, normalmente é difícil decidir qual será a forma mais fácil e econômica de chegar até o aeroporto, não é mesmo? Afinal, serviços de carona, táxi ou estacionamento para deixar o carro nem sempre são confiáveis, baratos e eficientes, o que gera inseguranças na hora de planejar uma viagem de avião.

Pensando nisso, algumas empresas aéreas passaram a disponibilizar ônibus gratuitos para os passageiros que desejam se locomover até o aeroporto de maneira rápida, segura e sem gastos extras.

Para ter acesso a esse serviço, geralmente é preciso apenas ter o comprovante da passagem aérea adquirida, verificar qual é o horário certo para você (que é aquele que chega ao aeroporto com, no mínimo, 60 minutos antes do voo) e se dirigir ao local de saída do transporte com 15 minutos de antecedência.

Boa acessibilidade

Se você for viajar com crianças pequenas ou tiver algum tipo de deficiência física, é essencial escolher uma empresa que invista em acessibilidade e apresente formas de auxílio a esses clientes na hora do embarque e desembarque.

Se quiser obter esse tipo de informação, basta acessar o site da companhia e pesquisar os serviços oferecidos, ou procurar os guichês no aeroporto.

Para fazer uma viagem de qualidade e com conforto, é recomendado investir em uma empresa que facilite o acesso de pessoas idosas, enfermas ou deficientes à aeronave. Também é importante verificar se ela pratica a isenção de taxas para o transporte de cadeiras de rodas e se permite a presença de cão-guia.

Se você tem filhos pequenos, é preciso priorizar quem tem um bom serviço de bordo e não cobra nenhum valor extra para despachar o carrinho de bebê.

Seguro de viagem

Um dos fatores mais importantes na escolha de uma companhia é o seguro de viagem. Esse tipo de assistência — que pode ser adquirida no momento da compra das passagens — é o que vai garantir a você e à sua família maior segurança durante o voo, e que vai auxiliar no caso de algum imprevisto (como extravio de bagagem, necessidade de atendimento médico ou perda de documentos).

Por isso, sempre verifique quais planos de seguro são oferecidos pelas empresas aéreas e contrate aquele que for mais vantajoso para você, capaz de atender às suas necessidades de forma completa. Com esse tipo de assistência em mãos, será possível fazer um voo tranquilo e livre de preocupações e inseguranças.

Translado aeroporto-hotel-aeroporto

No momento em que estamos pensando na nossa viagem, é muito comum surgirem dúvidas sobre o que faremos depois de chegar ao nosso destino. Afinal, quando estamos em um local que não conhecemos bem ou com o qual não temos familiaridade, é difícil saber quais são as formas de locomoção disponíveis, os preços que teremos que pagar por elas etc.

Por esse motivo, algumas companhias prestam o serviço de transfer do aeroporto até o seu hotel e, depois, do hotel até o aeroporto. Essa forma de transporte normalmente é paga, mas costuma ser mais econômica do que pedir um táxi, por exemplo, além de ser confortável e segura.

Para adquirir esse serviço, basta entrar em contato com a empresa aérea que você pretende utilizar e verificar quais são os transportes disponíveis (que em geral incluem opções partilhadas ou individuais) e os seus preços. Depois disso, basta escolher a melhor alternativa e aproveitar a viagem.

Parcerias com empresas de aluguel de veículos

Em alguns destinos ou durante a realização de alguns passeios, é comum que não haja um transporte prático e eficiente para se locomover.

Devido a isso, talvez seja uma boa opção aproveitar a parceria que algumas companhias aéreas têm com estabelecimentos especializados em aluguel de carros. Dessa maneira, você pode alugar seu veículo na hora da compra da passagem e já contar com um meio de transporte prático e garantido no momento em que chegar ao seu aeroporto de destino.

Normalmente, esses serviços estão disponíveis nos próprios sites e aplicativos da empresa, cabendo a você apenas selecionar o item referente ao aluguel de carros e preencher os campos com a data desejada e o local da retirada do veículo.

Escolher a melhor companhia aérea é essencial para ter um passeio seguro, satisfatório e com menor chance de imprevistos. Por isso, antes de comprar as passagens ou adquirir serviços, verifique o custo-benefício daquilo que está sendo oferecido e prefira sempre a opção mais vantajosa para você e sua família.

Gostou deste post e quer contratar uma companhia aérea de qualidade para a sua próxima viagem? Então, entre em contato conosco e conheça nossos serviços e vantagens!