Sabe quando a gente fica esperando ansiosamente pela próxima viagem, mas quando ela acontece as coisas não saem como esperado? Essa é uma consequência quase inevitável quando não nos organizamos direito para planejar as férias.

É verdade que talvez seja preciso esperar um pouco para viajar de novo, por causa da pandemia. Mas o planejamento precisa acontecer constantemente para que você tenha tempo de definir cada detalhe. É assim que fará a viagem dos seus sonhos, aquela que toda a família vai conseguir aproveitar!

Então, não seria melhor já começar a pensar no seu próximo destino? Acha que é cedo demais? Continue lendo este artigo para entender por que é importante se planejar com antecedência e quais são os benefícios e vantagens de anteceder toda essa preparação.

Qual é a importância do planejamento de viagem?

O distanciamento social em função da pandemia do coronavírus trouxe diversas consequências, e uma delas foi o adiamento de planos. As pessoas precisaram fazer uma mudança de rotina para cuidarem da sua saúde e de seus familiares.

Mas o fato de não poder viajar de imediato não significa que você não possa começar a planejar as férias. Afinal, assim poderá pensar em cada detalhe, fazer suas pesquisas e encontrar os melhores serviços por um custo acessível.

Quando deixamos tudo para a última hora, sempre pode ficar alguma coisa para trás. Esquecemos, por exemplo, de consultar o clima, estudar os melhores roteiros, conferir se existem atividades para toda a família, entre outros aspectos que fazem muita diferença para uma viagem ser realmente agradável.

Sendo assim, você pode aproveitar o momento de pausa nas demais atividades e compromissos para planejar as férias junto com a sua família. Além de tomar as melhores decisões, é uma alternativa para reunir todo mundo e passar por esse período com mais tranquilidade. Isso melhora, inclusive, o estado psicológico de todos.

Por que começar a planejar as férias agora?

Se ainda não temos previsão de quando tudo voltará ao normal, por que planejar férias agora? Bem, talvez você não possa definir uma data exata para sua próxima viagem, mas já pode pesquisar destinos, hotéis, a melhor época para viajar e os lugares que vai visitar.

Considere que fazer um planejamento de viagem com pressa ou dispondo de pouco tempo pode trazer erros ou levar a decisões não muito boas. Então, agora que tudo está um pouco mais calmo, é o momento ideal para pesquisar tranquilamente. A seguir, listamos algumas vantagens e benefícios de se antecipar assim. Veja!

Encontrar melhores oportunidades

Sabia que tem gente que acaba viajando sempre para o mesmo lugar? Sabe por que isso acontece? Geralmente é pela falta de tempo para planejar as férias! Assim, como já está familiar com aquele destino, fica sempre repetindo para não correr o risco de cometer erros. Mas vamos combinar que isso pode tornar a viagem desinteressante, não é verdade?

Por isso, aproveite que você está passando mais tempo em casa para procurar destinos diferentes, talvez aqueles que ainda não tinha pensado em conhecer. Neste momento, poderá encontrar melhores oportunidades para fazer viagens memoráveis por um preço bem acessível.

É hora de pesquisar onde comprar passagem aérea, hotéis confortáveis e baratos, destinos turísticos com custo baixo, lugares para jantar e almoçar, agenda de atrações, entre outros. Você vai descobrir muita coisa nova e conseguirá incluir toda a família nesse cronograma da viagem, e ainda fazendo economia!

Ter mais tempo disponível

Já falamos sobre isso, mas não custa reforçar que, como a gente não pode manter a vida social como antes, então a disponibilidade de tempo aumentou bastante. Nada melhor do que aproveitar o momento de uma forma útil e, por que não, para planejar as férias? Agora você tem tempo para:

  • conhecer empresas aéreas;
  • pesquisar uma boa agência de viagem;
  • estudar pacotes com calma;
  • se informar melhor sobre destinos nacionais e internacionais;
  • conferir as melhores épocas do ano em cada cidade ou região;
  • descobrir curiosidades e lugares interessantes para conhecer.

Além disso, o tempo é um grande aliado para você começar a organizar uma reserva financeira específica para sua viagem. Pode, por exemplo, separar o dinheiro que antes era utilizado para sair para jantar e utilizá-lo durante os seus passeios nas férias.

Se organizar com antecedência

Não há como negar que problemas podem acontecer durante uma viagem. É claro que a gente não deseja que isso se concretize, mas sabemos que ninguém está livre de imprevistos. Porém, a antecedência agora é a sua aliada também nesse sentido!

Além de você planejar as férias inteiras em cada detalhe, esse tempo permitirá se precaver contra possíveis problemas que poderiam tirar parte do encanto da sua próxima viagem.

Como explicamos, se organizar antecipadamente evita deixar detalhes para trás e previne a necessidade de pagar por serviços mais caros. Uma boa alternativa para conseguir pensar em tudo, incluindo os problemas e imprevistos, é fazer uma checklist e cuidar de um item de cada vez.

Traçar o roteiro com calma

Quando falamos sobre pontos turísticos do Rio de Janeiro, por exemplo, o primeiro que as pessoas pensam é o Cristo Redentor, mas ele não é a única atração da cidade. Há diversos outros lugares interessantes para visitar, só que muitas vezes as pessoas não conhecem porque não fazem o planejamento de um roteiro com calma.

Planejar as férias agora é excelente para que você consiga se informar sobre todas as atrações do seu próximo destino. Afinal, outras cidades também têm pontos turísticos menos conhecidos, mas que proporcionam experiências inesquecíveis.

Considere, ainda, que o ideal não é seguir roteiros já prontos ou padronizados, porque você precisa atender às necessidades da sua família. Então, é interessante pesquisar sobre os lugares que estão de acordo com os gostos de vocês e que vão oferecer os atrativos que desejam, para que todo mundo se divirta e consiga aproveitar o passeio.

Viu só como planejar as férias a partir de agora pode ajudar você a fazer a melhor viagem de todas? E ainda de quebra pagando pouco por isso! Saiba que Azul Viagens pode ser a sua grande aliada nesse momento, porque oferece os melhores pacotes e opções com muito conforto e um excelente custo-benefício para você aproveitar sem preocupações.

Saiba mais sobre as vantagens de voar com Azul Viagens. Acesse nosso site e confira os serviços à sua disposição!