Fáceis de serem acessados, diretos ao ponto e ótimas opções para se manter informado, se distrair e descobrir novas coisas sobre outros países e culturas. Essas são só algumas das razões que fazem os podcasts de viagem conquistarem cada vez mais ouvintes e se popularizarem nos serviços de streaming disponíveis para celular e computador.

Porém, se você ainda não está familiarizado com esses programas inspirados nas produções das rádios, mas que são transmitidos em episódios sem pausas ou intervalos comerciais, sem problemas. Neste post, você vai conhecer sete ótimas sugestões para começar a seguir. Acompanhe e saiba mais sobre elas!

1. Carreira Sem Fronteiras

O primeiro da nossa lista de podcasts de viagem é o Carreira Sem Fronteiras. Criado em 2019 pelo Gabriel Ferreira e o Fabrício Carraro, o programa se propõe a reunir histórias de gente que saiu do Brasil para trabalhar em outras nações e se reinventar profissionalmente. Sem dúvidas, ele inspira e mostra como nada é impossível.

Em cada episódio, há um convidado contando sobre a profissão que tem, o local onde mora e o que o levou a investir nessa mudança de vida. Para você ter ideia, já foram entrevistadas pessoas que estão nos EUA, no Chile, na China, em Israel, na Noruega e na Coreia do Sul.

Acompanhe no Spotify.

2. Passaporte Orlando

Elaborado pelo Felipe Trindade e a Juliane Serra, o Passaporte Orlando existe desde 2012 com o propósito de ser o podcast mais informativo da internet sobre a cidade de Orlando, nos Estados Unidos. Ou seja, se você pretende conhecer a cidade, vale a pena escutá-los.

E não é exagero dizer isso, viu? Afinal, já são mais de 150 episódios disponibilizados, nos quais a dupla fala de tudo: os parques temáticos, os hotéis, os restaurantes locais, os melhores lugares para fazer compras, os eventos que acontecem na região e por aí vai.

Acompanhe no Spotify e no Deezer.

3. Se Meu Mochilão Falasse

Outro podcast de viagem que você deve conferir é o Se Meu Mochilão Falasse, que é feito pela Mary Teles e a Andrea Leonel. Inaugurado em 2019, ele aborda os desafios e as aventuras que os mochileiros vivem em cada viagem, tudo de forma leve e muito bem-humorada.

Elas falam, por exemplo, sobre como escolher o melhor hostel para se hospedar, as vantagens de fazer voluntariado em outros países, as melhores formas de levar dinheiro para o exterior, como se virar em países de línguas diferentes e muito mais.

Dê uma olhada no Spotify e no Deezer.

4. Litocast

Já o Litocast, por sua vez, tem uma proposta diferente: abordar os medos dos viajantes na hora de embarcar no avião e, em especial, durante o voo. Para isso, desde 2019, o Lito Sousa e os convidados dele trazem (e discutem) relatos reais de quem tem um pé atrás, por exemplo, com altura e turbulência.

A partir daí, eles dão sugestões simples e inteligentes do que você pode fazer para ter uma viagem mais tranquila e o principal: superar de vez qualquer receio referente a isso.

Não deixe de acompanhar no Spotify e no Deezer.

5. E-Dublincast

Além dos podcasts de viagem já citados, há o E-Dublin. Desde 2019, ele vai ao ar graças ao trabalho dos mesmos criadores do canal E-Dublin no YouTube, o Edu Giansante e a Mah Marra. O objetivo da dupla é justamente expandir a presença em outras plataformas de conteúdo e, com isso, falar sobre o que eles mais gostam nessa vida: a Irlanda.

É por essa razão que os episódios do programa contam as mais diversas curiosidades e informações sobre a terra dos duendes, como culinária, estações do ano, turismo, gírias e expressões locais e, é claro, a história da formação do país. Resumindo: é um prato cheio para quem quer conhecer mais sobre a Irlanda.

Acompanhe no Spotify e no Deezer.

6. Se Eu For, Eu Vou

O Se Eu For, Eu Vou surgiu em 2019 a partir da união de três amigos — o Diego Digno, a Laís Lorenzi e o João Souza — que têm algo em comum: são eternos viajantes. Não é à toa que a ideia por trás do programa é compartilhar experiências e ajudar você a viajar melhor, aproveitando ao máximo cada minuto sem perrengues ou surpresas incômodas.

Logo, em cada episódio você aprende algo novo sobre como montar o melhor roteiro em cada destino, como organizar a mala, o que levar em conta para as próximas férias, como se preparar para ir ao exterior, os imprevistos mais comuns durante uma viagem e muito mais!

Que tal acompanhá-los no Spotify e no Deezer?

7. Embarcast

O último da nossa lista é o Embarcast, que é produzido desde 2019 pela Maiara Viegas. Depois de estudar fora do Brasil e passar por diversos países, ela decidiu falar sobre o porquê viajar muda tanto (para melhor, é claro!) a vida de uma pessoa.

Ao longo dos episódios, ela divide um pouco da experiência que tem sobre viagens — nas quais economia foi a palavra de ordem — e quais são os mitos, os desafios e as vantagens de descobrir o mundo sozinho. Além disso, ela traz relatos mais do que especiais sobre lugares que a marcaram e que valem a pena você visitar, pelo menos uma vez.

Acompanhe-a no Spotify e no Deezer.

Viu só como não faltam sugestões de podcasts de viagem para você conferir? Por isso, não deixe para depois: comece hoje mesmo a escutar o episódio piloto daqueles que mais chamaram a sua atenção.

Além de funcionarem como entretenimento no dia a dia e servirem como inspiração na escolha dos seus próximos destinos, esses programas podem se tornar uma ótima opção para você se distrair durante os voos, especialmente aqueles mais longos — já que podem ser baixados nos aplicativos de streaming do qual falamos. O que acha da ideia?

E se gostou do post, aproveite para nos seguir no Facebook, Twitter, YouTube e Instagram e se informar sobre como encontrar as melhores passagens para as suas viagens!