Tanto as viagens solo quanto as viagens em grupo envolvem desafios que podem determinar o sucesso ou o fracasso das férias. Sozinho, você tem toda a liberdade para ir aonde o nariz aponta, mudar de ideia e de destino quando quiser, decidir quais atrações visitar, quanto tempo ficar etc.

Já nas viagens em grupo, as coisas se complicam se não houver planejamento. Os problemas podem começar mesmo antes do embarque, abalando relações familiares e amizades antigas. Sim, viajar acompanhado é uma tarefa delicada, que exige muita organização para evitar surpresas.

Então, se estão programando uma viagem de avião com um grupo de parentes ou amigos, é bom ler o nosso artigo e saber o que fazer para que todos fiquem satisfeitos.

Planejando com antecedência

Em viagens em grupo, mais do que nunca, a regra de ouro é planejar com muita antecedência.

Veja nossas sugestões para os primeiros passos ao organizar a viagem:

1. O grupo se reúne na casa de alguém e discute detalhes como: destino, datas, teto máximo de gastos, empresa aérea preferida, tipo de acomodação mais adequada, quantas pessoas viajarão no grupo etc.

2. Depois de chegarem a um acordo, as tarefas são atribuídas a subgrupos: alguns se encarregam de pesquisar passagens e colher informações junto às companhias, outros procuram acomodações, outros checam opções de transporte para os aeroportos e assim por diante.

3. Na reunião seguinte, o grupo analisa as informações colhidas e chegam a um consenso. Tudo o que for combinado é anotado em um roteiro bem detalhado. É bom imprimir ou enviar uma cópia desse documento por e-mail a todos os participantes.

4. Aproveitem as semanas que antecedem a viagem e se encontrem outras vezes para trocar ideias sobre como arrumar as malas, esclarecer dúvidas etc. A empolgação que antecede a aventura já faz parte do prazer de viajar. Desfrutem desses momentos!

Evitando aborrecimentos

Para passar longe de conflitos, o diálogo precisa ser aberto e o fluxo de informações deve ser constante.

Dediquem atenção especial aos que têm medo de avião ou que estarão voando pela primeira vez, explicando como é uma aeronave por dentro, como se comportar, que tipo de entretenimento estará à disposição a bordo e informações similares. Assim, os viajantes novatos vão se sentir mais seguros e o nível de ansiedade vai diminuir.

Observem bem os horários dos voos e a documentação exigida. Já imaginaram o transtorno para o grupo se um dos viajantes se atrasa para o embarque ou esquece o passaporte em casa? A viagem já começa mal!

Por mais que todos estejam empolgados, é bom manter as expectativas em níveis realistas, para evitar frustrações. Lembrem-se: por mais que vocês se organizem, pesquisem e planejem com antecedência, será impossível agradar a todos o tempo inteiro.

Ter jogo de cintura e bom humor é a melhor maneira de lidar com imprevistos. Acostumem-se a achar graça nas situações que fogem ao controle e a se divertir com as gafes. Isso faz parte da diversão e vai render boas histórias quando voltarem para casa.

Reservando passagens em grupo

Normalmente, é possível fazer reservas para até 9 passageiros diretamente no site da companhia aérea. Acima desse número, será preciso entrar em contato por e-mail ou telefone.

No site, vocês vão encontrar um formulário a ser preenchido com dados de contato, datas de interesse, locais de partida e de destino e outros. A partir daí, a companhia aérea vai apresentar um orçamento para o grupo.

Importante saber:

  • os grupos de 10 ou mais passageiros podem receber benefícios e condições especiais acima de determinado número de viajantes, mas isso vai depender da companhia aérea.
  • todos devem estar viajando no mesmo voo e na mesma classe. Se alguém desistir da viagem e o grupo encolher, as condições serão alteradas e a reserva poderá ser cancelada. Os restantes terão de adquirir novas passagens individualmente e as tarifas poderão ser mais altas.
  • depois de fechada a reserva de grupo, se mais amigos ou parentes decidirem se juntar a vocês, pode ser que tenham que comprar passagens individuais, pagando um preço diferente.
  • qualquer alteração nas condições negociadas terá um custo adicional — como alguém do grupo decidir mudar o itinerário ou a data da volta, por exemplo.
  • passagens em grupo podem não dar direito a milhas nos programas de fidelidade. Informem-se com antecedência, para ver se o custo-benefício compensa.

Como podem ver, viagens em grupo exigem compromisso por parte de todos os participantes. Se um ou dois desistem da viagem, todos os outros arcam com as consequências, por isso é fundamental discutir os detalhes com toda a clareza.

Combinando o transfer para o aeroporto

Vocês já leram o artigo até aqui e já sabem que viajar em grupo exige logística cuidadosa, para evitar surpresas desagradáveis. Se um dos participantes sofrer um contratempo, isso pode afetar todo o grupo.

Vocês não precisam estar grudados em tempo integral, mas é aconselhável que permaneçam juntos até que todos estejam acomodados dentro do avião.

Contratar uma van para o transfer ao aeroporto no dia do voo é um modo seguro e econômico de garantir que o grupo estará completo para se apresentar no portão de embarque. Informem-se junto à companhia aérea se é possível incluir o transfer na reserva.

Caso prefiram outros meios de transporte, procurem sair de casa juntos para chegarem ao aeroporto mais ou menos à mesma hora. Nesse caso, apresentem-se no check-in com antecedência ainda maior: duas horas antes do voo, em viagens domésticas, e três horas antes em viagens internacionais.

O transfer do aeroporto do destino até a acomodação é ainda mais importante. Imaginem um grupo grande chegando em um aeroporto desconhecido sem ter noção de como se deslocar? Entrar em ônibus, trens ou metrô carregando bagagens pode não ser uma boa ideia. Então, antes de chegar ao destino, pesquisem e decidam sobre a melhor forma de chegar à acomodação reservada.

É bom formar um grupo de WhatsApp para a comunicação entre os membros do grupo. Como a conexão com a internet pode falhar no trajeto para aeroportos mais distantes, os parceiros de viagem devem registrar na agenda do celular os números dos outros, para garantir a comunicação. E manter os celulares com créditos suficientes, claro!

Pensando nas vantagens das viagens em grupo

Muitos preferem as viagens solo, por uma série de motivos pessoais, mas uma viagem com amigos e parentes proporciona vantagens compensadoras. Quer saber por quê?

Mais apoio para quem precisa

Algumas pessoas são tímidas e se sentem inseguras em viajar sozinhas. Para elas, uma viagem rumo ao desconhecido pode envolver tanta ansiedade e insegurança que estragaria todo o prazer das férias.

Da mesma forma, os mais velhos ou com mobilidade reduzida não teriam a chance de desfrutar de um esquema de viagem mais complexo, sem o apoio de um grupo.

Em destinos fora do país, quem não fala inglês nem o idioma local também pode sentir dificuldades em uma viagem solo. A companhia dos amigos dará mais segurança para tentar se comunicar.

Em um grupo maior, sempre haverá alguém que fale inglês, o idioma mais usado no mundo do turismo. Mesmo sem fluência, algumas pessoas são mais desinibidas e têm jogo de cintura e criatividade para falar em nome do grupo.

E se alguém adoecer durante a viagem, contará com o apoio dos companheiros para providenciar assistência médica ou para preparar aquele chazinho reconfortante.

Mais economia e vantagens para todos

O benefício econômico é bem vantajoso. Em uma viagem solo, todas as despesas são por sua conta. Em um grupo, o custo será dividido e pesará bem menos no bolso. Todos aproveitam mais gastando menos.

Como já mencionamos, algumas companhias aéreas oferecem preços diferenciados para reservas de mais de 10 pessoas, se o grupo atender aos critérios exigidos. Vocês também podem ter descontos em passes de trem, ônibus, entradas em atrações turísticas etc.

Quanto à acomodação, alugar uma casa ou “fechar” um dormitório inteiro em um hostel só para o grupo será uma alternativa muito mais econômica do que se hospedar em hotéis.

Mais diversão e compartilhamento

Se por um lado você perde um pouco de privacidade em viagens em grupo, por outro lado pode ganhar em diversão. Compartilhar a acomodação, visitar as atrações juntos, dividir uma grande mesa no restaurante, tudo isso dá oportunidade para muitas risadas e momentos de descontração.

A companhia dos amigos proporciona a segurança necessária para programas mais ousados. Juntos, vocês podem escolher destinos exóticos, fora do eixo turístico, que talvez não visitassem se estivessem sozinhos.

Também será mais seguro e divertido conhecer a vida noturna do lugar, experimentar comidas e bebidas diferentes e passear por lugares mais distantes. Em grupo, a chance de se perder ou ser alvo de pessoas mal-intencionadas diminui bastante.

E, se sentirem falta de liberdade, nada impede que cada um tire um dia “livre” quando quiser. Ninguém é obrigado a acompanhar o grupo em tempo integral, a não ser que tenham combinado isso antes.

Mais qualidade para suas fotos

Já reparou nas fotos de quem viaja sozinho? Normalmente são assim: uma selfie, uma paisagem, outra selfie, outra paisagem. De vez em quando, o viajante solo cria coragem para pedir a alguém para bater uma foto mostrando o monumento inteiro atrás de si.

Em viagens de grupo, até as selfies serão mais divertidas. Sempre haverá micos, caras engraçadas e muita descontração na hora de fotografar as atrações. E mais: suas fotos individuais não serão só paisagens e selfies, pois os parceiros de viagem estarão à disposição para fotografar uns aos outros.

Escolhendo o melhor destino

A esta altura, vocês já se convenceram das vantagens de viagens em grupo. Agora só falta responder à pergunta principal: ir para onde? Quais são os melhores destinos para férias com os amigos?

A decisão depende do perfil e do objetivo do grupo. A turma jovem pode querer praia ou praticar esportes radicais, enquanto os maduros buscam roteiros culturais. Obviamente, idade não impede ninguém esquiar na neve ou de gostar de museus e galerias. O grupo é livre para decidir.

Destinos atraentes não faltam. A seguir, sugerimos ótimas opções para viagens em grupo, por oferecerem excelente estrutura turística, atrações variadas e rotas aéreas operadas pelas melhores companhias.

1. Portugal

  • as cidades maiores, como Lisboa e o Porto, são ricas em atrações históricas e culturais;
  • as pequenas aldeias do interior parecem paradas no tempo;
  • as praias do Algarve e do Alentejo são magníficas e ótimas para surfe, kitesurf e outros esportes aquáticos;
  • destinos religiosos, como a cidade de Fátima, são muito procurados;
  • a comida e os vinhos são irresistíveis.

2. Flórida

  • o Walt Disney World, em Orlando, é atração para todas as idades;
  • as lojas de Miami são aposta certa para quem quer fazer compras;
  • as praias são paradisíacas, como as da orla de Miami e a ilha de Key West, no sul.

3. Países do Mercosul

Nossos vizinhos não exigem passaporte na entrada, apenas identidade recente com foto. Aproveitem:

  • Buenos Aires, com suas noites de tango regadas a vinho e churrasco gaúcho;
  • a simpática Montevidéu com sua orla que lembra uma pequena Copacabana;
  • Punta del Este, com belas praias de mar e de rio, além dos cassinos e baladas.

4. Bahia

  • a capital Salvador ferve de gente bonita no carnaval e no ano inteiro;
  • as badaladas praias do sul, como Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Trancoso agradam a todas as idades;
  • a Praia do Forte e a Costa do Sauípe, ao norte, oferecem ótimos resorts;
  • a belíssima Chapada Diamantina, no interior do estado, é uma joia a ser descoberta.

5. Caldas Novas

  • os rios e piscinas de águas quentes rendem muita diversão;
  • os resorts oferecem entretenimento para toda a família;
  • a comida é farta e deliciosa;
  • dá para esticar e conhecer Brasília na mesma viagem.

6. Florianópolis

  • a oferta de praias lindas é infinita;
  • a orla da Lagoa da Conceição oferece muita diversão e variedade de esportes aquáticos;
  • pode-se visitar o Projeto Tamar, na Barra da Lagoa, a 20 km da cidade;
  • passar um dia na praia de Santo Antônio de Lisboa é a oportunidade para conhecer a herança cultural dos imigrantes dos Açores e provar a ótima culinária local.

Pronto! Ao final da leitura de nosso artigo, vocês já estão preparados para planejar e organizar bem as próximas férias e muitas outras viagens em grupo.

Nós, da Azul, garantimos um voo seguro e confortável para que a família e os amigos desfrutem de ótimos momentos juntos no destino escolhido.

Antes de correr para fazer as malas, só falta uma providência importante: assinar a nossa newsletter, para nunca perder as novidades sobre viagens e garantir a diversão!