Como Transportar Bagagem Especial

As viagens aéreas apresentam diversas vantagens para os passageiros. O tempo gasto, por exemplo, é bem menor em comparação às viagens feitas com outros meios de transporte. Outra conveniência atualmente é a excelente relação custo/benefício, já que as passagens aéreas têm ficado cada vez mais baratas e as aeronaves contam com boas acomodações, serviço de bordo e outras mordomias, como o transporte de bagagens especiais, que muitas vezes não podem ser levadas no ônibus ou no carro, em razão da falta de espaço.

Como Transportar uma Bagagem Especial

Alguns objetos levados na viagem se diferenciam das tradicionais malas por causa das dimensões e do peso. Por isso, são classificados como bagagem especial. Por motivos de segurança e de espaço físico, as companhias aéreas costumam limitar o tamanho desse tipo de bagagem. De maneira geral cada passageiro pode transportar até 23 kg de bagagem e, caso o limite seja ultrapassado, são cobradas taxas extras.

Há vários equipamentos, instrumentos e aparelhos que são considerados bagagens especiais. Conheça alguns deles:

Instrumentos Musicais

Exemplares pequenos podem ser levados como bagagem de mão. Porém, os de tamanho maior, devem ser transportados no porão da aeronave ou em um assento adicional (comprado separadamente) dentro da cabine de passageiros. É importante que o instrumento esteja bem protegido, de forma que partes pontiagudas não fiquem expostas. Instrumentos que possuem peso ou dimensões superiores às permitidas pela companhia aérea deverão ser transportados como carga.

Bicicleta

Para transportar o objeto alguns cuidados devem ser tomados, como esvaziar os pneus, desmontar a roda da frente e fixá-la ao quadro, retirar os pedais e alinhar o guidão paralelamente ao quadro. Por fim, é preciso embalar a bicicleta adequadamente ou armazená-la numa caixa.

Equipamentos Eletrônicos

Os itens devem estar desligados e equipamentos com baterias líquidas não podem ser transportados. No porão do avião, não são permitidos eletrônicos que utilizam tecnologia sem fio. Cuide para que todos os aparelhos estejam bem embalados e que não ultrapassem o limite de peso e dimensão preestabelecido.
Além dessas bagagens, também são consideradas como especiais os carrinhos de bebê, bolsas de golfe, equipamentos de pesca e de mergulho e pranchas de snowboard e de esqui.

Não se esqueça!

Antes de comprar as passagens aéreas vale a pena seguir algumas dicas de viagem. A primeira delas é entrar em contato com a companhia com antecedência para verificar a disponibilidade de transportar esses e outros tipos de bagagem.

Lembre-se de que os objetos são transportados no porão do avião e devem ser despachadas antes da viagem, por serem de difícil acomodação. As companhias aéreas têm o direito de recusar qualquer bagagem que represente risco para a segurança dos passageiros.