Em um país tropical, muito se comemora pelos dias de sol e bom clima. No entanto, os problemas que os raios ultravioletas podem provocar à pele ainda são ignorados pela maioria das pessoas.

Quando a exposição solar é sem proteção, mas moderada – não mais do que 15 minutos por dia – é benéfica e importante, pois estimula a circulação sanguínea e sintetiza vitamina D, essencial para fortalecer a musculatura e o sistema imunológico contra doenças.

Contudo, é muito fácil cair no esquecimento e passar mais tempo suscetível à exposição prolongada e perigosa do sol. É aí que o protetor solar entra em ação, mas você sabe qual é o indicado para sua pele?
A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda protetores solares com filtros UVA e UVB mínimos de FPS 15, sendo reaplicadas a cada duas horas quando estiver em exposição direta ao sol. Mesmo assim é importante se atentar às particularidades que cada tipo de pele tem.

Veja o seu tipo de pele e o protetor solar indicado:

Pele claríssima
Fica vermelha e nunca bronzeia. É bastante sensível ao sol e por isso pode se irritar. Pode ganhar com facilidade manchas escuras, sardas e pintas. É a pele que mais apresenta risco ao câncer. Fator solar indicado: FPS 60.

Pele clara
Também queima com facilidade e bronzeia pouco. Tem sensibilidade ao sol e risco para o câncer de pele, além de propensão a manchas escuras. Fator solar indicado: FPS 50.

Pele morena
Queima com moderação e bronzeia com facilidade. Não costuma ficar irritada sob o sol, mas no longo prazo ganha manchas escuras. Fator solar indicado: FPS 45.

Pele negra
Não queima, já que é uma pele totalmente pigmentada. Mesmo sendo pouco sensível
ao sol, pode sofrer despigmentação e ganhar pontos brancos. Fator solar indicado:
FPS 30.

Atente-se também para espalhar o produto em todo o corpo sem se esquecer das orelhas, dorso das mãos e pés e também do couro cabeludo (fica mais fácil utilizar nesta região os filtros em spray) pelo menos 20 minutos antes da exposição. Agora que você já sabe, previna-se e divirta-se com proteção nos dias de sol.