Você acompanha algum seriado? Pois, não está sozinho nessa! Pode ser para se entreterem, passarem o tempo, por hobby, descobrirem e aprenderem coisas novas, enfim, não importa. Muitas pessoas assistem e adoram esse tipo de produção, especialmente com o alcance cada vez maior dos serviços de streaming.

Porém, quem gosta de viajar sempre está à procura de dicas de séries específicas, daquelas que inspiram você a querer arrumar as malas e desbravar o mundo por conta das locações dessas histórias.

Por essa razão, listamos algumas sugestões que você pode conferir se é assinante da Netflix, HBO GO ou Prime Video. Acompanhe e se prepare para fazer uma maratona daquelas!

Confira dicas de séries para se inspirar

Abaixo, você confere seis produções de serviços de streaming que trazem grandes locações — às vezes, até ao redor do mundo — e abordam a experiência de estar, explorar e vivenciar lugares diferentes, seja com personagens visitando eles, seja com personagens indo morar neles. Veja quais são!

1. Sense8

A primeira da lista é Sense8, que mostra oito pessoas espalhadas em diferentes cantos do planeta, dos Estados Unidos à Índia, capazes de se conectar, compartilhar experiências e ceder as suas habilidades aos demais. Juntos, eles embarcam em uma jornada de vida e morte para encontrar as respostas sobre o que eles são.

Assistir à série é se apaixonar por diferentes países, como o México e a Coreia do Sul, suas culturas e tradições. Tudo muito bem ambientado e apresentado em cada episódio, já que acompanhamos eles tanto em grupo quanto individualmente.

Disponível na Netflix.

2. Três Metros Acima do Céu

A nossa segunda sugestão entre as dicas de séries é Três Metros Acima do Céu, que nos traz um grupo de amigos vivendo a amizade entre eles ao máximo e descobrindo os prazeres do verão italiano, além do porquê do país ser tão procurado justamente nessa estação do ano.

Em meio a isso, temos a oportunidade de conhecer cidades portuárias e pequenas dessa nação — como Cesenatico —, que se tornam verdadeiros paraísos graças às belezas naturais e arquitetura capazes de misturar o secular e o moderno.

Disponível na Netflix.

3. Treadstone

Outro ótimo exemplo entre as dicas de séries sobre viagem é Treadstone. Isso porque, de forma semelhante a Sense8, a produção é gravada em diferentes locações para contar a história dos personagens e a realidade onde eles estão inseridos. Você poderá ver diversas cenas na França, na Alemanha e nos EUA, por exemplo.

O enredo dela tem relação com pessoas que são aprimoradas mental e fisicamente e desenvolvem diversas habilidades de luta, autodefesa, domínio de várias línguas e muito mais. Entretanto, nem tudo é simples e elas acabam envolvidas em um grande esquema de perseguição e controle por todo o planeta. Ação aqui, não falta!

Disponível no Prime Video.

4. Outlander

Outlander, por sua vez, é uma série ambientada em dois períodos do passado. Somos apresentados a uma personagem no século XX que consegue voltar ao período do século XVIII e recomeçar a vida dela lá. Ela, então, enfrenta diversos desafios de uma época sem tecnologia, avanços na saúde e conflitos entre monarquias.

O ponto alto da série é, sem dúvidas, o contexto histórico, pois os eventos retratados são reais e servem para contar como a Escócia se tornou o país que é hoje e por que alguns dos pontos turísticos do país são repletos de folclore místico.

Disponível na Netflix.

5. Big Little Lies

Já Big Little Lies se trata de uma série sobre segredos e como eles afetam os relacionamentos das pessoas, especialmente de três mulheres que são amigas e que passam por diversas situações traumáticas e complicadas juntas.

É uma das dicas de séries para quem quer conhecer mais sobre a vida no estado da Califórnia além do badalo de Hollywood e todo o fascínio que a cidade gera.

Disponível na HBO GO.

6. Sherlock

Para encerrar, não poderia faltar Sherlock, uma produção baseada nos livros desse grande personagem da literatura inglesa, mas que faz questão de repaginar as aventuras dele e apresentá-lo nos dias atuais como um investigador particular, no mínimo, peculiar.

Em cada episódio, vemos ele e o seu fiel companheiro Watson desvendar tramas e mistérios em regiões diferentes do Reino Unido, inclusive em grandes pontos turísticos de Londres (Inglaterra) e Cardiff (País de Gales), a exemplo do Palácio de Buckingham e do Museu Nacional de Cardiff. É basicamente fazer um passeio nesses locais por meio da TV.

Disponível na Netflix.

Saiba como aproveitar as inspirações para planejar a viagem

No tópico anterior, você viu como há séries que trazem locações incríveis e acabam despertando aquela vontade de viajar e visitar cada um desses cenários, sejam eles ao ar livre, sejam eles em espaços fechados. Por isso, aqui vai uma sugestão ao assistir a esses seriados: tenha um bloco de notas perto de você!

Assim, ao ver um ou outro local que chamou a sua atenção, você pode pausar a cena e anotar o país, a cidade apresentada e, se possível, o ponto (turístico ou não) usado como cenário — se não der para identificá-lo, sem problemas! A internet ajudará com esse objetivo, certo?

A partir daí, você terá como pesquisar antecipadamente pelos melhores trechos e horários para chegar até eles, comprar passagem aérea com um bom custo-benefício e montar um roteiro personalizado. Além disso, poderá planejar fotos inspiradas nas cenas icônicas dos seus programas favoritos e, é claro, guardar muitos momentos na memória.

Não faltam dicas de séries que não só divertem e se tornam uma fonte de entretenimento, mas que também despertam na gente a vontade de viajar, viver aventuras e explorar culturas diferentes. Tudo isso ao conhecer de perto lugares onde grandes produções foram gravadas e eternizar momentos inesquecíveis da TV. Por isso, comece a acompanhar as opções e se apaixone por novos destinos!

Aproveitando que estamos falando sobre viagens, confira alguns macetes que vão ajudar a deixar o fim de semana mais tranquilo e com zero estresse para você e seus acompanhantes!