A região Centro-Oeste é uma das regiões mais visitadas do país. Mesmo sendo a menos populosa do país, ela é um grande território que está dividido entre as quatro unidades federativas que são Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Para entender por que a região é tão procurada pelos turistas, algumas características e curiosidades do Centro-Oeste serão mostradas logo abaixo.

Sobre Região Centro-Oeste

Os primeiros habitantes da região Centro-Oeste foram os indígenas. Logo depois, chegaram os bandeirantes que descobriram muitas minas de ouro e fundaram as seguintes vilas:

  • Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá – atual capital de Mato Grosso, que hoje recebe o nome de Cuiabá
  • Vila Boa – atual estado de Goiás
  • Meya Ponte – atual cidade de Pirenópolis

As grandes fazendas de criação de gado foram criadas pelos habitantes de São Paulo e Minas Gerais, que também ajudaram a povoar a região. Por fazer fronteira com outros países, a região era muito atacada por estrangeiros e para combatê-los criaram-se os fortes militares. Um desses fortes era o Forte Coimbra, que hoje é o município de Corumbá.

O povoamento da região também aumentou com a criação das estradas de ferro, das rodovias e hidrovias. Logo depois o governo decidiu fazer a construção de Brasília como sede do governo brasileiro, o que contribui para o desenvolvimento da região. Com a criação de Brasília, foi criado o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck, um dos principais aeroportos da região.

Clima da Região Centro-Oeste

O clima da região é tropical, quente e chuvoso. A característica desse clima é a presença de um verão chuvoso e um inverno seco. O verão da região está compreendido entre os meses de outubro e março, e o inverno, entre os meses de abril e setembro.

Principais Atrações

Entre as atrações da região, a que mais se destaca é o Pantanal Mato-Grossense. Sendo a maior bacia inundável do mundo, com fauna muito rica e vegetação variada, a região do Pantanal destaca-se pelas belas paisagens. Outros pontos turísticos são a Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, e a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. O Parque Nacional das Emas, no sudeste goiano, também é um importante ponto turístico. E ainda, pode-se destacar uma das maiores cidades brasileiras – Brasília, também considerada “Patrimônio da Humanidade”.

Como Chegar?

Para chegar à região, os principais aeroportos são os das capitais (Goiânia, Brasília, Campo Grande e Cuiabá). Além disso, há a opção via Dourados ou Corumbá.

Destaque para os aeroportos:

  • Juscelino Kubistchek – Brasília
  • Internacional de Campo Grande – Campo Grande
  • Marechal Rondon – Várzea Grande
  • Santa Genoveva – Goiânia
  • Base Sérea de Anápolis – Anápolis
  • Internacional Ponta Porã – Ponta Porã

O que levar na mala?

Para visitar a região Centro-Oeste é necessário ficar atento ao clima da região. Nos meses de verão, basta levar roupas bem frescas. Já no inverno, é importante se preparar com roupas mais quentes e também roupas frescas, pois o clima pode esquentar também.

A região Centro-Oeste é riquíssima para quem deseja fazer uma grande viagem de turismo. Além de ser destaque como uma das regiões mais belas do país, ela também possui a capital do Brasil, uma das cidades mais bonitas e planejadas. Portanto, não deixe de visitar a grande região Centro-Oeste.