O Nordeste brasileiro é conhecido em todo o mundo pela sua grande costa litorânea, que é repleta de praias maravilhosas com águas límpidas e banco de corais intocados pelo progresso. Além disso, a região tem belíssimas paisagens naturais, compostas por dunas e vegetações.

A área oferece uma das maiores redes hoteleiras da América Latina, com opções de hospedagens para todos os gostos e bolsos, desde pousadas e albergues até resorts de luxo. O aspecto cultural é outro atrativo da região, que dispõe de uma culinária diferente e riquíssima, além de artesanato e arte local – sem contar as animadas festas que duram dias seguidos.

O nordeste conta ainda com modernos aeroportos, espalhados pelas principais cidades e capitais, sendo que o Aeroporto Internacional de Recife (Gilberto Freyre) é considerado um dos melhores do Brasil.

 

Clima da Região Nordeste

Um dos principais atrativos da região Nordeste é a alta temperatura, que permanece quente ou amena durante todo o ano. As temperaturas médias dos Estados nordestinos variam, anualmente, de 20 a 28 graus, sendo que no Verão os termômetros costumam ultrapassar os 33 graus. Porém, a região litorânea do Nordeste apresenta a típica e agradável brisa que vem do oceano, refrescando os moradores e turistas nos dias em que o sol brilha mais intensamente.

Na região predominam dois tipos de clima: Tropical (ao Sul) – que apresenta estações bem definidas, como épocas chuvosas e de seca; e Semiárido (Centro e ao Norte), com temperaturas elevadas e chuvas irregulares.

 

Principais atrações

As belíssimas praias do Nordeste não devem deixar de ser conhecidas por quem viaja para a região. Entre as principais praias estão Arraial d’Ajuda (BA), Jericoacoara (CE), Morro de São Paulo (BA), Pirambu (SE), Pajuçara (AL), Maragogi (AL), Porto de Galinhas (PE), Itamaracá (PE), Tambaba (PB), Praia do Pipa (RN) e Pedra do Sal (PI).

A gastronomia também é um dos destaques do Nordeste, que oferece uma saborosa e variada culinária típica, com peixes, frutos do mar e especiarias. Culturalmente, a região promove festas populares, como o Carnaval e São João, as quais reúnem milhões de pessoas. Já a população local costuma ser muito receptiva e hospitaleira.

 

Como chegar?

O transporte aéreo é a melhor opção para chegar à maravilhosa região nordestina do Brasil. Entre os principais aeroportos da região estão o Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre (Recife), o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares (Maceió), o Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães (Salvador), o Aeroporto Internacional Pinto Martins (Fortaleza), o Aeroporto Internacional de Aracaju (Aracaju), o Aeroporto Internacional Augusto Severo (Natal) e o Aeroporto de Porto Seguro (Porto Seguro).

 

O que levar na mala?

O calor predomina no Nordeste, portanto não devem faltar peças confortáveis e leves na mala, além de trajes de banho. Sapatos abertos, como sandálias e chinelos, também são boas opções para calçar. À noite, porém, costuma haver queda de temperatura, e uma malha fina pode ser necessária. Não se esqueça também do protetor solar.

Viajar de avião para a região Nordeste é a melhor opção para fazer uma viagem confortável e segura. A Azul oferece diversas promoções de passagens quando compradas antecipadamente, além de pacotes aéreos, que saem mais em conta.