Viajar de avião pela primeira vez pode causar ansiedade e até mesmo medo. Porém a experiência pode ser muito prazerosa e confortável, desde que o passageiro se informe e se prepare com antecedência.

Dicas de Viagem para Iniciantes

O passo inicial é arrumar as bagagens pelo menos um dia antes do embarque e informar-se sobre horário do voo e como chegar até o aeroporto. É importante também obter dados sobre o local de desembarque.

Antes de seguir para o terminal aéreo, certifique-se de que está com as passagens aéreas e todos os documentos necessários (RG e/ou passaporte) em mãos. Ao chegar ao aeroporto, dirija-se imediatamente até o balcão de atendimento da companhia aérea. Caso não o localize, pergunte a algum funcionário.

No guichê, você fará o check-in. Nesse momento, a companhia irá identificá-lo e as malas serão despachadas, portanto, leve uma bagagem de mão, já que as malas só poderão ser retiradas no desembarque. Não se esqueça de guardar o canhoto da passagem, entregue pelo atendente. Este é o documento que garantirá sua entrada na aeronave.

É importante ressaltar que os aeroportos brasileiros orientam os passageiros a se apresentarem no local sessenta minutos antes do horário do voo, nos casos de viagens nacionais, e duas horas antes, se a viagem for internacional. Chegar cedo permite realizar o processo de registro com tranquilidade e diminui o risco de perder o voo.

O próximo passo é passar pela alfândega – local onde o passageiro é revistado e a bagagem de mão passa pelo aparelho de raios-X, para evitar o embarque de objetos cortantes, explosivos, tóxicos ou armas de fogo. Após ser liberado, o viajante tem acesso à sala de embarque, na qual aguarda as orientações para entrar na aeronave.

Caso o check-in tenha sido realizado com muita antecedência do horário do voo, aproveite para relaxar e conhecer os serviços que os aeroportos costumam oferecer, como lojas, cafés e bancos. Para controlar a ansiedade, livros, revistas ou jornais são boas opções para distrair-se antes do embarque e durante o voo.

Viajar de avião pela primeira vez pode parecer complicado, mas, planejando tudo com antecedência, a experiência se torna algo muito prático e próximas viagens aéreas serão realizadas com muito mais calma e confiança. Seguindo as orientações desse artigo, você certamente fará um voo tranquilo.

Conhece outras dicas para iniciantes em viagens aéreas? Compartilhe conosco!