Dicas para Organizar a sua Mala das Férias

A economia de tempo é uma das vantagens que fazem das viagens aéreas ótimas alternativas de transporte hoje em dia. Um trajeto que poderia levar um dia inteiro, se percorrido de carro, pode ser feito de avião em apenas duas ou três horas. Outro atrativo é o preço. Não é difícil encontrar passagens aéreas promocionais para os mais variados destinos. Além disso, a compra do bilhete pode ser parcelada em várias vezes no cartão de crédito. Vale ressaltar ainda que o transporte aéreo é extremamente seguro e proporciona grande conforto ao passageiro.

Organizar a Bagagem Exige Cuidados

Chegar ao destino com algum pertence faltando provoca muitos transtornos. Por isso, organizar a bagagem de forma adequada é fundamental, sobretudo nos casos de viagens longas, para evitar contratempos no momento do embarque ou desembarque.

Para começar, verifique todas as informações sobre bagagens pelo site ou por outro canal de atendimento da companhia. Uma série de itens, como objetos pontiagudos (tesoura, lâmina, saca-rolha, canivete) e líquidos inflamáveis (fluido de isqueiros, álcool) é proibida nos voos. Conferir quais artigos podem ser levados diminui o risco de ter que deixar algum pertence no aeroporto logo na partida.

É importante checar também os limites de peso para as malas, tanto para a de mão quanto para as que serão despachadas. Caso a bagagem ultrapasse o limite, será cobrado um valor adicional pelo transporte. Se for viajar com dinheiro vivo, no caso de viagens internacionais, averígue o limite de valor permitido com a companhia aérea.

Depois de apurar todas essas informações, comece a organizar as malas. Joias, documentos, equipamentos eletrônicos e outros objetos de valor, bem como produtos de higiene pessoal e uma muda de roupas devem ser levados na bagagem de mão. Dessa forma, evitam-se maiores perturbações, caso ocorra o extravio da mala despachada. Não se esqueça de levar um casaco, para não passar frio dentro da aeronave, devido ao ar-condicionado.

Para montar a mala maior, veja a previsão do tempo para o local de destino e separe as roupas de acordo com a temperatura prevista. Entretanto vale incluir ao menos duas peças pensando numa mudança repentina do clima. Pense também nas ocasiões que surgirão durante o passeio e inclua um traje mais refinado para festas ou outros eventos sociais.

Para não deixar nada para trás, o ideal é fazer uma lista com todos os itens indispensáveis e conferir um a um antes de fechar a mala. Por último, coloque etiquetas de identificação com endereço e telefone dentro e fora das malas.

Qual é a sua dica preciosa?

E você, costuma seguir essas dicas de viagem? Conhece algum truque para organizar as malas? Compartilhe suas experiências conosco!

—————————————————————————————————————————