Com praias paradisíacas e falésias que se encontram com o litoral a perder de vista, Porto Seguro é destino certo para milhares de brasileiros e gringos todos os anos.
O clima quente da Bahia, combinado com os quilômetros de mar que banham a região, é a receita perfeita para as férias dos sonhos.
São nas praias agitadas de Porto Seguro que os turistas encontram o passeio perfeito, seja com a família ou com os amigos, afinal, há sempre o que fazer quando se chega a esse destino.
Os coqueirais encontram muito sol nas terras baianas, que convidam o público a mergulhar na cultura dessa região rica em história e tradição.
Porto Seguro está localizado no sul da Bahia e sua memória guarda grandes acontecimentos – a região é considerada o berço do Brasil, pois foi ali onde os portugueses tiveram seu primeiro contato com as terras tupiniquins.
Sendo assim, é com muita história para contar que a região se tornou destino indispensável para milhares de brasileiros todos os anos.
A combinação da tranquilidade das praias paradisíacas com as festas agitada que marcam Porto Seguro é a mistura ideal para as férias perfeitas, por isso, a região no sul da Bahia faz parte dos destinos mais procurados do Brasil.
No entanto, engana-se quem pensa que Porto Seguro se limita à badalação.
Na verdade, a cidade nordestina abre portas para que os turistas entrem em contato com a natureza e descubram um mundo novo de aventuras com o cenário de ecoturismo da região.
Há muito o que se explorar em Porto Seguro, então, vem com a gente e conheça as belezas que a biodiversidade do nordeste tem a oferecer!
Porto Seguro e suas belezas naturais

Que a região é cheia de praias belíssimas, isso todo mundo já sabe. Mas, a verdade é que Porto Seguro vai muito além disso.
As populares barraquinhas e festas badaladas que dão nome à cidade do sul da Bahia são apenas uma parte do cenário turístico de Porto Seguro – o lugar também é rico em belezas naturais e possui uma forte estrutura para o ecoturismo.
Com um mar turquesa que encanta qualquer um, as praias fazem parte das belezas naturais de Porto Seguro e abrigam uma grande diversidade de vida marinha que, quando conhecemos, ficamos apaixonamos imediatamente.
O Parque Marinho, por exemplo, é um dos pontos turísticos da região que oferece uma visão diferenciada do cenário tradicional da cidade baiana.
Um dos destinos mais procurados quando o assunto é o ecoturismo, o local permite que os turistas observem os animais marinhos de perto e, assim, entrem em contato com a natureza.
Com peixes exóticos, recifes e até mesmo tartarugas, o parque reúne a biodiversidade da região em um ambiente cheio de belezas, onde você pode, inclusive, fazer mergulhos com snorkel e conhecer de perto o que a natureza tem para mostrar de mais bonito.
Saindo das águas, o Parque Nacional do Pau Brasil é outro lugar que exala belezas naturais. Logo, é um destino que não pode faltar no seu roteiro.
Criado em 1999, o parque possui mais de 19 mil hectares, com quilômetros de Mata Atlântica de flora diversificada, que permite aos turistas conhecerem um novo ângulo de Porto Seguro.
Dessa forma, vale a pena fugir do tradicional e explorar as belezas escondidas de Porto Seguro.
Passeios ecológicos
A região de Porto Seguro é recheada de biodiversidade e, com isso, há uma infinidade de passeios ecológicos nos quais você pode apostar.
A Praia do Espelho é um exemplo disso. Localizada em Trancoso, o litoral é de longe um dos mais belos do mundo.
Com águas cristalinas e areia branquinha, a praia é um paraíso em meio às terras brasileiras, muito tranquila e privada.
O nome já entrega: o mar parece um espelho devido à sua transparência, o que gera um lugar lindo de se ver.
Então, fica a dica, a Praia do Espelho é uma parada obrigatória para você que busca por passeios ecológicos em Porto Seguro.
Lá é possível encontrar muita tranquilidade e ficar em contato com a natureza e a calmaria.
Além disso, não podemos deixar de falar de passeios ecológicos sem citar a observação de baleias jubarte na costa – um belíssimo espetáculo que vale a pena conferir.
Embora os animais marinhos possam ser vistos com mais facilidade no Parque Nacional Marinho de Abrolhos, Porto Seguro também consegue uma palha desse show.
Nos meses de julho a outubro, as baleias vão até a região para o ritual do acasalamento, que acontece geralmente no inverno.
Sendo assim, nessa época do ano é possível observar os animais nadando pela costa.
O cenário do ecoturismo em Porto Seguro
Há uma grande quantidade de turistas que, ao procurar seu destino ideal, leva sempre em consideração o cenário do ecoturismo da região, afinal, conhecer as belezas naturais de um lugar é algo incrível – e em Porto Seguro isso não é diferente.
A região, como você pôde ver, é rica em belezas naturais e, dessa forma, a estrutura para o ecoturismo no local é muito ampla.
Logo, você pode escolher entre reservas naturais, parques marinhos, praias e etc.
A biodiversidade presente na região é de tirar o fôlego e, assim, há muito a se explorar.
Além dos parques e praias, Porto Seguro também possui muitas aldeias indígenas ao seu redor que, por sua vez, recebem turistas durante todo o ano e apresentam os visitantes à sua cultura.
O Centro Cultural Pataxó Porto Boi é um exemplo disso.
Administrado pela fundação que lhe dá nome, o local tem como principal objetivo resgatar a cultura indígena dos Pataxós e mostrá-la ao público, trazendo a realidade do povo da aldeia Porto Boi àqueles que desejam conhecer o cotidiano dos povos indígenas no Brasil.
Portanto, Porto Seguro não se limita apenas a praias badaladas e festas agitadas.
A cena do ecoturismo e a grande variedade de biodiversidade na região a tornam um lugar completo, cheio de experiências que estão prontas para serem vividas.
Por isso, conheça Porto Seguro para além do tradicional!