Porto de Galinhas é um destino muito procurado no Brasil, seja por aqueles que querem descansar nas férias, nas praias tropicais da região ou por quem procura um lugar animado para se divertir – o local tem de tudo para agradar a todos os gostos e estilos.

Com praias paradisíacas e piscinas naturais com águas mornas e cristalinas, a região muito conhecida por suas belezas naturais e clima aconchegante atrai milhares de turistas todos os anos.

Localizada a 70 km de Recife, na região de Ipojuca, Porto de Galinhas é a parada ideal para quem busca curtir as férias em um ambiente cheio de charme e com muitas opções de passeios e atrações turísticas.

A região é conhecida por suas piscinas quentes e praias repletas de peixes que colorem o mar, além dos passeios de jangadas que permitem que os turistas conheçam melhor as belezas naturais do local.

Férias em Porto de Galinhas

Porto de Galinhas tem opções para todos os tipos de pessoas, desde as mais calmas às mais agitadas, que preferem passeio radicais, como o surf, por exemplo.

Na praia de Maracaípe o esporte radical ganha lugar, com ondas perfeitas para aqueles que gostam de se arriscar e encarar oceano.

O cenário de esportes é muito forte na região, com opções como wakeboard e jet-ski.

No entanto, quem prefere a calmaria também aproveita os encantos da região, nas praias sossegadas, onde é possível relaxar e aproveitar o sol do nordeste.

Com ruas estreitas e aconchegantes, o ambiente de Porto de Galinhas é bastante convidativo e, por isso, atrai muitos turistas na época do verão.

Essa região é conhecida por seus aquários naturais e belezas únicas, que permitem que você se conecte com a natureza e recarregue as energias.

As piscinas de água morna, os passeios de buggy ou de jangada, junto às praias que são quase oásis, montam uma atmosfera de tranquilidade e conforto para as férias perfeitas.

Porto de Galinhas é o lugar ideal para descansar e curtir o mundo offline, afinal, a região possui tantos atrativos que é difícil não aproveitar o que está bem à sua frente.

Saiba mais sobre essa região rica em belezas naturais ao longo deste conteúdo!

História de Porto de Galinhas

Você sabe o porquê dessa região se chamar “Porto de Galinhas”?

O nome pode parecer até engraçado, no entanto, ele possui uma história que remete ao passado e à memória do local.

Os moradores mais antigos contam que o nome surgiu devido à comercialização ilegal de escravos, na época pós abolição, quando contrabandistas desviavam embarcações para portos nas redondezas de Recife, a fim de evitar a fiscalização.

Assim, quando os barcos chegavam às praias, para não alarmar os fiscais, os contrabandistas gritavam: “Tem galinha nova no porto!” – anunciando a chegada de escravos ilegais.

E daí vem o nome, que carrega reflexos de um período doloroso da história do Brasil mas que, entretanto, moldou parte da nossa cultura.

Com o passar dos anos, Porto de Galinhas se transformou e passou a ser o que conhecemos hoje: um lugar paradisíaco, que é destino certo para férias tranquilas.

O que fazer nas férias em Porto de Galinhas?

A região do nordeste se destaca, principalmente, por suas praias tropicais, de areia branca e mar cristalino, nos mais diversos tons, que tornam a paisagem ainda mais bela.

As piscinas de água morna e os passeios de jangada são uma ótima opção de roteiro para aqueles que preferem a tranquilidade.

Porém, para quem curte um agito Porto de Galinhas também oferece algumas atrações.

O surf na Praia de Maracaípe, explorar a região de buggy ou curtir o mar com jet-ski podem ser ótimas pedidas para quem busca aproveitar a viagem a Porto de Galinhas ao máximo.

O verão é a época mais movimentada da região, onde dezenas de pessoas arrumam suas malas ao destino final, Porto de Galinhas, para viver férias incríveis, banhadas por um mar azul cristalino e muito sol.

O porto próximo de Recife é rico em belezas naturais, como aquários em que você consegue apreciar a vida marinha de perto e praias de águas mornas.

Com um centro pequeno, o local possui ruas estreitas, que se enchem de turistas na época mais quente do ano.

A vila é rica em cultura e artesanato, com feirinhas onde você pode encontrar lembranças da viagem, como souvenirs em formatos de galinhas, redes típicas do nordeste e muito mais.

Vida noturna em Porto de Galinhas

Não é somente durante o dia que Porto de Galinhas encanta os turistas, com sua praias paradisíacas e raios de sol.

A noite o porto também bomba e oferece opções para todos os tipos de pessoas.

As festas de Porto de Galinhas são mais simplistas, devido ao tamanho da pequena vila.

No entanto, há muito o que se fazer na região, até mesmo à noite, quando as casas noturnas abrem suas portas e convidam turistas para conhecer o melhor do nordeste.

Em Porto de Galinhas você pode curtir um forró pé de serra e se jogar no ritmo regional na casa de show Lua Calliente, por exemplo, que agita a noite dos turistas há anos.

Além disso, a vila conta com diversos bares e restaurantes que oferecem noites agradáveis na região.

Assim, não há com que se preocupar, pois em Porto de Galinhas você terá sempre uma opção para curtir, seja durante o dia ou à noite!

Gastronomia em Porto de Galinhas

Com pratos típicos do nordeste, Porto de Galinhas propõem uma experiência única no quesito gastronomia, com opções para todos os gostos.

No Nannai Restaurante, por exemplo, você pode curtir um ótimo café da manhã, com opções de tapiocas, dos mais variados sabores, bolos, iogurtes e muito mais – tudo com o toque especial da região.

Já o restaurante Marupiara é conhecido por seus caldos e é uma ótima opção para um jantar tranquilo após horas de proveito nas praias.

Com o sabor nordestino, os restaurantes da região são ricos em ingredientes e trazem o melhor de Porto de Galinhas para quem visita.

Porto de Galinhas é conhecida como um oásis na terra e, por isso, conhecer cada pedaço dessa região pode ser uma experiência incrível, principalmente nas suas férias.