Desde março de 2020, o avanço do coronavírus fez com que diversas regiões do país adotassem o isolamento social. Com isso, a rotina das pessoas mudou, assim como os planos de viagem que muitos tinham para conhecer destinos nacionais.

Apesar de você estar em casa para a sua proteção — assim como a de outras pessoas —, isso não significa que é preciso deixar de se encantar pelas maravilhas que este país tem a oferecer, viu? Afinal, não faltam filmes para viajar pelo Brasil sem sair da frente da TV.

Por esse motivo, listamos 5 deles aqui para você fazer uma maratona de produções que exploram lugares cheios de vida, tradições locais, paisagens incríveis e muito mais. Você ainda terá a oportunidade de ver grandes obras dos cinemas nacional e argentino. Curioso? Então confira!

1. Deus É Brasileiro

Já que vamos falar sobre filmes para viajar pelo Brasil, nada melhor que começar com Deus É Brasileiro. Dirigido por Cacá Diegues e com Antônio Fagundes e Paloma Duarte no elenco, a produção traz um enredo em que Deus decide tirar um período de descanso, mas não sem antes encontrar um ser humano virtuoso que seja capaz de assumir o lugar dele temporariamente para olhar pelo mundo e ajudar as pessoas.

Para tanto, ele decidiu vir ao nosso país e fazer uma verdadeira peregrinação, passando pelo Norte, Nordeste e Sudeste em busca do escolhido. Enquanto isso, ele cruza com um homem e uma mulher que prometem tornar essa jornada uma aventura única.

Um filme que garante boas risadas, valiosas lições de vida e ainda mostra como a nossa terra é repleta de belezas naturais que não só enchem os olhos e fazem qualquer um suspirar, mas também são capazes de alegrar a alma.

2. Aquarius

Essa produção traz Sônia Braga e Humberto Carrão em um filme cativante e com diversos questionamentos. Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o filme mostra a pacata vida de uma recifense que se vê no meio de uma disputa imobiliária para não deixar o lugar onde mora e que guarda tantas memórias da vida dela.

No decorrer da produção, entendemos não só sobre os motivos que a levam a isso, como somos levados — por meio das lembranças e da rotina que a protagonista mantém — a conhecer os encantos do litoral de Recife, a história da cidade e as peculiaridades que bairros antigos conseguem preservar ao longo do tempo.

É um longa que, sem dúvidas, estimula você a pensar sobre os avanços e as mudanças da região, além, é claro, de querer ver de perto cada locação mostrada nas cenas.

3. Ó Pai, Ó

Outra grande produção nacional que não poderia faltar nesta lista de filmes para viajar pelo Brasil é Ó Pai, Ó, dirigido por Monique Gardenberg. Estrelado por ninguém menos que Lázaro Ramos e Wagner Moura, o longa mostra a rotina de vários soteropolitanos se preparando para a festa mais popular da Bahia: o Carnaval.

No entanto, eles precisam lidar com alguns problemas que surgem no prédio em que moram por conta de rixas com outra moradora do local. O problema é que isso ocorre bem na véspera desses dias de muita festa, música e celebração que são tão aguardados por todos. A partir daí, só acompanhando o desenrolar da história para saber o que acontece com os personagens!

O bom desse filme é que você não só mergulha nas belezas naturais e históricas da terra de todos os santos, como ainda pode ver um pouco de como Salvador é tomada por uma animação intensa para dar e vender durante essa época do ano.

4. Sueño Florianópolis

A nossa quarta sugestão é uma produção argentina gravada em território nacional e com direção de Ana Katz. Trata-se de Sueño Florianópolis, que tem grandes nomes brasileiros no elenco, como Marco Ricca e Andréa Beltrão. O filme gira em torno de uma família do nosso país vizinho que sonha em visitar o Brasil. Eles desejam com isso melhorar o relacionamento entre eles, que está abalado e confuso.

Para isso, eles escolhem Florianópolis como destino e, enquanto exploram diversos pontos turísticos da cidade e vivem novas experiências que nunca se permitiram ter, cada membro encontra o prazer de viver e recomeçar. É um longa muito interessante, especialmente por trazer a visão de um estrangeiro descobrindo os atrativos regionais, os encantos da natureza existentes no país e o principal: o que o brasileiro tem a oferecer.

5. Praia do Futuro

Por último, indicamos o filme Praia do Futuro, sob direção do experiente Karim Aïnouz e que traz grandes nomes da atuação, como Wagner Moura e Jesuíta Barbosa. O longa apresenta um salva-vidas que atua na praia fortalezense que dá nome à produção e é conhecida justamente por ser um dos principais pontos turísticos da capital cearense.

Diante disso, acompanhamos o trabalho dele, a relação com o irmão mais novo, a conexão que ele tem com o mar e de que maneira ele encara o importante papel de ajudar e salvar pessoas em situações de afogamento… até que um evento em especial muda a vida dele para sempre e o leva a morar na Alemanha.

Dividido em dois arcos narrativos, o longa traz uma das mais bonitas praias brasileiras como cenário principal da história, mostrando o porquê de o Ceará figurar entre um dos destinos preferidos de quem gosta do verão. Para completar, na segunda parte, ele ainda dá um gostinho do que conhecer em Berlim — já servindo até como uma inspiração para uma futura viagem internacional. Quem sabe?

Deu para ver que há muitos filmes para viajar pelo Brasil, não é verdade? Por isso, aproveite o seu tempo livre para conferir cada um deles. Ah, e não se esqueça: apesar da quarentena, você não precisa abrir mão da sua vontade de viajar pelo país. Basta organizar sua agenda e replanejar as suas viagens para quando este período terminar.

E já que falamos nisso, aprenda agora mesmo como planejar viagens para que elas sejam tranquilas, tenham uma boa relação entre custo e benefício e repletas de momentos marcantes!