O momento atual exige que as pessoas permaneçam mais tempo em casa, o que pode ser angustiante para quem está acostumado a explorar o mundo com os próprios olhos. No entanto, vale lembrar que existem vários filmes sobre viagens para obter referências e ideias de passeio.

Você pode aproveitar melhor esse período de isolamento social ao incluir programas sobre destinos nacionais ou internacionais em sua rotina. É uma ótima forma de se inspirar e definir os detalhes do seu próximo roteiro.

Vamos às sugestões de filmes? Nosso foco é apresentar os cenários e as experiências vividas pelas personagens, então não se preocupe com possíveis pistas ou spoilers.

1. A Vida Secreta de Walter Mitty

Lançada em 2013, essa comédia dramática misturada com fantasia é perfeita para quem busca algo leve e divertido. O enredo do filme gira em torno de um profissional tímido que costuma se perder no mundo da imaginação.

Trata-se de Walter Mitty, protagonista que cuida do departamento de fotos de uma consagrada revista. Ao perceber que um erro nos materiais de trabalho pode se transformar em oportunidade para demonstrar todo seu potencial, ele embarca em uma aventura.

O destino aqui é a Groenlândia, com suas paisagens de tirar o fôlego e causar arrepios em algumas pessoas. Prepare-se para desfrutar da fotografia e trilha sonora impecáveis do filme.

Disponível em: Google Play e YouTube.

2. 7 Anos no Tibet

Essa é uma opção atrativa se você pretende viajar para o exterior com foco na Ásia. O título é de 1997 e foi baseado em uma história real. Tudo começa quando um alpinista austríaco famoso, chamado Heinrich Harrer, decide escalar o pico Nanga Parbat, no Paquistão.

É um dos lugares mais altos do mundo, portanto, representa um desafio e tanto. Para cumprir esse objetivo, o protagonista acaba enfrentando imprevistos que o levam até a cidade de Lhasa, no Tibete. É onde ele fará amizade com uma importante figura e passará por mudanças significativas.

Disponível em: Amazon Prime, Google Play e YouTube.

3. Diários de motocicleta

Um dos mais populares filmes sobre viagens merecia aparecer na lista, concorda? Você já deve ter ouvido falar desse título, já que ele tem como personagens principais os amigos Ernesto Guevara e Alberto Granado. Juntos, eles decidem embarcar em um longo passeio pela América do Sul.

Um dos pontos interessantes é que toda a viagem ocorre em uma motocicleta e é marcada por vários acontecimentos (alguns hilários, outros preocupantes). A motivação da dupla é suficiente para despertar a curiosidade do telespectador, promovendo reflexões.

O grande destaque, claro, fica por conta dos belíssimos cenários encontrados em alguns dos nossos países vizinhos. Entre eles estão Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia e Peru.

Disponível em: Amazon Prime e YouTube.

4. Comer, rezar, amar

Esse filme cativou diversos públicos desde a data de lançamento, ocorrida em 2010. A personagem principal, Elizabeth Gilbert (protagonizada por Julia Roberts), resolve deixar toda a vida que conhecia para trás. Sua finalidade era ter novas experiências por meio de uma jornada por diversos países.

Os vários destinos visitados por ela incluem Bali, Índia e Itália. Já dá para imaginar que belas imagens não faltam nesse filme, certo? Respeitando seu título, o enredo faz com que a viajante passeie por lugares sagrados, conheça pessoas especiais e desfrute de coisas simples.

É uma história legal para você pensar sobre o que realmente importa na vida, com situações que fazem bem para o corpo e a mente. Também ensina a importância de praticar o desapego em alguns momentos.

Disponível em: Amazon Prime, Google Play, Netflix e YouTube.

5. Antes de partir

Lançado em 2007, a produção ganhou relevância entre o público por abordar discussões que costumam ter pouco espaço na rotina das pessoas. Para garantir essa atmosfera de reflexões, o autor concentrou a história nas vivências de dois pacientes que dividem um quarto de hospital: Edward Cole e Carter Chambers.

Quem assiste consegue ver todas as etapas que levaram às interações da dupla: a fase de conhecer o outro, o planejamento do que farão juntos e os planos necessários para que seus desejos sejam atendidos. Vale a pena conferir para experimentar um misto de emoções enquanto observa paisagens da China, da Índia e do Egito.

Disponível em: Google Play, Netflix e YouTube.

6. Forrest Gump

Interpretado por Tom Hanks, o protagonista é um dos queridinhos dos fãs de bons filmes sobre viagens. Isso porque, em sua famosa trajetória de corridas pelos Estados Unidos, mostra uma série de desafios, proezas e conquistas que não seriam consideradas possíveis pela maioria das pessoas.

É interessante perceber que o perfil do contador de histórias não tem nada de comum. Mesmo assim, ele prova que tem potencial para realizar feitos incríveis e participar de acontecimentos importantes, incluindo conflitos de guerra e movimentos em meio a pacatas atividades em família.

Disponível em: Amazon Prime, Google Play, Netflix e YouTube.

7. Livre

Um dos títulos mais recentes da lista, foi lançado em 2015 no Brasil e se baseia em uma história real. A protagonista é Cheryl Strayed, uma moça jovem que toma uma decisão drástica após enfrentar diversas situações problemáticas.

Ao perceber a necessidade de mudança, sua primeira atitude é simplesmente viajar por uma bela trilha dos Estados Unidos. O plano começa a dar certo nos primeiros instantes da prática, mas também é intercalado por desafios que exigem escolhas inteligentes. Veja o filme completo para descobrir cada detalhe dessa caminhada transformadora.

Disponível em: Google Play e YouTube.

8. Lion

Adaptado de uma obra literária, o roteiro conta a história de um habitante da Índia. Conhecido como Saroo, o protagonista vivencia situações complicadas ainda na infância.

Uma dessas ocorrências, em especial, faz com que ele dê início a uma jornada repleta de surpresas. Boa parte dela ocorre em Calcutá, uma das maiores cidades do seu país de origem. Saroo cresce nesse lugar e precisa retomar a vida para buscar a verdade sobre seu passado.

Disponível em: Amazon Prime, Google Play, Netflix e YouTube.

E então, conseguiu eleger as opções que parecem mais interessantes para você maratonar em casa? Aproveite que o tempo disponível aumentou e veja o máximo de filmes sobre viagens. Assim, poderá se encantar com diversos locais, tomar a melhor decisão e voar para longe quando a quarentena acabar.

Ainda não acompanha os nossos perfis nas redes sociais? Faça isso agora e garanta acesso a todos os conteúdos que publicamos. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.