O interior de São Paulo esconde regiões com grande potencial turístico, prontas para serem desbravadas por viajantes de todos os cantos do país.

Apesar de não ser um destino muito conhecido, Marília é um belo exemplo disso: com diversas opções de lazer ao ar livre, programas noturnos e passeios culturais, a cidade é perfeita para viagens de fim de semana ou estadias mais longas com toda a família.

Afinal, quem não gostaria de conhecer uma região que foi habitada por dinossauros há 70 milhões de anos?

Os sedimentos e fósseis dos enormes animais se transformaram nas rochas que formam as serras do entorno da cidade.

Porém, mesmo que você não se interesse por esse aspecto histórico, existe muito o que fazer por lá.

Continue a leitura para descobrir por que você deve comprar sua passagem para Marília hoje mesmo!

Como chegar em Marília

O Aeroporto Estadual Frank Miloye Milenkovich, em Marília, foi inaugurado em 1938 e contabiliza mais de 2800 embarques e desembarques todos os meses

A 3 quilômetros de distância do centro da cidade, tem uma pista asfaltada de 1700 metros e opera com voos diretos para Bauru e Campinas e conexões para vários outros municípios pela Azul Linhas Aéreas.

Além da ampliação no terminal de passageiros, concluída em 2009, estão previstas obras de modernização do local que devem se iniciar no próximo ano.

A 5 quilômetros do aeroporto, se localiza a Estação Rodoviária de Marília (a primeira do Brasil, inaugurada em 1938), que recebe cerca de 30 mil pessoas por mês.

O terminal rodoviário é ocupado por várias empresas de transporte de passageiros e oferece comodidades como ar-condicionado, lanchonete e wi-fi.

De ônibus ou avião, uma boa maneira de economizar em passagem para Marília é comprar antecipadamente, aproveitando valores promocionais e melhores condições de pagamento.

Onde ficar em Marília

A cidade de Marília conta com inúmeras opções de hospedagem, tanto para quem viaja sozinho quanto para quem está com a família. Entre elas, podemos citar:

  • Alves Hotel, que conta com piscina, academia e restaurante;
  • Dmax Hotel, com decoração moderna e quartos simples e econômicos;
  • Estoril Hotel, com preço justo e atendimento acima da média;
  • Max Plaza Hotel, que serve um café da manhã completo com frutas frescas, bolos, pães e sucos;
  • Tennessee Flat, com quartos espaçosos e localização privilegiada;
  • Travel Inn, oferece acessibilidade para cadeirantes e instalações novas e modernas.

Assim como na hora de comprar passagem para Marília, pesquisar preços e reservar o hotel com antecedência é a melhor estratégia para fazer um bom negócio e garantir uma estadia tranquila e agradável.

Em regiões próximas aos pontos turísticos e nas datas comemorativas, os quartos disponíveis se esgotam rapidamente e os preços tendem a subir, por isso, vale a pena se programar para evitar surpresas desagradáveis.

O que fazer em Marília

A primeira coisa que se nota ao chegar em Marília é o aroma inconfundível e doce que acompanha os turistas pelas ruas da “cidade do biscoito”, como é conhecida pelos moradores. O município abriga mais de 200 fábricas do setor alimentício!

Mas existem atrações mais interessantes para quem está de passagem ou pretende ficar por alguns dias em Marília. Confira algumas atividades e programas que merecem entrar no seu itinerário:

Aprender sobre história no Museu de Paleontologia

Em uma cidade repleta de escavações e coleta de fósseis, nada melhor do que começar o passeio pelo Museu de Paleontologia, que abriga uma exposição permanente e um acervo de réplicas de pequenos crocodilos.

O destaque do museu são os ovos fossilizados de dinossauros, catalogados como o primeiro registro dessa natureza no país.

Fundado em 2004, é fruto dos esforços do paleontólogo William Nava, e atrai visitantes de todas as regiões do país.

Caminhar pelo Bosque Municipal

O Bosque Rangel Pietraroia fica localizado em uma área de preservação da Mata Atlântica, com mais de 20 hectares de espaço verde.

Inaugurado em 1974, o local é considerado uma unidade de conservação e conta com mais de 100 espécies de plantas e árvores — inclusive exemplares em risco de extinção, como o pau-brasil e o jequitibá.

Além de trilhas e espaço para piquenique, existe um parque infantil para divertir as crianças.

Conhecer as igrejas e templos religiosos

A Basílica de São Bento é um dos pontos turísticos mais procurados em Marília. A catedral que leva o nome do padroeiro da cidade foi a primeira igreja a ser construída, em 1929.

De estilo barroco e colonial, a basílica fica na praça principal.

Marília também tem um templo budista chamado de Honpa Hongwanji, fundado em 1962. Considerado um dos mais suntuosos do país, o local realiza diversas atividades culturais e religiosas para os moradores e turistas.

Na cidade, ainda é possível conhecer o Santuário Diocesano São Judas Tadeu, com vitrais que retratam a história de Jesus e a via sacra, e o Templo Tenrikyo, de arquitetura oriental.

Curtir a vida noturna da cidade

Para quem prefere aproveitar a noite em Marília, existem vários restaurantes, bares e clubes prontos para receber os turistas. Alguns dos mais procurados são:

  • Água Doce Cachaçaria;
  • Bar do Português;
  • Bar e Restaurante Copacabana;
  • Chaplin Gastronomia e Entretenimento;
  • Cupim Bar e Restaurante;
  • Doctor Beer;
  • Kozan Restaurante;
  • Lounge 277;
  • Niha Gastronomia Libanesa;
  • O Buteco;
  • Osteria Casa Toscana.

Seja em clubes com música eletrônica, pop e rock, barzinhos com mesas na calçada e MPB ao vivo ou em restaurantes elegantes, os visitantes contam com diversas opções para se divertir em Marília.

Fazer compras nos shoppings

São dois: o Marília Shopping e o Esmeralda. O primeiro é o maior, formado por uma galeria de lojas, um cinema e uma praça de alimentação; já o segundo tem, além de lojas, restaurantes e cafeterias, uma área para crianças com brinquedos e atividades esporádicas.

Provar o pastel de ovo do Mercadão 9 de Julho

Toda cidade tem um prato típico que a representa, não é mesmo? Em Marília, é o famoso pastel de ovo, da Pastelaria Hirata.

De formato redondo, o pastel leva no recheio não apenas o ovo, mas também carne moída.

Os clientes podem observar a preparação artesanal da iguaria, que passa por dois estágios de fritura e é servida com o tradicional vinagrete.

Tomar banho de cachoeira na Fazenda Cascata

A fazenda é aberta para visitação com acompanhamento de guias autorizados, que conduzem os turistas até duas cachoeiras:

  • a Três Bicas, que tem quase 3 metros de altura e é formada por 3 duchas entalhadas na pedra;
  • a do Bicão, com mais de 50 metros de altura, perfeita para esportes radicais.

Visitar a Fazenda Floresta

Quase na divisa da cidade, a fazenda cafeeira Floresta oferece diversos passeios para os visitantes: piscinas naturais, trilhas ecológicas, cachoeiras e um pesque e pague são as atrações mais disputadas. Os turistas ainda têm direito a um café da tarde completo.

Não faltam atrações para aproveitar ao máximo sua viagem nessa pequena cidade do interior do estado, seja para descansar e recarregar as energias ou para conhecer lugares novos acompanhado da família.

Se já está convencido, aproveite para comprar sua passagem para Marília e garanta os benefícios da melhor companhia aérea do país!