O Brasil é internacionalmente conhecido por suas belezas naturais, que atraem milhões de turistas todos os anos. No entanto, as opções de lazer não se limitam às nossas praias, não. De acordo com a pesquisa Travellers’ Choice, realizada em 2018 e divulgada pelo Trip Advisor, que considera as opiniões dos milhares de usuários que utilizam a plataforma, o país possui oito dos dez melhores parques de diversões e parques aquáticos da América do Sul.

Além do Brasil, outros países como Colômbia, Argentina, Chile, Venezuela e Uruguai também estão presentes no ranking. A febre pelos parques se deve, muitas vezes, à variedade que eles oferecem para toda a família, independentemente da época do ano. Nesse artigo, reunimos algumas das melhores opções de parques de diversão no Brasil para você já se programar para a próxima viagem em família. Desde os mais tradicionais, como o Beto Carrero World, até destinos surpreendentes, como o Eco Parque Arraial.Se esse tipo de viagem faz seu estilo, é só acompanhar a leitura!

1. Beto Carrero World

Localizado na região Sul, na cidade de Penha, a 20 km de Navegantes, no interior de Santa Catarina, o Beto Carrero World é um dos mais conhecidos do país e o maior parque temático da América Latina, com seus 14 milhões de metros quadrados. Graças à parceria com a DreamWorks, ele apresenta atrações, como o Kung Fu Panda, Shrek e os animais de Madagascar.

Ainda sobre as atrações, lá você vai encontrar a Vila Germânica, o Mundo Animal, a Terra da Fantasia e o Velho Oeste. Inspirado nos icônicos exemplos de Orlando (EUA), mas com valores bem mais acessíveis, os brinquedos são um entretenimento à parte, não só para as crianças e jovens, mas adultos também.

Se você gosta de viver fortes emoções, prepare-se para andar na Fire Whip, uma montanha russa com looping na qual os passageiros ficam sem apoio para os pés e no Big Tower, um elevador que faz uma queda equivalente a 30 andares, a uma velocidade de 120 km/h! Se prefere atividades moderadamente radicais, uma boa opção é o Crazy River, uma corredeira na qual os navegantes descem em botes e saem encharcados ou o Portal da Escuridão, uma espécie de trem fantasma.

Caso os seus acompanhantes sejam crianças, vale a pena ir no Raskapuska, um passeio de barco por cenários infantis, ou ir andar de pedalinho ou passear pelo zoológico que eles mantêm internamente. Outro diferencial desse parque são os espetáculos teatrais que eles oferecem, como o Hot Wheels Epic Show, que é um dos mais concorridos ou o Sonho do Cowboy, que fala sobre a trajetória do fundador, Beto Carrero.

Para informações sobre valores de ingresso ou hospedagem, é só acessar ao site! Lá tem todas as informações para tirar eventuais dúvidas e garantir sua visita!

2. Hopi Hari

O Hopi Hari não pode faltar na lista dos parques que você vai levar a família! Ele completou 20 anos em 2019 e as opções de entretenimento estão cada vez melhores. Localizado entre as cidades de Itupeva e Vinhedo, no estado de São Paulo, o local é tão tradicional que possui até uma linguagem própria, o hopês! Conta-se que ela mistura aspectos de outros idiomas, como português, espanhol e francês.

Ele é dividido em cinco regiões: Kaminda Mundi, Infantasia, Mistieri, Liga da justiça e Wild West, cada uma com suas particularidades. Kaminda Mundi é a primeira, logo ao entrar, os visitantes se deparam com diversos elementos culturais de países, como Holanda e Alemanha. A segunda é do Looney Tunes, uma das preferidas das crianças. Tanto as atrações como a decoração são temáticas e inspiradas na turma do Pernalonga.

Na Mistieri, você vai encontrar opções para o público jovem e adulto, para quem gosta de aventura e adrenalina. A Liga da Justiça, como o próprio nome já indica, é temática e sua decoração, alusiva ao super-heróis, como Flash, Batman e Mulher Maravilha. Por fim, o Wild West é ideal para aqueles que gostam do Velho Oeste — Cowboys e diversos elementos do tema são encontrados na região.

A experiência no Hopi Hari é completa: o parque oferece estacionamento com capacidade para mais de 3 mil carros e uma área de alimentação diversificada. Há lanchonetes com opções de fast food e o Saloon Show, um restaurante temático, que lembra o faroeste americano, que oferece uma programação artística para os clientes.

Para comprar o ingresso, basta acessar ao site. Vale lembrar que o VIP PASS (ingresso que permite “furar fila” só é comercializado no próprio parque). Feriados e datas comemorativas exigem um planejamento antecipado, pois há um limite de 10 mil ingressos por dia.

3. Eco Parque Arraial

Também conhecido como Arraial d’Ajuda Eco Parque, o lugar possui uma localização privilegiada, no distrito homônimo, na praia do Mucugê, em Porto Seguro (BA). Ele faz parte do complexo Arraial d’Ajuda Eco Resort, é o segundo maior parque aquático do Brasil e foi eleito o 4º melhor do mundo, pelo Trip Advisor. É uma excelente opção para levar a família inteira.

O parque tem brinquedos para todos os gostos, com toboáguas de até 17 metros de altura. Alguns deles são: Tonga, Tambau e Uga-uga. Tem também atrações mais radicais, como tirolesa, arvorismo, escalada e rapel.

Para reunir o grupo, o local oferece uma quadra de areia para jogar vôlei ou futebol, caiaques para passeio (com monitores treinados), piscinas com onda e correnteza etc. Além disso, o parque disponibiliza atrações culturais, como: capoeira, apresentada pelo Grupo de Capoeira Sul da Bahia; viveiros de corais, mantidos para pesquisa e visitação e a presença indígena dos índios Pataxó.

Para quem deseja fazer uma visita, o site institucional oferece algumas opções promocionais, para grupos, de acordo com o período. É importante lembrar que, dependendo da temporada, o horário de funcionamento varia, assim como o movimento no parque. Os hóspedes do complexo Arraial d’Ajuda Eco Resort não pagam ingresso, podendo circular livremente pelo parque.

Para se alimentar, há um restaurante próprio, com opções variadas, desde lanches, como crepes e tapiocas, até comida regional da Bahia, como o famoso acarajé.

4. Beach Park

Falou em parque aquático, é impossível não associar ao Beach Park, localizado em Aquiraz, região metropolitana de Fortaleza, no Ceará. Na beira da praia de Porto das Dunas, o complexo turístico conta com, além do parque, um hotel e três resorts, o Oceani Beach Park Hotel, o Acqua Beach Park Resort, o Suites Beach Park Resort e, por fim, o Wellness Beach Park Resort. É considerado o maior da América Latina.

Assim como o anterior, o parque oferece dezenas de opções de brinquedos, acompanhando todas as idades. Para começar, tem o Acqua Circo, que as crianças adoram, com seus jatos de água, escorregas e minitoboáguas. Similares a ele, tem a Arca de Noé, a Ilha do tesouro e o Acqua Show, com mais de 75 brinquedos à disposição e o tradicional balde gigante, que derrama quase 2 mil litros de água em cima de quem tá embaixo!

Ainda para os pequenos, tem a Correnteza Encantada, perfeito para quem quer recarregar as energias depois de brincar. Nela, tem boias duplas e individuais para curtir com tranquilidade os 300 metros de extensão do rio. Para quem prefere se aventurar em brinquedos com mais adrenalina, uma toboágua de tirar o fôlego é o Atlantis, com 18 metros de altura.

O Ramubrinká, que é um complexo de 7 toboáguas, reserva grandes surpresas. A intensidade varia com a cor do brinquedo: enquanto o azul e o verde são mais tranquilos, o preto é o que dá mais voltas e, como não permite ver o lado de fora, se torna ainda mais radical! Falando em radical, não dá para falar do Beach Park sem mencionar o Insano.

Ele tem inacreditáveis 41 metros, o equivalente a um prédio de 14 andares. As descidas são tão impressionantes que tem uma arquibancada em frente ao brinquedo, para os curiosos assistirem. Elas só duram 3 segundos, mas quem vive a experiência garante que é o suficiente para nunca mais esquecer! Outras atrações do mesmo estilo são o Arrepius e o Vaikuntudo.

É importante ficar atento aos horários de funcionamento. Geralmente, na alta temporada, o parque abre às 11h e fecha às 17h, todos os dias. Já na baixa, ele não abre às quartas e quintas. O ideal é aproveitar o período com menor fluxo, pois as filas para usufruir dos brinquedos costumam ser grande. O site contém essas e outras informações.

Para alimentação, o Beach Park disponibiliza alguns quiosques espalhados, com lanches variados, água etc., e também conta com um restaurante para almoço, onde é servido self-service. Para facilitar, o parque tem um espaço reservado para armários e os aluga para os visitantes. Os preços variam de R$25 a R$47, fora a caução, que é devolvido no fim do dia.

5. Hot Park

Já pensou em visitar um parque aquático de águas quentes? O Hot Park foi o primeiro do mundo a inaugurar essa categoria. Ele fica em Rio Quente, no interior de Goiás. Assim como o Arraial d’Ajuda, o Hot faz parte do Rio Quente Resorts, como uma atração à parte e aberto ao público. Só em 2016, foram mais de 1,5 milhão de turistas recebidos no local.

Com cerca de 55 mil metros quadrados, o parque oferece mais de 20 brinquedos e atrações especiais, como a Praia do Cerrado, com ondas de até 1,2 metro de altura e águas cristalinas. Tem a Mega Tirolesa, que permite atravessar toda a extensão do resort e o Xpirado, para quem curte adrenalina: ele arremessa você em um toboágua a 30 km/h. Vale ressaltar que algumas das opções de lazer exigem um valor adicional.

O lugar ainda conta com um Centro de mergulho, onde é possível se refrescar, andar de caiaque e fazer stand up paddle. Para saber mais ou comprar seu ingresso, basta acessar o site. Eles fazem pacotes e promoções periodicamente.

6. Mirabilândia

O Mirabilândia é o único parque de diversões fixo do Nordeste. Ele fica localizado em Olinda, região metropolitana de Recife (PE). Ele é perfeito para reunir um grupo de amigos e se divertir a noite inteira, principalmente para os fãs de terror.

O parque tem opções, como a Mansão do Terror, Trem Fantasma e a Hora do Terror, que se tornou uma febre entre os visitantes. Incluindo em seu cast personagens icônicos do cinema, como o palhaço Pennywise do filme It (A coisa), a atração é uma das mais famosas e que traz mais turistas para o local.

Pode-se dizer que, apesar de oferecer brinquedos para todas as idades, o carro-forte do Mirabilândia são as atrações radicais, como o Thunder, um balanço de 25 metros de altura, com iluminação em LED; o Move it, com seus alucinantes giros de cabeça para baixo; o Over loop, que segue um movimento similar, de frente e de costas; e o Super Tornado, que tem 20 metros de altura, duas inversões e curvas de 90º.

Cuidados necessários

Independentemente do destino escolhido, o viajante deve considerar quais itens são indispensáveis para cada visita. No caso dos parques aquáticos, por exemplo, não esqueça de passar e levar o protetor solar. Na hora da diversão, não se deve descuidar da pele!

Um dia de passeio no parque também pede roupas leves, refrescantes e calçados confortáveis, como tênis. Lembre-se de levar um documento de identificação, como RG ou CNH, e dinheiro para eventuais gastos no local. Outro detalhe importante é ficar atento aos pertences, caso o lugar não ofereça um guarda-volumes. Isso vale para celular, bolsa, relógio etc.

A melhor parte de planejar uma viagem incluindo as atrações acima é saber que a diversão é garantida! Independentemente do seu estilo, passar um dia no parque com a família ou os amigos rende boas memórias e risadas! Envie esse artigo para seus familiares para que vocês escolham juntos o próximo destino e possam aproveitar cada opção destacada acima.

Já conhecia esses parques de diversão no Brasil? Se não, agora tem um motivo a mais para viajar e conhecer cada um deles! Para saber mais sobre lugares e suas atrações turísticas, siga a Azul nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter e acompanhe as nossas postagens! Depois, é só arrumar as malas e boa viagem!