O interior de Minas Gerais esconde destinos que não ficam devendo em nada às tradicionais cidades históricas em termos de belezas naturais e atrações culturais.

É o caso, por exemplo, de Ipatinga, um município do Vale do Aço conhecido, principalmente, pelo turismo de negócios.

Porém, apesar do aspecto predominantemente industrial, Ipatinga oferece atrações interessantes para quem visita a região com a família.

Entre as opções de lazer, os parques merecem destaque: áreas verdes se espalham pelo município e encantam turistas em busca de tranquilidade e contato com a natureza.

A cidade também tem diversos espaços culturais, centros de compras e patrimônios históricos, além de organizar festas, oficinas, shows e festivais com bastante frequência.

Está planejando sua próxima viagem de férias ou de final de semana? Antes de comprar sua passagem para Ipatinga, confira o checklist que preparamos para ajudar nessa tarefa:

Escolha a melhor data para visitar Ipatinga

Se você já sabe quando pretende viajar, vai gostar de saber que, em Ipatinga, o clima é agradável durante o ano inteiro.

Com uma temperatura média anual de 21º C, a cidade apresenta invernos amenos e verões quentes, o que favorece os passeios ao ar livre.

Entre maio e setembro, os turistas encontram as melhores condições para uma visita, com céu livre de nuvens, sol abundante e baixo risco de chuvas.

Porém, se você ainda não agendou a data da sua viagem, vale a pena conhecer a agenda de eventos da cidade para programar alguma atividade especial durante sua estadia.

Os principais destaques da programação cultural de Ipatinga são:

  • a Festa da Banana, com apresentação de bandas de forró e venda de comidas típicas, em abril;
  • o Festival da Cachaça, com shows musicais e degustação de cachaça artesanal, em agosto;
  • o Ipatinga Live Jazz, também em agosto, com participação de cantores consagrados e talentos locais;
  • a Feirarte, uma feira de artesanatos e culinária mineira, todos os domingos.

Compre a passagem para Ipatinga

A região metropolitana do Vale do Aço é atendida pelo Aeroporto de Ipatinga (IPN), localizado no Distrito Industrial de Santo Paraíso, pela Estação Ferroviária Intendente Câmara e pelo Terminal Rodoviário no centro da cidade.

Porém, o transporte aéreo ainda é a melhor opção para viajar com conforto, segurança e rapidez.

Para adquirir suas passagens, aproveite as vantagens da compra online e fique atento a alguns cuidados para economizar:

  • use pontos ou milhas para obter descontos;
  • pesquise com antecedência para encontrar os melhores preços;
  • contabilize também os benefícios oferecidos pelas companhias aéreas:
    • estacionamento;
    • serviço de bordo (snacks e bebidas);
    • traslado;
  • compare várias opções de horários antes de escolher;
  • não descarte os voos com conexão.

Com um planejamento eficiente e uma pesquisa bem feita, muitas vezes, é possível comprar passagens na primeira classe por valores abaixo da média!

Reserve a hospedagem

Ipatinga é uma cidade bem preparada para receber turistas em qualquer estação. Jovens profissionais, casais, famílias com bebês e crianças e grupos de amigos encontram diversas opções de hospedagem para viagens curtas ou longas, com o melhor custo-benefício do Vale do Aço.

Entre os melhores hotéis e pousadas da cidade, estão:

  • Domus Hotel, com quartos climatizados e frigobar;
  • Hotel La Fontaine, com apartamentos espaçosos e próximo à área comercial;
  • Hotel Panorama, com quartos pequenos e diárias econômicas;
  • Panorama Tower Hotel, com bufê completo de café da manhã e ótima localização;
  • San Diego Suítes, com serviço de quarto, piscina, quadra de tênis e academia;
  • Steel Valley Hotel, com banheira de hidromassagem no quarto e restaurante à disposição dos hóspedes.

Prepare o roteiro de viagem

Chegou a hora de escolher os principais passeios e atividades para fazer durante sua viagem para Ipatinga.

A cidade oferece diversas opções de lazer e entretenimento para turistas de todas as idades, para os mais variados interesses.

Confira alguns pontos turísticos e lugares que merecem entrar no seu itinerário:

Associação Esportiva e Recreativa Usipa

Além de um Centro de Biodiversidade (que inclui um zoológico e um jardim botânico), o espaço administrado pela Usipa oferece aos moradores e visitantes acesso a trilhas ecológicas, áreas esportivas, um playground infantil e um parque aquático.

Kartódromo Emerson Fittipaldi

Considerada uma das melhores do país, a pista do kartódromo existe desde 1982, e já sediou 5 campeonatos brasileiros. O kart clube oferece aulas para adultos e crianças a partir dos 6 anos.

Parque da Ciência

Com exposições, oficinas e montagens que podem ser vistas e tocadas pelos visitantes, o parque tem como objetivo popularizar a ciência e despertar a curiosidade e o espírito científico em crianças e jovens.

Parque das Cachoeiras

O parque tem mais de 50 hectares de área verde, com infraestrutura completa para receber turistas: chalés, restaurantes, parque aquático e quadra de esportes fazem parte das comodidades do local, que ainda conta com cachoeiras, bosques, trilhas e piscinas naturais.

O espaço fica localizado entre os ribeirões Tribuna e Ipaneminha e é cercado pelas montanhas da Serra do Cocais.

Parque Ipanema

Construído a partir de um dos últimos projetos do arquiteto e paisagista Burle Marx, o parque é a maior área verde urbana de todo o estado, com mais de 1 milhão de metros quadrados e 12 mil árvores.

Composto por jardins, pista de corrida, quadras esportivas, lagos, brinquedos para as crianças e um anfiteatro, o local concentra manifestações religiosas, eventos esportivos e atividades de lazer.

Shopping do Vale do Aço

O primeiro centro de compras da região abriga quase 200 lojas, praça de alimentação, 4 salas de cinema, espaço kids e várias opções de lazer e entretenimento — inclusive um teatro administrado pela Usiminas, que oferece uma programação cultural intensa para os visitantes.

Patrimônios culturais

Existem ainda alguns locais em Ipatinga que já foram tombados e se tornaram patrimônio cultural da cidade:

  • Academia Olguin;
  • Casa dos Ferroviários;
  • Estação da Memória Zeza Souto;
  • Estação Pouso de Água Limpa;
  • Igreja Nossa Senhora da Esperança;
  • Pontilhão de Ferro (entre os bairros Veneza e Centro);
  • ruínas da Estação Ferroviária Pedra Mole.

Desde 2010, Ipatinga faz parte do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas Gerais, por conta de seus atrativos naturais: as trilhas, lagoas, cachoeiras e espaços de preservação ambiental movimentam o ecoturismo na cidade e na região.

Arrume as malas

Na hora de arrumar as malas, é importante analisar a duração da viagem e os passeios incluídos no itinerário.

Como Ipatinga tem clima quente e ensolarado, a mala de viagem deve incluir roupas leves e frescas. Os mais prevenidos podem incluir uma peça de frio e um guarda-chuva para não ser pego de surpresa.

Ao viajar com crianças, é fundamental incluir na bagagem de mão algum tipo de distração para evitar aborrecimentos: um brinquedo pequeno, um livro ou um jogo simples são suficientes — especialmente quando há entretenimento a bordo.

Ao planejar sua viagem, seja na hora de comprar a passagem para Ipatinga ou durante os passeios pela cidade, é importante ser flexível e estar preparado para os imprevistos, especialmente quando se está viajando com crianças. Com tranquilidade, é possível driblar os problemas e garantir lembranças inesquecíveis.

Agora que você já está preparado e conhece bem o seu destino, aproveite para comprar sua passagem com preços excelentes e opções de parcelamento de até 12 vezes!