“Como fazer para encontrar e aproveitar passagens promocionais?” — essa é uma pergunta que aqueles viajantes de carteirinha já fizeram a si mesmos, pelo menos, uma vez. Isso porque quando é possível economizar nos trechos aéreos, você conta com um dinheiro a mais para usar na sua viagem.

Assim, pode realizar mais passeios, visitar mais pontos turísticos pagos, garantir boas lembranças para a família, ter experiências gastronômicas ou até mesmo uma reserva financeira para imprevistos. Ou seja, bastante útil, não é?

Por essa razão, reunimos algumas sugestões práticas e importantes para você nunca mais deixar de economizar ao viajar. Confira quais são elas!

1. Pesquise com calma

Antes de qualquer coisa, tenha em mente: nunca compre passagem no calor do momento. É normal ficar ansioso, fazendo mil plano e já querer garantir o seu voo o quanto antes — nós entendemos! Porém, ao agir por impulso, você tem grandes chances de gastar mais do que realmente precisa. Afinal, você não analisa as opções que tem, apenas escolhe a primeira que aparece.

Portanto, o ideal é fazer uma pesquisa com calma, conferindo as datas disponíveis para embarque e regresso, se os trechos contam com escala/conexão ou se eles são diretos, qual a duração dos voos e os diferenciais que cada tipo de bilhete oferece ao passageiro. A partir daí, dá para encontrar aquela opção com o melhor custo-benefício.

2. Compare preços em períodos diferentes do ano

Para complementar a sua cotação de passagens promocionais, lembre-se de comparar os valores delas em diferentes períodos do ano. Por exemplo, vamos supor que você possa tirar férias do trabalho a partir de julho. Logo, você terá um ano para escolher, independentemente do mês, quando vai se ausentar da empresa e viajar para o destino desejado, não é mesmo?

Portanto, o que você vai fazer é conferir qual é a média de preço pelos trechos aéreos em agosto, setembro, outubro e assim por diante.

Essa atividade pode levar alguns minutos, mas vai ser essencial para permitir que você identifique o mês em que é mais barato viajar e como os períodos de alta e baixa estação influenciam a oferta de promoções.

3. Compre com antecedência

No primeiro tópico, falamos sobre não adquirir passagens por impulso. Porém, isso não significa que você está proibido de comprá-las antecipadamente, ok? Ao contrário, o ideal é que você faça isso, sim, pois quanto mais próximo da data do voo, maior tende a ser o valor dele. E, dependendo do quão procurado é o destino, ainda é possível que todos os assentos se esgotem ou não tenha o suficiente para você e as pessoas com quem vai viajar.

A questão é que, antes de pagar pelos bilhetes, você deve seguir à risca as duas sugestões anteriores para garantir que está fazendo a melhor compra. Caso precise de ajuda nas pesquisas, vale a pena reunir todos os viajantes e montar uma verdadeira força-tarefa. Com o tempo, você e seus companheiros vão ficar craques nisso e não terão mais dificuldade.

4. Escolha um destino nacional

Uma quarta sugestão sobre como aproveitar passagens promocionais é dar preferência por trechos nacionais que, geralmente, são mais em conta do que os internacionais e trazem um ótimo benefício: por ocorrerem dentro do país, você tem como realizá-los em um fim de semana ou feriado.

Basta lembrar que com uma extensão territorial tão grande como a do Brasil, você tem a possibilidade de visitar cidades em regiões bem diversas e ricas não só em culinária e sotaques diferentes, mas também na arquitetura, nas tradições, nos costumes, nos folclores e, em especial, na cultura e na história da formação e desenvolvimento delas.

Ah, e não tem como esquecer as paisagens naturais, não é mesmo? O litoral cearense, que guarda tesouros nacionais como Jericoacoara e Canoa Quebrada, Manaus, que está cercada pela Amazônia, a serra gaúcha, que dá um ar todo especial a Gramado, Bento Gonçalves e Canela, o Pantanal, que traz o verde para o coração de Corumbá e por aí vai.

5. Aguarde as datas comemorativas

Além do que já foi comentado, experimente aguardar as próximas datas comemorativas (desde o Natal e o Dia dos Namorados até o aniversário da companhia aérea e a popular Black Friday), especialmente se o seu plano é viajar somente daqui a alguns meses.

Afinal de contas, é comum haver passagens promocionais nesses períodos, tanto aquelas nacionais quanto as internacionais. Ou seja, você tem a chance de economizar e até conseguir outras vantagens relacionadas aos custos de bagagem e remarcação de voo.

Isso sem falar, é claro, na possibilidade de unir o útil ao agradável e encontrar pacotes de viagem que incluem não só hospedagem e passagens ida e volta, como também traslado e passeios por um preço camarada. Dessa maneira, você economiza e, de quebra, já deixa boa parte das suas próximas férias organizada.

6. Cadastre-se para receber ofertas

Por fim, cadastre-se para receber as newsletters da companhia aérea no seu e-mail. Isso servirá para você ter como acompanhar o lançamento de passagens promocionais, não perder nenhuma oferta relâmpago e até receber descontos especiais em alguns trechos.

Para completar, você se mantém informado sobre as novidades do programa de vantagens dela, as atualizações no mapa de rotas, as novidades (de entretenimento, alimentação, conforto etc.) que serão implementadas durante os voos e os conteúdos do blog da empresa — que vão ajudar você a planejar melhor as suas viagens e a escolher novos lugares para conhecer.

Seguindo nossas sugestões, será possível realizar viagens cada vez mais econômicas. Por isso, coloque-as em prática ao pesquisar por novos trechos aéreos e não se esqueça de contar com a Azul nesse momento, verificando no dia a dia a nossa página com uma seleção exclusiva de passagens promocionais. Afinal, há mais de uma centena de destinos para os quais podemos levar você e muitos deles com pacotes completos de viagem mais hotel, carro, serviço e traslados. Tudo para tornar a sua experiência inesquecível.

Por isso, não deixe para depois. Acesse já o nosso site e conheça mais sobre a Azul e os benefícios que temos para você!