O planejamento de viagens com certeza é uma das partes mais decisivas de todo o processo que envolve a escolha das férias perfeitas.

Afinal, é preciso ter foco a fim de garantir que nada dê errado.

Dessa forma, você deve assegurar que todos os detalhes sejam planejados com antecedência, desde a montagem das malas até a reserva do hotel.

Para isso, no entanto, é preciso muita atenção e nessa hora vale a pena contar com ferramentas e recursos que tornam o planejamento de viagens mais simples, como planilhas, aplicativos e agendas, por exemplo.

Logo, quando se tem todos os detalhes anotados e definidos com antecedência, as chances de que tudo aconteça dentro do planejado são muito maiores.

Todavia, como fazer isso?

Por onde começar?

O que não se pode esquecer dentro do planejamento de viagens?

As dúvidas que envolvem esse processo são muitas.

De qualquer forma, tenha em mente que com paciência e organização é simples resolver todos os questionamentos e, assim, alinhar com seu parceiro, família ou amigos como será a viagem dos sonhos.

Levando tudo isso em consideração, vem com a gente e descubra como fazer o planejamento de viagens perfeito.

Preparado?

Então vamos lá!

Passo a passo para fazer o planejamento de viagens

Planejar uma viagem não é algo simples, e muito menos rápido.

O processo exige tempo, paciência e, principalmente, organização para assegurar que tudo saia como o programado – afinal, ninguém gosta de esbarrar em imprevistos, não é mesmo?

Por isso, antes de fazer o planejamento de viagens é preciso pontuar alguns itens indispensáveis.

Veja a seguir um passo a passo completo:

Passo 1: Escolha o destino

Primeiro, pense em quais são os seus desejos e o que não pode faltar na sua viagem dos sonhos.

Considere, por exemplo, se você quer ir para um lugar quente e aproveitar as praias ou, então, se prefere um local frio e aconchegante para ver a neve.

Detalhes como esses são essenciais na hora de fazer o planejamento de viagens, sendo considerados aspectos determinantes para a escolha do destino perfeito e das atividades que serão feitas ao longo das férias.

Dessa forma, é preciso colocar no papel, no bloco de notas do celular ou até mesmo em uma planilha quais são os seus desejos e como você quer curtir a viagem.

A lista te ajudará a escolher o destino final, ou ao menos reduzirá suas opções, facilitando o processo de decisão.

Logo, com as demandas feitas, basta decidir qual o lugar que faz mais sentido para você!

Contudo, para isso é necessário considerar pontos como:

  • Qual o objetivo da viagem – lazer, descanso, conhecer novos lugares, etc;
  • Quanto dinheiro gastar;
  • Como você deseja curtir – de maneira mais agitada ou tranquila, por exemplo.

Com tudo isso em mente, você deve selecionar qual das opções se encaixam mais em suas necessidades.

Por isso, é preciso levar em conta o estilo de vida do lugar, o preço da moeda, quais atividades você gostaria de fazer, o valor das passagens, entre outros aspectos relacionados.

Uma dica é pesquisar em aplicativos, sites e em agências de viagens informações sobre o seu destino, a fim de descobrir quais são as suas opções de passeios, pontos turísticos e estilo de vida, e saber o que esperar da viagem.

Passo 2: Compre as passagens e escolha a hospedagem

Depois de escolher o destino das suas férias, chegou a hora de colocar a mão na massa e iniciar, de fato, o planejamento da viagem, agendando vôos ou comprando as passagens de ônibus, reservando o quarto do hotel e tudo aquilo que for necessário para curtir da melhor maneira possível as suas férias.

Para assuntos como o agendamento de voos ou a compra de passagens de ônibus e a reserva de hotel, por exemplo, contar com a ajuda de uma agência de viagens é muito importante para não acabar fazendo nada de errado.

Ir de avião ou de carro, por sua vez, é algo à sua escolha.

Contudo, para longas distâncias recomendam-se as viagens de avião, que gastam menos tempo e não te deixam tão esgotado.

Por outro lado, viajar de carro é ideal para pequenas distâncias.

O hotel também depende das suas exigências, portanto, escolha uma opção dentro do seu orçamento e que atenda às suas necessidades.

Passo 3: Faça o roteiro

Com o destino escolhido e as passagens em mãos, finalmente chegou o momento de montar o roteiro da sua viagem. Aonde você gostaria de ir?

Quais são os pontos turísticos que mais deseja visitar?

Existe uma atividade que não pode faltar durante a sua viagem?

Perguntas como essas irão ajudar você definir o roteiro ideal para as suas férias.

Por esse motivo, é preciso levar em conta qual o objetivo da viagem e como você deseja aproveitar o destino escolhido.

Uma dica para começar a fazer o roteiro é anotar os principais motivos que levaram você a escolher esse lugar e, com isso, pesquisar os principais pontos turísticos e buscar conhecê-lo um pouco, mesmo que pela internet, com o objetivo de não deixar nenhuma atividade de fora.

Nesse caso, você pode tanto inserir as informações em uma planilha quanto fazer um rascunho com lápis e papel e só depois “passar a limpo” tudo aquilo que ficou definido.

Apenas não se esqueça de levar em consideração a quantidade de dias que passará no destino escolhido, certo?

Afinal, isso é fundamental para saber o que será possível visitar de fato e o que é melhor deixar para uma próxima oportunidade.

Passo 4: Arrume as malas

O destino está escolhido?

Comprou as passagens?

Definiu onde ficará hospedado?

Fez o roteiro?

O último passo então é arrumar as malas e curtir muito a sua viagem.

Quando for fazer isso, lembre-se de prestar atenção ao clima, às atividades que serão realizadas, à quantidade de dias e outras condições específicas da sua viagem.

Além disso, não exagere.

Pegue realmente as coisas que considera fundamental para aproveitar as suas férias sem nenhum problema.

Fazer o planejamento de viagens pode ser uma tarefa complicada, contudo, com a ajuda certa tudo isso fica muito mais fácil.

Então, não pense duas vezes e conte com uma agência de viagens para organizar da melhor maneira possível as suas férias.

Contar com a ajuda de profissionais é algo que faz, realmente, a diferença na hora de realizar o planejamento de viagens, pois assim você tem todo o suporte necessário e ouve de quem sabe quais são as melhores dicas para que a viagem corra bem.