As belezas e as paisagens naturais são as primeiras coisas que chamam a atenção dos turistas que vão até Porto Seguro.

Inclusive, atraíram também os portugueses quando eles chegaram ao Brasil e avistaram antes de qualquer coisa esse lugar incrível, repleto de falésias coloridas, recifes de corais e toda a vegetação da Mata Atlântica.

Mesmo depois de 500 anos, todas essas belezas continuam sendo as responsáveis por fazer de Porto Seguro um dos destinos turísticos brasileiros mais visitadas, até mesmo por gringos de todas as partes do mundo.

No entanto, é claro que não é apenas a paisagem natural que torna essa cidade tão única.

Por lá existem opções para todos os gostos, tanto para aquelas pessoas que procuram agitação 24 horas por dia tanto para quem prefere relaxar em passeios mais tranquilos.

Por isso é um destino que pode ser visitado por diferentes tipos de turistas sem nenhum problema.

É realmente difícil encontrar alguém que não tenha se encantado com Porto Seguro.

Para se ter uma ideia, a cidade localizada no sul da Bahia já recebeu inclusive os títulos de Patrimônio Natural da Humanidade e Patrimônio Histórico Nacional – e claro que não foi à toa.

Com todas as riquezas culturais, históricas e naturais que ela guarda, os títulos são mais do que merecidos.

Quer conhecer um pouco mais sobre Porto Seguro e ficar por dentro de todas as atrações e lugares para visitar que existem por lá?

Então não deixe de ler este conteúdo até o final com bastante atenção. Boa leitura!

O que fazer em Porto Seguro?

Por mais que as praias sejam as principais atrações de Porto Seguro, ao contrário do que muitos pensam existem sim opções para visitar por lá que vão além disso.

Não se esqueça de que essa cidade praticamente foi a responsável por começar a história do Brasil, então ela tem uma relevância muito grande culturalmente falando.

Para saber de fato quais são as possibilidades que Porto Seguro oferece aos turistas é só acompanhar logo abaixo:

Centro Histórico

Porto Seguro: O que está esperando para conhecer essa cidade tão incrível?Já comece a montar o seu roteiro e faça as suas malas.
Porto Seguro

Para mostrar toda a história que a cidade carrega, o Centro Histórico, localizado em uma região conhecida como Cidade Alta, é riquíssimo e abriga um conjunto arquitetônico cheio de relíquias do passado brasileiro.

Alguns dos principais destaque do local são a Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena, o Marco do Descobrimento e o Museu do Descobrimento, que foi construído em uma prisão do século XVIII.

Além disso, há também algumas lojas de lembrancinhas que funcionam dentro das charmosas casas coloridas, ótimas para quem deseja comprar presentes para familiares e amigos.

Quando estiver no Centro Histórico não deixe de ir até o antigo Farol de Porto Seguro e apreciar uma incrível vista para o mar – e tirar belíssimas fotos, é claro.

Basta caminhar cerca de 10 minutos para chegar no local.

A boa notícia é que essa parte de Porto Seguro não é muito grande.

Sendo assim, você pode separar apenas uma parte do dia, seja de manhã ou durante a tarde, para aumentar os seus conhecimentos a respeito da história do Brasil.

Memorial do Descobrimento e Passarela do Descobrimento

Ainda falando sobre essa parte mais histórica e cultural de Porto Seguro, outra atração muito conhecida na cidade é o Memorial do Descobrimento, que nada mais é do que um conjunto de construções recriadas para contar a história do descobrimento do Brasil.

Esse memorial fica à beira mar e conta com uma área de aproximadamente 600 m².

Dentro do local, por exemplo, existem réplicas de ocas com alguns utensílios utilizados por indígenas e até mesmo uma em tamanho real do navio em que os portugueses estavam quando chegaram ao país – é possível inclusive entrar no navio para tirar fotos.

Além do Memorial, a Passarela do Descobrimento também é um ponto turístico famoso de Porto Seguro.

Também chamado como Passarela do Álcool, o lugar é composto por alguma barracas que vendem bebidas e drinks, e também está localizado à beira mar.

Esse é um excelente local para aproveitar a noite na cidade.

Observação das baleias jubarte

Em um período do ano em específico, entre os meses de julho e outubro, é comum que as baleias jubartes procurem as águas quentes do litoral da Bahia para se reproduzirem. Sendo assim, nessa época acontecem alguns passeios para observação das baleias jubartes, que são acompanhados por biólogos e duram cerca de quatro horas.

Durante o passeio é possível ver as baleias, geralmente com seus filhotes, nadando em volta do barco, bem como ouvi-las.

Culinária típica

Sim, os restaurantes de Porto Seguro são outra atração presente na cidade, já que a maioria deles oferece pratos típicos da região – do nordeste brasileiro – e está localizada bem à beira mar, ou pelo menos bem perto da praia.

Com decorações muitas vezes rústicas e mesclando a cultura africana e indígena, esses restaurantes oferecem aos turistas o melhor da culinária baiana, como camarão, guaiamum (caranguejo), peixes, lagostas e diversos outros frutos do mar.

Os principais pratos típicos de Porto Seguro são: moqueca baiana, lagosta e acarajé.

Ou seja, você não pode sair de lá sem experimentar pelo menos uma dessas opções.

Veja logo a seguir uma lista de restaurantes e bares para comer as melhores comidas da cidade:

  • Apetitoso Restaurante;
  • Vovó Bela Restaurante;
  • Restaurante Fornalha;
  • Restaurante Rabanete;
  • Restaurante Portinha;
  • Colher de Pau;
  • Acarajé Gourmet;
  • Casarão Adega Restô;
  • Bistrô d’Oliveira;
  • Casa Dedo de Moça;
  • Adega dos Lordes.

Praias

É claro que para finalizar as praias não poderiam ficar de fora da lista sobre o que fazer em Porto Seguro.

Afinal, a beleza delas é uma das principais coisas que atraem visitantes de todas as partes do mundo para a cidade.

Entre as melhores estão a Curuípe, a Mundaí, a praia do Espelho, a praia de Taperapuã, a praia do Mutá, a praia Barramares, a praia Tôa Tôa, entre várias outras.

Na verdade, não faltam opções para todos os gostos.

Independente se você gosta de um lugar mais agitado ou tranquilo, com certeza encontrará a praia ideal para passar um dia tomando um relaxante banho de mar e repondo as energias.

Porto Seguro realmente merece a fama que tem, não é mesmo?

O que está esperando para conhecer essa cidade tão incrível?

Já comece a montar o seu roteiro e faça as suas malas.