O planejamento de uma viagem não é simples, afinal, é necessário pensar em tudo antes de embarcar rumo ao destino – transporte, hospedagem, alimentação, atividades culturais e passeios na região; por isso precisamos saber as diferenças entre pousada, hotel ou resorts.

Pousadas e Hotéis no VemVoar

Todos os detalhes devem ser levados em conta.

Por isso, é preciso pesquisar bastante, de modo a encontrar as melhores opções, que ofereçam um bom custo benefício e, acima de tudo, conforto para curtir as férias.

Embora cada detalhe do planejamento seja essencial, existem alguns fatores que merecem uma atenção especial – como é o caso da hospedagem, afinal, você passará seus dias naquele local e, por isso, ele deve atender a todas as suas necessidades.

Então, onde ficar?

Pousadas, hotéis ou resorts?

Opções não faltam!

As acomodações devem estar alinhadas com o planejamento, de acordo com o estilo da viagem e, também, com o orçamento disponível.

Existem opções de pacotes de viagem que cobrem desde o voo até a hospedagem, o que torna a vida do viajante mais fácil.

Porém, as alternativas são muitas e em meio a tantos estilos de acomodações diferentes, fica difícil escolher.

Pensando nisso, montamos um guia simples para te ajudar a definir qual é o tipo de hospedagem ideal para as suas férias, independente do destino – seja em Foz do Iguaçu, por exemplo, nas praias do Nordeste ou nos maiores centros urbanos do Brasil.

Saiba quais são as principais diferenças entre hotéis, pousadas e resorts e descubra qual deles combina mais com o seu estilo!

Como escolher o melhor tipo de hospedagem

Existem uma série de fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher a melhor hospedagem para curtir as férias.

Pontos como valor da diária, infraestrutura, localização e serviços oferecidos são fundamentais para o processo de reserva de hotéis, pousadas e resort e, por isso, devem ser listados de modo a acrescentar para a decisão final.

Mas, a boa notícia é que os principais pontos turísticos do Brasil já contam com uma boa estrutura de hotelaria, que vão desde os hotéis mais simples até os grandes resorts.

Foz do Iguaçu, por exemplo, possui várias opções para os visitantes, com acomodações mais básicas no centro da cidade, para quem deseja economizar, e também alternativas mais luxuosas, para aqueles que contam com um orçamento maior.

E o mesmo acontece em outros lugares do Brasil.

Sendo assim, para fazer a escolha certa entre pousadas, hotéis, hotéis fazenda e resorts, faça uma lista e pontue quais são as suas necessidades, a fim de verificar qual das opções mais se encaixa melhor naquilo que você procura.

Para isso, pontuamos quais são as principais diferenças entre os tipos de hospedagem.

Veja a seguir.

Pousada, hotel ou resorts?

Hotel

O hotel é a alternativa mais tradicional para os viajantes, independente do destino.

A opção é a mais comum e conta com quartos para uma ou mais pessoas, bem mobiliados e com tudo aquilo que é necessário – cama, televisão, banheiro, etc.

Este tipo de hospedagem oferece opções como café da manhã, serviço de quarto, internet, TV a cabo e até mesmo piscina e área de lazer e atividades, dependendo da alternativa escolhida.

Hotéis cinco estrelas, por exemplo, são mais luxuosos e apresentam uma maior seleção de serviços para uma estadia confortável.

Os hotéis podem ser encontrados com mais facilidade e são classificados entre uma e cinco estrelas.

Hotel fazenda

Diferente dos hotéis tradicionais, os hotéis fazenda, geralmente, estão localizados no campo ou em meio à natureza e contam com opções ao ar livre, com um toque rústico e campestre.

A ideia desse tipo de instalação é oferecer aos visitantes atividades em meio ao campo, como o nome sugere, em uma experiência na fazenda – com animais, comida caseira e um clima aconchegante.

Lá é possível entrar em contato com a natureza e aproveitar a calmaria, com atividades exclusivas e passeios para toda a família.

Pousada

O que difere as pousadas dos hotéis mais tradicionais é o fato de que a infraestrutura é bem menor, com no máximo 30 quartos e 90 leitos, em um cenário mais simples e intimista.

Elas contam com serviços de alimentação e hospedagem, e são classificadas entre uma e cinco estrelas, de acordo com o serviço oferecido.

Outro detalhe interessante é que as pousadas podem ser instaladas em uma só construção – um prédio, por exemplo – ou ser divida entre chalés, bangalôs e casinhas com mais privacidade.

Além disso, o custo das diárias são bem menores do que nos hotéis e hotéis fazenda.

Resort

Os resorts são as opções mais luxuosas quando o assunto é hospedagem.

Acima dos hotéis no quesito estrutura, os locais contam com vários serviços e mordomias, além de oferecerem opções de lazer e entretenimento dentro das instalações.

Com spas, piscinas, bares e restaurantes, os resorts são naturalmente mais caros.

Contudo, eles apresentam uma gama bem maior de atividades e opções para toda a família, desde áreas recreativas até pacotes all inclusive – que significa todos os serviços estão inclusos para consumo, até comida e bebida, sem limite, durante 24h por dia.

Seu diferencial é que os turistas podem curtir as férias sem sequer deixar as instalações, afinal, é possível encontrar tudo por lá.

Caracterizados por possuírem uma super estrutura, os resorts são classificados entre 4 e 5 estrelas e podem ser encontrados nos principais pontos turísticos do Brasil e do mundo.

Nos resorts, é possível fazer apenas as reservas das diárias ou investir em pacotes de viagem completos, que garantem, além da hospedagem, passeios às principais atrações do local e serviços all inclusive.

O Bilhete Viagem da Azul Viagens, por exemplo, oferece voos, hospedagem – em hotéis ou resorts – e até mesmo translado para os principais destinos brasileiros em um só pacote, sendo assim, uma alternativa completa para quem deseja viajar.

Dessa forma, é só descobrir qual opção mais combina com o seu estilo de viagem e fazer as reservas.

Independente do destino, hotéis e resorts podem ser encontrados com facilidade, cada um com suas características próprias e preços diferentes.

Seja no calor do Nordeste ou no clima gelado de Foz do Iguaçu, no Sul do Brasil, é possível encontrar acomodações que oferecem uma estadia agradável em qualquer lugar do país.

Então pesquise bem e faça a melhor escolha para as suas férias ou viagem!