Muitas pessoas não gostam de viajar de avião por terem medo ao pensar que esse meio locomotivo pode oferecer riscos, mesmo conhecendo as muitas comprovações de que esse é o transporte mais seguro que existe. Em alguns casos, o receio de voar é tão intenso que acaba atrapalhando e impedindo o indivíduo de fazer coisas que seriam vantajosas pare ele, como viajar a trabalho ou economizar tempo e dinheiro. Por isso, é importante ver algumas dicas para acabar com essa fobia das viagens aéreas e melhorar sua qualidade de vida. Confira:

Antes da viagem

● Planeje o roteiro e as atividades com bastante antecedência a fim de evitar preocupações.
● Faça refeições leves para não ter incômodos com alimentos de difícil digestão.
● Atente-se também aos trajes escolhidos, optando por roupas confortáveis.
● Procure ocupar-se com atividades relaxantes, que evitem a ansiedade antes do trajeto.

Embarque

● Avise um comissário de bordo que você tem dificuldade com viagens aéreas, assim, ele terá mais atenção se você tiver algum problema.
● Leve alguns itens que possam distraí-lo, como revistas, livros, músicas e jogos eletrônicos.

Durante o voo

● Tente relaxar o corpo, fazendo exercícios de meditação e controlando a respiração. Isso será necessário para manter a calma em todo o percurso.
● Leia, ouça música e utilize os seus objetos para distrair-se no voo.
● Mantenha-se sempre hidratado e caminhe pela aeronave caso a viagem seja longa.

Quando o medo de voar for relativamente leve, com palpitações no coração, tensões pelo corpo e preocupação excessiva com acidentes aéreos, essas sugestões podem contribuir para uma viagem menos estressante. É possível ainda combinar essas ações com o uso de alguns calmantes naturais, como a camomila e o maracujá, ou tranquilizantes suaves indicados por um médico. Viajar acompanhado de um familiar ou um amigo também é uma alternativa que ajuda a proporcionar sensação de segurança ao passageiro.

Auxílio profissional

Em muitos casos, o medo pode ser tão forte que até impede a pessoa de entrar no avião. Nessas situações, é aconselhável procurar ajuda de especialistas, como psicólogos e terapeutas. Com o tratamento psíquico adequado, o paciente poderá receber a prescrição de remédios que controlem a ansiedade ou fazer sessões de simulação aérea e hipnose para sentir-se mais seguro e confortável na aeronave. Esse é um problema que tem tratamento, visto que há diversos procedimentos disponíveis para ajudar as pessoas a superarem o medo.

Se você conhece alguém que está passando por essa situação ou você mesmo enfrenta esse transtorno, tente aplicar essas sugestões para controlar a fobia. Também não tenha receio de procurar auxílio com seus colegas, familiares e profissionais quando for necessário. Assim, você verá que o avião é realmente o meio de transporte mais seguro que existe e poderá conhecer novos destinos ao redor do mundo com toda tranquilidade.