Depois de muita espera e ansiedade até embarcar, você chega ao seu destino e acaba lidando com uma surpresa: está chovendo — inclusive, a previsão para os próximos dias vai ser de tempo fechado. Consegue imaginar a situação?

Pois é, esse tipo de experiência costuma incomodar muita gente, porque as mudanças de clima, especialmente aquelas mais inesperadas, obrigam o viajante a repensar os planos que ele tem para as férias. No entanto, a viagem com chuva não é nenhum bicho de sete cabeças.

Com um pouco de criatividade e empenho, você consegue driblar essa questão, adaptar o seu roteiro e garantir uma ótima estadia na cidade por meio de programas e passeios que talvez não veria se focasse apenas em atividades ao ar livre.

Por esse motivo, reunimos algumas sugestões que vão ajudar você, caso passe por essa situação. Acompanhe!

Invista em passeios culturais

Primeiramente, mude a ordem do seu roteiro e coloque os passeios culturais nos dias de chuva, enquanto aqueles pontos turísticos a céu aberto — inclusive os que envolvem praia e sol — ficam para quando o clima normalizar.

A razão disso é simples: não faltam museus, galerias, memoriais, bibliotecas, centros de arte, prédios históricos e afins que podem ser visitados em momentos como esse. Afinal, eles funcionam independentemente da estação do ano e das condições climáticas — neve, chuva, temperaturas elevadas, neblina, entre outras.

Vale ressaltar que muitas dessas atrações ficam nas avenidas mais famosas do mundo e costumam estar próximas umas das outras. Portanto, você acaba conhecendo mais de um ponto interessante durante a viagem com chuva. Ótima notícia, não é?

Faça um tour gastronômico

Uma segunda sugestão é aproveitar o clima chuvoso e as férias de inverno para fazer um tour gastronômico pelos restaurantes, bares, bistrôs e demais estabelecimentos da cidade. Nesse período do ano, é comum que esses espaços montem cardápios especiais com bebidas e pratos quentes típicos.

Já outros, por sua vez, participam de competições e até eventos gastronômicos durante a estação, ou seja, é possível não só experimentar diversas comidas, como também alimentos nunca provados. O melhor de tudo é que esse tipo de vivência contribui muito para entender as características, as tradições e os costumes das cidades ou dos países visitados.

Caso queira, dá até para contatar uma agência de passeios que atua no seu destino, pois há muitas que vendem pacotes de tour gastronômico pelos principais pontos da região. Elas levam você de um canto ao outro e ainda apresentam as particularidades do ambiente.

Assista a um espetáculo

Além dos passeios culturais e do tour gastronômico, aproveite a viagem com chuva para assistir espetáculos artísticos. Muitas cidades ao redor do mundo são conhecidas por terem grandes companhias que gerenciam apresentações fixas e recebem constantemente visitantes de outras nações.

Muitos deles, inclusive, trazem várias referências à história e à cultura local. Nova York (Broadway), Orlando (parques temáticos da Disney), Lisboa (Fado in Chiado) e Buenos Aires (Rojo Tango) são alguns exemplos disso. Portanto, reserve alguns minutos para pesquisar por aqueles que mais são de seu interesse, compre os ingressos online e se encante com as apresentações!

Vá ao circo, teatro ou cinema

Outra opção para aproveitar uma viagem com chuva é ir ao circo, teatro ou cinema. Esse tipo de programação não é tão comum entre os viajantes. Portanto, é uma oportunidade perfeita se você quiser curtir o local como os nativos e fazer atividades mais cotidianas na cidade, fugindo daquele roteiro engessado que só tem pontos turísticos, sabe?

Além disso, caso viaje ao exterior, poderá conferir de perto diferenças culturais, sociais e até de entretenimento entre o Brasil e outros países. Por exemplo, o cinema na Europa tem intervalos comerciais durante as exibições de longas e o formato das salas é frequentemente compacto, nada similar a muitas salas de cinema no nosso país com lugares para centenas e centenas de pessoas.

Promova uma noite divertida de jogos

A chuva começou justamente à noite e está inviável colocar os pés para fora do hotel? Então, fique sossegado! Você pode promover uma noite de jogos no seu quarto ou em alguma área de lazer de onde está hospedado.

Essa é uma boa forma não só de passar o tempo e ficar um pouco desconectado da internet, mas também de se divertir ao lado dos seus companheiros de viagem e até interagir com outros hóspedes — o que é excelente para treinar a fluência em outros idiomas.

Para tanto, você pode conferir com a administração do hotel se ela tem como disponibilizar tabuleiros, cartas e afins. Em caso negativo, invista em desafios mais simples, a exemplo dos de adivinhação de personalidades e lugares famosos, mímica, desenho e tantos outros.

Tome um belo banho de chuva

A última sugestão é para quem não tem medo de se molhar: já que está chovendo, tome um bom banho de chuva! Essa é uma experiência bastante simples, mas a qual poucas pessoas têm coragem de aproveitar. Portanto, fica o desafio: por que não fazer algo diferente, fugir do padrão e, de fato, viver cada momento intensamente?

Além de ser revigorante e superdivertido, você ainda tem a chance de fazer ótimos registros fotográficos, brincado e explorando as gotas que caem do céu e as poças de água no chão. Apenas lembre-se de usar uma capa impermeável para o seu celular ou câmera e evitar se molhar caso esteja com dinheiro em espécie, cartões de crédito e documento de identificação — RG, passaporte, CNH etc.

Enfim, a viagem com chuva não precisa ser vista como uma oportunidade perdida — o que só vai causar mau humor. Ao contrário, sempre há alternativas para aproveitar o destino e viver boas experiências. Por isso, faça uso das nossas sugestões quando for pego desprevenido nas suas férias.

Além disso, adote o hábito de conferir a previsão do tempo da cidade nos três dias que antecedem o seu embarque. Assim, se for haver alguma mudança climática, você já pensa em novos planos com antecedência.

Curtiu o post? Já que falamos sobre planejamento, confira agora algumas sugestões úteis para organizar a sua viagem!