Sabemos que o ideal é não viajar durante a pandemia. No entanto, algumas pessoas precisam se locomover pelo país pelos mais diversos motivos. Você faz parte deste grupo e está com receio de pegar o próximo voo? Saiba que as companhias estão fazendo o possível para garantir a segurança dos passageiros.

Pensando em diminuir os riscos em viagens, a Azul preparou um material que traz algumas sugestões para os passageiros se cuidarem durante o trajeto. Você também vai conferir o que a companhia está fazendo para tornar o processo mais seguro. Acompanhe!

Quais os cuidados a serem tomados ao viajar durante a pandemia?

Para muitas pessoas, viajar durante a pandemia é necessário. Veja como a locomoção em viagens pode acontecer em segurança.

Cuide da sua bagagem

Sua viagem vai durar alguns dias e precisa despachar a bagagem? Nesse caso, a Azul recomenda evitar aglomerações próximas à esteira. Para que isso seja possível, a sugestão é encapar a mala com um material personalizado.

Usar um adesivo e envolver a bagagem em um papel filme, ou optar por uma capa de tecido colorida também são boas opções. O objetivo é facilitar a higienização, evitar que outro passageiro toque nos seus pertences e principalmente, identificar a mala facilmente mesmo a distância.

Assuma os cuidados básicos de higiene

Máscaras de proteção, álcool em gel e manter uma distância mínima de 2 metros entre uma pessoa e outra são os cuidados básicos que todos devem ter no dia a dia. Contudo, é importante reforçar as principais medidas de proteção:

  • antes e depois de estar em um ônibus, metrô, avião, táxi, e outros meios de locomoção, lave as mãos com água e sabão por no mínimo 20 segundos;
  • evite tocar seus olhos, nariz ou boca e o contato próximo com outras pessoas;
  • lavar as mãos deve ser um hábito constante, especialmente após tocar em superfícies, receber objetos de outras pessoas, ou, antes de tocar o próprio rosto e comer;
  • não viaje se estiver doente ou se teve contato com alguém que testou positivo nos últimos 14 dias;
  • o álcool em gel ou desinfetantes com no mínimo 70% de álcool devem ser utilizado caso não seja possível lavar as mãos.

Escolha uma companhia área responsável

Em viagens aéreas, nem sempre é possível manter o distanciamento mínimo recomendado. Por este motivo, escolher uma companhia aérea responsável é fundamental para se proteger do COVID-19.

O vírus responsável pelo coronavírus não se espalha facilmente pelo ar, ainda mais se a empresa tiver um sistema de ar e filtros eficientes. A postura da tripulação e organização dos passageiros em solo e a bordo também deve ser observada. Se possível, informe-se sobre os procedimentos antes de comprar as passagens.

Pense nas suas necessidades durante a viagem

Antes de viajar, se informe sobre a quantidade de casos confirmados na viagem. As próprias prefeituras costumam publicar boletins nas redes sociais.

Caso não seja possível adiar os planos ou mudar o destino da viagem, certifique-se de levar tudo o que for necessário para ir ao menor número de locais públicos. Se possível, leve a própria alimentação durante a viagem, evitando restaurantes e locais em que possa ter aglomerações.

Lembre-se que as restrições podem acontecer enquanto você estiver fora de casa. Por isso, leve roupas, remédios, objetos de uso pessoal e até mesmo um valor extra para suprir suas necessidades, caso você tenha que passar uns dias a mais no seu destino.

Quais são os cuidados da Azul?

A possibilidade de fazer o check-in pelo aplicativo, disponibilizada pela Azul, está sendo reforçada em suas campanhas nas redes sociais para diminuir o número de pessoas nos guichês.

Pensando na segurança dos passageiros que precisam viajar durante a pandemia, a companhia está ainda mais rígida com seus processos de higienização e desinfecção das aeronaves. Quando ficam mais tempo em solo, a equipe realiza uma limpeza pesada, completa e profunda nas poltronas, tapetes, lavatórios e cabines de comando.

Além disso, a Azul mede a temperatura de todos os tripulantes — tanto dos profissionais que trabalham em solo, como daqueles que estão a bordo dos aviões. Garantir a segurança dos viajantes é prioridade, por isso, a companhia disponibiliza desinfetante e álcool em gel em todos os seus voos.

O trivial também está sendo feito: toda a tripulação usa máscaras e luvas durante todo o tempo de voo. Os passageiros também devem usar máscara enquanto estiverem na aeronave.

Quais as novas tecnologias da Azul para um voo mais cômodo e seguro?

A Azul é uma companhia que se preocupa com a segurança e o conforto dos seus clientes, investindo em novas tecnologias para melhorar a experiência dos seus clientes e alguns desses recursos caíram como uma luva em tempos de pandemia.

Um exemplo são os filtros utilizados no ar-condicionado das aeronaves. A tecnologia HEPA (High Efficiency Particulate Air) é responsável por renovar todo o ar em questão de minutos, eliminando até 99,9% dos vírus e bactérias existentes — incluindo o responsável pela transmissão do COVID-19.

Para deixar a Experiência Azul dos clientes ainda mais positiva, a Azul é a primeira companhia brasileira a adotar um novo sistema de embarque. Batizado de Tapete Azul, a nova tecnologia funciona da seguinte forma:

  • um monitor informa quando o passageiro pode se dirigir a fila para o embarque;
  • já na fila, uma projeção no chão indica quando o cliente deve se posicionar, de acordo com o seu assento;
  • há um intervalo entre 2 ou 3 fileiras, dependendo a ocupação da aeronave, facilitando que os passageiros acomodem suas malas no bagageiro e ocupem seus lugares sem aglomeração.

O Tapete Azul já é utilizado no mundo todo e foi criado com o objetivo de minimizar as filas que se formam nos portões de embarque. O primeiro aeroporto brasileiro a receber a tecnologia foi o de Curitiba.

A Azul está tomando todos os cuidados possíveis para garantir que os passageiros possam se locomover de maneira confortável e seguro. Conte conosco se precisar viajar durante a pandemia.

Precisando voar? Compre sua passagem com a Azul e viaje em segurança.