A sociedade valoriza as empresas que, de alguma forma, contribuem para melhorar as condições de todas as comunidades em que estão inseridas. Mais que o merecido destaque para as companhias, as atuações sociais promovem transformações positivas na vida de milhares de pessoas.

Isso explica por que cada vez mais marcas, de pequenos negócios a grandes empreendimentos, têm garantido participação ativa em projetos que favorecem diferentes públicos. A Azul Linhas Aéreas Brasileiras faz parte desse grupo e, atualmente, está envolvida com uma série programas importantes.

Que tal aproveitar para conhecer os principais trabalhos desenvolvidos pela empresa? Prossiga com a leitura e confira as informações que preparamos para você!

Como funcionam as atuações sociais da Azul?

Fazer a diferença na vida das pessoas é um dos propósitos da Azul. E isso começa desde o momento em que realizam o transporte aéreo, conectando histórias e sonhos originados em diversos lugares.

Com o seu alcance e o trabalho de suas equipes, a Azul tem potencial para prestar serviços de qualidade a todos os grupos que atende. No entanto, isso pode ir além, com a parceria proposta a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos.

O objetivo é colaborar com o desenvolvimento social do país, alcançando uma parcela cada vez maior da população para beneficiar o máximo possível de pessoas.

Processo inicial

O convite ocorre com base em um edital elaborado pela área de Responsabilidade Social da Azul. Trata-se de um documento de referência para subsidiar projetos socioambientais que possam receber o apoio da companhia.

A Política de Investimento Social da empresa envolve quatro pilares: educação, empreendedorismo, inovação social e voluntariado. As parcerias feitas a partir dessa análise têm duração de 1 ano, mas podem ser renovadas se for de interesse de ambas as partes.

Tipos de investimento

A Azul trabalha com duas linhas: direto e incentivado. O investimento social direto é voltado para projetos de cunho esportivo, cultural e socioambiental, por meio de passagens aéreas. O investimento social incentivado provém das leis de incetivos fiscais aplicadas à companhia, como:

  • Lei Rouanet de Incentivo à Cultura — Art. 18º;
  • Lei de Incentivo ao Esporte;
  • Fundo da Infância e do Adolescente;
  • ProAC (Programa de Ação Cultural).

Requisitos

Abaixo, você confere as exigências apresentadas às empresas que desejam contribuir com as atuações sociais da Azul:

  1. a organização deve fomentar o Desenvolvimento Local, considerado um importante meio de combater a pobreza. Dentre as dimensões que o conceito leva, trabalharemos com organizações que fortaleçam a Inclusão social;
  2. a passagem aérea precisa ser vital, indispensável ou extremamente importante para a realização do projeto a ser apoiado;
  3. o projeto deve, comprovadamente, impactar/desenvolver um ou mais ODSs — Objetivos do Desenvolvimento Sustentável;
  4. a organização social deve estar constituída há, no mínimo, dois anos;
  5. a Azul apoia somente organizações que tenham projetos em desenvolvimento no Brasil, em todas as regiões do País e que estimulem a ligação de pessoas de diferentes lugares, preferencialmente nas Bases onde a Azul opera;
  6. relevância na Comunidade;
  7. o projeto apoiado precisa oferecer oportunidade para atuação dos Voluntários do Programa de Voluntariado da Azul.

Ganhos envolvidos

Empresas são formadas por grupos de pessoas alinhadas a objetivos comuns. Por isso, são detentoras de um grande poder de realização e de transformação social, o que significa que devem tirar proveito de todo esse potencial para ajudar a sociedade.

O reconhecimento e consequente ganho de vantagem competitiva é apenas parte do retorno obtido com as atuações sociais. Veja outras vantagens que atingem diferentes públicos:

  • construção de um ambiente de cooperatividade nos negócios;
  • elaboração de soluções que geram ganhos mútuos;
  • retorno de investimento em forma de benefícios sociais e financeiros;
  • relação de confiança entre empresa e parceiros/potenciais clientes;
  • promoção de melhorias contínuas na reputação da marca.

Quais são os principais projetos apoiados pela empresa?

A área de Responsabilidade Social da Azul foi criada em 2013 e, desde então, tem sido crucial para viabilizar a atuação socialmente responsável da companhia. Esse trabalho se divide em três frentes:

  • programa de voluntariado;
  • apoio a projetos sociais;
  • Outubro Rosa.

Um fator importante para determinar a escolha dos projetos é a possibilidade de conectar pessoas de diversos lugares. Afinal, como a Azul liga o Brasil e está presente em inúmeras cidades, faz muito mais sentido priorizar causas e programas que tenham essa mesma proposta.

Veja, a seguir, os nomes que representam as principais atuações sociais da empresa.

Conexão Azul Rosa

Trata-se de um projeto próprio, que dá continuidade ao “Outubro Rosa” apoiado pela Azul há anos. Ele é realizado em parceria com o Hospital de Amor, considerado como excelência em oncologia e responsável por acolher pacientes de todo o Brasil.

O Conexão Azul Rosa tem como finalidade ajudar mulheres que passam pelo tratamento do câncer de mama. Em 2019, a empresa proveu transporte aéreo (ida e volta ao hospital) para um grupo de 60 pacientes da região de Petrolina (PE) quado precisaram realizar cirurgias.

TETO

Esta organização internacional está presente no Brasil há mais de 10 anos e trabalha pela defesa dos direitos das pessoas que vivem em comunidades precárias. Suas atuações sociais ocorrem de duas formas: construção/pintura de casas emergenciais para famílias vulneráveis e criação de espaços comunitários.

O projeto ocorre via engajamento e mobilização de voluntários. A Azul faz parceria com a TETO por meio da concessão de passagens para realizar as atividades citadas, todas com foco em comunidades presentes no Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia.

Operação Sorriso

Esta organização já contabiliza mais de 20 anos de atuação no Brasil e se dedica a ajudar crianças que sofrem de lábio leporino (fissura labiopalatal). Trata-se de uma deformidade congênita que pode levar à morte se não for corrigida.

Na parceria, a Azul fica responsável por apoiar as missões da Operação Sorriso. Essas atividades envolvem mutirões formados por profissionais voluntários de diversas áreas que, durante uma semana, realizam o máximo de cirurgias possíveis em determinada cidade.

Assim, a companhia ajuda a levar equipes de médicos, dentistas, enfermeiros e outros especialistas para os locais onde acontecem as missões. Os materiais necessários aos procedimentos são todos transportados por meio da Azul Cargo.

Vaga Lume

Esta organização atua junto às comunidades rurais da Amazônia Legal Brasileira desde 2001. O trabalho envolve a elaboração de projetos de cultura e educação como forma de transformação social por meio do estímulo à leitura, escrita e oralidade.

A Azul contribui a partir do Programa Expedições, promovendo o acesso aos livros com a formação de voluntários que possam atuar nas bibliotecas comunitárias. Com as passagens da companhia, é possível levar a equipe da associação aos locais onde ocorrem as atividades, bem como os líderes comunitários de 23 municípios da Amazônia.

Litro de Luz

Esta organização não-governamental internacional opera em mais de 20 países para levar luz às comunidades que não têm acesso à energia elétrica. Utiliza, para isso, uma tecnologia simples, econômica e ecologicamente sustentável, que inclui garrafas plásticas, painéis solares e lâmpadas de LED.

Para concretizar suas atuações sociais, a Litro de Luz trabalha com workshops, ações patrocinadas e voluntariado corporativo. A metodologia empregada permite mapear comunidades, identificar necessidades, capacitar moradores e mobilizá-los. A Azul contribui ofertando passagens para a realização dessas missões.

Sociedade Brasileira de Mastologia

Esta entidade é filiada à Associação Médica Brasileira e congrega milhares de sócios/médicos mastologistas. A SBM participa das políticas públicas de saúde para desenvolver ações que visem diminuir a morbidade e a mortalidade dos pacientes com câncer mamário.

A sociedade também leva atualização e educação continuada aos profissionais da área, de modo a habilitar e estimular o rastreamento do câncer de mama em nível público e privado. Na parceria com a Azul, a SBM tem desenvolvido e aprovado todo o conteúdo técnico utilizado no Outubro Rosa em 2019, com dicas de prevenção.

Voluntariado Azul

Este programa foi criado pela companhia em 2014 e, em 2018, atingiu a marca de mais de 1900 voluntários cadastrados por todo o país. São grupos que atuam localmente, em conjunto com organizações parceiras ou durante ações promovidas pela Azul.

No Portal Oficial, há diversas oportunidades para quem deseja colaborar com missões de assistência humanitária. Também é possível explorar as ações disponíveis por tema, como é o caso da campanha do agasalho, realizada para obter doações de roupas que protejam as pessoas do frio.

Cabe destacar que, para as empresas, o voluntariado tem três aspectos importantes: aprender com pessoas externas do trabalho, dar mais propósito/significado às atividades e garantir o bem-estar de diferentes grupos (que incluem tanto as equipes internas quanto as comunidades e negócios parceiros).

Para ter sucesso com esse tipo de programa, é preciso elaborá-lo considerando a política empresarial. Só assim o projeto será permanente e adequado à proposta, o que aumenta o nível de interesse e de engajamento por parte do público-alvo.

A Azul sabe disso e prioriza apoios que realmente promovam uma conexão da companhia com o mundo externo. A preocupação em favorecer diversos agentes e pessoas fica clara em cada uma de suas atuações sociais, não importa a região em que se concentram.

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