A Azul Linhas Aéreas começou a operar com um airbus A330 no final de 2014, com um voo inaugural para os Estados Unidos. Foi a primeira aeronave dessa categoria utilizada pela companhia.

Com o investimento, a Azul estabeleceu um novo padrão em termos de tecnologia e conforto em seus sete jatos A330, trazendo inovações nos sistemas de entretenimento e iluminação a bordo.

Além desses novos mecanismos, a primeira aeronave A330 da companhia teve o seu interior totalmente reformado, oferecendo mais conforto e estilo para os passageiros. Entenda os detalhes dessas novidades neste texto.

Chegada do airbus A330 no Brasil

A notícia foi anunciada com muita satisfação pelo presidente da Azul, Antonoaldo Neves: “Em mais um dia histórico para a companhia, introduzimos um produto que fará a diferença nas viagens de nossos clientes que, sem dúvida, terão a melhor experiência de voo entre o Brasil e os Estados Unidos. Para isso, não medimos esforços e investimentos para oferecer o Padrão Azul, tão conhecido e aprovado em nossas operações domésticas”.

Início das operações

A aeronave já chamava atenção por fora, devido ao seu tamanho e imponência. O airbus A330, destinado a fazer voos do Brasil para Fort Lauderdale/Miami, recebeu uma pintura especial em homenagem à Azul Viagens, operadora de turismo da Azul. E, consequentemente, as outras aeronaves também receberam o mesmo padrão.

O novo avião começou a operar em novembro de 2014, partindo do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais, para Orlando, nos Estados Unidos da América. Depois os destinos se ampliaram, incluindo o voo direto para Portugal e voos pela América do Sul: Punta Del Este, Montevidéu e Caiena.

Características da aeronave

O produto entrou no mercado brasileiro como uma das melhores opções disponíveis em termos de conforto e versatilidade. Do nariz à cauda, os clientes da Azul podem usufruir de um avião 100% novo. O tamanho é o primeiro diferencial: os jatos contam com 242 poltronas e estão divididos em três classes: Azul Xtra Business Class, Economy Xtra e Economy.

Airbus A330

Esse modelo faz parte da família Airbus, que têm versões com alcance de 5 mil a 13 mil quilômetros, com capacidade para até 335 passageiros divididos em três classes ou para transportar cargas de até 70 toneladas. O avião surgiu em meados de 1970 trazendo modernidade e praticidade para a aviação civil. As principais variações são: Airbus a330-300 (1987), Airbus a330-200 (1995), AirBus a330-200F (2006) e Airbus A350.

O modelo utilizado pela Azul tem especificações que mostram a sua grandiosidade:

  • comprimento de 58,37 metros;
  • altura de 17,80 metros;
  • envergadura de 60,3 metros;
  • capacidade de 253 a 293 assentos;
  • três classes de voos.

Jatos operados pela Azul

Entretenimento

Os jatos A330 da Azul contam com o sistema de entretenimento Panasonic eX3. É a solução tecnológica mais avançada hoje na aviação, operada por sistema Android e que tem uma novidade única da Azul em âmbito global: o sistema Picture in Picture. Enquanto assiste a um filme, por exemplo, o cliente poderá selecionar outra produção e acompanhá-las simultaneamente, com uma das opções reproduzida em tela minimizada.

Os televisores na classe Azul Xtra Business Class têm 16 polegadas e são equipados com controle remoto e também contam com modo touchscreen; na Economy Extra e na Economy, são de nove polegadas e têm manuseio exclusivo por toque. Em todas as classes, a qualidade de reprodução de vídeos é em HD.

As telas são equipadas com uma porta USB, que servirá, sobretudo, para recarregar dispositivos móveis. Além disso, após a conclusão do serviço de bordo, os clientes podem realizar pedidos aos comissários por meio do sistema.

Iluminação

Todas as fases do voo serão acompanhadas por um tipo de iluminação diferente, mais outra inovação no estilo Azul. O novo sistema a bordo, controlado pelos comissários, é capaz de simular mais de 50 cenários, sendo que os mais utilizados serão “Embarque”, “Decolagem” e “Pouso” (nas cores azul e branca); “Refeições” (bege), “Relaxar” (azul e bege); “Dormir” (azul) e “Acordar” (vermelho e amarelo, que simula o amanhecer).

Alimentação

A principal característica dos pratos preparados nos aviões da Azul é a comida brasileira. A operadora oferta de um cardápio exclusivo de comidas e bebidas com base nas tradições e preferências dos brasileiros. Essa brasilidade no serviço de bordo internacional é um dos aspectos em destaque nas operações da Azul para o exterior, além de uma variedade de opções gastronômicas nas classes executiva e econômica.

Todo o serviço de bordo é acompanhado por diversas bebidas em todas as classes. São elas: cervejas, refrigerantes, vinhos, sucos, café, água, além de outras opções. O cardápio varia mensalmente e sempre traz opções diferenciadas.

Ainda, com ampla carta de vinhos disponível em seus voos internacionais, desenvolvida e assinada pela wine.com.br, a Azul traz a bordo um pouco de algumas das regiões mais famosas do planeta pela produção da bebida, como Portugal, Itália, Chile e Argentina. São seis opções na classe executiva e duas na econômica.

Economy Extra e na Economy

Nessas categorias, existem duas opções: uma de carne e outra de massa. No café da manhã, a companhia tem opções como sanduíche com queijo, bolinho e salada de frutas.

Azul Xtra Business Class

Para os clientes dessa categoria há sempre quatro opções, que variam entre carnes e massas. Os pratos são acompanhados de saladas, queijos e pães, além de entradas especiais e sobremesas diferenciadas.

As combinações também são pensadas detalhadamente: o strogonoff, por exemplo, vem acompanhado do tradicional arroz e batata palha. O café da manhã na classe executiva tem opções saudáveis como quiche de cogumelo shitake e paris, acompanhado de pães, iogurte, frutas, geleias e cereais.

Snack Bar

Localizado entre a Azul Xtra Business Class e Economy Xtra, o espaço tem diversos snacks e bebidas ao longo de todo o voo disponíveis aos clientes de forma gratuita. Com variados tipos de lanches, a companhia oferece biscoito de polvilho, bolinho de chocolate, batatinha chips, goiabinha, amendoim, cookie integral de laranja com gotas de chocolate, mix aperitivo, queijo nacho integral e bala de gelatina. Em cada voo, uma combinação específica de produtos está disponível.

Brindes para os passageiros

Kit de amenidades

Na Azul Xtra Business Class, os clientes recebem um kit de amenidades logo após entrarem na aeronave. O kit é composto por: edredom, travesseiro, nécessaire, meia antiderrapante, máscara para os olhos, escova de dentes, creme dental, creme hidratante, protetor labial, água refrescante, fone de ouvido e protetor auricular.

Na classe Economy Xtra os clientes contarão com protetores auriculares, máscara para olhos e fone de ouvido, em uma bolsa plástica ideal para levar celular e passaporte.

Kit Kids

Para as crianças que estiverem a bordo, a Azul garante um kit especial com revista de atividades, lápis para colorir, quebra-cabeça e adesivo.

Mais conforto em voos de longa duração

Os voos internacionais, por mais que sejam diretos, têm longa duração. Então, quando for viajar uma viagem para o exterior, você precisa tomar alguns cuidados. O primeiro é escolher a melhor opção de voos e comprar a passagem, se possível com antecedência.

Mas antes de emitir o bilhete pesquise e veja a melhor opção que se encaixa para a sua viagem. O voo em uma aeronave maior, com mais espaço entre as poltronas é o ideal. O Airbus A320, por exemplo, é espaçoso, tem assento reclinável e apoio para as pernas.

Viagens corporativas

Quem viaja a trabalho precisa de conforto e mais rapidez no voo, então, o ideal é viajar em aeronaves mais modernas e com recursos que beneficiem o executivo, como o Airbus A320. Esse público precisa de eficiência, pontualidade, flexibilidade, economia e privacidade.

No planejamento da viagem, é preciso incluir etapas como franquia de bagagem adequada, preparar documentação, como vistos e itens indispensáveis, além de se preparar sobre o destino, evitando o jetlag e o choque cultural.

Com esses cuidados, ele voltará com bons resultados para a empresa, reduzindo os gastos diários da viagem, do roaming de dados, apresentando-se melhor durante as reuniões e tornando-se mais produtivootimizando o tempo de deslocamento. Por todas essas questões é que esse público tem uma categoria própria: a Business Class.

Viagens de lazer

Se preferir, você pode escolher uma classe de voo com mais conforto e ter uma viagem mais tranquila. Dessa forma, você pode descansar durante a viagem, dormir ou até curtir cada momento, na companhia do entretenimento a bordo e na visão panorâmica de um assento na janela. Pense no seu bem-estar para chegar ao destino relaxado e com muita energia para conhecer a cidade ou país desejado.

Classes de voos do Airbus A330

Economy

Os assentos da classe internacional Economy são revestidos em couro, com vários níveis de inclinação e distância de 74 centímetros entre as poltronas, respeitando o seu espaço individual. A iluminação é inteligente para suavizar o jetlag e também existem pontos de energia de 110v disponíveis para os passageiros. A configuração de poltronas na Economy é 2-4-2.

As refeições são preparadas com qualidade internacional e sotaque brasileiro: ingredientes frescos e temperos típicos do Brasil. A culinária a bordo une simplicidade com sofisticação, proporcionando excelentes pratos para serem saboreados. E para aproveitar o tempo da viagem, o passageiro pode relaxar ou conferir as opções de entretenimento nas telas individuais de 9” com touchscreen.

Entre as amenidades, são oferecidos travesseiro, cobertor e fone de ouvido para que o voo seja ainda mais confortável e o passageiro não precise se preocupar com nada. Ele vai relaxar com os produtos disponibilizados e desembarcar pronto para curtir o destino.

 

Economy Xtra

A classe Economy Xtra é uma versão mais completa e personalizada do que a Economy. A maioria das características é semelhantes, como a configuração de assentos 2-4-2, o cardápio e o tamanho da tela individual, mas existem alguns serviços diferenciados.

O principal deles é o espaço entre as poltronas: são 86 centímetros de distância, deixando a viagem mais confortável e agradável aos passageiros. Elas também são reclináveis. A iluminação, o revestimento das poltronas e o entretenimento a bordo tem as mesmas configurações. Essa classe também tem a conveniência de saídas de energia de 110v.

A Economy Xtra está localizada entre as classes Azul Xtra Business Class e Economy, na parte frontal da aeronave. Ela apresenta um produto inédito na aviação internacional: o Skysofa. Ele transforma o avião na sala da sua casa. Funciona assim: as quatro poltronas juntas se transformam em um grande sofá. Ideal para famílias, casais ou amigos viajarem juntos.

Azul Xtra Business Class

A Business Xtra Azul proporciona uma experiência única. A mais alta classe do voo é sofisticada, com a comodidade e privacidade para você se sentir em casa. É o serviço mais completo, para agradar quem zela por um serviço de excelência.

Os clientes contam com uma verdadeira, confortável e privativa cama, com reclinação de 180°, que garante máximo conforto. A poltrona também é ideal para descanso e cômoda para dormir, ler, acompanhar a programação de entretenimento ou até mesmo trabalhar.

A disposição dos assentos, no formato 1-2-1, oferece acesso direto aos corredores, o que permite ainda mais mobilidade. Além disso, todas as poltronas têm tomadas 110v. O entretenimento ganha um plus com a tela individual touchscreen de 16” e fone de ouvido com cancelamento de ruído — o headset é distribuído no início do voo.

Entre as amenidades, a companhia distribui itens de higiene e conforto para proporcionar os melhores cuidados com produtos elegantes e de qualidade, tornando a sua viagem ainda mais exclusiva. O prazer da boa gastronomia também faz parte da experiência. Os clientes podem escolher seus pratos nos menus sofisticados inspirados na diversidade de sabores do Brasil.

Os benefícios são percebidos antes, durante e depois do voo, com facilidades exclusivas do check-in ao desembarque, além das vantagens do programa Tudo Azul.

Destinos para viajar com a Azul no Airbus A330

Portugal

Esse é um dos destinos preferidos dos brasileiros. Localizado na Europa, ele tem a facilidade do idioma, apesar do sotaque diferente e palavras com outros significados, e fica muito perto de outros países, como Espanha e França.

A gastronomia portuguesa tem muitas influências na brasileira, por isso, quando for a um restaurante, provavelmente você se sentirá em casa. Entre os itens imperdíveis estão os pastéis de Belém, os pratos preparados com bacalhau e o vinho do Porto.

No entretenimento do roteiro não pode faltar uma apresentação de fado em Lisboa, os parques e praias e os tradicionais pontos turísticos do país:

  • Torre de Belém;
  • Rio Tejo;
  • Castelo de São Jorge;
  • Padrão dos Descobrimentos;
  • Fundação José Saramago;
  • Praça do Comércio;
  • Mosteiro dos Jerônimos;
  • Quinta da Regaleira;
  • Ponte Dom Luís I;
  • Praia de Nazaré;
  • Oceanário de Lisboa.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, você pode viajar para Fort Lauderdale, na Flórida. Por ser uma cidade vizinha a Miami é ideal para fazer compras e passear. Mas a principal atração desse destino é a proximidade com Orlando e os parques da Disney. É diversão garantida para crianças e adultos, ideal para levar a família e conhecer os personagens de perto, além de brincar nas atrações. Confira os principais pontos turísticos:

  • Fort Lauderdale Beach;
  • Hollywood Beach;
  • Riverwalk;
  • Hugh Taylor Birch State Park;
  • Wynwood Arts District (Miami);
  • South Beach;
  • Miami Beach;
  • Parques da Disney;
  • Orlando Eye;
  • Museu de Cera.

Caiena

A maior cidade da Guiana Francesa está localizada na América do Sul, mas por ser um território francês faz parte da União Europeia e sua moeda local é o Euro. Conhecer a cidade americana com características europeias é uma experiência bem interessante.

Com 90% do território formado de floresta amazônica, esse é um destino muito recomendado para os amantes do ecoturismo. E além de praticar o idioma francês, você pode aproveitar as atrações locais:

  • Reserva Natural do Amana;
  • Cachoeiras de Voltaires;
  • Praia de Mont July;
  • Marsh Kaw.

Uruguai

O país é pequeno e simples, mas reserva boas programações aos visitantes. Tanto no verão quanto no inverno, a capital Montevidéu é recomendada. Experimente caminhar até avistar o Rio da Prata e se deliciar com pratos típicos locais, como o alfajor e o dulce de leche. A gastronomia é um espetáculo, com destaque para as carnes. E como opção de entretenimento, assista a uma apresentação de tango, é emocionante.

Apesar de Montevidéu e Punta del Este serem os principais destinos do país, vale a pena conhecer outras cidades, como Colônia do Sacramento Salta, Piriápolis e La Paloma. Elas são menores, mas devido ao menor número de visitantes, são os lugares ideais para conhecer a cultura uruguaia de forma mais completa.

Veja os principais pontos turísticos para incluir no roteiro.

Colônia do Sacramento

  • Centro Histórico;
  • Plaza de Toros.

Montevidéu

  • Praça Independência;
  • Teatro Solís;
  • Avenida 18 de julho;
  • Porta da Cidadela.

Punta del Este

  • Casapueblo;
  • Restaurante Virazóm;
  • Museo del mar;
  • Punta Ballena;
  • Igreja Nossa Senhora da Candelária.

França

Esse destino é novidade na Azul. A companhia só vai começar a operar voos oficialmente para esse país em julho de 2018, mas as passagens já podem ser emitidas. O Airbus A330 partirá do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo, com destino à capital francesa na frequência de três vezes por semana. Que tal programar a sua partida?

Um voo direto para a cidade-luz, no conforto das classes econômicas oferecidas pela Azul é tudo o que você precisa para conhecer esse destino tão apaixonante. Ele é recomendado para quem deseja viajar sozinho ou em grupo, mas tradicional para viagens românticas, como lua de mel e em datas comemorativas de relacionamentos. Não tem como não se encantar com a magia e sofisticação de Paris!

E para começar a preparar o roteiro, confira as principais atrações:

  • Torre Eiffel;
  • Museu do Louvre;
  • Arco do Triunfo;
  • Avenue des Champs-Élysées;
  • Tours de la Cathédrale Notre-Dame de Paris;
  • Moulin Rouge;
  • Cemitérios de Paris;
  • Centro Georges Pompidou;
  • Sainte-Chapelle;
  • Tour de barco pelo Rio Sena.

Conheça mais sobre a Azul Linhas Aéreas

Atualmente, a Azul detém um terço do mercado brasileiro de aviação civil em termos de decolagens, consolidando-se como a terceira maior companhia aérea do país. É também a companhia aérea que mais cresceu no Brasil: iniciou suas operações em dezembro de 2008 e já tem mais de 22 milhões de clientes transportados.

A estrutura é um diferencial: 139 aeronaves, com aviões de modelo Embraer 195, 190 e Airbus A320 e Airbus A330. São mais de 10 mil tripulantes que embarcam em mais de 792 decolagens diárias e 100 destinos para atender aos passageiros nacionais e os que utilizam as seis rotas internacionais: Estados Unidos, Portugal, Buenos Aires, Punta Del Este, Montevidéu e Caiena. Esses voos oferecem mais espaço para as pernas, serviço de bordo mais completo e monitores individuais, deixando a viagem mais agradável.

As classes de voos Economy, Economy Xtra e Azul Xtra Business Class também têm vantagens diferenciadas, com poltronas confortáveis e sofisticadas, comodidades no serviço de bordo e refeições específicas para cada categoria, além de um sistema moderno de entretenimento, com tv ao vivo incluso.

A companhia também oferece um serviço extra, o fretamento de aeronaves, ideais para equipes esportivas, grupos de executivos, bandas de música ou qualquer grupo fechado. O serviço especial oferece flexibilidade, privacidade, comodidade e exclusividade: os voos são realizados em horários, datas e trechos definidos pelo cliente, com agilidade, conforto, segurança e atendimento personalizado. Para solicitá-lo, consulte as condições da empresa.

As principais característica da companhia são os preços baixos e a alta qualidade do serviço, que já recebeu prêmios nacionais e internacionais. As tarifas competitivas e a malha abrangente que inclui cidades do interior atraem passageiros aéreos cada vez mais. E entre as vantagens estão os voos sem escalas e o inovador programa de relacionamento TudoAzul.

Viagem de qualidade

Percebeu que viajar com o Airbus A330 da Azul só traz vantagens? Na sua próxima viagem internacional, pense no seu conforto e comodidade para ter uma viagem mais segura e tranquila. Seja sozinho, acompanhado, com amigos ou com a família, embarcando nessa aeronave moderna e com diversas opções de entretenimento, você terá uma viagem de qualidade.

E aí, gostou de saber sobre a airbus A330? Pronto para embarcar? Qual será o seu destino? Comente aqui o que mais gostou ou deixe uma sugestão! Queremos saber a sua opinião.