A programação de entretenimento a bordo oferecida pelas companhias aéreas é escolhida criteriosamente para que os passageiros façam uma viagem agradável.

Os filmes para ver no avião são selecionados entre os que proporcionam boa diversão e, ao mesmo tempo, envolvem o passageiro na trama, para que ele se descontraia e não veja o tempo passar. Afinal, voar pode ser uma experiência um pouco estressante, principalmente quando é preciso passar longas horas no ar.

Na verdade, os filmes passados no avião nem precisam ser considerados os melhores pelos críticos do cinema.

São produções de qualidade, claro, mas o objetivo principal é prender a atenção do passageiro, para que ele relaxe e nem se lembre de que está no ar. Filmes de ação e comédias românticas parecem ser o ideal para isso.

As companhias aéreas se empenham em entreter os passageiros e facilitar o acesso a uma boa programação de bordo. Tanto que empresas aéreas já disponibilizam aplicativos que permitem acessar aos filmes e séries diretamente em seu smartphone ou tablet. Não é ótimo?

Então, é só apertar o cinto e aproveitar, pois vamos apresentar ótimas sugestões de filmes para ver no avião. Tenha um ótimo voo!

1. Adrenalina (título original: Crank) — 2006

Jason Statham vive o assassino profissional Chev Chelios, que recebe um telefonema informando que uma substância venenosa foi injetada em seu corpo.

Ele terá somente uma hora a mais de vida, a não ser que mantenha um alto nível de adrenalina no sangue, para que os batimentos cardíacos permaneçam acelerados. Imagine só o que ele vai aprontar para sobreviver e ainda se vingar!

O elenco traz Amy Smart, como a namorada, e Jose Pablo Cantillo, como o vilão. O ator principal, Jason Statham, é o mesmo que atuou em Carga Explosiva.

2. Operação Skyfall (título original: Skyfall) – 2012

Os filmes do agente secreto britânico James Bond são ótimos para ver no avião. Muita ação, belas locações em lugares fascinantes que despertam o desejo de viajar e trilha sonora de primeira são alguns dos pontos fortes.

Em Operação Skyfall, o passado da chefe M, vivida por Judi Dench, coloca à prova a lealdade de 007, vivido por Daniel Craig em seu terceiro papel como James Bond. Quando o fracasso de uma missão de 007 expõe agentes do mundo todo, M tem o cargo ameaçado por Mallory, vivido por Ralph Fiennes.

O filme ainda traz Javier Bardem no papel do vilão e Naomie Harris como a agente Eve. A direção é de Sam Mendes e a trilha sonora tem Adele, que levou o Oscar pela melhor canção em 2013. Motivos de sobra para agradar!

3. Mad Max – Estrada da Fúria (título original: Mad Max – Fury Road) – 2015

Uma história apocalíptica filmada no deserto australiano mostra personagens lutando pela sobrevivência no meio do caos. A trama gira em torno de Max, atormentado pela perda da esposa e do filho, e Furiosa, uma mulher de ação que acredita que a sobrevivência depende de sua volta à terra natal. É o que ela tenta alcançar, junto a um grupo de prisioneiras.

Mesmo que o personagem Max, vivido por Tom Hardy seja quem dá nome ao filme, o destaque é Charlize Theron, impecável no papel de Furiosa. A direção é de George Miller, que criou cenas eletrizantes com enormes caminhões e carros no deserto.

Então, se os filmes para ver no avião precisam prender a atenção de quem assiste, Mad Max – Estrada da fúria cumpre perfeitamente seu papel.

4. Kill Bill (título original: Kill Bill) – 2003 – 2004

Essa história em dois volumes apresenta a atriz Uma Thurman no papel da Noiva em busca de vingança do ex-noivo Bill, vivido por David Carradine. Depois de quatro anos em coma, ela acorda e descobre que o bebê que esperava desapareceu. Ela foi traída pelos antigos colegas do time de assassinos do qual fazia parte e agora busca a vingança.

A direção é do brilhante Quentin Tarantino, que também dirigiu Pulp Fiction, Bastardos Inglórios e Django Livre (também ótimas pedidas). O elenco ainda traz Lucy Liu e Daryl Hannah. Uma Thurman foi indicada ao Globo de Ouro como melhor atriz e David Carradine como melhor ator coadjuvante em 2005, mas nenhum dos dois levou o prêmio.

O filme é elogiado pela crítica, mas a opinião do grande público costuma ser contraditória. Há quem considere um clássico e há quem ache que não merece a fama, então o melhor é assistir e formar sua própria opinião.

5. X-Men: Apocalipse – 2016

Os super-heróis da série X-Men vieram dos quadrinhos criados por Stan Lee e Jack Kirby e publicados pela Marvel Comics.

Os filmes caíram no gosto do público e renderam várias histórias derivadas, incluindo uma trilogia sobre o personagem Wolverine. Com o filme Logan, o ator australiano Hugh Jackman se despede do personagem mutante que viveu por 17 anos

Apocalipse, o nono filme da série X-Men, é dirigido por Bryan Singer e traz novamente James McAvoy, Michael Fassbender, Jennifer Lawrence, Rose Byrne, Lucas Till e Nicholas Hoult no elenco. O vilão é vivido por Oscar Isaac e Sophie Turner, a Sansa Stark de Game of Thrones, entra na história também, como uma mutante adolescente.

Depois de um sono que durou milênios, o mutante En Sabah Nur, o Apocalipse, desperta, dando início a mais uma história de muita ação. O filme é a continuação de X-men: Dias de um Futuro Esquecido, de 2014.

6. Cela 211 (título original: Celda 211) – 2009

O cinema espanhol nos presenteia com esse premiado filme sobre um guarda penitenciário que sofre um acidente dentro do presídio e se vê preso em uma rebelião, depois que os colegas abandonam o lugar. Para salvar a própria vida, ele se passa por prisioneiro e se envolve com o líder da rebelião. Muitas cenas de tensão e um final brilhante.

O elenco traz Luis Tosar, Alberto Ammann, Antonio Resines e muitos outros. Na Espanha, o filme ganhou vários prêmios Goya, como o de melhor ator principal (Luis Tosar), melhor atriz coadjuvante (Marta Etura), melhor filme, melhor direção (Daniel Monzón) e melhor ator revelação (Alberto Ammann), além de roteiro adaptado, montagem e som.

7. Perdido em Marte (título original: The Martian) – 2015

Enviados em viagem de exploração à Marte, astronautas enfrentam problemas durante uma tempestade e são obrigados a abortar a missão.

Ao abandonar o local, um deles é atingido por destroços e seus companheiros não o acham. Agora, sozinho e perdido em Marte, ele luta para sobreviver, enquanto grava vídeos relatando sua rotina.

O astronauta perdido é interpretado por Matt Damon e a direção é do conhecido Ridley Scott, também dirigiu sucessos como Alien, Blade Runner, Thelma e Louise e muitos outros.

8. Trovão Tropical (título original: Tropic Thunder) – 2008

Um filme curioso, de guerra e ação, mas com muita comédia envolvida. Claro, com Ben Stiller no elenco e na direção não poderia ser diferente. Um grupo de atores decide fazer um filme sobre a Guerra do Vietnã, com locações reais.

A coisa começa a se complicar quando a equipe vive situações inesperadas no meio da selva e todos são forçados a assumir seus papéis de soldados para sobreviver a um perigo agora real.

Robert Downey Jr está quase irreconhecível no papel de um negro. O elenco ainda inclui Jeff Kahn, Jack Black e vários nomes em participações menores, como Tom Cruise, Matthew McConaughey, Nick Nolte e vários outros.

9. Missão Madrinha de Casamento (título original: Bridesmaids) – 2011

Deixando um pouco de lado os filmes de ação, escolha este divertido filme sobre a competição entre duas madrinhas da noiva pela posição de melhor amiga. Kristen Wiig vive o papel de Annie, a amiga de Lillian (Maya Rudolph) que foi convidada para organizar a cerimônia e compete com Helen (Rose Byrne) pela atenção da noiva.

Leve e despretensioso, bom para relaxar no avião.

10. Se beber, não case (título original: Hangover) – 2009

Este é o primeiro filme da série “Se beber não case”. Imagine a situação: você está com um grupo de amigos em uma viagem para celebrar a despedida de solteiro de um deles.

Acorda de ressaca em uma suíte de hotel e não se lembra de nada do que aconteceu na noite anterior. Ao entrar no banheiro, se depara com um tigre. No armário, um bebê de seis meses. E o noivo desapareceu!

O desafio agora é correr contra o tempo para descobrir o que aconteceu, encontrar o noivo e ainda chegar a tempo com ele para a cerimônia de casamento.

A direção dessa trapalhada toda é de Todd Phillips. O elenco traz Zach Galifianakis, Bradley Cooper e Justin Bartha. Mike Tyson aparece fazendo o papel dele mesmo em uma ponta. O filme ganhou o Globo de Ouro de melhor comédia, em 2010.

11. Entrando numa fria (título original: Meet the Parents) – 2000

Robert de Niro, conhecido por viver papéis de mafioso, agora vive o sogro durão de Ben Stiller, nessa comédia superdivertida. Stiller é um enfermeiro judeu que viaja para conhecer a família da namorada e pedir a mão dela em casamento, mas o sogro não pretende facilitar as coisas para o futuro genro. Tudo o que pode dar errado dá errado.

Só não deu errado o sucesso do filme, que é muito divertido. A direção é de Jay Roach.

12. Negócios fora de controle (título original: Unfinished Business) – 2015

Vince Vaughn é um esforçado empresário que viaja à Europa com seus sócios para fechar o negócio mais importante de suas vidas. O que era para ser só uma viagem de negócios acaba tomando rumos inesperados e o trio se mete em grandes confusões.

O filme teve locações na Alemanha, observe alguns pontos turísticos de Berlim, como o Portão de Brandemburgo e outros, em cenas de rua.

O diretor é Ken Scott e o elenco ainda apresenta Dave Franco, Tom Wilkinson e Sienna Miller, entre outros.

13. Quem quer ser um milionário? (título original: Slumdog Millionaire) – 2008

Quem não gosta daqueles programas de perguntas e respostas em que a pessoa vai ganhando mais e mais dinheiro na medida em que acerta? Esse tipo de programa, que existe no Brasil e no mundo inteiro, virou tema de um filme de sucesso, que mostra um jovem humilde crescido nas favelas da Índia que começa a acertar todas.

A partir de um certo momento, a produção do programa tenta boicotá-lo, querendo provar que ele estava trapaceando. Ficou curioso para saber como é que ele consegue acertar tanto? Veja e divirta-se.

O elenco apresenta Dev Patel, Freida Pinto e Saurabh Shukla nos papéis principais. Premiadíssimo, o filme recebeu dez indicações para o Oscar e levou oito estatuetas, incluindo a de melhor filme e melhor direção de 2009.

14. O Auto da Compadecida – 2000

Baseado na obra de Ariano Suassuna, essa comédia nacional é uma obra-prima do cinema brasileiro. Matheus Nachtergaele e Selton Mello estão brilhantes nos papéis de João Grilo e Chicó, encabeçando um ótimo elenco que ainda apresenta Denise Fraga, Rogério Cardoso, Luis Mello, Marco Nanini, Paulo Goulart, Lima Duarte, Fernanda Montenegro e vários outros.

No nordeste, dois amigos sobrevivem de pequenos golpes, até que mexem com a pessoa errada: o cangaceiro vivido por Marco Nanini. Além de ótima comédia, o filme é um rico documento para mostrar elementos da cultura popular do sertão nordestino.

A produção foi muito elogiada pelo próprio Ariano Suassuna. Ele viu em Matheus Nachtergaele a escolha perfeita para personificar o esperto nordestino pobre “que luta contra o patriarcado rural, a burguesia urbana, a polícia, o cangaceiro e até contra o diabo”, nas palavras do próprio autor.

O diretor Guel Arraes levou o prêmio de melhor diretor e Matheus Nachtergaele o de melhor ator no Grande Prêmio de Cinema Brasil. O Festival Viña del Mar, no Chile, também premiou a atuação de Matheus.

Como você pode ver, as opções de bons filmes para ver no avião são ótimas e bem variadas. E o melhor é que a oferta de séries também é farta. Algumas das mais apreciadas são The Big Bang Theory, How I met your Mother e The Mentalist, no amplo leque de opções. A turminha infantil também conta com boas animações, como A Era do Gelo e Snoopy.

Quando se trata de entretenimento a bordo, ninguém fica de fora. Muito bom saber disso, não é?

Então, agora que você sabe que uma viagem de avião pode ser muito mais divertida do que pensava, conte para seus amigos. Compartilhe nosso artigo em suas redes sociais!