Viajar de avião pode ser uma experiência única de acordo com as suas escolhas. O horário, o número de conexões, as refeições inclusas na passagem e a escolha do assento são exemplos de fatores que influenciam na viagem. Mas existe uma opção que garante mais conforto e oferece serviço personalizado para os passageiros: a viagem de primeira classe.

Quer saber como ela funciona e quais as suas reais vantagens? Então continue a leitura e descubra se vale ou não o investimento.

Classes de voos

As aeronaves comerciais, geralmente, são divididas em três principais classes: a classe econômica, a classe executiva (negócios) e a primeira classe.

Algumas empresas também disponibilizam classes intermediárias, como a classe econômica flexível. Cada uma delas responde a uma necessidade para atender diferentes perfis de passageiros.

Mas qual a diferença entre essas classes e o que elas oferecem? Confira agora.

Classe econômica

É bastante conhecida por ter uma tarifa mais acessível, esta não é sua única característica. Os assentos são ajustáveis para proporcionar maior conforto e uma posição saudável para cabeça, braços e pernas. A alimentação pode ser gratuita ou paga, dependendo da companhia aérea. E se o voo for muito curto, a empresa pode suspender o serviço de bordo.

Para o entretenimento, são disponibilizados programas de áudio e vídeo. Dessa forma, o passageiro usufrui de uma vasta oferta de música, cinema e multimídia. Essas opções são compartilhadas com dispositivos móveis.

O passageiro também pode receber recursos extras como protetores de ouvidos e lenços umedecidos. E mesmo nessa classe, o usuário do serviço pode optar pelo assento conforto, que tem um espaço entre as pernas maior do que o normal.

Essa classe é mais recomendada para quem faz viagens curtas ou deseja economizar com o preço da passagem. O custo-benefício é positivo e existe uma maior quantidade de assentos para escolha.

Classe executiva

A comodidade para a classe executiva começa na chegada ao aeroporto. Primeiro, porque é permitido um limite de bagagem maior, e depois pelo melhor uso do tempo com os serviços oferecidos. Há uma sala especial nos aeroportos de saída, de trânsito e de destino, com bares, cafés e poltronas confortáveis para descansar, aguardar o voo ou até trabalhar.

Além de conexão wi-fi gratuita para passar o tempo, os lounges têm um espaço para dormir antes do voo e chuveiro para se refrescar após a viagem. A alimentação é outro fator positivo, pois há uma maior variedade de refeições e opções de comidas e bebidas em um buffet próprio.

Quem viaja de classe executiva também pode desfrutar de conforto: poltronas ergonômicas que podem ser reclinadas para a posição horizontal e mais espaço entre as pernas, comparado ao oferecido pela classe econômica.

Para complementar, se o passageiro for membro do programa de afiliados e optar pela classe executiva, ele receberá milhas extras e bônus. Ou seja, apesar de desembolsar uma quantia maior do que a classe econômica, o serviço é mais completo e personalizado.

Trata-se de uma opção intermediária muito semelhante com a desejada primeira classe. Portanto, essa categoria é ideal para voos mais demorados e para quem preza por qualidade, conforto e variedade de opções.

Primeira classe

Sem dúvidas, essa é a melhor classe de voo disponível. Com serviço completo, exclusivo e personalizado, a viagem na primeira classe é uma experiência única.

O passageiro pode relaxar do início ao fim da viagem, com privacidade, e nem perceberá que está dentro de um avião, pois o conforto e nível do serviço impressiona até o público mais exigente.

As cabines possuem divisórias e os assentos têm conforto garantido: são fabricados com materiais da melhor qualidade e têm tecnologia moderna para adaptar-se ao corpo do viajante — se transformam em cama. Lençóis e travesseiros também são disponibilizados para maior conforto.

A tela multimídia individual tem inúmeras opções de entretenimento à disposição, como televisão, vídeos, séries e filmes. E na hora da fome o passageiro se sente em um verdadeiro restaurante de luxo. As refeições são servidas a pedido e não em horários fixos, como acontece na classe econômica. Os pratos e bebidas são preparados pelos melhores chefs de todo o mundo.

O passageiro também tem direito de usar a sala VIP, com seus renomados bares e restaurantes, e prioridade no check-in e no embarque. Esses são só alguns dos benefícios da primeira classe, vamos detalhar melhor nos tópicos a seguir, acompanhe.

Vantagens em viajar na primeira classe

Já imaginou tomar banho a bordo de um avião? E ter uma cabine exclusiva? Você ainda pode escolher pratos requintados como lagosta e caviar enquanto degusta champanhe francês ou uma das diversas opções de vinhos. E depois de tudo isso, tirar uma soneca em uma poltrona que vira cama, com lençóis de algodão egípcio e travesseiros com plumas de ganso. Parece um sonho, não é mesmo? Mas essa é a realidade de passageiros que viajam na primeira classe.

Conforto, tecnologia e comodidade são as palavras-chave para descrever essa categoria. Tudo é planejado para proporcionar o bem-estar do passageiro. Com serviço personalizado, essa experiência é semelhante a ter o seu próprio jatinho particular. Dessa forma, você nem precisa esperar o avião aterrissar para curtir o destino, pois o trajeto já é proveitoso. E se for um voo longo, você pode usar esse tempo para usufruir de vários serviços.

Cardápio

No cardápio você vai encontrar desde frutos do mar até patê de fígado de ganso. São várias opções para todos os tipos de paladares: sanduíches finos, bolos suntuosos e uma variedade de chás e sucos. Essas refeições são preparadas por chefs famosos mundialmente, e além das bebidas tradicionais, você também terá à disposição uma carta de vinhos com rótulos refinados e raros.

O almoço e o jantar são servidos à la carte, em uma mesa preparada com muito requinte: linho branco, porcelana fina e taças especiais. Ou seja, um restaurante preparado especialmente para você. Um luxo!

Privacidade

Com uma cabine privativa, você pode descansar sem ser incomodado e também fica mais à vontade para dormir. Caso necessite de algo é só solicitar a presença de um comissário de voo que rapidamente ele atende.

Serviços

Para manter-se informado com as notícias do mundo, você pode consultar os jornais fornecidos gratuitamente ou acessar à internet do seu computador, usando a conexão exclusiva para laptops. Quer descansar no voo e sentir-se mais à vontade? Use o pijama oferecido pela companhia. E que tal pegar um Porsche da sala de embarque para chegar até a aeronave? São por esses e outros motivos que essa categoria é chamada de “primeira” classe.

Benefícios antes e depois do voo

Além de ter acesso exclusivo, evitando passar tempo em filas formadas no portão de embarque, a franquia de bagagem é mais generosa. E todas as facilidades oferecidas antes do voo também estão disponíveis depois.

Milhas na primeira classe

Os passageiros de negócios têm uma grande vantagem ao selecionarem essa categoria, pois eles ganham descontos — pelas empresas ou pelos programas de milhas especiais. E antes que você pergunte se é possível comprar a passagem para primeira classe usando as milhas, saiba que é permitido sim. Mas isso depende das regras e da companhia aérea, além da sua quantidade de milhas — geralmente precisa de muitas.

Mas se você viaja na classe executiva, vale consultar a empresa para tentar fazer um upgrade para a primeira classe.

Principais empresas com voos de primeira classe

A maioria dos voos domésticos oferta apenas as classes econômica e executiva, já a categoria primeira classe é disponibilizada em voos internacionais. As companhias oferecem um serviço de alto padrão, mas cada uma tem seus próprios benefícios. Confira as empresas que mais se destacam nesse segmento:

Air France

O Aeroporto Charles De Gaulle tem uma sala vip exclusiva para passageiros da primeira classe. A estrutura tem mais de mil metros quadrados, com obras de arte contemporânea decorando o ambiente. A recepção é personalizada e presenteia os tripulantes com um kit de cosméticos da grife francesa Lanvin: máscara para os olhos, hidratante e creme.

Para agradar a todos os gostos, a companhia tem mais de 10 tipos de águas minerais disponíveis. Os pratos do cardápio têm lagosta, pimenta-da-Jamaica e repolho chinês. Os vinhos e champagnes estão entre os melhores da França.

American Airlines

Os assentos também podem ser chamados de camas, pois têm a dimensão de 1,83 metros, são giratórios e reclináveis. Como se não bastasse, a companhia disponibiliza edredons especiais em algodão, travesseiros e um encosto para a lombar, que é eletronicamente ajustável. O cardápio e a carta de vinhos formulada por Ken Chase completam o pacote.

British Airways

O principal destaque da companhia são as persianas eletrônicas controladas pelos passageiros e a iluminação da cabine, que muda conforme o momento do dia, proporcionando um clima mais agradável. De dia fica mais nítida e fresca, já durante o almoço reflete a luz do sol do meio-dia, e durante a noite o clima fica mais intimista, com simulação de luz de velas.

Outra característica é que além do cardápio especial para café da manhã, almoço e jantar, a companhia também oferece o chá da tarde britânico. Você pode fazer suas refeições enquanto assiste algum conteúdo de seu interesse na tela individual de 15 polegadas.

E para aproveitar todos os benefícios da melhor forma, guarde um espaço na mala para o kit de produtos de uma farmácia londrina. Essa empresa forneceu itens para as casas da família real britânica por mais de um século.

No conforto também não deixa a desejar, pois a poltrona funciona como uma cama e o material é um luxo: lençóis de algodão egípcio 200 fios. Se desejar, também pode utilizar o travesseiro e edredom, feitos com mais de 400 fios.

Emirates

É uma das mais luxuosas, com iluminação ambiente ajustável, sinal luminoso “do not disturb” (não incomode), guarda-roupa, espelho, minibar, televisão de 27 polegadas, chinelo e pijama. Todo esse conforto é distribuído em 8 suítes privativas. A aeronave utilizada na rota Brasil e Dubai é o Boeing 777.

Na tela individual, você acompanha o andamento do voo, transmitido com mapas e imagens de câmeras externas.

Lufthansa

A companhia não economiza no conforto e comodidade. Para os passageiros não caminharem ou usarem um ônibus para chegar até o portão de embarque, a Lufthansa oferece um trajeto mais agradável: uma Mercedes Benz Classe S ou um Porsche Cayenne com motorista.

A poltrona reclinada fica com a dimensão de 2 metros. E para garantir uma boa noite de sono, você pode usar um blusão e a roupa de cama. O entretenimento é feito sob demanda, com várias opções de filmes, programas de TV, revistas, audiolivros, jogos, rádio e até cursos de idiomas.

Malaysia Airlines

As poltronas são amplas, confortáveis e inclinam 180º, ideais para dormir. E para o passageiro não chegar no destino com a roupa amassada, a companhia oferece pijamas (100% de algodão). Se quiser tomar um banho, não se preocupe em usar seus itens de higiene pessoal, pois no banheiro tem toalhas de linho, colônia e hidratante (para o corpo e para as mãos). Os homens também recebem uma loção pós-barba.

Para o entretenimento, a empresa conta com os últimos lançamentos de Hollywood, mas também oferece uma experiência multicultural, com produções malaias, indonésias, árabes, indianas, coreanas, japonesas e chinesas. Além do grande leque de filmes, há jogos, programas de TV e álbuns de diferentes artistas.

Swiss

A viagem é uma boa oportunidade para saborear a comida suíça, pois há opções como o salmão do tipo balik, dos Alpes Suíços. E quem é vegetariano tem um cardápio exclusivo. Depois é só relaxar com o sistema de entretenimento individual, com a poltrona-cama de 2 metros e com os travesseiros de plumas de ganso.

Para complementar a estrutura, em cada cabine existem tomadas para laptops e equipamentos eletrônicos. Além disso, os passageiros recebem um pijama e uma necessaire com produtos suíços.

E se você pensa que parou por aí, está enganado. Na chegada, dirija-se para a First Class Lounge da empresa e desfrute de um saboroso e completo café da manhã. Lá você também pode tomar banho ou descansar em um quarto privativo com cama.

Azul Linhas Aéreas

A companhia aérea brasileira tem poltronas individuais e lado a lado, com acesso direto ao corredor. A gastronomia é inspirada na diversidade dos sabores do Brasil e os passageiros ganham brindes exclusivos: máscara de dormir, protetor auricular, meia antiderrapante e kit higiene Instituto Karité Paris. Para complementar, oferece os serviços Azul Play e Lounge Azul.

Vale a pena viajar na primeira classe

Os valores das passagens de primeira classe são altos, mas os serviços são do mais alto padrão. Mesmo que não possa utilizar esse luxo com frequência, você deve experimentá-lo pelo menos uma vez. Seja a trabalho, de férias, depois de uma formatura acadêmica, na lua de mel ou até a lazer, a viagem vai ganhar outro sentido devido à experiência única.

Se existe uma palavra que pode descrever o que é viajar na primeira classe, essa palavra é: excelência. Ela resume todos os aspectos do voo: atendimento, conforto, comodidade e tecnologia. Se tiver oportunidade, não deixe de experimentar esse serviço.

Quer conhecer mais sobre os bastidores das viagens de avião? Então siga as nossas redes sociais e acompanhe conteúdos exclusivos sobre esse tema. Estamos presente no Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube, Twitter e Google+.