O Brasil é hoje uma referência de turismo para qualquer amante de viagem. O nosso país é repleto de belas praias, encantadoras paisagens naturais, cidades históricas e grandes centros financeiros. Como você pode notar, tem destino para todos os gostos, não é mesmo? Talvez, seja esse o motivo de o setor movimentar centenas de milhares de reais por aqui.

Entretanto, ao redor do mundo também existem tantos outros destinos bastante atrativos para qualquer turista e engana-se quem pensa que as pessoas viajam apenas para curtir as férias com a família.

Atualmente, uma das modalidades com mais crescimento no setor é o turismo corporativo. Afinal, com a competição cada vez mais acirrada no mercado, várias são as oportunidades para os colaboradores de uma empresa visitarem diferentes lugares do mundo para participar de feiras, congressos e, até mesmo, participar de reuniões corporativas.

Mas, afinal de contas, você sabe quais são as reais vantagens o turismo corporativo traz para o seu negócio? Continue a leitura deste artigo e descubra como esse setor pode ajudar a sua empresa a alcançar os seus objetivos!

O que é exatamente o turismo corporativo?

Antes de mais nada, precisamos diferenciar o turismo corporativo de uma simples viagem com a sua família. Aqui, a primeira (e mais intuitiva) das diferenças entre as duas é a finalidade do deslocamento.

Como você já sabe, o turismo tradicional envolve aquelas viagens a passeio com a sua família ou com os amigos. O principal objetivo, nesse caso, é descansar, relaxar e garantir a diversão dos viajantes. Por outro lado, o corporativo consiste em um objetivo maior e, pelo menos para sua vida profissional, mais importante do que uma viagem a passeio.

Geralmente, os roteiros fora da cidade ou do país consistem em representar a sua empresa em alguma reunião, feira, workshop ou qualquer outro evento. A ideia é se fazer presente em situações importantes tanto para o nome da organização quanto para o desenvolvimento.

Portanto, em vez de se basear apenas nas necessidades e anseios do turista, como nas viagens a passeio, o turismo corporativo coloca em primeiro lugar as pretensões da empresa de evoluir e se mostrar presente em situações importantes no mundo corporativo.

Como é o setor de turismo corporativo no Brasil?

O turismo corporativo no Brasil está em plena expansão, e os números são provas disso. De acordo com os dados da pesquisa realizada pela Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), entre 60% e 70% das passagens domésticas compradas no nosso país são referentes a deslocamentos realizados a serviço de empresas, sendo o percentual restante destinado àquelas motivadas pelo lazer.

A pesquisa foi elaborada em corporações que empregam de 1 mil a 5 mil funcionários. Ela mostra também o fato de 52% dos viajantes serem de empresas de serviços, 43% serem representantes das indústrias e os 5% restantes, do comércio.

Além disso, o estudo demonstrou que a maioria das empresas — precisamente 52% delas — está sediada no Brasil e 30% estão localizadas na Europa, mas com filiais no Brasil. Os 18% restantes estão espalhados pelos outros continentes.

Os resultados da pesquisa realizada pela Alagev demonstram como o turismo corporativo está em crescimento constante e se tornou um dos principais motores da economia. Isso porque movimenta tanto o setor aéreo, como o hoteleiro, o gastronômico, o de entretenimento e diversos outros segmentos da cadeia produtiva do turismo.

Quais benefícios o turismo corporativo pode trazer para a sua empresa?

Promover e incentivar o turismo corporativo dentro da sua organização pode significar o sucesso do seu negócio perante um mercado extremamente competitivo e exigente. Isso porque o setor é crucial para o desenvolvimento de qualquer companhia. Afinal de contas, as melhores oportunidades nem sempre são aquelas mais próximas.

Enviar colaboradores para outras localidades ao redor do globo é, em outras palavras, proporcionar as melhores possibilidades de aprendizado, com treinamentos de alta relevância e presença em eventos e reuniões para não serem perdidas.

O turismo corporativo, inclusive, se tornou parte do orçamento de diversas empresas. Elas já colocam os gastos relativos a essa prática como despesa fixa, assim como a folha de pagamento, por exemplo.

Se você já está convencido da importância desse setor, confira agora alguns dos benefícios que o turismo corporativo pode trazer ao seu negócio:

Encontrar parcerias imprescindíveis

Estimular a prática do turismo corporativo no seu negócio é uma das melhores formas de encontrar novas parcerias no mercado, seja um novo cliente, um fornecedor, mais funcionários ou oportunidades de negociar o seu produto.

Ao expandir a sua marca em outros lugares por meio dos seus funcionários, você vai ter acesso a tudo o que há de melhor no ambiente corporativo. É exatamente nesses ambientes onde você pode encontrar uma nova forma de desenvolver o seu negócio.

A expansão desse setor nos últimos anos fez com que as parcerias entre as marcas se tornassem algo comum no ambiente corporativo, e isso é uma excelente forma de facilitar as viagens de seus funcionários. Redes de hotéis, empresas aéreas, negócios de aluguel de carro e restaurantes oferecem condições especiais.

O principal atrativo é a formação de uma via de mão dupla na qual todos os envolvidos podem ganhar. Assim, as viagens corporativas se apresentam de forma mais viável e vai garantir agilidade, comodidade e economia aos viajantes.

Ganhar competitividade

O turismo corporativo é uma ótima forma para os seus funcionários expandirem as suas redes de contato e, dessa forma, ampliar a atuação da empresa no mercado.

Além disso, o networking proporcionado pelo deslocamento dos seus colaboradores para outras partes do país e do mundo os coloca em contato com os diferentes métodos de trabalho. Ele também fornece uma visão diferente dos negócios, fator que pode beneficiar o seu negócio e aumentar a competitividade da sua empresa.

Desenvolver o potencial dos seus colaboradores

Sem sombra de dúvidas, o principal benefício de incluir o turismo corporativo na agenda da sua empresa é o desenvolvimento que ele proporciona aos seus funcionários.

Existem centenas de importantes eventos corporativos que reúnem os melhores profissionais do mercado ao redor do mundo. Eles servem para discutir técnicas, métodos e filosofias de trabalho. Incentivar a participação dos seus colaboradores nesses encontros é a melhor maneira de aprimorar os conhecimentos a serem aplicados dentro da sua companhia. 

Como otimizar os custos envolvidos no turismo corporativo?

Como tudo no mundo empresarial, o turismo corporativo também envolve custos significativos no orçamento e, caso não sejam bem planejadas, as viagens a negócios podem se tornar uma enorme dor de cabeça para qualquer gestor. Entretanto, existem algumas formas de otimizar esses gastos para continuar a usufruir dos benefícios do setor. Confira:

Fazer parcerias

Caso você planeje incluir o turismo corporativo no orçamento da sua empresa, uma boa forma de reduzir os custos envolvidos no processo é fazer parcerias com as empresas envolvidas em uma viagem de negócios.

Se a sua companhia tem o costume visitar determinadas regiões com certa frequência, você pode usar essa regularidade para estabelecer convênio com alguns hotéis, restaurantes, teatro de eventos, coworkings e lojas de aluguel de carro.

Ao fechar parcerias com essas empresas, você vai ser capaz de reduzir significativamente os custos da sua viagem de turismo corporativo, além de garantir um serviço de qualidade para os seus funcionários em viagens de trabalho.

Vale frisar, no entanto, que para fechar parcerias é imprescindível fazer um levantamento interno dos locais por onde seus colaboradores visitaram anteriormente e quais foram os serviços mais utilizados por eles.

Além disso, com o constante crescimento do turismo corporativo, várias agências de viagens passaram a estreitar as relações com as companhias aéreas e a olhar com mais atenção para esse importante nicho do mercado. Por isso, você pode procurar novas parcerias junto a essas empresas em busca dos melhores preços para comprar as passagens dos seus colaboradores.

Se você planeja levar muitos funcionários para a viagem, melhor ainda. Ao comprar vários tíquetes de uma só vez, pode conseguir mais descontos. Não deixe de investir algum tempo na negociação com as agências e companhias aéreas e garanta o melhor preço para a sua empresa.

Escolher bons fornecedores

Para ter sucesso nas suas parcerias e oferecer os melhores serviços aos seus colaboradores, é fundamental encontrar bons fornecedores. Acredite, essa tarefa exige muita pesquisa e, mais ainda, paciência de quem a executa.

Um bom ponto de partida é procurar os seus colaboradores e solicitar feedbacks a respeito de cada um dos estabelecimentos visitados ao longo de cada viagem. Com isso, é possível criar uma avaliação interna dos serviços utilizados.

Você também pode usar a internet a seu favor e fazer uma pesquisa para conhecer melhor os seus fornecedores e escolher aqueles que tenham os melhores serviços de acordo com as necessidades da sua empresa.

Existem diversos sites na web especializados em viagens e, por meio deles, você pode encontrar os parceiros mais indicados, além de conferir as avaliações de outros clientes que já tiveram experiências com o lugar.

Ter um bom planejamento

Durante uma viagem de turismo corporativo, alguns problemas podem surgir e, por isso, é extremamente importante desenvolver um planejamento com antecedência para os seus colaboradores.

Quando isso é feito da forma correta, quase todos os problemas que podem surgir durante o processo também podem ser resolvidos sem muita dor de cabeça. Portanto, não deixe de investir algum tempo para planejar com cuidado e sensatez os deslocamentos dos funcionários da empresa.

O planejamento vai além de uma mera pesquisa de preços e é fundamental estabelecer também uma política para viagens corporativas. Um documento de regras pode ajudar a tornar as viagens dos seus funcionários mais benéficas para a sua empresa e menos onerosa para o orçamento.

Entretanto, mais importante do que desenvolver uma política de viagem, é fazer valer as regras descritas no papel entre os seus colaboradores. Por isso, deixe sempre claro o que pode e o que não pode ser feito em uma viagem corporativa e seja rígido nesse aspecto, pois é o nome da sua empresa em jogo nessa situação.

Elaborar um controle de despesas

Um dos principais pilares para ter sucesso na aplicação do turismo corporativo dentro da sua empresa é elaborar uma política de gastos. Isso porque, obviamente, o dinheiro é a parte que envolve muitos dos problemas.

Quando não há um controle específico para as despesas de uma viagem de negócios, não existem limites para o gasto de dinheiro. Isso pode comprometer o orçamento da sua empresa em um piscar de olhos e deixá-la no vermelho.

Por isso, a única maneira de impedir que as viagens de turismo corporativo se tornem uma enorme fonte de despesas ilimitadas é, justamente, manter o controle das finanças envolvidas em cada deslocamento.

Isso começa quando você impõe um limite para os gastos de cada viagem. Outro ponto a ser pensado é a prestação de contas de cada colaborador quando retornar do compromisso.

Pode lançar mão de aplicativos para ter esse controle ou optar pelas boas e velhas planilhas. Mas, seja qual for a sua escolha, jamais deixe de exigir a prestação de contas e, principalmente, mantenha um histórico dos gastos. Somente assim dá para garantir que eles permaneçam sempre no mesmo patamar e evitar uma bola de neve no orçamento com essas despesas.

O turismo corporativo é um dos setores que mais movimenta o mercado de viagens e uma das principais formas de a sua empresa se fazer presente nas mais importantes feiras, workshops e congressos do mundo.

Além disso, viajar a trabalho é uma excelente fonte de conhecimento para os funcionários, pois eles vão poder aprender sobre novas culturas, metodologias e processos que podem auxiliar no crescimento sustentável do seu negócio. Não existe forma melhor de fazer a sua empresa lucrar mais do que municiar os seus colaboradores com tudo o que há de mais atualizado no mercado.

Portanto, considere incluir o turismo corporativo na política da sua empresa e usufrua de todos os benefícios desse complexo e fascinante setor.

Gostou do nosso conteúdo? Então, continue por aqui e aprenda tudo sobre o que bleisure, a nova tendência em viagens corporativas.